Enfoque 196 - Outubro

Page 1

enfoque franca | outubro 2017|1


2| enfoque franca | outubro 2017


enfoque franca | outubro 2017|3


primeiras linhas A vida é uma sucessão de surpresas, algumas boas e outras nem tanto. As boas vêm quando situações revelam pessoas com capacidade de realização, gente que precisa abrir sua própria estrada para tran­ sitar por ela. Gente que mata um leão por dia e aproveita todas as oportunidades que a vida coloca nesse caminho. Mas o que a vida mais faz é arrasar reputações, preferencialmente as construídas de maneira artificial. É gente que nem sabe a razão de desempenhar deter­ minados papéis, de ocupar algumas funções. São falsos líderes, imagens ocas e santos com pés de barro. Geralmente, é gente que reivindica posições apenas por vaidade, gente que se considera salvadora da pátria, gente que se considera competente sem nunca passar pela cabeça que encontraram estrutu­ -ras prontas, que não precisaram fazer nada para o engrandecimento de seus negócios. Aliás, tem por ai alguns casos que quando colocam a mão os negócios dão errado. É a própria assinatura da incapacidade. A melhor forma de testar uma pessoa incompetente é, em lugar de dar para ela uma solução, dar um problema. É que quem trabalha nem tem tempo para se dar ao luxo disso, mas se as pessoas parassem um pouquinho para fazer uma avaliação das incompetências que gras­ sam por ai, ia dar para encher um caderno ou agenda. Mas, além de tudo, ia assustar. Os incompetentes nem têm culpa da sua incompetência, mas são responsáveis por ela na medida em que se veem uma coisa, quando na verdade são outra. Nem vale mencionar a quantidade de gente incom­ petente enganando a alguns por ai. No que é particular, tudo bem. É problema delas. Mas quando se aventuram a dirigir o que é público, fica difícil aceitar a incompetência. E os incompetentes, quando não dão conta do que têm a fazer, dão entrevistas. E culpam a tudo e a todos. Menos a si mesmos. E assim continuam enganando a todos, inclusive a si próprios, protegidos por um nome, protegi­ dos por uma imagem mentirosa que, mais cedo ou mais tarde, vai desmoronar.

Cesar Colleti

4| enfoque franca | outubro 2017

entre linhas Até pouco tempo atrás elas estavam praticamente extintas, mas a moda da barba acabou criando um verdadeiro “boom” e Franca viu surgir várias barbearias nesses últimos dois anos. Mas não é só de barba, cabelo e bigode que elas vivem. Cada dia mais especializadas e tematizadas, as barbearias com a proposta vintage se tornaram verdadeiros refúgios masculinos, especializadas em cortes, químicas, barba, tratamentos estéticos e até entretenimento. E para mostrar um pouco desse universo, Enfoque traz uma reportagem especial com alguns empresários que decidiram apostar nessa tendência e hoje comemoram. A edição deste mês traz também uma matéria sobre como as mulheres têm conquistado cada vez mais espaços significativos no ambiente corporativo. Quem comprova esse avanço é o levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016, que permitem acompanhar o comportamento de empregos no Brasil, seja masculino ou feminino. A pesquisa, de amplitude nacional, mostra que nos últimos 50 anos as mulheres têm deixado de atuar apenas no ambiente residencial para também se lançarem profissionalmente. Segundo o levantamento, em 2007, a classe feminina representava 40,8% do mercado formal de trabalho. Em 2016 elas já ocupavam 44% das vagas. A tendência a partir de agora é esta participação estabilizar em proporções iguais. E n f o q u e tr a z ainda uma reportagem sobre como foi o “4º Congresso ACIF: Construindo Novos Tempos”, que aconteceu no último mês. Sucesso absoluto de público, o maior evento já realizado pela entidade contou ainda com a presença do prefeito de São Paulo, João Doria, que falou um pouco sobre sua confiança no Brasil, sobre sua trajetória de vida e profissional, inspirando muitas pessoas presentes. São vários os temas abordados este mês, todos preparados com muito carinho para você, leitor. Então, boa leitura e um excelente mês!

Fernanda Ribeiro Editora Chefe

Enfoque Franca é uma publicação periódica mensal des­ti­na­da ao público em geral ISSN 1981 6219 ® Marca Registrada Diretor Responsável Cesar Colleti Editora Fernanda Ribeiro - MTB 32.745 Designer Gráfico Leonardo Vasques Carvalho Fotografia Ricardo Fernandes Consultoria de Marketing Lucas Rodrigues da Silva Colaboradores desta edição Adriana Barbosa Raymundo Beto Chagas Danilo Boaventura Frederico Millano J. E. de Oliveira Ramos José Roberto Neves Lúcia de Oliveira Nabão Luís Henrique Borba Perpétua Amorim

Impres­são Cristal Indústria Gráfica (16) 3711-0200 As opiniões e con­cei­tos emi­tidos em arti­gos são de in­tei­ra res­ponsabilidade de seus au­tores. O con­teú­do dos anúncios pu­bli­ci­tá­ri­os é de inteira responsabilidade das em­pre­sas anun­ cian­tes, e não expressa neces­sa­ri­a­men­ te a opi­nião ou a posi­ção da re­vis­ta Enfoque Franca e dos seus dire­to­res e edi­to­res. Para Anunciar Telefone: (16) 3713-3300 Fax: (16) 3713-3300 de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h. E-mail: comercial@izzon.com.br

Assinaturas

Telefone: (16) 3713-3300 Fax: (16) 3713-3300 de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h. E-mail: comercial@izzon.com.br

izzon CNPJ – 00.018.756/001-68 Rua José Salomoni, 275 CEP 14401-298 - Franca/SP Fonefax: (16) 3713.3300 anuncios@enfoquefranca.com.br


@carmensteffens CarmenSteffensOnline

Carmen Steffens CALÇADOS, ROUPAS E ACESSÓRIOS AV. RIO AMAZONAS, 638 - RESIDENCIAL AMAZONAS | FRANCA – SP

ARUBA

BUENOS AIRES

CANCÚN

CANNES

MIAMI

MONTERREY

PUNTA DEL ESTE

560 LOJAS - 19 PAÍSES

RIO DE JANEIRO

SANTIAGO

SÃO PAULO

enfoque franca | outubro 2017|5


sumário

seções 04| primeiras linhas Cesar Colleti

linhas 04| entre Fernanda Ribeiro comportamento

24| Lúcia de Oliveira Nabão

Ano XVII Nº 196 Outubro de 2017

24| negócios José Roberto Neves

44

Beleza Nova estação traz efeito mais natural e saudável para a maquiagem

46

Pet Acupuntura veterinária se mostra muito eficaz para várias doenças

47

Zen Com eficácia comprovada, cresce a procura por hipnose

48

Esportes Treinamento funcional para a melhor idade conquista francanos

50

Economia Quase extintas, barbearias se renovam e conquistam mercado

54

Relacionamento Homens revelam que não se focam só na estética na hora da escolha

55

Comportamento Morte deixa de ser tabu e pessoas compartilham perdas na internet

56

Comportamento Bem-sucedidos, eles estão mais exigentes para mudar de status

58

Jovens Cresce incidência de transtornos mentais como depressão entre os jovens

60

Empreendedorismo Congresso da ACIF traz João Doria para palestra de abertura

viver bem

24| Danilo Boaventura 66|

fraseado

notas 08| 10| 12| 14| 16| 18|

mirante panorama entrever rápidas bloco de notas post scriptum

crônicas 20| pulsar

Luis Henrique Borba

20| miragem

J. E. de Oliveira Ramos espaços

20| Perpétua Amorim 22| 360 graus

Adriana Barbosa Raymundo

22| palavras contidas Beto Chagas

22| mais ou menos

Frederico Millano

6| enfoque franca | outubro 2017

Música Ao completar 24 anos de carreira, Preto Cria celebra nova fase

28

Artes Rita Menezes e sua curiosidade de transformar tudo em arte

30

Literatura A poesia de Victor Prado inspirada nas questões do cotidiano

32

Como Funciona O ciclo do carbono vai muito além da regulação do ar e do clima

36

Saúde Teste da Orelhinha, o diagnóstico em bebês com deficiência auditiva

37

Saúde Apesar de pouco conhecida, diástase é muito comum e tem cura

40

Nutrição Amado por muitos, óleo de coco esconde alguns riscos à saúde

41

Moda Coleção Moda Praia da Primavera/Verão chega bem democrática

42

Cabelos Tendências em cortes mesclam estilos e reforçam beleza feminina

43

37

43

54

64

64

Mulheres De olho no trabalho, mulheres investem em aprimoramento


enfoque franca | outubro 2017|7


|mirante

ECONOMIA I >>

<< ECONOMIA II

A indústria de Franca pretende aumentar sua produção nos próximos meses. É o que prevê o analista econômico do Instituto de Economia da ACIF, Adnan Jebailey, com base na retomada de investimentos verificada nos primeiros sete meses deste ano. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, as importações de maquinários cresceram 59,35% no acumulado de janeiro a julho, na cidade. A importação de insumos teve uma variação positiva de 5,78%.

Segundo Adnan Jebailey, os investimentos em insumos também devem crescer nos próximos meses, conforme a demanda da produção. Outro fator relevante que demonstra a retomada dos investimentos do setor privado, em Franca, foi a renovação da frota. De acordo com os últimos dados da Fenabrave, entre junho e julho a compra de veículos utilitários cresceu 20,83%, enquanto a aquisição de novos caminhões registrou um aumento de 300%.

Indústria francana faz investimentos

Renovação de frota é fator

GORJETAS I

GORJETAS II

Estabelecimentos obrigados a pagar

Clientes podem ter que pagar 15%

Desde maio deste ano, está em vigor uma lei que obriga os donos de estabelecimentos a arcarem com encargos trabalhistas e previdenciários de parte do valor recebido pelos funcionários dos clientes. No entanto, isso poderá pesar no bolso dos clientes, pois, com a lei, passou a ser feito um cálculo da média das gorjetas do trabalhador e esse valor é agora considerado parte da remuneração, tendo de ser pago no 13º e nas férias.

Em contrapartida, a lei diz que os patrões passam a poder descontar até 33% da gratificação dos funcionários para o pagamento de impostos. Assim, a lei pode acabar significando uma redução do valor que os trabalhadores recebem por mês. Para manter a gorjeta dos garçons no patamar anterior à lei, veio dos restaurantes a sugestão da gorjeta maior, passando dos tradicionais 10%, que muitos clientes já relutam em pagar, para até 15%.

<< MEIO AMBIENTE I

<< MEIO AMBIENTE II

Operando 400 toneladas de lixo por dia - 12 mil toneladas/mês -, o Aterro Sanitário Municipal de Franca ‘Professor Ivan Vieira’, está em processo de conclusão de mais uma célula, a 8ª, para destinação dos resíduos urbanos. Para tanto, estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 1,8 milhão no projeto, que prevê a proteção do lençol freático, com instalação de drenos e correta vedação do solo. O local é administrado pela Emdef.

Referência para o país, com notas acima da média nacional nas avaliações realizadas pela Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, o aterro sanitário está localizado em área rural às margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, que liga Franca a São Joaquim da Barra. São vários os serviços envolvidos, entre eles, recolher e dar o tratamento adequado ao lixo urbano e industrial – a coleta de lixo abrange 100% da área urbana.

Aterro Sanitário terá nova célula

Serão investidos R$ 1,8 milhão na obra

<< LOJAS AMERICANAS

Franca deve ganhar 3ª unidade Franca deve ganhar mais uma unidade das Lojas Americanas, gerando dezenas de emprego. A cidade conta hoje com duas lojas – uma no shopping e outra no Centro, em frente a Praça Matriz. A terceira unidade deve ser instalada à Avenida Brasil, próximo à Rua Santa Catarina. A abertura desta loja, assim como a do Centro, estaria no plano de expansão anunciado pela empresa em 2014 - de abrir 800 novas unidades por todo o país em cinco anos.

8| enfoque franca | outubro 2017


enfoque franca | outubro 2017|9


|panorama

ARTES I >>

<< ARTES II

Um importante programa de intercâmbio cultural, Brasil- Portugal, denominado “Arte ao Centro”, chega à sua 3ª edição e será realizado de 14 de outubro a 03 de novembro, na cidade de Torres Vedras. Neste evento, além da mostra de arte brasileira - Coletivo Brasil 2017 - somam-se as Oficinas de Inclusão Social pela Arte e o Encontro de Desenho de Rua. Franca tem a participação de dois artistas: Atalie Rodrigues Alves e Ivo Indiano.

Atalie Alves, que trabalha com várias técnicas, como aquarela, guache, lápis de cor, pastel, xilogravuras e linóleo, se fará presente através de suas obras “Janelas de Bogotá”. Ivo Indiano com a série “Trastevere”, com gravuras em metal desenvolvidas a partir da interpretação da poesia de Ronaldo Bastos, musicada por Milton Nascimento. A exposição Coletivo Brasil 2017 acontece na Galeria Paços, em Torres Vedras, com entrada gratuita.

Artistas de Franca expõem em Portugal

Exposição vai até novembro

FESTA ALEMÃ I

FESTA ALEMÃ II

1º Octoberfest Franca será dia 21

Evento terá várias atrações musicais

Franca será palco no próximo dia 21 do 1º Octoberfest Franca - Only Craftbeer. Serão mais de 12 horas de festa com as melhores cervejarias de Franca e região, com comidas típicas, brassagem ao vivo, competições, música ao vivo e espaço kids. Entre as cervejarias confirmadas estão Cervejaria Rural, Empório Sto. Malte, Sr. Lúpulo, Cervejaria Bratz, Nordica Cervejaria, Cervejaria Artesanal Egípcia, Santo Bier e Feitoria da Cerveja.

Com realização do CDA BlackBox e Cervejaria Rural, o 1º Octoberfest Franca - Only Craftbeer, inspirado na festa alemã, terá muita música, com as atrações Tiro Williams & The Wild Cowboys, de Londrina; Jake Cordell, de Batatais; Redneck Roosters, de São Carlos; The DixieBillies, de Leme, e Davy e os Jones, de Americana. Ingressos à venda com lote promocional. A festa será na AABB Franca. Informações na Cervejaria Rural: 3403-4005.

<< DE ROCK A POP I

<< DE ROCK A POP II

Após alguns anos longe de Franca, o músico Emmerson Nogueira volta a se apresentar na cidade no próximo dia 27. O show no Villa Eventos contará com interpretações de grandes sucessos que o fizeram conquistar fama em todo o país, além de canções autorais que fazem parte de seu recente CD autointitulado, mostrando sua versatilidade. Emmerson Nogueira se apresentará a partir das 21h. Informações e mesas pelo telefone (16) 99142-4635.

Natural de São João Nepomuceno, Emmerson Nogueira se tornou uma das maiores revelações da música popular brasileira dos últimos tempos. Com mais de 13 anos de carreira e com reconhecimento nacional, o cantor mescla diversas influências internacionais, entre elas, Supertramp, Pink Floyd, Eagles e outras. Talentoso e versátil, é cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, misturando o rock com pop, além de outros estilos.

Emmerson Nogueira volta a Franca dia 27

EM FRANCA >>

Toquinho se apresenta no dia 19 Franca recebe no dia 19, o músico Toquinho. Ele se apresenta às 22h, no Villa Eventos. Durante o show, o violão do músico segue alinhavando canções de sua autoria e outras clássicas. Alguns solos de violão completam o espetáculo, cujo formato intimista traduz a elegância e a beleza da música popular brasileira. Grandes sucessos como “Aquarela”, “Regra Três”, “O Caderno” e “Que Maravilha” estarão no repertório. Informações: 99969-1234. 10| enfoque franca | outubro 2017

Show terá releituras e canções novas


enfoque franca | outubro 2017|11


|entrever

SERTANEJO E ELETRÔNICO >>

FESTA ELETRÔNICA

Simone & Simaria e DJ Alok em Franca

Excellence Sunset reúne vários DJ’s

Acontece dia 20 deste mês, no Parque Fernando Costa, em Franca, o show de Simone & Simaria, além de apresentação do DJ Alok. As irmãs, hoje uma das grandes sensações do universo sertanejo, prometem um show animado com seus principais sucessos. Já o DJ, eleito pela “Forbes” como um dos brasileiros mais influentes abaixo dos 30 anos, e que acaba de ganhar dois discos de platina e um de ouro, é uma das atrações mais esperadas da noite.

Para quem gosta de música eletrônica, uma boa pedida é a “Excellence Sunset”, uma festa que acontece no dia 28 deste mês, a partir das 16h, no Espaço Lagoa, em Franca. Entre as atrações, os DJ’s Hemilly Santos, Lipe, Morato, Gallo, Pudim, Frank Simione, Alemão, Cleber Vieira, Denis Gonçalves, além de apresentação do KM Studio de Dança. Os ingressos estão à venda em vários pontos da cidade. Informações pelo telefone (16) 3721-4928.

PISCICULTURA

ESPECIALIZAÇÃO

Curso gratuito acontece este mês

UAB de Franca com cursos gratuitos

A Prefeitura de Franca em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural promove de 9 a 11 deste mês, o curso gratuito de piscicultura. As aulas teóricas, cujo objetivo é ensinar a recriar peixes em viveiros escavados de acordo com as técnicas recomendadas, acontecerão no Parque Fernando Costa, das 8h às 16h. Para quem deseja iniciar profissionalmente na área, é uma oportunidade. Informações: 3711-9483.

O Polo de Franca da Universidade Aberta do Brasil está com inscrições abertas para os cursos EAD – Ensino à Distância – de especialização em Tecnologias para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fiocruz; em Sociologia para o Ensino Médio e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de São João Del Rey. As aulas começam em novembro e os cursos são gratuitos. Informações: uabpolofranca@gmail.com ou 3711.9224.

<< IGUALDADE DE GÊNERO I

Música vencedora terá voto popular

As escolas estaduais de Franca interessadas em participar do concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero têm até o dia 27 de outubro para encaminhar à Diretoria de Ensino a música que re-presentará a unidade. O certame visa estimular o debate sobre questões de gênero e diversidade sexual de forma lúdica. Com o tema “Respeita as Diferenças”, essa é uma parceria entre o Ministério Público de São Paulo e a Secretaria de Estado da Educação.

A novidade é que a música vencedora será escolhida por voto popular. As finalistas serão apresentadas no dia 21 de novembro, quando será divulgado o link para os votos do público. A composição deve valorizar a tolerância, o respeito e combater qualquer tipo de discriminação de gênero e de orientação sexual. Como na primeira edição, a música vencedora será gravada pela Midas Music, do produtor Rick Bonadio. O concurso terá três etapas.

LABORATÓRIO DAS ARTES >>

“Atelier Imaginário” até dia 26 Segue até 26 de outubro no Laboratório das Artes de Franca, a exposição de gravuras, desenhos e pinturas “Atelier Imaginário”, projeto que reúne 40 obras recentes da produção do grupo francano Sanatorivm, que se reúne semanalmente no ateliê do artista Ivo Indiano. O Sanatorivm é formado pelos artistas Ivo Indiano, Gerson de Oliveira, Denise Muller, Alexandre Oliveira, Chico Rosa, Otávio Tartari e Uiliam José. Informações: 3722-5004. 12| enfoque franca | outubro 2017

<< IGUALDADE DE GÊNERO II

Escolas Estaduais em concurso


enfoque franca | outubro 2017|13


|rápidas

AJUDA SOCIAL I >>

<< AJUDA SOCIAL II

Estão intensificadas as arrecadações para a The Street Store em Franca, que acontece dia 21 deste mês, das 9h às 15h, na Praça Matriz. A proposta do evento, que nasceu em 2014, na Cidade do Cabo, África do Sul, é doar roupas a quem não tem. A diferença é que as peças são penduradas em cabides de papelão na rua, como se fosse uma loja a céu aberto, e as pessoas menos favorecidas têm a oportunidade de se sentir “fazendo compras”.

Uma das organizadoras, Darlene Caramori diz que os objetos arrecadados serão doados aos moradores de rua. Pede-se a doação de livros, bonés, acessórios femininos, mochilas, roupas e calçados, além de brinquedos e doces. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo WhatsApp 9.9390-2113 ou pelo e-mail voluntariosthestreetfranca@gmail. com. Informações: https://www.facebook.com/thestreetstorefranca.

The Street Store acontece dia 21

Evento precisa de doações diversas

LITERATURA I

LITERATURA II

Para reforçar a cultura e a ancestralidade do povo negro, a FlinkSampa promove o Prêmio Jovem Negro de Literatura, que pretende revelar novos talentos. O concurso é aberto a alunos da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual, com idades entre 21 e 35 anos. Serão avaliadas obras do gênero romance - narrativa ficcional longa, em prosa, com mais de um personagem - destinada ao público adulto. As inscrições podem ser feitas até dia 27.

A lista de finalistas será conhecida em março de 2018 e, em junho, divulgados os três primeiros colocados. O vencedor assinará um contrato com a editora Unipalmares e terá a obra publicada com uma tiragem de mil exemplares. O lançamento do livro e a premiação ocorrerão durante a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra 2018. Inscrições devem ser pelo site: http:// flinksampa.com.br/premio-jovem-negro-de-literatura/.

Prêmio Jovem Negro abre inscrição Vencedor assinará contrato

TRABALHO I >>

<< TRABALHO II

A Sabesp inscreve até o dia 24 deste mês para o processo de seleção de novos estagiários. São 24 vagas para a região de Franca. A contratação faz parte do Programa Aprendiz para formação de assistente administrativo, sob responsabilidade do Senai-SP. As vagas são destinadas a estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, em instituição de ensino pública ou privada, com idade de 14 anos a 22 anos e 6 meses, no ato da admissão.

Os aprendizes terão bolsa-auxílio de R$ 468,50, vales refeição e de transporte público, assistência médica e seguro contra acidentes pessoais. O contrato terá duração máxima de 18 meses. Ao término do programa, os aprendizes receberão certificado de qualificação profissional, pelo Senai-SP, no curso de formação de assistente administrativo. Inscrições devem ser pelo http://www. concursosfcc.com.br/. A prova será dia 3 de dezembro.

Sabesp seleciona estagiários em Franca

APOIO EMOCIONAL >>

CVV terá número telefônico gratuito O CVV – Centro de Valorização da Vida de Franca, que já funciona há 36 anos, deverá ganhar um número telefônico para ligações gratuitas. O 188 liberado para o CVV pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações pode ser usado por quem ligar de todo o país a partir de telefones fixos ou celulares. “O 141 que temos é tarifado, já o 188 é gratuito e está sendo implantado aos poucos”, diz o coordenador do CVV Franca, Ildebrando Moraes. 14| enfoque franca | outubro 2017

Inscrições seguem até dia 24 deste mês


enfoque franca | outubro 2017|15


|bloco de notas

IPTU 2018 I >>

<< IPTU 2018 II

Os aposentados e pensionistas que desejam requerer a isenção do pagamento do IPTU em Franca, têm até o final de outubro para solicitá-la para que ela seja válida para o ano de 2018. Ao fazer o pedido é preciso ter em mãos o comprovante de renda atualizado. O documento pode ser retirado na agência bancária onde o beneficiário recebe o benefício. A exigência é válida para quem vai iniciar ou revalidar o processo de isenção.

Tem o direito ao benefício as pessoas com renda de até R$ 1.992,55, que tenham um único imóvel e nele resida. Até o final de agosto deste ano, 4,8 mil pessoas entraram com pedido de isenção, número até o momento abaixo da média anual, que é de oito mil isenções. O atendimento aos contribuintes é oferecido diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h, à Rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova, na Central de Atendimento.

Pedido de isenção até o fim deste mês

Interessados devem receber até R$ 1.992

ESPORTE

ECONOMIZAR ENERGIA

Franca participou da 21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso, realizada em Bebedouro, garantindo a 3ª colocação na classificação geral. Destaque para as equipes feminina e masculina de vôlei adaptado, que conquistaram medalhas de ouro em suas categorias – 70 anos. Também no vôlei, categoria 60 anos, a equipe feminina ficou com a medalha de prata e a equipe masculina com bronze. A classificação final apontou Ribeirão Preto como vencedor.

Após cogitar sua suspensão, o horário de verão vai ser mantido. Ele terá início dia 15 deste mês e segue até fevereiro de 2018. Apesar disso, estudos revelaram que a redução do consumo de energia não é mais atingida. Segundo o governo, a economia com a última edição foi de R$ 159,5 milhões. Esse valor, considerado baixo pelo setor elétrico, é decorrente da redução do uso de usinas térmicas para complementar a demanda por energia.

Franca fica em 3º lugar no JORI

Horário de verão começa dia 15

TV DIGITAL I >>

<< TV DIGITAL II

A Seja Digital, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, e a ESAC - Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca firmaram parceria para informar a população sobre essa mudança. Em Franca e em mais 24 municípios da região, o desligamento do sinal analógico de televisão acontecerá no dia 29 de novembro. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

A parceria prevê em nove cidades – Franca, Barretos, Batatais, Guaíra, Miguelópolis, Ituverava, Guará, Pedregulho e Colinas, ações de mobilização com líderes comunitários, em escolas, centros religiosos, de convivência do idoso, entre outros; além da contratação e treinamento de mobilizadores que atuarão como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação sobre como ter acesso ao sinal digital à população.

Seja Digital e ESAC firmam parceria

EM 2018 >>

Produção de café pode ter queda A produção de café arábica para 2018, na área de atuação da Cocapec - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas na Alta Mogiana pode ter uma queda entre 5% e 20%. A Alta Mogiana produziu cerca de 1,6 milhão de sacas de café em 2017, com estimativas de crescimento para o ano que vem, devido ao ciclo bianual da cultura. No entanto, com a estiagem vivida este ano ainda não dá para prever o que será da produção no próximo ciclo. 16| enfoque franca | outubro 2017

Objetivo é multiplicar processo de migração


enfoque franca | outubro 2017|17


|post scriptum

“ORDEM E ALEGRIA” I >>

<< “ORDEM E ALEGRIA” II

Segue em Franca a campanha da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil – para coletar doações de brinquedos e de leite em pó para serem distribuídos entre as crianças em situação de fragilidade social. A campanha é intitulada “Ordem e Alegria – Faça a Diferença” e promovida pela Comissão da Jovem Advocacia. Diversos órgãos públicos e empresas privadas fazem parte da iniciativa. As doações devem ser entregues até dia 09 deste mês.

Confira os pontos de coleta da campanha: Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Companhias da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agências Bradesco, OAB sede, salas OAB Fórum Estadual e Trabalhista, SESI, Lojas Locomotiva Brinquedos, Loja de Brinquedos Ranigami, Loja Bebê Sapeca, Casa Boleli Praça Barão, Lojão Barão Praça Barão, CDL unidade Rua Monsenhor Rosa (sede) e unidade Av. Brasil, Escola Caetano Petraglia, Sabesp e outros.

Campanha da OAB recebe até dia 09

NEGÓCIOS I

Franca conta com vários pontos

NEGÓCIOS II

Poupatempo do Empreendedor

Sistema garante mais segurança

O Poupatempo do Empreendedor foi ampliado com adesão de 80 municípios, sendo que só na região de Franca, sete municípios - Aramina, Batatais, Cristais Paulista, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo e São José da Bela Vista – acabaram de aderir. Conhecido como Portal do Empreendedor, o sistema é um marco no processo de desburocratização, permitindo que o empresário obtenha licença para abrir seu negócio em até 48 horas, via internet.

O Poupatempo do Empreendedor garante mais segurança jurídica aos municípios conveniados na prestação de serviços à população ao realizar a análise prévia do registro, facilitando a emissão do Alvará de Funcionamento. O empresário encontra uma ferramenta que oferece agilidade em todo o processo, além do cenário favorável para o crescimento do seu negócio. O sistema foi desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo - Jucesp.

TECNOLOGIA I >>

<< TECNOLOGIA II

As mais de 5,5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com wi-fi e banda larga. As unidades de Franca também serão beneficiadas. A medida faz parte do plano de tecnologia proposto pela Secretaria Estadual de Educação e inclui a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16 mil notebooks e mudanças no programa Acessa Escola, atendendo mais de 3,7 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio.

A instalação da internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática. Todas as escolas receberão a novidade até outubro de 2018. A expectativa é instalação em até 500 escolas por mês. As unidades do Escola da Família poderão utilizar a conexão aos fins de semana, em áreas indicadas por cada equipe gestora. O sinal estará mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov já existente - e Telefônica.

Escolas estaduais terão internet wi-fi

Novidade chegará até outubro de 2018

<< MENDICÂNCIA

Prefeitura inicia nova campanha A Secretaria de Ação Social deu início a uma campanha contra a prática de dar esmolas. O objetivo é reduzir o número de pessoas em situação de rua que se sustentam com as esmolas recebidas. Equipes da Prefeitura estarão em pontos estratégicos, distribuindo folders com orientações para que as pessoas não deem esmolas e esclarecendo quais são os impactos negativos que o ato ocasiona. Haverá também mais assistência aos moradores de rua. 18| enfoque franca | outubro 2017


enfoque franca | outubro 2017|19


|crônicas

J. E. de Oliveira Ramos (Joca)

Luís H. Borba Escritor, autor de Viajando-me

|pulsar O pânico e as tarântulas Tanto e mesmo barulho todos os dias, tanta e mesma chuva seca a pingar cotidia­ namente problemas - tantos e mesmos a fazerem a paciência se alojar no silêncio de um compreensivo de um copo alcoólico. E de tudo e tantos e mesmos, o homem recla­ ma. As reclamações brotam-lhe pelos lábios em passos de pontas de patas das aranhas, despejando, nos ouvidos de quem o ouve, o desconforto do discurso estéril e cheio dos pelos irritantes de que as reclamações são feitas - e que, por carregarem a mesma peçonha, são inoculadas pelo desinteresse das pessoas. Hoje, o homem acordou com as tarântu­ las a passearem-lhe sobre os lábios, as patas pesadas por antecipadas preocupações. Ele busca reconhecer-lhes a origem vasculhando na memória os compromissos do dia. Mas não importa de onde vêm: há em seus dias um ninho de problemas a justificarem que libere pela boca os insetos peludos. Sai de casa e, ao jogar o corpo para dentro do carro, assenta-lhe uma tontura que o faz sentir o veículo, ainda parado, mover-se. Dá a partida, segura o volante e mil formigas etére­ as caminham passos miúdos por seus braços, pernas e mãos. Abre os vidros, o ar que entra é pouco para lhe encher os pulmões, o esforço em puxá-lo traz apenas o desespero em pedir por mais; a manhã adquirindo uma claridade pastosa, habitada pela presença insidiosa e crescente do medo - o medo de olhar no abismo em que se crê à borda e onde vê ba­ lançarem as ondas da morte, a lhe chamarem em marolas escuras por um pulo sem volta. Tenta controlar-se, mas acredita a for­ taleza de si mesmo tão em perigo, que mil soldados da ansiedade arregalam olhos no horizonte que termina no parabrisa do carro - parede contra a qual parece ter se chocado, causando-lhe as dores que sente por todo o corpo. Não sabe o que fazer. O barulho do motor vem de um lugar distante, de um mun­ do que não lhe pertence. E as tarântulas estão recolhidas ao escuro da garganta, incapaz de articular-lhes as patas e fazê-las escapar pela boca num grito de socorro. 20| enfoque franca | outubro 2017

Perpétua Amorim

Da Academia Francana de Letras

da Academia Francana de Letras

|miragem

|espaços

Famosos, nem sempre geniais (I)

Reinações

Sob o manto dos anos, de revisões e relançamentos, as biografias atualizadas ocultam fatos importantes que comprome­ tam a imagem de personalidades famosas. É o caso de Graciliano Ramos. Conhecido e festejado como romancista, o escritor Gra­ ciliano Ramos dedicou-se também à crônica jornalística. Em matéria de 1921, afirmou que o futebol “era moda passageira que jamais pegaria no Brasil”, porque o esporte “não combinava com a personalidade bronca do brasileiro”. Criticou os “costumes intrusos”, as “es­ trangeirices que não en-tram facilmente na terra do espinho. O football, o boxe, o turfe, nada pega”. Sugeriu que os jovens deixassem o esporte estrangeiro e se dedicassem às atividades genuinamente nacionais: “Reabi­ litem-se os esportes regionais que aí estão abandonados, como o porrete, o cachação, a queda de braço, a corrida a pé” –esta - “tão útil a um cidadão que se dedica ao arriscado ofício de furtar galinhas, a pega de bois, o salto, a cavalhada e, melhor que tudo, o cambapé, a rasteira”. E concluiu: “A rasteira! Este, sim, o esporte nacional por excelência! ” Inegável a comicidade do conselho ao ladrão de galinhas. Talvez tenha preconiza­ do o que viria anos e anos depois. Afinal, a arte do furto e o galinicídio prosperaram largamente entre nós. Talvez tenha se referido à rasteira que hoje domina os maiores escalões públicos do Brasil! Veja as ”rasteiradas” aplicadas entre políticos e empresários, em prejuízo de todos os brasileiros. O país está quebra­ do, endividado e insolvente; e a população desamparada. Todavia, não acredito que Graciliano tivesse dons divinatórios ou fosse um “horoscopista”, desses capazes de pre­ verem até uma dor de dentes simplesmente observando a ocorrência da conjunção de Marte com Saturno. Ora! Prefiro a dúvida, parafraseando o enunciado por William Shakespeare: -- existem mais segredos nos desgovernos do “lulopetismo” e da “pre­ sidenta” do que possa imaginar nossa vã imaginação... Ou certeza!

Que som é esse, que desce pelo Rio Vermelho, forte igual ventania? Invadindo becos e travessias, vem arrastando tradi­ ções, marcando o chão goiano de poesia. Que som é esse? Que louva as lavadei­ ras, num rito de passagem, nas águas claras do rio, com cheiro de sabão e trouxinha de anil. São elas as lavadeiras que trazem na pele as marcas do sol na cantiga de solidão, enquanto, nas pedras brancas esfregam a pobreza e bebem água na concha da mão. Esperando pelos garimpeiros no fim de cada jornada em busca do ouro em pó, escondido nas ribanceiras, nesta vida sempre só. Que som é esse? Que os sinos dobram ao entardecer, enchendo as ruas de vida, acendendo chamas azuis no fogão de pedra e fé e fazendo o doce ferver, açucarando as palavras, sussurradas numa reza qualquer. Que som é esse? Que sacode o milha­ ral, varrendo as trilhas da terra, em veios rasgados à mão, esparramando sementes e fazendo nascer o sol, enquanto a chuva não vem alimentar cada grão. Que som é esse? Que bendiga a profes­ sorinha que lhe ensinou o bê-á-bá e abre a janela para a lua, que pede licença ao entrar. Revela para os meus netos histórias no en­ tardecer, em rimas e frases de amor, numa lenda quase encantada vinda da imaginação, imortalizada na louça branca de um “Prato azul pombinho” vindo de terras distantes para outras histórias contar. Que som é esse? Que é Cora e ação constante. Que sobe as ladeiras cantando vitórias de sua gente. Dessa gente simples e sofrida do interior de Goiás. Que procura um berço azul na cidade de Jabuticabal, que um dia deixou para trás. Que abraça as mulheres sem pudor ou distinção. Que som é esse? É Aninha fazendo ver­ sos, contando histórias e fazendo poesias, ensinando aos novos que poetizam o valor de cada rima na simplicidade de um canto. Em 20 de agosto de 1889, nasce Ana Lins de Guimarães Peixoto (Cora Coralina), na cidade de Goiás – GO.


enfoque franca | outubro 2017|21


|crônicas

Beto Chagas

Adriana Barbosa Raymundo

|360 graus Tempo bem aproveitado Sabe aquelas raras horas de não ter o que fazer? Aguardar por consultas, reu­ niões, encontros, fila de espera, onde o tempo dá uma pausa eterna para passar e dispensa-se atenção às mensagens virtuais: vídeos, frases e notícias? Pois é... Fiz um acordo pessoal em ter a companhia de um livro para esses momentos. Resolvi interagir satisfatoriamente com o universo literário. Deparo-me com tantas tarefas e responsa­ bilidades assumidas, que o dia passa a ser curto demais para desacelerar e aproveitá-lo com essa digna forma de prazer: a leitura! Trabalho em uma biblioteca, onde o pecado da gula em querer “digerir” tantos livros é similar ao de uma criança que visita uma loja de doces diversificados e sedutores quanto ao sabor que aparentam oferecer. Aleatoriamente divago entre as estantes onde repousam os livros, aguardando serem retirados para cumprirem o dever de instruir e emocionar quem os acolhe. Decido ler algo essencial a fase que enfrento. Dou especial atenção aos livros indicados. Se foram importantes para alguém, porque não seriam a mim? Hora de descontrair e dar boas risadas, Érico Veríssimo em “Incidente em Antares”. Saltei ao avesso do autor em “Olhai os lírios do campo”, redigido comoventemente com sabedoria emocional. Impossível não se comover com a evolução do protagonista como ser humano! Caos pessoal, segui o conselho em ler “Em busca de sentido” de Viktor Frankl. Mé­ dico judeu que narra sua experiência em um campo de concentração durante a 2ª guerra mundial. Em suma: pior do que está não ficará. Brotam esperança e vontade de viver na injusta e cruel forma de como se sobre­ vive num lugar e tempo caótico como esse. Para os olhos brilharem, tomo às mãos e coração Isabel Allende. Contos e romances mirabolantes, crus, lúdicos. O real conchava-se à fantasia, arrepiando a pele, surpreendendo a mente. Tem valido a pena aprender, emocionar e incitar novos paradigmas para meus dias. 22| enfoque franca | outubro 2017

Frederico Millano

Psicólogo e escritor

|palavras contidas

é Cronista

|mais ou menos

Tota Miranda

Toda liberade

Morou em Franca um homem que foi conhecido entre os mais próximos, na sua juventude, por Tota Miranda. Nascido nas redondezas das serras de Ibiraci foi destacado pelo espírito aventureiro e des­ temido e, por que não dizer, empreendedor. Homem de bem, trabalhador de estrema honestidade, desde moço se fez pessoa de confiança dos patrões nas fazendas por onde passava. Embora mantivesse aspecto sereno, logo imperava o traço de liderança que impunha respeito não pela força, mas pela capacidade de diálogo. Chegou a admi­ nistrador de propriedade, o que lhe rendeu certa folga financeira. Não o suficiente para abandonar a lida, mas, ao contrário, serviu para motivá-lo a outros elevados objetivos. Decidido a mudar o rumo da vida, chamou a mulher e disse que pretendia embrenhar-se pelo Centro Oeste, onde can­ dangos fincariam alicerces da nova capital do país. Levaria três dos filhos pequenos, homens. A menina, mais nova ficaria com parentes. Doeu o coração de mãe, mas a esposa entendeu que Tota não voltaria atrás na decisão. Ele fez um acordo com o patrão e, com o dinheiro do acerto comprou seu primeiro caminhão. Juntou “os teréns”, amarrou roupas e utensílios. Em poucos dias estavam no imenso cerrado de Goi­ ás, acampados entre mineiros, nortistas, nordestinos, sulinos, gente de toda parte. Foi nos aterros e desaterros da nova capital que Tota Miranda fez de tudo um pouco. Dizem que muitas das mobílias que ainda hoje decoram o Palácio da Alvorada foram carregadas no caminhão do bravo Tota. Até que o espírito inquieto bateu no peito, além da dor da saudade da pequena Zanza que ficara por aqui. De volta, fixou­ -se em Franca, no alto da Cidade Nova. Vendeu o caminhão. Viu os filhos cres­ cerem e se encaminharem. Serviu por um bom tempo como motorista da Kombi das freiras do extinto Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Para mim ele foi o “S’Ontóim da Perua”, pai dos Mirandinhas e da Zanza, amiga da Nete.

Já vai longe o luar intenso que fazia clara a noite que teimava em esperar. Já vai longe a brisa amena que refrescava os ros­ tos e secava o suor dos corpos acalorados pela força do amor. Já vai longe o começo da madrugada acelerada para encontrar os primeiros raios de sol. Como eram curtos os momentos, como era longa a espera. Como era triste partir e ver aquele vulto entrar pelo portão de ferros retorcidos em enfeites que terminavam em barras pontiagudas. Como era melancólico sair daquela que era uma das últimas ruas de um dos últimos bairros de uma não distante periferia na escuridão do fim da noite. Já vai longe o tempo de partir deixando para trás um coração e uma vontade de não partir. Já vai longe o tempo de ter mais de quem tinha. E ao mesmo tempo não ter. De viver mais de quem vivia e não poder viver. Já vai longe o tempo de partir e contar os minutos para voltar. De voltar e não querer contar. Já vai longe o tempo de partir e ficar. Já vai longe o tempo de querer e ter. De ter e querer mais. Já vai longe o tempo em que o único compromisso era o sentimento. Nenhuma amarra, toda liberdade. A liberdade de ir e querer voltar. Nas horas mais soltas, nos momentos mais loucos. Em tudo o que era possível, correndo perigo como um carro em alta velocidade por uma estrada sinuosa. Já vai longe o tempo de fazer os próprios momentos, de colocar no ar a própria vontade. Já vai longe o tempo de gritar um nome e ter por resposta o vazio. Já vai longe não ter resposta. Uma casa vazia, um telefone mudo, o outro também. Já vai longe o tempo das conversas no meio da manhã, no caminho da tarde, no chegar da madrugada. Já vai longe o sonho sonhado de muitas vitórias e nenhuma tristeza. Vi­ tórias do jeito de amar diferente de gostar e de querer. E assim, na batida das horas, no pulsar dos dias, o tempo passa e chega novamente o verão e chega novamente o outono e chega de novo aquela situação. E assim como chega, desaparece. Chega e leva o abandono, desaparece e deixa a saudade.


enfoque franca | outubro 2017|23


|Artigos

José Roberto Neves

Administrador de empresas

| negócios Para clientes insatisfeitos Saber lidar com clientes insatisfeitos é estratégico para todas as organizações, independentemente do porte ou segmento. Para aqueles que não estão satisfeitos com o atendimento ou produto adquirido, há duas saídas: a primeira, e mais desastrosa, é optar por nunca mais voltar a comprar naquela empresa. A outra é reclamar para ver se acontece alguma mudança. É preciso deixar de lado a antiga mentalidade de que “cliente que reclama é chato”. Cliente que reclama está dando a oportunidade de mostrar o valor da empresa! Entender o que houve e ouvir o cliente são dois pontos fundamentais para começar a reverter a situação. É preciso acolher o cliente. Não discuta. Acalme-se, respire fundo, e retome o diálogo calmamente, para entender o que ele necessita e o que você pode fazer por ele. Lembre-se da importância da empatia. Entretanto, se o cliente, mesmo por um problema causado por ele, manifestar-se de forma negativa, é preciso rever como foi a ex­ periência em adquirir o produto ou serviço. Isto porque, muitas vezes, pode ter ocorrido uma discordância durante o processo da compra ou algo não ficou exatamente claro. É preciso alinhar as expectativas. Nesses casos, reforce o compromisso da empresa e, se possível, absorva o prejuízo. Melhor perder em uma etapa do que comprometer toda a imagem, mesmo porque o caso, justo ou injusto, pode ganhar proporções gigantescas com a ajuda das redes sociais. Para todos os casos, o método LAST, já aplicado por diversas empresas fora do Brasil, pode ser facilmente adotado na nossa realidade. Listen (escute sempre genuina­ mente o que o seu cliente tem a dizer). Apologize (peça desculpas, mesmo que você não esteja errado. Muitas vezes o que ele quer é apenas que a empresa reconheça um problema). Solve (resolva o problema do cliente imediatamente, não terceirize responsabilidades) e Thank, (agradeça a reclamação). Assim, o cliente vai se sentir importante e voltará a fazer negócios com a sua empresa. 24| enfoque franca | outubro 2017

Danilo Boaventura

Médico (Clinica Althaia)

|viver bem Botox e Rejuvenescimento As rugas aparecem devido ao enve­ lhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimen­ tação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão. Muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos na região gera vincos na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sor­ rimos ou forçamos a vista. Hoje em dia a toxina botulínica, ou Bo­ tox como é popularmente conhecida, é uma grande aliada no combate às rugas, pois além de tratar rugas já existentes, também ajuda a prevenir os sinais do envelheci­ mento. Se for aplicada quando as marcas ainda estão suaves, irá agir intensamente evitando que elas se tornem profundas. A toxina botulínica age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos impedindo parcial ou totalmente a contração muscular. Diferente de qualquer creme cosmético, ela irá agir de dentro para fora. Sendo assim, seu resultado é muito mais efetivo. A aplicação é rápida, praticamente indolor e não ficam marcas. Esta deve ser realizada por um médico especialista, que irá examinar profundamente a pele e avaliar os pontos de maior necessidade. O resultado da aplicação da Toxina começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplica­ ção, tornando-se mais visíveis em até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período apro­ ximado de quatro a seis meses. Assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apre­ sentam alergia a qualquer componente de sua formulação, mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares e/ou imunológicas.

Lúcia de Oliveira Nabão Psicóloga

|comportamento Ansiedade não controlada Está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas diagnosticadas com ansiedade. Atualmente, 33% da população mundial sofrem com o transtorno, segundo a OMS. Por causa da alta taxa, é importante que essas pessoas busquem tratamentos, tanto com psicólogos e psiquiatras como através da prática esportiva e de terapias alternati­ vas. Se não controlada, a ansiedade pode evoluir para casos mais severos, culminando em outros transtornos como síndrome do pânico e até mesmo depressão. Entre os principais transtornos ligados à ansiedade estão: Transtorno de estresse pós-trau­ mático - o diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático é feito quando o paciente sofreu um trauma que impactou profundamente sua vida, como sequestro, acidente, violência sexual ou perda dos pais na infância, por exemplo. Esses traumas causam alterações no comportamento das pessoas, podendo ficar excessivamente inibidas ou desinibi­ das, além de agitadas e mais reativas. A pessoa ainda pode cultivar pensamentos obsessivos com conteúdo relacionado à vivência traumática. Crianças apresentam uma dificuldade ainda maior, já que podem não compreender com clareza o trauma e nem falar sobre ele; Fobia Social - é um transtorno incapacitante e que tem impacto no funcionamento e na qualidade de vida das pessoas. O problema consiste em um medo persistente e intenso de situações onde a pessoa julga estar exposta à avaliação de outros ou teme se comportar de maneira humilhante e vergonhosa. Em jovens, a ansiedade pode ser ex­ pressa por choro, acessos de raiva ou afas­ tamento de situações sociais nas quais não haja pessoas familiares. Também é comum o aparecimento de sintomas físicos, como palpitações, tremores, calafrios e calores súbitos, sudorese e náusea. Crianças com fobia social relatam desconforto em inúme­ ras situações como falar em sala de aula, ir a festas, usar banheiros públicos, além de con­ versas e brincadeiras com outras crianças.


|indicador de saúde

Dr. Ubiali Marco Aurélio Ubiali Neurocirurgia | Neurologia

CRM SP 32.385

16 3720-2018

drubiali@yahoo.com.br

Rua Demar Tozzi, 340 - São Joaquim - Franca/SP

enfoque franca | outubro 2017|25


|boas ideias

Cores

para presentes

Quer fugir do padrão branco ou madeira e dar um toque personalizado ao quarto do bebê? Aposte nas cores! Na Nenê Travesso você encontra berços e móveis com essa modernidade. Confira! Nenê Travesso Avenida Major Nicácio, 1715 Cidade Nova (ao lado da Hering) Telefone: (16) 3722-6606

Primavera 2018 A Primavera chegou com muitas cores e uma coleção para a mulher que se veste bem. Na Estilo Clássico você encontra camisas, calças e vestidos de diferentes tecidos, recortes com as cores da estação! Estilo Clássico Rua Líbero Badaró, 1360, Centro Telefone: 3722-1407

Nova estação

Vasinhos que encantam Na Primavera, os cactos e suculentas estão com tudo! E na Patrícia Flores você encontra vasinhos de todos os tipos para dar um charme à sua casa ou para presentear. Passe na Patrícia Flores e viva a Primavera! Patrícia Flores Rua Major Claudiano, 1281 Franca - SP Telefone: (16) 3721-3920 Whatsapp: (16) 99181-3549 www.patriciaflores.com.br

Com a a Primavera, a LL Jeans está com uma coleção de cair o queixo: roupas com estampas, vestidos com rendas, macacões, calças trabalhadas e muita transparência! Tudo com muito charme. LL Jeans Av. Aparecida Silva Mattes, 1050 – Tropical II Telefone (16) 3409-2330

Boas vindas Seja para sua casa ou empresa, que tal surpreender as visitas com um capacho diferente e especial? Na Império da Limpeza há vários modelos com diferentes materiais. Império da Limpeza Rua Padre Anchieta, 2394 - Centro Telefone: (16) 3713-0157

26| enfoque franca | outubro 2017


enfoque franca | outubro 2017|27


|Música

U

ma breve narrativa de experiências traumáticas e de superação do ponto de vista de um pós-adolescente, um indivíduo adulto e um senhor de idade. É essa a tônica do novo clipe “3 Gerações” do músico, estudante, escritor, pesquisador e palestrante sobre a cultura Hip Hop, Luciano Tarcísio – o Preto Cria. Para interpretar o pós-adolescente foi convidado o MC Gleisin, que sobreviveu ao aborto, abuso de padrasto, sentiu na pele o racismo e mediante todas as adversidades tem consciência que ainda poderá ser um a mais no meio da multidão. Já o adulto que foi interpretado por Preto Cria é um indivíduo que tem como arma o poder da leitura. “Com As veias abertas da América Latina consegui entender por que existe o G8: são as nações classificadas como as mais poderosas do planeta. Falo também que por mais que a gente sobreviva com pouca grana, nunca podemos perder a fé por dias melhores”, observa ele, que também interpreta um senhor de idade no clipe. “O que me estimulou a dar vida a esse personagem foram os dados de pesquisadores que comprovaram que em breve seremos um país em escala mundial com um número gigantesco de velhos, mas a problemática é que na verdade o Brasil não está preparado para manter o bem estar desse nicho social”, diz.

Preto Cria celebra 24 anos de carreira com o lançamento de seu novo clipe “3 Gerações” e a gravação de seu novo EP

Despertar de consciência

No clipe “3 Gerações”, a palavra “sobrevivência” está implícita em cada frase da música. O rap retrata diferentes aspectos que cada idade agrega. “Desperto para gente sair da zona de conforto e ir para o front de batalha, cada um com sua cruz, sem se sujeitar ao rótulo de massa de manobra, pois não acredito em sina. Acredito que as dificuldades e tabus existem para serem quebrados”, comenta Preto Cria, que completa: “de tudo podemos tirar uma lição. Desejo ascender nas pessoas uma consciência crítica, despertando uma atitude filosófica sobre coisas que são estabelecidas na vida de cada um”. O videoclipe foi gravado em um curtume desativado e as imagens foram editadas pela Jorge Filmes e Cinema, com maquiagem especial de Fabrício Silva. Preto Cria iniciou suas atividades musicais há 24 anos e atualmente coleciona tracks em inúmeros trabalhos, todos disponíveis nas redes sociais. Ao longo de sua trajetória, vem somando importantes conquistas através de premiações em festivais e lançamentos anuais de novos trabalhos. Inclusive, ele está

28| enfoque franca | outubro 2017

em estúdio finalizando seu novo EP – “Não Se Apaga 1 Talento Como Apaga 1 Baseado”, e o primeiro single deste novo trabalho é o videoclipe da música “3 Gerações”. “Com este EP é como se eu falasse em alto e bom som: ‘ainda tenho muita lenha para queimar’. Em cada linha exploro a sensibilidade de contar histórias de dramas, pelejas, vitórias e triunfos passando pelos altos e baixos da minha vida pessoal e lógico, vidas alheias. Neste EP cada música disponibilizada nas plataformas digitais virá acompanhada com vídeo clipe”, adianta o artista francano.

Trajetória de sucesso

Preto Cria celebra 24 anos de carreira, lança novo videoclipe e prepara EP

Nos seus 24 anos de carreira, Preto Cria destaca três momentos: a gravação de músicas que, por força das circunstâncias, foram para a geladeira, mas nem por isso ele desistiu; o lançamento de um CD com 80 faixas no formato MP3, o “Baú Preto Cria [ Edição de Colecionador ]”, atingindo três mil cópias vendidas e a conquista do 1º lugar no Festival de Música da Rádio Imperador, com “Mulekote Clik-Clék”. Preto Cria reconhece as dificuldades da carreira, mas acredita que sucesso é ter boas experiências, é assumir compromisso com o aprendizado e ter sabedoria para administrar o que já foi conquistado. “Sucesso é ter saúde para respirar fundo, vencer as etapas, ter presença de espírito e seguir em frente, pois quando o alicerce é forte o prédio não cai”. Para conhecer mais sobre Preto Cria, basta acessar suas redes sociais: https://instagram.com/ pretocria_oficial; https://www. facebook.com/preto.cria e o canal no Youtube: Preto Cria, onde é possível assistir ao clipe “3 Gerações”. Contatos pelo WhatsApp (16) 99167 2674. e

Artista independente, Preto Cria utiliza suas músicas para despertar reflexão nas pessoas, denunciar, e promover uma corrente do bem


enfoque franca | outubro 2017|29


|Artes

C

uriosidade. Essa é a melhor palavra para definir o que move a advogada Rita Menezes desde criança. Curiosidade por ver algo se transformar, ganhar vida, se renovar. Mas a curiosidade não faz nada sozinha. Com ela, uma boa dose de criatividade e vocação artística, têm sido responsáveis por conduzir Rita pelo caminho das artes plásticas. Ela chegou à conclusão que seu estilo artístico é transformar coisas, dar vida a uma tela branca, ver as cores transformando-a, dizendo algo. É ver um móvel velho, acabado, se transformando em uma peça nova, linda, que revive com seus cuidados. “É colar os caquinhos e fazer mosaicos, que modificam uma peça”, comenta a artista plástica. Embora autodidata, ao longo de seu caminho pelas artes continua tentando aprender mais com aulas. “Se vejo alguma coisa, vou tentando até conseguir fazer. Afinal, é da transformação que eu gosto, da criação. Não é nenhum estilo, é gostar de dar vida ao que está morrendo ou que ainda nem nasceu ou viveu”, diz. Em relação à pintura, Rita diz que sua escola é o Ateliê Sandra Freitas, que frequenta desde 1982, não somente para aprender a pintura – que é o alvo maior, mas também pelo convívio com a professora, a grande pintora internacional Sandra Freitas, e com suas colegas. “É uma das minhas ‘sessões’ semanais de terapia”.

Autodidata, com olhar curioso e sempre buscando aprender mais, Rita se encontra na pintura abstrata e se revela através dela

O abstrato

Apesar de não se considerar uma artista, por entender que precisa aprender muito ainda para ser, não é de hoje que Rita Menezes vem deixando suas marcas nas artes. Seu primeiro quadro a óleo foi pintado aos 11 anos de idade, seguindo as orientações de seu primo, o artista plástico e ex-diretor da Pinacoteca Municipal já falecido, Wagner Voss de Menezes. “Naquela ocasião, ele já era um pintor apaixonado pela arte e dizia que eu tinha ‘veia’ artística. Sempre foi meu grande incentivador na pintura, então continuei esse caminho”, conta. E ela gosta de cores, talvez por isso tenha se encontrado na pintura abstrata, onde as tonalidades se entrelaçam, se transformando em imagens que surpreendem e encantam. “Apesar de preferir a pintura abstrata, insisto em pintar o contemporâneo para não ficar acomodada quanto ao desenho e demais implicações deste tipo de pintura. Mas ainda e sempre é no abstrato onde eu me encontro mais. Onde consigo expressar mais a minha alma, meus sentimentos, minha forma de ver o

30| enfoque franca | outubro 2017

mundo”, comenta a advogada e artista plástica, Rita Menezes. Além da pintura a óleo, Rita se dedica à pintura em tecido e com tinta acrílica com técnicas de aquarelado ou corantes; mosaicos; à reciclagem de móveis. “Esta reciclagem de móveis é uma paixão. Minha família diz que eu sou ‘rato’ de brechós de móveis, porque fico procurando peças antigas com entalhes, principalmente cadeiras”, comenta Rita, que também gosta de escrever crônicas. “Comecei a escrever dois livros, mas estão pela metade. Está me faltando tempo ou inspiração”, admite a artista plástica.

A advocacia e as artes

O olhar curioso e as mãos hábeis da autodidata que se aperfeiçoa e se multiplica

Advogada há 35 anos e já aposentada, Rita continua advogando porque advogar sempre foi sua vocação profissional e diz adorar o que faz. E advogado reúne em si vários profissionais: serviço social, psicólogo, administrador de empresas... “Na realidade, tem de entender de tudo ou pelo menos estudar áreas em que atuam seus clientes para poder advogar melhor. E eu sempre adorei esta dinâmica da advocacia”, afirma. Se por um lado sua alma é abastecida pela rotina jurídica, por outro, ela, que já participou de exposições como o Salão de Abril, de Outono, Arte Contemporânea e recebeu prêmios por pinturas e fotografias, não vive sem os encantos e magia das artes. “A arte faz parte da minha vida, é intrínseco com a minha pessoa, com a minha personalidade. A arte não tem uma função pra minha pessoa, ela é também a minha pessoa”, completa Rita, que através da pintura encontra uma maior possibilidade de transmitir algo. “Eu sempre tento passar força, vibração, determinação e no conjunto da obra, paz”. e

Rita é guiada por sua inspiração e os quadros que produz se tornam presentes para familiares e amigos, que reconhecem seu talento


enfoque franca | outubro 2017|31


|Literatura

O

material de sua poesia são as relações, as conversas, os olhares, as ausências, as faltas. A inspiração em seu caso tem nome de incômodo. É assim que surge um texto. Às vezes o texto se sustenta, às vezes o incômodo não era tão grande assim. O fato é que a literatura funciona como um alarme avisando a hora do almoço e, em grande parte, seus textos tratam de assuntos universais e, por isso, muito pessoais. Antes de passar algo aos leitores, ele quer passar algo a si mesmo. A escrita aí é algo confessional, trata-se de dizer o que ele está passando, ou seja, o que tem pensado/sentido. “Nesse sentido, algumas coisas aparecem quase que iluminadas nos textos, mas outras ficam escondidas”, comenta Victor Prado, que em julho último lançou seu terceiro zine de poesias, “um nome inabitável”, pela Artefato Edições. Formado por um conjunto de poemas, em sua maioria escritos após o lançamento de “Bastardo”, em 2016, pela Editora Urutau, seu primeiro livro publicado por uma editora, “um nome inabitável” foi escrito, diagramado e editado por Victor, assim como “onde eu poderia estar” e pelo “Mamute”, ambos pela Editora Independente. “Com eles aprendi muito, não só sobre mim mesmo, mas sobre o processo de montagem de algo que poderia vir a ser chamado de livro”.

Victor começou a se aventurar na escrita aos 13 anos de idade e, desde então, já lançou quatro trabalhos com poemas

Contribuição de vida

Trabalhos literários

O escritor define “um nome inabitável” como um zine curto, com dois capítulos e vários silêncios. “Um tema que estava muito presente quando resolvi montar a sequência dos poemas que comporiam o zine era o da ausência. A partir disso, as ideias foram se desenvolvendo. Mostrei o trabalho para algumas pessoas antes de lançá-lo, e fui ajeitando os detalhes. Chegou uma hora que não queria mais mexer”, conta. A publicação do terceiro zine acabou servindo de aperitivo para o lançamento da própria Artefato Edições – um dos braços do Conjunto Artefato, idealizado por Victor, Igor do Vale, Ana Teresa Costa e Lígia Sene, cujo objetivo é publicar poetas residentes em Franca pela Coleção Nervuras. Inclusive, a Artefato já publicou Ana de Araújo, diretora do Grupo Ato, os próprios Ana Teresa e Victor Prado, além de Elaine Narcizo. “Para novembro, já temos programado o lançamento da nova coletânea de poemas do grande mestre Carlos de Assumpção”, adianta Victor, cujos trabalhos estão disponíveis no site da editora. Qualquer pessoa pode fazer gratuitamente o download ou a

32| enfoque franca | outubro 2017

leitura online dele. “Diga-se de passagem, todos os meus zines estão disponíveis gratuitamente na internet. Basta dar uma simples procurada no Google”, salienta. Sem ter um estilo literário definido, Victor aborda temas básicos do cotidiano, da vida, por acreditar não ser possível fugir deles. “Aliás, é no dia a dia que está a poesia. O que está no papel - ou tela ou em outro meio - é uma espécie de tentativa de fotografar instâncias do cotidiano e, quem sabe, leva-lo além - para provocar, instigar, causar uma reação. Seja no outro, seja no/a próprio/a autor/a”.

Com seus poemas, Victor Prado faz do cotidiano o cenário perfeito para reflexões

Redator de profissão, ele se aventurou na escrita aos 13 anos. Começou a escrever poemas como quem faz cartografias: fazendo mapas de seu próprio ser. “Disso, montei um grupo de poemas que dei o nome de Teorias Sobre Vida e Morte. Essa foi minha primeira experiência com a poesia. A partir dela, busquei outras vias para os poemas. Ainda estou nessa busca”, diz Victor, que procura, seja através de seus zines, com os que edita ou mesmo com o modo com que se movimenta na vida, tocar as pessoas. “Quero contribuir para uma vivência terna e carinhosa. Mais responsável, só que isso é complicado. Mas é isso que eu espero fazer”. Todos os zines da Artefato Edições estão gratuitos para download ou leitura no site. Também existem pequenas tiragens das versões físicas que saem por R$ 10, preço tabelado para todos os zines. Para conhecer mais sobre o trabalho de Victor Prado, basta acessar seu site: http:// www.victorprado.com.br/ ou o site do Conjunto Artefato: https://www. artefato.art.br/ e a fanpage: fb.com/ conjuntoartefato. e

Victor é um dos idealizadores do Conjunto Artefato, cujo objetivo é publicar poetas de Franca pela Coleção Nervuras


enfoque franca | outubro 2017|33


Ken Chu - Expresso Studio

Acesse! Totalmente Grรกtis! 34| enfoque franca | outubro 2017


www.jornaldafranca.com.br jornaldafranca

Com a mesma qualidade de quem faz as melhores revistas enfoque franca | outubro 2017|35


|Como Funciona

CO2 é indispensável ao equilíbrio

O

carbono é o quarto elemento químico mais abundante no planeta, que também possui grande importância para os seres vivos, pois faz parte de todos os componentes orgânicos vivos e mortos – não decompostos –, e inorgânicos, além de equilibrar o processo respiratório, sendo transformado em dióxido de carbono. O gás carbônico se encontra na atmosfera e também dissolvido na parte superficial dos mares, oceanos, rios e lagos. É absorvido pelos vegetais através da fotossíntese, utilizando o dióxido de carbono do ar ou através dos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, da mesma maneira que as bactérias, que realizam a quimiossíntese, fabricando suas substâncias orgânicas. Os compostos orgânicos mais comumente formados são os açúcares (carboidratos), e as plantas que conseguem produzir proteínas e lipídeos. Os animais adquirem o carbono de forma direta ou indireta, através da alimentação por vegetais, por exemplo. O metabolismo desses animais é capaz de sintetizar e transformá-lo em novos tipos de produtos. No caso dos animais carnívoros, o carbono é absorvido através da alimentação dos herbívoros e assim sucessivamente. O processo que remove o dióxido de carbono da atmosfera é conhecido como “sequestro de CO2”, como quando as plantas e os oceanos absorvem essa substância que é emitida por diversas fontes, como queima de madeira e combustíveis fósseis, decomposição animal, poluentes de fábricas e

36| enfoque franca | outubro 2017

indústrias. No caso dos oceanos, podem ser classificados tanto como fonte ou como sequestro de CO2, pois o dióxido de carbono que está no ar, ao entrar em contato com a água se dissolve, porém ao mesmo tempo em que é dissolvido, volta a ser liberado na atmosfera. O equilíbrio entre esses dois processos depende de diversos fatores que mudam constantemente. Seu funcionamento Mas como funciona o ciclo do carbono na natureza? Existem três formas que fazem parte do ciclo do carbono: • Através da respiração animal e vegetal; • Da passagem para outros animais via cadeia alimentar; • Ou pela decomposição animal e vegetal, voltando a ser dióxido de carbono. Outro mecanismo que faz parte do ciclo é através da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, óleo diesel e gás natural; e de florestas, ou ainda por atividades vulcânicas. O carbono na natureza possui importância não apenas para regulação do ar e do clima, mas no fornecimento de combustíveis fósseis, cimento, pedras calcárias e outros materiais de construção; na reprodução de peixes e aumento da biodiversidade; na produção de madeira com efeito fertilizante nas plantas; e essencialmente nos alimentos consumidos diretamente pelos humanos ou indiretamente através dos herbívoros. e


|Saúde

Garantindo a comunicação OBRIGATÓRIO, TESTE DA ORELHINHA PREVÊ DIAGNÓSTICO PRECOCE EM BEBÊS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A

cada mil bebês nascidos, de 1 a 6 apresentam algum tipo de deficiência na audição. A estatística tem respaldo em uma série de estudos epidemiológicos realizados nos quatro cantos do planeta. Desde que flagradas e tratadas em estágio inicial, até os seis meses de vida, essas alterações não são sentença de prejuízos sociais e cognitivos. É argumento mais do que suficiente para justificar a triagem neonatal e garantir aos pequenos as intervenções necessárias para um aprendizado bem semelhante ao de uma criança sem nenhuma disfunção. Obrigatório e gratuito nos hospitais e maternidades públicos desde 2010, o teste da orelhinha é, normalmente, aplicado em recém-nascidos já no segundo ou terceiro dia de vida. “O exame é capaz de identificar se ele possui algum problema

Segundo Andreia, quanto mais tarde o diagnóstico de deficiência auditiva for feito, maiores serão os desafios para a criança transpor

auditivo e é feito rapidamente, assim como o teste do pezinho”, reforça a fonoaudióloga e diretora clínica da Direito de Ouvir, Andreia Varalta Abrahão. Desde agosto de 2010, a Triagem Auditiva Neonatal passou a ser obrigatória em todas as maternidades. Antes disso, os testes eram realizados apenas em crianças de grupos de risco, como prematuros, crianças com baixo peso, que possuem alguma sín-drome ou que tiveram alguma infecção durante seu desenvolvimento na gravidez. Com isso, muitos bebês perdiam a oportunidade de terem uma deficiência auditiva diagnosticada precocemente e serem logo encaminhados para tratamento. Segundo a fonoaudióloga, ouvir bem é essencial para o desenvolvimento da linguagem da criança. Ela explica que a partir do quinto mês de gestação, quando o órgão auditivo já está for-mado, o bebê é capaz de ouvir os sons de fora da barriga. “Assim, quando ele nasce, identifica os sons e principalmente a voz da mãe. Com o passar dos primeiros aninhos de vida, a linguagem se aprimora”, esclarece. Os bebês que têm a deficiência identificada logo após o nascimento podem ser imediatamente encaminhados para atendimento especializado. “A boa notícia é

que atualmente há tecnologia para praticamente todos os casos, permitindo que o bebê seja protetizado precocemente e tenha acesso ao som, desenvolvendo sua comunicação de uma forma muito parecida com uma criança ouvinte”, completa Andreia.

Como funciona

Rápido e indolor, o exame muitas vezes é realizado enquanto o bebê está dormindo. “O procedimento é pouco invasivo e os pais podem acompanhar. Encostamos na orelha da criança um pequeno fone de ouvido que emite um som de baixa frequência e mede as respostas que são emitidas pela orelha interna da criança”, explica a fonoaudióloga. Quando há diagnostico positivo, o bebê é encaminhado para o médico otorrinolaringologista, que irá orientar o melhor tratamento. Para Andreia, não identificar um déficit auditivo precocemente, além de prejudicar a formação da linguagem, é algo que costuma comprometer o desenvolvimento social e emocional da criança. “Quanto mais tarde o diagnóstico for feito, maiores serão os desafi-os para a criança transpor, pois terá dificuldades quando chegar a hora de ir para escola e para interagir com a família e com outras crianças”. e enfoque franca | outubro 2017|37


38| enfoque franca | outubro 2017


enfoque franca | outubro 2017|39


|Saúde

Um caso de estética ou saúde?

APESAR DE POUCO CONHECIDA, DIÁSTASE, SEPARAÇÃO DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS, É MUITO COMUM

U

ma linha funda da região do peito até o abdômen denuncia uma diástase, a separação dos músculos reto abdominais. Apesar de pouco conhecida, a condição é muito comum no pós-parto. “Durante a gravidez, as fibras musculares retas que sustentam o abdômen se estiram, e esse afastamento forma um pequeno buraco separando os dois lados da musculatura”, explica o preparador físico Felipe Kutianski. “Esse problema está relacionado aos hábitos da gestante e a seu porte físico”, completa. As causas podem ser muitas: gestações múltiplas, obesidade, bebé muito grande, excesso de líquido amniótico, hormônios que provocam relaxamento muscular, desnutrição, sedentarismo, ganho de peso exagerado na gestação. “Grávidas que já praticavam exercícios físicos antes da gestação apresentam diástase com menor frequência, já que a musculatura abdominal, que foi exercitada antes da barriga crescer, apresenta uma maior flexibilidade e capacidade de extensão, e assim, menos chance de se distender”, destaca Felipe. Ele sugere que para se evitar a diástase, a gestante deve procurar uma nutricionista para ter uma alimentação equilibrada. É essencial para evitar o sobrepeso e o distanciamento dos músculos “Caminhadas e exercícios podem e devem fazer parte da vida da grávida, tudo com acompanhamento especializado”, alerta. A postura da mulher também

40| enfoque franca | outubro 2017

O preparador físico Felipe explica sobre a diástase e o que deve ser feito para evitá-la e até tratá-la com exercícios e alimentação adequada

influencia para que o músculo se afaste. É importante que a grávida se sente corretamente, com a coluna ereta.

Estética x Saúde

E o problema não se resume a uma marca no abdômen. Pode ser a principal causa de dores na lombar, nádegas e coxas; incontinência urinária e dificuldade em realizar certos movimentos. Isto porque, quando há uma diástase, existe mais fraqueza em toda a região abdominal. “Então seu corpo não é trazido para frente, da forma que deveria. Ele permanece lá atrás forçando sua coluna, quadril e discos vertebrais. Esse é um dos fatores de problemas sérios de coluna – como hérnia de disco, bico de papagaio, inflamação do nervo ciático”, pondera. Mas especialistas garantem que a diástase não atrapalha gestações futuras. Isto porque geralmente, essa distensão retrocede, mesmo que parcialmente, após o nascimento do bebê. Porém, caso permaneça, o corpo se adapta a

essa sobra e, quando a mulher engravidar futuramente, haverá outra distensão. Felipe conta que se o espaço entre os músculos for discreto, de até 1,5 centímetros, exercícios abdominais são capazes de fortalecer a região e tornar o vão imperceptível. “Mas é preciso combiná-los com uma alimentação balanceada”, reforça o preparador físico, acrescentando que não são os abdominais comuns que farão a diástase fechar ou a musculatura abdominal voltar e reduzir o “estufamento”. Felipe cita como exemplo, as pranchas isométricas: para começar, de bruços, apoiar os cotovelos e o antebraço no solo e deixá-los alinhados aos ombros. As pontas dos pés devem estar apoiadas no chão e alinhadas com os cotovelos. Para executá-lo, com o corpo ereto, contraia o abdômen e eleve o quadril até o nível dos ombros. “Realizar de quatro a cinco séries de 30 segundos a 60 segundos de isometria com 15 segundos a 30 segundos de intervalo”, observa. e


|Nutrição

Ele não é tão inofensivo

AMADO POR SEIS A CADA 10 PESSOAS, ÓLEO DE COCO PODE ESCONDER ALGUNS RISCOS À SAÚDE

Q

uando o assunto é saúde ou dieta, vire e mexe aparece um alimento da moda, um queridinho do momento. Há tempos, quem figura nesse posto é o óleo de coco. Ele é febre entre pessoas do mundo fitness, mas pode não ser tão benéfico quanto se pensa. Um estudo da Associação Cardíaca Americana apontou que o óleo de coco pode fazer tão mal para a saúde quanto a manteiga ou a gordura animal por causa da quantidade de gordura saturada que ele contém. Segundo a pesquisa, 82% da gordura do produto é saturada. Para se ter uma ideia, a taxa é maior que a da manteiga, com 63% e da banha de porco, com 39%. E não é a primeira vez que cientistas e médicos alertam sobre o produto. De acordo com a nutricionista Luciana Maristela da Silva Gadi, as diretrizes dos órgãos sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia atestam que o óleo de coco é parte de importantes fontes naturais de gorduras saturadas, especialmente de ácido láurico. Em relação aos demais tipos de

gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em elevar o colesterol ruim. Grupos tratados com óleo de coco apresentaram aumento significativo de triglicérides, podendo gerar riscos a saúde. “Não posso condenar o óleo de coco, mas gosto de deixar claro que existem estudos na linha de defesa da área, porém são preliminares, apontando que ainda temos que estudar e observar resultados de pacientes, por um tempo considerável, com o argumento real e claro de que não existem evidências conclusivas e apenas sugestivas de seus benefícios”, observa.

Os riscos

Por ele ser fonte de gordura saturada – substância com forte correlação com doenças cardiovasculares -, ela recomenda prudência em seu consumo, ainda mais se a pessoa apresenta dislipidemia, ou seja, qualquer aumento de gorduras no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos, deseja emagrecer ou tem risco cardiovascular aumentado. “Evite as gorduras saturadas em geral! O óleo de coco, por ser uma gordura saturada, pode elevar o risco de doenças coronárias”, enfatiza LuApesar de não condenar, Luciana diz que é preciso levar em conta os estudos que apontam que óleo de coco não é tão inofensivo

ciana, acrescentando que, considerando a associação entre consumo de ácidos graxos saturados e o risco de doenças cardiovasculares e a ausência de estudos controlados relativos ao óleo de coco em humanos, seguindo os órgãos da saúde como a ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia recomenda-se que o produto: 1) não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento da obesidade; 2) não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças neuro-degenerativas; 3) não deve ser prescrito como nutriente antimicrobiano; 4) não deve ser prescrito como imunomodulador, ou seja, auxiliadores no sistema imunológico. “A recomendação é que se for usar, que seja em pequenas quantidades e em preparações culinárias e não diariamente, preferencialmente compostas por receitas com o alimento in natura ou minimamente processados, não sendo recomendado para nenhum tratamento”, ressalta. A nutricionista é taxativa sobre a polêmica envolvendo o óleo de coco, apesar das diversas teorias positivas sobre ele, os estudos ainda são escassos e controversos, tanto para o perfil lipídico quanto para o emagrecimento. “É importante ter em mente que a gordura saturada do óleo de coco, mesmo que estudos queiram demonstrar que ele possua melhor composição que outras fontes de gordura saturadas, ele deve ter seu consumo restrito”, reforça Luciana. e

No foco Luciana Maristela da Silva Gadi Nutricionista com foco em Educação Alimentar; de Grupos de Pessoas Obesas com Compulsão Alimentar; Projetos de Qualidade de Vida nas Empresas e cardápios para Escola Infantil CRN: 3 35380 Telefone (16) 16 9.9188-1248

enfoque franca | outubro 2017|41


|Moda

Eles chegam para valorizar DEMOCRÁTICA, MAS COM APELO ROMÂNTICO E SENSUAL, MODA PRAIA 2018 TEM OPÇÕES PARA TODOS

O

verão é a estação mais esperada, mais colorida e animada do ano, com clima propício para passeios ao ar livre, muita praia, piscina e cachoeira. E para aproveitar com muito estilo, o que não faltam são novidades para a Moda Praia 2018. Segundo a designer e estilista da grife Joyce Prado, Elizabete Moraes, as tendências estão democráticas: para quem adora maiôs, eles continuam em alta, bem como os biquínis, hot pants, os riples, biquínis com recortes, modelo cortininha, com suportes e tiras, e com decotes em V, que dão uma forma sensual aos seios. Os croppeds ou halter top, conhecido nos verão passado, permanecem em alta. Basta um olhar ainda que rápido pelas publicações lançadoras de moda para confirmar que os tops esportivos com detalhes em tiras e transparências também são tendências. Mas também estão em alta os modelos acompanhados do decote ombro a

42| enfoque franca | outubro 2017

ombro – a famosa ciganinha, que se destaca em biquínis, maiôs, saídas de praia e tops, com babados e manguinhas que valorizam o colo e dão um toque romântico e sensual à mulher.. Elizabete revela que os maiôs e calcinhas cavadas, estilo asa delta, que foram uma verdadeira febre nos anos 80, também voltam com tudo no Verão 2018. Mas os biquínis de cintura alta – estilo retrô – também se mostram como forte tendência como peças que valorizam todos os estilos, corpos e gostos, além de serem peças confortáveis e democráticas. “A moda praia 2018 está mais confortável e atrativa, com uma paleta de cores mais suave, neutra, apostando nos tons nudes, clássicos da família Kardashian”, comenta ela, acrescentando que entre os detalhes, há muitas tiras, recortes, tassels, franjas, frufrus, transparências, drapeados, babados, amarrações, pompons, peças em crochê com detalhes nas bordas como pingentes e passantes e rendas.

Coleção alegre e viva

Na Joyce Prado a nova coleção reforça o empoderamento feminino, reunindo as principais tendências das passarelas para o Verão

Entre as estampas, para destacar o busto, muita cor, listras – estilo navy -, tie dye do degradê, florestas tropicais, pássaros, grafismo, estampas alegres, florais, poás, imagens praianas, geométricos, étnicos, digitais, folhagens como o estilo militar camuflado, denin – conhecido como jeans -, a mistura de várias estampas em uma só, flamingos, animais e rendas. A nova coleção destaca as estampas geométricas, listras, tropicais, tecidos com texturas, florais com animais e pássaros, rendas, folhagens, estilo militar camuflado e os tecidos base que são os lisos nas cores básicas. “Além disso, há muita coisa bonita no plus size e na moda ‘tal mãe, tal filha’ em todos os tamanhos”, salienta a designer e estilista, que se inspira em feiras que participa no setor de moda, revistas, workshops e pesquisas em internet. E as novidades já podem ser vistas em Franca. A grife Joyce Prado traz como tema de sua nova coleção “A Mulher Maravilha”, destacando o empoderamento feminino. “O que deve ter maior procura entre as novidades são os maiôs para todas as idades, calcinhas maiores, as peças ‘tal mãe, tal filha’, saídas de praia, os riples, os tops para adultos e infantil, e o maiô engana-mamãe que promete bombar”, observa. Como se vê, na nova estação há espaço para todos os tamanhos e modelos de biquíni e maiô. Então, crie visuais modernos que vão fazer você estar maravilhosa para curtir a praia ou o clube com a família. e


TENDÊNCIAS EM CORTES E CORES PARA PRIMAVERA/VERÃO REFORÇAM BELEZA FEMININA

|Cabelos

Natural, mas com impacto A

Primavera/Verão 2018 já chegou e com ela, muitas tendências para quem quer apostar em uma mudança nas madeixas. E dessa vez, a dica é ser natural: cores mais neutras, cabelos ao vento e penteados despojados. Tudo isso sem deixar de lado o cuidado e atenção que os fios precisam durante o verão. Entre as cores que chegam com tudo, o cabeleireiro do Ateliê da Beleza, Armando Ferreira Silva cita o marsala, ruivo, louro, platinados e arco-íris. Para quem desejar mudar a aparência e conquistar madeixas com cores revolucionárias, os tons rosa, azul e roxo são as mais requisitadas, confirmando que a tendência do colorido veio mesmo para ficar. E apesar de fazer sucesso entre o público mais jovem, nada impede que todas as mulheres apostem nesse look mais colorido e exótico. Já se a opção for por cabelos loiros – que têm a cara do verão, o destaque vai para o loiro platino, que proporciona um ar de mulher poderosa e sexy. Mas as luzes e mechas continuam sendo outro destaque na nova estação e, quando bem feitas e hidratadas com produtos profissionais, são um arraso para qualquer mulher. Entre as sugestões para a temporada do calor, as luzes californianas – aquelas em que os fios de cabelo das pontas ficam mais claros e os fios da raiz mais escuros – continuam firme e forte; as luzes ombré, cuja intensidade das mechas douradas vão aumentando tom sobre tom, colocadas de forma mais irregular, o que proporciona um aspecto tipo “queimado de sol” também valorizam qualquer tipo de cabelo. “É bom reforçar que cada um faz sua moda de acordo com seu estilo e desejos, não precisa ser como uniforme, não há padrão, mas há tendência”, observa o profissional, que está no mercado há 25 anos, sendo especializado em estética facial e maquiagem.

Armando, do Ateliê da Beleza, revela que procura pelas tendências da nova estação está alta em Franca

Os cortes

Entre tantas opções, em Franca há muita procura por serviços que deixem os cabelos com tons mesclados, pontas coloridas ou tom sobre tom, o que é chamado de marmorização, ombré hair ou outros nomes que variam de acordo com a região e com o profissional, permitindo um visual ímpar. “São feitos trabalhos para iluminar o rosto e destacar a beleza. Cabelos naturais monocromáticos podem variar, usando tom sobre tom com luzes ou somente nas pontas”, explica Armando. Depois dos cabelos mídi, o corte de cabelo do verão 2018 é o blunt cut ou corte reto. Esta tendência une o corte em comprimento Chanel com pontas retas e, além de trazer modernidade, deixa a mulher mais jovial. Outro coringa deste corte é que ele pode ser feito para um cumprimento de acordo com a preferência. “É importante que seja feito um planejamento, pois o mercado tem inúmeras possibilidades e planejar é garantir qualidade e resultado”, diz Armando, que cita outros modelos de corte em

alta: Chanel invertido com a nuca batida e bicos bem desfiadinhos na frente; cortes assimétricos ou ainda cabelos bem longos que vão até a cintura. “Para quem não tem longo, mas o deseja, pode-se obter através do mega hair, que vem crescendo cada dia mais”, diz. Mas não adianta andar na moda e não cuidar dos cabelos. Armando explica que para ter cabelos bonitos, bem tratados e impactantes, é importante procurar um profissional competente, com boa formação e experiência na área. “O profissional cabeleireiro vai orientar, através do visagismo, o melhor caminho para o cliente a fim de atender suas expectativas em relação a cor, corte, comprimento entre outros”, reforça. e

No foco Armando Ferreira Silva – Cabeleireiro, especialista em estética facial e maquiagem Ateliê da Beleza – Telefones (16) 37060070 e 3722-9544

enfoque franca | outubro 2017|43


|Beleza

Luz e cores quentes

PRIMAVERA/VERÃO TRAZ UM EFEITO MAIS NATURAL E SAUDÁVEL PARA A MAQUIAGEM Makes para festa

A

s temperaturas já subiram há tempos e, para acompanhar a nova estação, as tendências em maquiagem para a Primavera/ Verão apontam para muita iluminação e cores quentes. “A cor da vez é o laranja, por isso apostamos em uma pele bem iluminada, trazendo um efeito molhado no rosto”, comenta Paula Cristina, do Paula Boaretto Makeup e Hair. E como a proposta é “quanto mais natural, melhor”, o efeito matte e o contorno ficam de fora desta estação para darem lugar à técnica ‘lipstick as blush’ - batom como blush -, na qual se usa o mesmo tom na boca e nas bochechas – e você pode fazer isso usando o batom mesmo, como se ele fosse um blush cremoso. Já para os olhos, Paula explica que o efeito monocromático, com cores quentes, fará com que a make fique mais leve e divertida, isto é, o delineado, o rímel e o lápis ficarão esperando a próxima estação chegar. “Na boca, o gloss voltou com tudo, o efeito molhado também nos lá-

44| enfoque franca | outubro 2017

Especializadas em maquiagem e penteados, Paula e sua equipe se antecipam às tendências e mostram o que está em alta

bios será o marco nesta estação, que terá cores e muito brilho para realçar mais a beleza que há em cada um de nós”, observa. E para fazer a maquiagem durar mais tempo na temporada do calor, ela diz ser importante estar sempre com a pele bem limpa, usar um bom primer, produtos de boa qualidade e fixadores potentes. “Indico o FIX + da MAC e o Dawy Finish da NIX. Eles potencializarão ainda mais sua make nesta estação que promete muito mais calor”, diz. Há 12 anos à frente do Paula Boaretto Makeup e Hair, Paula é auxiliada pelas profissionais Amanda Araújo, Aline Aguiar e Amanda Karvalho, e estão sempre procurando se atualizar com as novidades e lançamentos do mercado. “Todas as terças-feiras passamos por treinamentos e realizamos pesquisas de tendências para nos destacar no mercado, pois acreditamos que um bom profissional não é aquele que acha que sabe muito, mas aquele que tem a humildade de reconhecer que nada sabe e nunca para de buscar o conhecimento”, salienta.

Com essa bagagem, elas se antecipam aos lançamentos de cada estação, mas garantem que cada cliente possui um perfil. Por isso, é importante conversar sobre seus gostos, a ocasião em questão da maquiagem, a roupa que usará, os acessórios, horário e local do evento. “Todas essas informações são essenciais para compor a make, evidenciando o gosto e a beleza da cliente”, explica Paula. E mesmo na Primavera/Verão, ela diz que para um evento onde a maquiagem pede um ar de impacto, o importante é realçar o que há de bonito em cada pessoa, usando cada detalhe a favor da composição das técnicas: valorizar o olhar, uma boca bonita, uma sobrancelha com o designer elegante, o rosto com traços bem marcados. Paula diz que algumas dicas podem diferenciar uma maquiagem noturna de uma diurna: a composição de cores e texturas usadas, por exemplo. Na diurna, usa-se algo mais leve, investindo em uma make mais natural: batons e sombras de cores claras, base e blush leves. Uma dica interessante é usar o lápis café ou nude na linha d’água ao invés do preto. “Já em uma make noturna pode-se apostar em cores mais fortes, uma pele bem elaborada, olhos marcados, batom de cores quentes, delineador , rímel, cílios postiços, sombras cintilantes e até mesmo glitter, o que aumentam ainda mais o poder deste tipo de make”, completa. e

No foco Paula Cristina Boaretto - Paula Boaretto Makeup e Hair Telefone (16) 3720-3698


enfoque franca | outubro 2017|45


|Pet

Agulhas que salvam e curam ACUPUNTURA VETERINÁRIA SE MOSTRA CADA VEZ MAIS EFICAZ NO TRATAMENTO DE VÁRIAS PATOLOGIAS

C

onhecida dos humanos há milênios é baseada em estímulos de pontos específicos do corpo, que reagem de modo a restabelecer o equilíbrio natural do organismo. Por conta disso, não é de se estranhar que a acupuntura se tornou uma ferramenta eficaz na medicina veterinária. Em Franca, é cada vez maior a procura pela acupuntura veterinária. Os tutores procuram cada vez mais este tratamento para melhorar a qualidade de vida de seus filhotes. “Se comparado com o início de minha carreira, em 2008, que houve um aumento de 100%”, observa a médica veterinária acupunturista da Planeta Bicho Clínica Veterinária, Nelise Costa Junqueira, que completa: “o que acho mais interessante é que mesmo sem a indicação do médico veterinário, os tutores me procuram para saber se o tratamento é conveniente para seu bichinho”. A acupuntura veterinária pode ser usada como tratamento - associado ou não ao tratamento convencional – para qualquer patologia que o animal apresente, mas

46| enfoque franca | outubro 2017

A acupuntura pode ser utilizada para tratar qualquer patologia e, nos casos de dor, se mostra eficaz já na primeira sessão

na região de Franca ela é utilizada mais para enfermidades neurológicas e ortopédicas, como paralisia/ paresia de membros; paralisia de face; artroses; artrites; sequelas de cinomose; displasias de cotovelo; displasias coxo femoral; tendinites; convulsões; analgesia – retirar a dor; dicopatias – problemas de coluna; hérnias de disco; calcificação de disco e pós-operatório de cirurgias ortopédicas. “Utilizamos quatro técnicas: agulhas, agulhas com eletroestimulação, moxa e laser de baixa intensidade. São aplicados em pontos específicos do corpo do animal, dependendo de sua enfermidade”, diz Nelise. A acupuntura pode ser feita em qualquer espécie animal, mas cães, gatos e cavalos são os mais usuais no tratamento. “Mas há exceções, já atendi coelho, por exemplo”, conta.

As vantagens

A duração de cada sessão depende da patologia do animal, mas em média, dura de 30 a 50 minutos. Os resultados dependem do problema do animal, mas se for um quadro de dor, Nelise garante que após a primeira sessão já é possível observar uma melhora. “Já tive casos em que o animal chegou nos braços de seu tutor e saiu andando da clínica. Mas em casos mais severos, como paralisia/paresia de membros, preconizo pelo menos de quatro a cinco sessões para um resultado eficaz”, diz. Apesar de seus vários benefícios, existem algumas contraindicações, como fêmeas gestantes, que segundo Nelise até podem ser submetidas à acupuntura, mas

com muita cautela, pois existem pontos que podem levar ao aborto; patologias infecciosas em fase aguda; e animais muito bravos, agressivos onde nem o tutor consegue contê-los. São várias as vantagens. Além de ser um tratamento natural, que não expõe o animal a substâncias estranhas a seu organismo – e que em muitos casos causam reações adversas ou agravam outros sintomas de determinada doença ou situação, é indolor e muitas vezes relaxante. Que o diga Adriana Cintra, tutora de Dexter, um maltês de nove anos e que há três foi diagnosticado com artrite e artrose. “Para tentar controlar as dores, sempre fizemos uso de analgésicos e anti-inflamatórios, porém, no último ano ele começou a ter fortes efeitos colaterais e decidimos interromper. Partimos para a acupuntura e moxa e foi a melhor decisão! É como se ele tivesse rejuvenescido, está mais ativo, confiante e o melhor, sem dores. Estamos muito felizes por lhe proporcionar conforto e qualidade de vida”, diz Adriana, que afirma que nenhuma medicação havia sido tão eficaz quanto a acupuntura. e

No foco Nelise Costa Junqueira – Médica Veterinária Acupunturista CRMV-SP 20.147 Especializando em Fisiatria, Fisioterapia e Reabilitação Animal – Botucatu Planeta Bicho Clínica Veterinária Fanpage: Planeta Bicho - Clínica Veterinária Telefones (16) 99156-6408 / 3721-8130 E-mail: ne_vet@hotmail.com


|Zen

Muito além de um truque

HIPNOSE SE COMPROVA EFICAZ NO TRATAMENTO DE VÁRIAS PATOLOGIAS E DEPENDÊNCIAS

N

ada de ilusionistas que ganharam fama no circo, com suas cartolas e gestos exagerados. A hipnose vai além de um “truque” e cada vez mais se confirma como uma ferramenta eficaz que auxilia psicólogos, psiquiatras e diferentes especialistas em clínicas e hospitais do país. “A hipnose é uma técnica que conduz o paciente a um estado profundo de relaxamento, passando a ignorar determinados estímulos externos e permitindo que o terapeuta possa trabalhar com sugestões de seu inconsciente sem que este apresente resistência a comandos”, explica a terapeuta Joana D’Arc Ribeiro, da Escola Clínica Spaço Alternativo, que conta com o terapeuta Eduardo Tão para o tratamento com hipnose. Resumindo: a hipnose clínica é um estado alterado de consciência que fica entre o sono e a vigília. Isto porque, durante a sessão hipnótica, o cérebro está em plena atividade. Reações cerebrais desencadeiam a produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem informações através do sistema nervoso, provocando diversas reações orgânicas. “Com isso, não existe um risco associado ao paciente de não conseguir sair desse estado, que é uma preocupação constante por parte dos pacientes quando procuram a técnica”, completa Joana D’Arc. A hipnose pode ser indicada como auxílio terapêutico em distúrbios psíquicos como tiques, fobias, depressão e síndrome do pânico, medo, insegurança, traumas, bem como em casos de vícios - tabagismo, alcoolismo, drogadição, ou problemas de relacionamento, comportamentos indesejados, emagrecimento, tristeza, luto. Tem sua ação comprovada no controle da dor, sendo utilizada por dentistas e em cirurgias. “É aplicada dentro das terapias sistêmicas como meio

a ter comportamentos e sintomas indesejáveis sobre aquilo que deseja solucionar. E apesar de se mostrar bastante eficaz, a hipnose não é indicada para todos. “Pessoas com problemas de concentração, embriagadas, com surtos psicóticos ou com problemas de alucinação, por exemplo, não são indicadas a fazer hipnose convencional, pois nesse estado possuem dificuldades ou nenhuma capacidade de concentração. Fora isso, qualquer pessoa que deseje autoconhecimento e transformação, pode fazer hipnose”, diz Joana D’arc. Cada sessão dura em torno de 1h30, com valor de R$ 200 – podendo variar de acordo com o pacote fechado para o tratamento. “Fazemos uma avaliação da queixa do paciente e sugerimos que ele contrate o mínimo de cinco sessões para trabalhar a questão inicial”, esclarece. e

de acessar informações transgeracionais”, diz a terapeuta, acrescentando ser infinita a quantidade de sintomas que a hipnose pode tratar. “Abordamos a hipnose com um método próprio, ajudando o paciente a buscar em seu inconsciente a ‘causa’, as ‘imagens’ daquilo que lhe causa dificuldade hoje”, diz.

Cresce procura

Justamente por sua ampla atuação e resultados comprovados, a procura pela hipnose tem crescido de forma significativa, uma vez que as pessoas encontram resultados rápidos para questões que lhes afligem por muito tempo. E as questões mais trabalhadas vão desde depressão, síndrome do pânico, problemas de relacionamento a problemas afetivos e financeiros. “A hipnose é uma ferramenta fantástica para os processos de autotransformação”, enfatiza a terapeuta complementar. No Spaço Alternativo não é trabalhada somente a hipnose convencional, onde o paciente é colocado em transe profundo. A clínica desenvolveu uma metodologia própria de auxiliar o paciente a buscar dentro de si, imagens distorcidas que o levam

Joana D’arc Ribeiro e Eduardo Tão conduzem as sessões de hipnose no Spaço Alternativo, muito procuradas pelos francanos

No foco Joana D’arc Ribeiro – Terapeuta especialista em acupuntura, fitoterapia chinesa, hipnose clínica, a terapia mental e constelação familiar Escola Clínica Spaço Alternativo Telefones (16) 3722-5251 e 9.9184-5399

enfoque franca | outubro 2017|47


|Esporte

Acima dos 50 e muito vigor TREINAMENTO FUNCIONAL PARA A MELHOR IDADE TEM BENEFÍCIOS E CONQUISTA FRANCANOS

E

squeça a ideia de que após os 50 anos de idade o máximo de atividade física que você fará será uma caminhada ou hidroginástica. Cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar físico e mental, muitos francanos vêm aderindo a programas específicos para sua faixa etária, condição física, necessidades e objetivos. De olho nisso, o educador físico e personal trainer Thiago Sanches Valerini criou há um ano e meio o Fit+50, programa de atendimento em domicílio com exercícios funcionais para pessoas acima dos 50 anos. Thiago, que está realizando pós-graduação em “Saúde e Envelhecimento da Pessoa Idosa” na Universidade Federal de São Carlos, diz que percebeu que este tipo de serviço era escasso em Franca, apesar de ser indispensável para essas pessoas, já que muitos não se adaptam ao ambiente de uma academia ou não podem se deslocar até esses locais. A Fit+50 trabalha todas as capacidades físicas dos alunos, focando no que for a maior necessidade de cada indivíduo. “As pessoas são diferentes uma das outras, cada organismo reage de uma forma a determinado estímulo aplicado, por isso, é quase impossível que uma aula seja idêntica para pessoas diferentes”, explica. Para tanto, na primeira aula de cada novo aluno é realizada uma anamnese para identificar quais são suas limitações e objetivos, e baseado nisso são elaborando seus treinos. Thiago explica que não podem faltar exercícios de força, essenciais para os idosos, uma vez que ativam a captação de cálcio pelo organismo, fortalecendo os ossos, além de favorecer na contenção do avanço da sarcopenia - diminuição da massa muscular. “Procuramos integrar as capacidades físicas com exercícios que envolvam força e equilíbrio. A maioria dos exercícios

48| enfoque franca | outubro 2017

Thiago diz que a procura por treinamento funcional para pessoas acima de 50 anos cresce em Franca

é “funcional”, ou seja, são exercícios com movimentos similares aos que as pessoas realizam no seu dia a dia”, diz.

Cresce procura

Por conta dessa proposta de atendimento, a procura pelo programa oferecido pela Fit+50 tem aumentado em Franca. Quem procura são idosos que preferem se exercitar em casa por comodidade, por não se adaptarem ao ambiente de uma academia/clínica ou por não poderem ir até esses locais. Thiago possui alunos de 58 a 84 anos. Uma delas é a bibliotecária Imalda Guiraldeli, 71 anos, que acredita que a prática de exercício físico na melhor idade é funda-mental para manter a saúde, o bem-estar em geral, e isto inclui melhores noites de sono, agilidade e a independência, que considera importantes. “Estes foram os maiores ganhos depois que iniciei a prática com Thiago. Além disso, treinar melhora meu humor, disposição, apetite, sono e gratidão pelo dom da vida”, revela Imalda. Ela diz que o exercício tem de ser contínuo, porque na melhor idade demora-se

um pouco mais a obter os ganhos, mas perde-se muito rápido os benefícios obtidos. São vários os benefícios da prática esportiva acima dos 50 anos, inclusive para prevenção de enfermidades. Segundo Thiago, ela retarda e detém a osteoporose, regula a frequência cardíaca, diminui o risco de doenças no coração, reprime a sarcopenia, auxilia no controle do peso, favorece a atividade cerebral, auxilia no combate à depressão, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono e da respiração, aumenta a força muscular, o equilíbrio e a coordenação, desenvolve a consciência corporal, aumenta a autoestima, enfim, é o melhor antídoto que pode existir. “A adaptação é rápida. A vantagem de um personal trainer é esta, pois temos de nos adaptar aos alunos e, assim, tudo flui mais rápido”, afirma. e

No foco Thiago Sanches Valerini – Educador Físico – Fit+50 Cref: 103793-G/SP Telefone (16) 99244-0846 Redes Sociais: @fitmais50 (Instagram e Facebook) Site: www.fitmais50.com.br


enfoque franca | outubro 2017|49


|Economia

Boom das novas barbearias APÓS SEREM QUASE QUE EXTINTAS, ELAS SE RENOVAM E CONQUISTAM NICHO DE MERCADO

o homem pudesse se cuidar, inclusive na parte de estética masculina, onde ele se sinta à vontade para fazer uma massagem, limpeza facial, manicure, podologia. Paralelamente a isso, poder mostrar esse ambiente à família e aos amigos, desfrutando de um moderno pub, do bar, da gostosa gastronomia e até de música ao vivo. “Trata-se então de um espaço para o homem e para a família dele”, reforça o diretor Fernando Solimeo, bastante satisfeito com a receptividade à proposta da casa. Rodrigo é formado pela Barbering London School e hoje atende na Barbearia V.Officer

A

té pouco tempo atrás elas estavam praticamente extintas, mas a moda da barba acabou criando um verdadeiro “boom” e Franca viu surgir várias barbearias nos últimos dois anos. Mas não é só de barba, cabelo e bigode que elas vivem. Cada dia mais especializadas e tematizadas, as barbearias com a proposta vintage se tornaram verdadeiros refúgios masculinos, especializadas em cortes, químicas, barba, tratamentos estéticos e até entretenimento. Um exe m p lo d i s s o é a Domênico Barber Premium, inaugurada no final de junho em Franca. Sob a gestão de Tiziana Ottaviani, Gustavo Ottaviani, Letícia Ottaviani e Fernando Solimeo, ela nasceu para ser um centro de beleza masculina com todo o serviço de barbearia - barba, cabelo, barboterapia, coloração, química nos fios, estética - massagem relaxante, massagem com óleos, massagem com pedras quentes, massagem redução de medidas, peeling, esfoliação facial, drenagem linfática facial, limpeza

50| enfoque franca | outubro 2017

facial e muito mais, depilação, manicure, pedicure, podologia, e todos os tratamentos para o homem se cuidar. Além disso, a Domênico oferece um espaço para o Dia do Noivo, onde ele pode relaxar, curtir o dia com os padrinhos, família e aprontar-se para o casamento. Para completar, ela conta com um pub com cardápio especial de cervejas, cervejas premium, drinks, petiscos e hambúrgueres. Os sócios decidiram criar um espaço onde

Valdir com o seu pai, a quem quis homenagear através do novo espaço no V.Officer

Combo de serviços

Mais do que um corte de cabelo ou uma ajustada na barba, essas novas barbearias vendem um estilo de vida. Dá para perceber isso pela decoração retrô presente na maioria das lojas, ornadas com mobiliário inspirado nas décadas passadas, motocicletas antigas e mesas de sinuca. Na Barber Club, por exemplo, o local foi adequado no melhor estilo Old School, tanto no que diz respeito à decoração do ambiente quanto nos serviços oferecidos, com o uso de navalhas, toalhas quentes e um atendimento totalmente


Wender criou a The Vikings Barbearia, trazendo um novo conceito de barbearia para Franca

Ao lado de sua esposa Regina, Paulo dirige a New Man Barbershop, após se mudar para Franca

personalizado. Quando a Barber Club foi criada a intenção foi de trazer para Franca muito mais que uma barbearia, um local onde o homem pudesse ter seu momento de relaxar, ter uma experiência boa e diferenciada. “Mas o importante era e ainda é cuidar da aparência, trazendo aos clientes as tendências do universo masculino, com cerveja gelada”, comenta Alex William Dias, no mercado há cerca de um ano, após atuar em grandes indústrias do segmento cosmético. Químico industrial de formação, ele sempre trabalhou na área da beleza e enxergou uma grande carência neste mercado voltado ao público masculino. “E me apaixonei pela profissão de barbeiro, pois sinto orgulho de poder realizar essas transformações que ajudam o cliente a se sentir mais seguro e empoderado. Hoje isso me move e inspira”, diz. Além do ambiente decorado de forma minuciosa, Alex também pensou no que poderia oferecer de diferente. Na Barber Club há uma ampla gama de serviços, produtos e tratamen-

tos como variados tipos de cortes e penteados, barboterapia realizada com toalha quente, pigmentação de barba, maquiagem corretiva masculina, realinhamento capilar, dia do noivo, pomadas para modelar o cabelo, produtos para manutenção da barba - shampoo, óleo, balm -, e produto para tratamento, crescimento e fortalecimento da barba. “O homem hoje em dia é muito vaidoso e gosta muito de cuidar da beleza e autoestima. Então, todos os produtos e serviços oferecidos têm uma boa aceitação por esse público”, afirma.

Mercado que cresce

Experiente e afinado com o público feminino, o cabeleireiro e proprietário do V.Officer, Valdir Silva, concorda com Alex. Inclusive, tem visto a clientela

masculina de sua barbearia – instalada dentro do V.Officer – crescer diar iamente. “Os homens estão mais vaidosos e querem serviços de qualidade”, observa Valdir, que decidiu criar esse espaço especial no salão como uma homenagem a seu pai, que é barbeiro até hoje e com quem aprendeu os primeiros passos de sua profissão, aos 11 anos de idade. “Trabalhei com ele até os 20 e poucos anos, aí nasceu o V.Officer. Fui para o São Paulo e conheci esse modelo de salão que é o V.Officer, que já completou 19 anos. Fui para Paris, Londres, Berlim fazer cursos, participei de várias feiras e trouxe o que tinha de melhor pra Franca: um salão moderno, com produtos e serviços de ponta. Hoje temos uma equipe formada por 19 colaboradores”, diz Valdir Silva,

A equipe da The Vikings procura surpreender o cliente, oferecendo o que há de melhor

enfoque franca | outubro 2017|51


Projetada num conceito retro, a Domênico Barber Premium oferece ampla gama de serviços

admirado pela vasta clientela feminina. Atualmente, Franca conta com mais de 30 barbearias espalhadas por diferentes regiões. Mas com uma observação mais de perto, percebe-se nem todas acompanharam as mudanças do mercado e do próprio homem, que hoje está mais exigente e assumidamente mais vaidoso. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anualmente são movimentados cerca de R$ 15 bilhões no setor de cosméticos, dos quais 37% são de produtos para homens. O mercado de beleza brasileiro, antes dominado por consumidoras, agora divide cada vez mais espaço com os ho-

Fernando, Tiziana, Letícia e Gustavo inauguraram este ano a Domênico Barber Premium

mens, mantendo o Brasil entre os três maiores consumidores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

Diferenciais

De olho nesse nicho, Wender Silveira de Far ia cr iou há mais de seis anos a The Vikings Barbearia. No local, além do corte de cabelo – que já conta com penteado incluído, o cliente recebe serviços de barba e bigode com toalha quente e massagem; hidratação, barboterapia, limpeza de pele; química em geral, e para quem quer realmente mudar o visual, realização de tatuagens e aplicação de piercings com horário agendado. “Quis trazer para

Na New Man Barbershop, Paulo Milanez oferece cortes de cabelo do básico até os lançamentos

52| enfoque franca | outubro 2017

Franca um lugar onde o homem pudesse cuidar do seu visual e de quebra, se divertir com os amigos jogando videogame ou sinuca, e tomando uma boa cerveja”, diz Wender, que foi motivado a revolucionar a área de barbearia na cidade. “Via a necessidade das pessoas terem um profissional focado na área masculina e com o tempo nossos clientes não nos procuram apenas para fazer barba, cabelo e bigode, mas chegam na The Vikings para passar o tempo e se distrair”. O motivo é simples: Wender e sua equipe procuram surpreender o cliente, oferecendo o que há de melhor. “Fazemos vários cursos por ano, usamos golas descartáveis que evitam doenças como micoses, utilizamos máquinas e tesouras importadas – algumas nem existem no Brasil – e para completar, ainda ministramos cursos e workshops”, diz. O mesmo acontece na Barbearia V.Officer, que oferece todos os tipos de cortes de cabelo masculino, coloração, ref lexo invertido, podóloga, massagem relaxante, depilação, limpeza de pele e outros. “Para completar, nosso diferencial são os treinamentos pelos quais passamos, nossa forma de atender e o cuidado que temos com o material que é todo descartável”, reforça Valdir, que vê em sua barbearia, que conta com


o profissional Rodrigo Freitas, formado pela Barbering London School de Londres, uma forma de resgatar suas origens. “Tenho muito orgulho de ter começado a trabalhar com meu pai e a barbearia ref lete isso e hoje trouxemos a Franca o que há de mais moderno em termos de serviços e produtos”, completa o profissional.

Sonho realizado

Ele começou a trabalhar como barbeiro aos 16 anos de idade, no quintal da casa de seus pais, em Diadema (SP). De lá para cá, sempre teve o sonho de ser um barbeiro reconhecido, de ter seu próprio negócio, e em Franca ele começou a realizar esses sonhos, após inaugurar a New Man Barbershop. “No início foi um desafio, pois ninguém conhecia meu trabalho em Franca. Mas graças a Deus nossa proposta de trabalho tem sido muito bem aceita e a resposta dos clientes muito positiva”, observa Paulo Milanez. E não é por menos. Na New Man Barbershop, Paulo oferece cortes de cabelo desde o mais básico até os lançamentos, como undercut, razor part, degradê e outros; barba e barboterapia, onde trabalha o pelo e pele do cliente enquanto ele relaxa; relaxamento e plás-

Alex William Dias, da Barber Club, diz que o homem é vaidoso e gosta de cuidar da beleza

Moda das barbas caiu no gosto dos francanos, que fazem questão do atendimento diferenciado

tica de fios e hidratação. Para completar, possui uma linha de pomadas modeladoras, tradicional e pigmentada, gel para barbear e óleo para hidratação e fortalecimento da barba. “Também temos um tratamento para crescimento de cabelo e barba, a base de minoxidil, fósforo, vitamina A e C, e queratina, exclusivo da New Man”, diz. Não bastasse tudo isso, Paulo quis diferenciar sua barbearia e para isso, oferece aos clientes wi-fi gratuito, Xbox 360 com mais de 10 jogos disponíveis, sofás com tomadas para recarregarem a bateria de seu celular, tablet ou notebook, além de uma geladeira com opção de cerveja, refrigerante e água.

Serviços acessíveis

E engana-se quem pensa que para usufruir de um ambiente descolado, boa música, serviços diferenciados e de qualidade, além de cerveja gelada e entretenimento, é preciso pagar muito. Num momento em que o segmento de serviço se adapta à crise econômica, a primeira atenção do empresário é justamente oferecer mais e melhor pelo menor preço encontrado em estabelecimentos do mesmo nível. Os serviços mais procurados em Franca variam entre R$ 15 e R$ 60 e é cada vez maior o número de homens que se rende a eles – e são de todas as idades, classes econômicas e profissões. Até os clientes que tinham deixado as barbearias em troca dos salões, estão voltando às raízes. Exigentes e abertos a procedimentos que prometem não apenas beleza, mas bem-estar, eles chegam a investir mais de R$ 100 por mês nas barbearias. O público vem se transformando e inovando a cada dia que passa, porém não é um público fácil de ser conquistado, pois são bastante exigentes quanto à sua aparência. “Acredito que só terá sucesso nessa área a barbearia que se adequar a essa nova realidade, ou seja, antes de investir no estabelecimento, investir no serviço entregue ao cliente”, enfatiza Alex. e enfoque franca | outubro 2017|53


|Relacionamento

O que eles querem delas?

DIFERENTE DO QUE SE IMAGINA, QUANDO DESEJAM SE RELACIONAR, OS HOMENS NÃO SE FOCAM SÓ NA ESTÉTICA

É

comum que mulheres solteiras - e que estejam procurando um parceiro - se perguntem o que os homens buscam em uma companheira. Será que na hora de entrar em um relacionamento eles buscam apenas mulheres que estejam “com tudo em cima” em termos de aparência ou prestam mais atenção em questões como inteligência e autoconfiança? Segundo um estudo realizado pelo biólogo David Bainbridge, da Universidade de Cambridge, um homem quando procura alguém para partilhar a vida e ter filhos, valoriza mais a inteligência de uma mulher do que as suas pernas. Depois vêm o humor, confiança e amabilidade. Com 40 anos e após dois casamentos e um relacionamento com direito a noivado em dois meses, o consultor de TI, Cristian de Carvalho Cabral diz ser precavido quando se fala em relacionamento, mas admite que o primeiro passo começa com a atração física. “Com o tempo, é possível decifrar quais os objetivos da pessoa e se estes são semelhantes aos meus; quais seus valores e prioridades; sua busca profissional e independência; e se sabe mesclar seus deveres e diversões”, observa. Cristian faz parte de uma parcela de homens – ao contrário do que muitas mulheres acreditam – que espera encontrar uma mulher especial para viver uma relação considerada ideal. “Estou há um ano sem viver um relacionamento sério e creio que o verdadeiro encontro, ao tempo de Deus, um dia acontecerá e apenas peço que Ele me permita ter sabedoria para saber

54| enfoque franca | outubro 2017

que naquela, sim, devo investir”, comenta o consultor de TI, que gosta de romance e se define “à moda antiga”. Segundo a psicóloga Ester Gomide de Souza, uma das dificuldades dos relacionamentos é que, ao mesmo tempo em que as mulheres avançam profissionalmente, elas também passaram a conquistar e não esperam ser conquistadas. “Muitas estão perdidas, alcançaram um espaço que não estão sabendo manejar. E há um paradoxo: elas adotaram um padrão masculino de paquera, mas ao mesmo tempo querem se casar”, compara, acrescentando que, dentro desse contexto, o homem, por sua vez, cria uma certa desconfiança e insegurança com tudo isso. Que o diga Cristian, que após “voltar ao mercado” depois de 16 anos, se assustou com a postura feminina. “Hoje entendo essa nova forma, já que elas têm o direito de tomar a iniciativa e isso não significa sexo fácil quando a mulher é madura, independe da idade”, diz.

Simples e nem tão fácil

Ester define a busca masculina como simples. “A senha de acesso deles são os olhos. Ou seja, a atração visual. Eles têm um estereótipo que os atrai. Depois do perfil físico, ele vai ver os objetivos de vida dela,

se ela lhe traz segurança, antes mesmo do envolvimento emocional”, diz. A psicóloga completa: “já para as mulheres, a senha é o ouvido. Elas precisam ouvir as coisas que têm relação com elas. Elas param e se preparam para encontrar o alguém. Já eles entram em um turbilhão de oportunidades e é uma única mulher que vai pará-los”, compara. Mas porque essa conta não fecha? “São os desencontros que a vida proporciona, pois após uma desilusão, tanto o homem quanto a mulher se reservam por um período, alguns saem “passando o rodo” outros se retraem e passam curtir a vida de forma mais policiada. Neste momento surgem os desencontros, pois as pessoas se conhecem em realidades de buscas diferentes”, pondera Cristian, que se espelha na relação de 41 anos de seus pais. Ele espera encontrar uma mulher capaz de respeitá-lo com seus defeitos e qualidades, e que as diferenças de berço e educação sejam algo que agregue, que possam caminhar lado a lado e sempre que um fraquejar o outro seja capaz de assumir as rédeas e jamais deixar de serem bons amigos. No final de suas vidas, que eles possam olhar um para o outro e dizer: valeu a pena viver todo esse tempo ao teu lado. e

Aos 40 anos e após dois casamentos, Cristian sonha encontrar uma mulher especial para viver uma relação sólida, duradoura e feliz


|Comportamento

O luto nas redes sociais

MORTE DEIXOU DE SER TABU E CADA VEZ MAIS PESSOAS COMPARTILHAM SUAS PERDAS NA INTERNET

A Kenia diz que o enlutado encontra nas redes sociais o reconhecimento de seu luto e consegue passar pelo processo de forma mais rápida

s redes sociais não trouxeram apenas maior interatividade entre aqueles que estão distantes fisicamente. Perfis no Facebook, Twitter e afins estão tão íntimos do dia a dia que se tornaram refúgios para o luto trazido pela distância da morte. E, com eles, as formas de lidar com essa dor também se transformaram. Sociólogas da Universidade de Washington estudaram a maneira como os usuários interagem nas redes sociais com os perfis de pessoas que já morreram. Elas concluíram que essas plataformas ampliaram os círculos em que o luto transcorre, criando um espaço antes inexistente, no qual ocorre um debate entre pessoas

que nem conhecem o falecido. Para a psicóloga Kenia Granado Oliveira, esse fenômeno pode ser considerado normal, uma vez que, permanentemente conectadas partilhando sentimentos, momentos e fotografias, é natural que as pessoas compartilhem a perda, seja de um ente querido ou um animal de estimação. “Expressar a dor nesta plataforma digital permite ao usuário receber mensagens de apoio em um momento tão delicado. No entanto, essa nova representação do luto não torna as condolências menos sinceras, porém distancia o calor transmitido quando ditas pessoalmente”, diz.

Lidando com a morte

Segundo ela, a morte de um ente querido provoca sentimentos distintos como raiva, tristeza, isolamento, dentre outras emoções que são vivenciadas de maneira singular por cada pessoa. “A sociedade cobra uma vivência do sentimento de perda cada vez mais rápida, dificultando a elaboração do luto, que certamente passa por fases como a negação, raiva, barganha, depressão e por último, a aceitação. Essas fases demandam um tempo de elaboração até a fase de aceitação”, pondera Kenia, que completa: “neste processo é cada vez mais comum observarmos a utilização da internet. Por isso o ambiente virtual vem sendo estudado para tentar compreender os desejos e sentimentos das pessoas”.

Isso ocorre porque, na busca de reunir forças para superar o sofrimento da sua perda, o enlutado utiliza-se da internet e encontra o reconhecimento do seu luto nas interações online. Isso não significa que a dor é menor ou que a internet faz bem a todos os enlutados, mas pode atenuar a dor e ajudar na elaboração do sofrimento causado pela perda. Depende do uso e do significado que o usuário dá ao mundo virtual. “Hoje vemos que as redes sociais são usadas como ferramenta para compartilhar o luto através de grupos ou comunidades que passam por um mesmo momento, dividindo assim a dor, na tentativa de suporte e conforto uns aos outros e muitas vezes recebendo comentários, elogios, palavras de solidariedade”, comenta. Kenia é enfática ao afirmar que, quando a fase do luto se prolonga e existe a dificuldade em lidar com a realidade, é importante buscar ajuda psicológica para superar e lidar com a dor, como também estar perto das pessoas queridas pode ser uma maneira de passar por esse processo de forma mais saudável, superando a perda e seguindo em frente. e

No foco Kenia Granado Oliveira Psicóloga especialista em clínica de criança, adolescente e adulto CRP: 06/116640 Telefone (16) 9.9117-2364

enfoque franca | outubro 2017|55


|Comportamento

O novo perfil dos solteiros BEM-SUCEDIDOS E INTERESSANTES, ELES ESTÃO MAIS EXIGENTES PARA MUDAR DE STATUS

E

les têm seu próprio dia: 15 de agosto. E muitos fizeram questão de comemorá-lo do melhor jeito: com muita festa. Hoje, os solteiros são mais de 94 milhões, entre homens e mulheres, em todo o Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. Desquitados, divorciados e viúvos, que também podem ser incluídos neste perfil, representam mais de 20 milhões de pessoas no país. Em Franca, eles somam 43,4% da população, segundo o último censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diante do crescente número de solteiros, a agência de casamentos Par Ideal realizou uma pesquisa que comprovou uma tendência: os brasileiros estão se casando mais tarde por diversos motivos, mas principalmente por priorizar uma estabilidade profissional e também por uma exigência maior pelo nível do futuro parceiro. Sheila Rigler, proprietária da agência, explica que o perfil do solteiro mudou. Eles são bonitos, bem sucedidos e resolvidos, e casam-se mais tarde do que antigamente. Resolvem primeiro as suas vidas e objetivos próprios para depois buscar a alma gêmea. “Mas quando chega a hora de procurar o parceiro sabem exatamente o perfil que desejam”, explica. A servidora pública Melina Pontes, 33 anos, confirma. Ela buscou conquistar primeiro o seu objetivo de vida profissional, investindo na sua profissão. Além disso, seu nível de exigência para relacionamento também é alto. “Se aparecer alguém por quem me interesse, ótimo, mas o casamento não é o foco da minha vida”, explica.

56| enfoque franca | outubro 2017

Melina buscou sua realização profissional para depois focar na busca do parceiro ideal: “confesso que meu nível de exigência é alto”

Quanto ao perfil do possível pretendente, Melina é objetiva: “Tem que ser inteligente, maduro, divertido, bem resolvido profissionalmente, que queira constituir família. Se souber cozinhar e adorar lavar a louça seria meu homem perfeito!”, complementa.

Eles também querem

Na hora “certa”, os homens também buscam o amor duradouro. O representante comercial Eduardo Luiz Macedo, 36 anos, já foi casado por cinco anos e agora, separado, busca um novo relacionamento. “Eu acredito muito no casamento e no amor, que entre duas pessoas pode prosperar e se solidificar com o compromisso”, ressalta. Sheila conta que muitas pessoas não querem se expor na noite e em sites de relacio-

namentos e, por isso, procuram uma agência de casamentos com credibilidade para buscar relacionamentos sérios. “Quando as pessoas se cadastram ficam impressionadas como temos opções de parceiros com boa aparência física, bem resolvidos profissionalmente e de bem com a vida”, esclarece a empresária. Mas se por um lado há quem ainda não decidiu recorrer às agências, existem tantos outros que lançaram a sorte aos aplicativos e sites de relacionamentos. É o caso de Eduardo Luiz, que desde o início do ano vem tentando conhecer aquela que fará seu coração bater mais forte. “Encontrei muita gente bacana nos últimos meses, algumas até que se tornaram amigas, mas ninguém que me fizesse desejar alterar meu status atual”, diz esperançoso. e


enfoque franca | outubro 2017|57


|Jovens

Quando o emocional não vai bem

CRESCE INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMO DEPRESSÃO ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS

D

epressão, ansiedade, fobia social, hiperatividade. As palavras cada vez mais comuns para definir sintomas vistos com frequência entre os adultos, agora também fazem parte da realidade de muitos jovens. É o que diz uma pesquisa realizada pelo RSPM - Royal Society for Public Health, que verificou o aumento de 70% dos casos de depressão e ansiedade em jovens de 12 e 25 anos. Para a psicóloga Maria Eugênia A. Biondi, da Clínica Amplitude, isso ocorre porque a adolescência é uma fase onde os jovens se deparam com uma série de mudanças e conflitos, bem como a transição para a fase adulta. Nesse período, parte desses conflitos acaba se expressando por meio de alguns sintomas, e não necessariamente preenchem algum critério diagnóstico. “O que ocorre em alguns casos é a desvalorização dos sintomas ‘emocionais’, por exemplo, quando estamos com dor na barriga, febre, dor na cabeça, etc, imediatamente vamos ao primeiro posto de saúde com o objetivo de tratar aquela dor, certo? E agora o que acontece quando apresentamos sintomas de doenças de origem emocional? Deixamos pra lá, ou julgamos que é bobeira, ou dizemos que logo vai passar”, pondera ela, que completa: “o fato de não tratarmos as questões relacionadas à Saúde Mental como algo sério, acabamos colaborando nos resultados de pesquisas como essas, ou seja, sintomas não tratados evoluindo para quadros clínicos mais graves”.

58| enfoque franca | outubro 2017

Maria Eugênia diz que sintomas não tratados evoluem para quadros clínicos mais graves

Os mais comuns

Entre os transtornos mentais mais comuns nessa faixa etária, Maria Eugênia cita depressão, transtorno de ansiedade e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O primeiro tem como sintomas o isolamento social, apatia, alterações no sono e/ou no apetite, alterações de humor, dificuldade de concentração, ideação suicida, abuso de substâncias como álcool e drogas e outros; já os sintomas do TDAH são agitação, impulsividade, dificuldade em manter a atenção, se distraem com facilidade, são mais “esquecidos”, tem dificuldade de organizar e planejar aquilo que precisam fazer, em alguns casos baixo desempenho escolar; e a ansiedade se mostra através da preocupação excessiva com o futuro, pensamento acelerado, comportamento compulsivo, procrastina-ção de tarefas, agitação motora, náuseas e diarreia, sudorese, tensão muscular, etc. “É importante dizer que esses são alguns sintomas e cada caso precisa ser analisado. A presença de um ou dois sintomas não significa que o adolescente se enquadra dentro do transtorno”, salienta. E diferente do que muita gente

pensa, é possível, sim, identificar os sinais de que algo não vai bem com o jovem. Apesar disso, ela admite que em Franca é preciso ter espaços de prevenção e mais acesso à informação sobre essas doenças. “Ainda vivemos em Franca uma cultura de remediação, ou seja, quando os pacientes chegam até nós, profissionais da área o quadro clinico já está um estágio avançado”, comenta Maria Eugênia sobre a importância dos pais estarem sempre atentos a qualquer mudança de comportamento e na dúvida conversar com o adolescente. “Entender a situação ajuda muito na forma de como conduzir o caso”, orienta a psicóloga, que nos casos confirmados de transtornos mentais e emocionais, recomenda acompanhamento psiquiátrico, terapia psicológica, acompanhamento familiar, atividade física e, quando necessário, uso de medicação. e

No foco Maria Eugênia A. Biondi - Psicóloga CRP 06/121454 Amplitude Clínica de Psicologia Telefone (16) 3012-6512


|Filhos

Educando o paladar dos pequenos CRESCE NÚMERO DE CRIANÇAS OBESAS E PARA CONTER AVANÇO, HÁBITOS DEVEM MUDAR EM CASA

O

Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, divulgado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta que 25,5% dos adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos estão com excesso de peso. Em relação aos hábitos na infância, a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde mostra que 60,8% das crianças menores de dois anos já comem bolachas recheadas. E a culpa dessa situação está em casa. “Os pais são os ‘educadores nutricionais’, isto é, é através dos exemplos e hábitos alimentares paternos que a criança desenvolve os seus próprios hábitos”, destaca a nutricionista Bruna Nazar Melo, responsável pelo Método 5s Kids da Clínica Daniela Salgado. Segundo ela, é impossível uma criança manter uma alimentação de qualidade se em sua casa os pais consomem alta quantidade de alimentos industrializados, carregados de gordura, sódio e açúcar. Por isso, ela diz que desde a barriga, a saúde do bebê pode ser modulada de acordo com a alimentação da mãe, tanto pré, durante quanto pós-gestação. “A partir dos seis meses de idade inicia-se a introdução de alimentos, sendo um momento que exige atenção, cuidado e paciência para que a criança comece a adquirir hábitos saudáveis e tenham uma alimentação de qualidade, fornecendo todos os nutrientes que ela precisa para

continuar seu desenvolvimento”, esclarece Bruna. Mas se isso não for possível durante a gestação, não é preciso se preocupar. Sempre é tempo de mudar esse cenário e ajudar na formação do paladar das crianças. Para tanto, os pais devem mudar a rotina de toda a família, retirando das compras produtos como enlatados, industrializados, refrigerantes, açúcares, e ofertando diariamente alimentos qualitativos, como carnes magras, ovos, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais. É muito mais fácil cuidar da alimentação infantil desde o início. “Porém, quando a má alimentação já se enraizou e a criança tem dificuldade de mudar e incorporar novos hábitos, é primordial a busca pelo auxílio multidisciplinar com pediatra, nutricionista e psicólogo, tornando esse caminho mais eficaz para os pais”, diz Bruna.

Planejamento

E se a desculpa é a falta de tempo, Bruna diz que organização é a palavra de ordem. “Pode-se tirar um dia da semana para compras de feira, higienização dos alimentos e até mesmo divisão de alguns alimentos, sem contar que planejar o cardápio das principais refeições é uma ótima ideia”, sugere a nutricionista, acrescentando que essa organização facilita o acesso da criança aos alimentos e auxilia para que tenha sempre pronta a alimentação de qualidade, inclusive

Bruna explica que, com a formação do paladar da criança, é importante a introdução de alimentos saudáveis

para os lanches do colégio. Para completar, envolva as crianças no planejamento das refeições e preparação dos pratos. Questione, por exemplo: “você quer cenoura e beterraba ou alface e tomate?”, “hoje faremos suco de manga ou de mamão?”, “prefere macarrão com brócolis ou frango com legumes?”. “Observamos que a dificuldade na mudança de hábitos tem o mesmo grau para ambos, pois exige esforço, disciplina e, principalmente, conscientização”, observa Bruna. Confira algumas trocas alimentares saudáveis: • Trocar açúcar refinado por açúcar mascavo ou demerara. • Sorvete por banana congelada batida. • Pipoca de micro-ondas por pipoca de panela. • Sucos de caixinha por água saborizada. • Queijo amarelo por queijo branco. • Sobremesa tradicional hipercalórica por salada de frutas. • Bolachas recheadas por biscoitos integrais. • Pão branco por pão integral. e

No foco Bruna Nazar Melo, nutricionista responsável pelo Método 5s Kids da Clínica Daniela Salgado CRN 32079 Contatos: (16) 9.9294-9758 e e-mail: brunazar.m@gmail.com

enfoque franca | outubro 2017|59


|Empreendedorismo

João Doria sentiu-se à vontade durante a palestra de abertura do Congresso Acif

Congresso da ACIF reúne cerca de duas mil pessoas

Fotos: Ednei Campos e Wilker Maia

F

JOÃO DORIA PARTICIPOU DA ABERTURA DO EVENTO, QUE TEVE AINDA JULIANO SEABRA, DIRETOR DA ENDEAVOR

oi com grande empolgação que o empresário e prefeito de São Paulo, João Doria, foi recebido pelas mais de 1,5 mil pessoas que participaram do 1º dia do “4º Congresso ACIF: Construindo Novos Tempos”, em 25 de setembro. Convidado para falar sobre os desafios encontrados na gestão pública e o aproveitamento de sua experiência no setor privado na condução da prefeitura da cidade mais populosa do Brasil, Doria aproveitou a oportunidade para compartilhar as impressões que teve de Franca. “Cumpr i uma boa agenda nesta progressista cidade de Franca e já tive valiosos aprendizados. Percebi grandes incentivos à realização das duas maiores e mais importantes feiras calçadistas do Brasil e da América Latina: a Couromoda e a Francal”, afirmou Doria.

60| enfoque franca | outubro 2017

Antes de chegar ao evento, ele se reuniu com trabalhadores de uma indústria de calçados local, com quem almoçou, e com outros representantes da categoria na sede do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca). Durante o Congresso, o

prefeito ainda foi homenageado com o “Título de Cidadania Calçadista”, empregado há quatro anos pelo município a empresários, autoridades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento e divulgação da Cidade do Calçado. Em 1985, quando presidiu a Paulistur/

O Sindifranca entregou ao prefeito de São Paulo o Título de Cidadania Calçadista


Acelera, pessoal.” Sua despedida se deu ao som da trilha que embalou as conquistas do piloto Ayrton Senna.

Palestra e música

O maior dos Congressos da ACIF teve palestras para todos os segmentos econômicos

Anhembi, Doria foi decisivo na mudança da Couromoda do Rio de Janeiro para São Paulo.

Passado trabalhador

De posse do microfone, o prefeito relembrou seu passado trabalhador, sua ascensão e sua entrada na vida política. “Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade, ganhando um salário mínimo”, contou. “Sempre gostei de política, mas me mantive no setor privado sem me envolver. Fui sair de minha zona de conforto do sucesso financeiro obtido para ajudar, tomando a decisão de concorrer ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo”. Quebrando protocolos e se sentindo à vontade em meio às respostas positivas do público - como aplausos, assobios e palavras de apoio -, Doria desistiu do palco e passou a caminhar em meio à plateia. Posou para fotos, deixou-se ser filmado e prosseguiu com seu discurso. Houve espaço para motivação empresarial e duras críticas ao PT (Partido dos Trabalhadores), de quem herdou a prefeitura de São Paulo. O evento ocorreu de forma pacífica, mas com grande assédio ao convidado que, em dado momento, subiu em um

banco, junto à plateia, para ser ovacionado. “Devemos continuar amando o Brasil mesmo com todos os problemas que nós temos. Façam, se organizem, se mobilizem, não aceitem provocações, não briguem, mas defendam o debate pelo Brasil”, afirmou. “Coloquem esse sentimento de amor ao país no coração e na palavra de vocês. Lutem pelas boas causas e por aquilo que vocês acreditam. E vocês podem ter certeza: eu vou estar ao lado de cada brasileiro que queira lutar pelo país e, para isso, não preciso ser candidato.

A interação com os presentes foi um dos pontos fortes do evento realizado pela ACIF

O Congresso teve continuidade à noite, com uma palestra sobre empreendedorismo com o diretor geral da Endeavor, Juliano Seabra. Formado em relações internacionais, Seabra já liderou projetos de educação empreendedora no Senac São Paulo e participou de fóruns internacionais da Organização das Nações Unidas. A noite contou ainda com uma apresentação musical do Ensemble Vocal OSF (Orquestra Sinfônica de Franca), conduzido pelo maestro Nazir Bittar, que entoou canções de MPB e clássicos internacionais. Com temas variados, ligados à tecnologia, e-commerce, seleção de profissionais, bem como análise de perfil dos clientes e oportunidades de mercado, o segundo dia do “4º Congresso Empresarial ACIF: Construindo Novos Tempos” também foi intenso. Houve painéis temáticos que abordaram como focos centrais o “Comércio”, a “Indústria”, os “Serviços” e o “Empreendedorismo Feminino”. Mais de 300 pessoas estiveram presentes. “A participação do público

enfoque franca | outubro 2017|61


enriqueceu o evento. Os empresários se mostraram interessados e bem informados a respeito das demandas de mercado. Certamente, os reflexos deste encontro serão levados de forma positiva para o ambiente corporativo dos participantes”, afirmou o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Dorival Mourão Filho.

Participantes

Para os empresários participantes, o Congresso conseguiu alcançar seu objetivo de oferecer ferramentas capazes de fomentar negócios. “Gostei desta junção de convidados, que falaram sobre diferentes temas, como vendas online e empreendedorismo, porque trazem soluções aplicáveis ao nosso negócio”, afirmou a empresária do ramo de confecções, Luciene Aline Rodrigues. “Houve uma orientação, sobre entregas de compras online, que eu repassei à minha equipe e que passamos a aplicar a partir do intervalo que tivemos durante o almoço. Algo super simples, mas que faz toda a diferença na fidelização de nossos clientes”, completou. Participaram do evento: a analista de R H da Ouro

62| enfoque franca | outubro 2017

Informalidade e a coloquialidade foram pontos fortes durante a palestra de João Doria

Fino, Patrícia Lima; gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Betta Tecnologia S/A, Wesley Bonini; o diretor de operações da Calçados Online, do Grupo Gurgel Mix, Thiago Gurgel; a diretora comercial executiva da Boa Vista Serviços, Roseli Garcia; o diretor de Vendas Varejo da Algar Telecom, Márcio de Jesus; o diretor da cervejaria artesanal Guilda GV, Walter Soares; a consultora empresarial, Fádua Sleiman; o pró-reitor de pesquisa e pós-gra-

Apresentação do Ensemble Vocal OSF (Orquestra Sinfônica de Franca), conduzido pelo maestro Nazir Bittar

duação do Uni-Facef (Centro Universitário de Franca), Sílvio Carvalho; o CEO da Sevna Startups; o fundador da Carmen Steffens além dos palestrantes Felipe Carvalho, Matheus Pereira e Regina Pavanello. “Convidamos palestrantes capazes de propor discussões pertinentes à realidade de nosso associado, objetivando a busca por soluções coletivas aos desafios que a economia tem imposto ao setor empresarial”, afirmou Mourão. e


enfoque franca | outubro 2017|63


|Mulher

Elas conquistam espaços DE OLHO NO MERCADO DE TRABALHO, MULHERES INVESTEM EM APRIMORAMENTO Patrícia criou seu próprio negócio aos 38 anos e hoje integra o Conselho da Mulher Empreendedora

D

etalhistas, comprometidas e, acima de tudo, organizadas. Essas são características das mulheres que, até poucas décadas, não tinham direito ao voto nem acesso à educação formal e encontravam um mercado profissional dedicado somente aos homens. Mas isso mudou, e hoje elas conquistam cada vez mais espaços significativos no ambiente corporativo. Quem comprova esse avanço é o levantamento do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016, que permitem acompanhar o comportamento de empregos no Brasil, seja masculino ou feminino. A pesquisa, de amplitude nacional, mostra que nos últimos 50 anos as mulheres têm deixado de atuar apenas no ambiente residencial para também se lançarem profissionalmente. Segundo o levantamento, em 2007, a classe feminina representava 40,8% do mercado formal de trabalho. Em 201 elas já ocupavam 44% das vagas. A tendência a partir de agora é esta participação estabilizar em

64| enfoque franca | outubro 2017

proporções iguais. Maria Paula Vilela, 37 anos, é um dos exemplos de mulheres que conquistou um espaço relevante no cenário profissional. Proprietária do Spa Bella Vilela há três anos em Franca, não teve medo de encarar os desafios de ser uma empreendedora. Considerando a vaidade inerente ao público feminino, ela apostou sua carreira nesse segmento. O primeiro passo

Sem medo de encarar os desafios, Maria Paula dirige há três anos o Spa Bella Vilela

foi se qualificar profissionalmente e conhecer a fundo as práticas do setor. “Agora, é no estabelecimento que capitalizo melhores condições de vida à minha família”, diz. Cláudia Gratão, coordenadora de cursos do Senac Franca, é enfática ao pontuar que para abrir o próprio negócio, é imprescindível dominar conteúdos e técnicas da área que irá gerir. “São essas competências bem desenvolvidas que garantem processos assertivos, aumentam o tempo de vida dos comércios e os mantêm rentáveis”, diz ela. Sabendo disso, Maria Paula não pensou duas vezes antes de apostar no seu aprimoramento profissional, diante das perspectivas de sucesso. Trabalhando como secretária, ela fez os cursos técnicos em Massoterapia e Estética no Senac para possibilitar a criação do seu spa. “Sem o conhecimento do setor não teria chances de mudar de carreira e aumentar meu lucro mensal em até 30%”, afirma a empresária.

Ascensão profissional

Partilhando do mesmo pen-


O gerente do Senac Franca, Leandro reconhece o crescente número de mulheres que investe nisso

samento, Patrícia Scott abriu seu próprio negócio de beleza aos 38 anos, após apostar na educação profissional. Somando 10 anos de atuação como auxiliar administrativa em uma empresa de componentes para calçados, o investimento em cursos técnicos significou novas chances no universo do trabalho e a inserção em uma carreira que a motiva. Logo que finalizou os cursos técnicos no ramo de estética e bem-estar conseguiu trabalho em uma clínica, onde pode colocar em práticas os ensinamentos absorvidos em sala de aula, que nortearam suas escolhas. “Depois, em 2012, com a trajetória de sucesso, investi na compra do local e, hoje, sou eu quem administra tudo”, ressalta satisfeita com a guinada que deu em sua vida. Em sua caminhada promissora e de destaque, Patrícia ainda faz parte do Conselho da Mulher Empreendedora (CME), liderado por Christina Buraneli e apadrinhado por Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, que tem como objetivo mostrar o poder do público feminino. As

mulheres têm capacidade para liderar qualquer emprego, basta ter coragem, uma boa qualificação e persistir. “Foi isso que eu fiz e faço parte do grupo para incentivar a classe feminina a lutar por bons espaços no mercado”, frisa a empreendedora, encarando com otimismo a sua nova fase.

Constante evolução

A crescente presença do público feminino em cursos livres -

Cláudia diz que para abrir o próprio negócio é imprescindível dominar conteúdos e técnicas

de curta duração - e técnicos é um dos indicadores da evolução da mulher no universo do trabalho. “O conhecimento traz autonomia e deixa os candidatos do mundo corporativo em igualdade, promovendo uma ‘luta’ justa por promoções nos empregos”, diz a coordenadora de cursos do Senac Franca. Na instituição, somente em 2016, 51% dos alunos em cursos técnicos eram mulheres. Entre 2014 e o primeiro semestre 2017, mais de duas mil mulheres concluíram cursos da modalidade na instituição, em áreas como beleza e estética, tecnologia da informação, gestão e negócios e segurança e saúde no trabalho. “Os números revelam que a qualificação é fundamental para qualquer área e as mulheres estão investindo em conhecimento prático e teórico para conseguir sucesso, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional”, destaca Leandro D’Arco, gerente do Senac Franca. Para comemorar o avanço e os espaços das mulheres na sociedade, instituiu 26 de agosto para lembrar e celebrar o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data foi instituída para conscientizar a população e mostrar que esse público se faz presente de maneira cada vez mais marcante no cenário profissional. e

enfoque franca | outubro 2017|65


|fraseado

Quando me casei descobri o que era ser feliz. Mas aí já era tarde demais.

Há pessoas tão chatas que nos fazem perder um dia em cinco minutos. JULES RENARD

EPICURO

Na antiguidade, os sacrifícios eram feitos no altar. Hoje, continuam sendo.

TOM JOBIM

Quer conhecer a tua namorada... casa. Quer conhecer a tua mulher... separa. TIM MAIA

Não chore pelas coisas terem terminado. Sorria porque elas existiram. LUIZ BOUDAKIAN

Não estrague aquilo que você tem, desejando o que não tem. Lembre-se de que o que você agora possui um dia já esteve entre as coisas com relação às quais você só tinha esperança. Não devo dizer que estou procurando no futuro levar uma vida normal, porque não sei exatamente o que normal quer dizer.

HELEN ROWLAND

Melhor do que combater uma desgraça, às vezes, é tentar viver bem com ela.

MARTINA NAVRATILOVA

M. MAETERLINCK

Não se case por dinheiro. Há empréstimos bem mais baratos.

Maravilhas nunca faltam ao mundo; o que falta é a capacidade de senti-las.

MARTHA SUPLICY

ANÔNIMO

Nunca reze suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes. PHILIPS BROOKS

Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher o que plantamos. PROVÉRBIO CHINÊS

No casamento, o primeiro ano é o mais difícil. Os restantes são impossíveis. FÁBIO JÚNIOR

Eu achei que estava errado uma vez, mas estava errado.

Que me odeiem, contanto que me temam.

LEE IACOCCA

CÍCERO

O ruído faz pouco bem, o bem faz pouco ruído. SÃO FRANCISCO DE SALES

Se você quer que as coisas permaneçam como estão, as coisas precisam mudar. GIUSEPPE DI LAMPEDUSA

Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro.

Ser político é ser amigo o suficiente para poder romper, e inimigo não mais que suficiente para poder reatar.

MARY ANN

O mais nobre de todos os cachorros é o cachorro-quente: ele alimenta a mão de quem morde. LAWRENCE PETER

Às vezes eu tento ser modesto. Mas aí começam a me faltar argumentos. MUHAMMAD ALI

ADHEMAR DE BARROS




Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.