Nossa Força | 30ª edição

Page 1

ANO 5 – Nº 30 – julho a setembro de 2016

Colaboradores com 30 anos de Rudder ajudaram no crescimento da empresa

Nossa história faz a nossa força A maioria dos profissionais costuma permanecer mais tempo em seu local de trabalho do que em casa. Com o contato diário, os colegas e a empresa passam a ser uma segunda família. E, quando esse convívio se estende por longos anos, a identificação é ainda maior. No grupo Rudder, há exemplos de vários colaboradores que vestiram a camisa há bastante tempo e nunca mais trocaram. São eles: os vigilantes Luis Bernardi (36 anos de empresa), Paulo Renato da Costa (33 anos), Dilton Soares Machado (31 anos), Osmar Camargo Vaz (31 anos) e Sérgio Carlos Verdum Carrazoni (30 anos); a gerente comercial Clarice Abreu Soares (30 anos de Rudder) e o gerente financeiro Regis André Santos Gomes (30 anos).

Para a empresa, é uma honra manter em seu quadro funcionários por um período tão longo, como enfatiza a gerente de Recursos Humanos Vera Maria Valente. “Estes, sem dúvida alguma, ajudaram e ajudam a escrever a história da Rudder. O tempo que estão demonstra o alto grau de comprometimento e profissionalismo que possuem”, comenta. Ela acredita que a relação duradoura se deva ao respeito e à confiança que a empresa busca alimentar. “Com o passar do tempo,

os colaboradores desenvolvem um sentimento de pertencimento e, assim, sabemos que se preocupam com o futuro da Rudder e querem vê-la prosperar”. Como estímulo à permanência, a empresa se preocupa em valorizar aqueles que realizam um trabalho sério junto aos clientes, adequado aos valores da Rudder. Assim, os profissionais têm oportunidades de realizar cursos de formação e crescer, seja nas funções administrativas ou operacionais.

É o caso de Clarice, que obteve seu primeiro emprego na Rudder, onde decidiu permanecer. Ingressou como auxiliar no Departamento Comercial e, estimulada pela gestora, cursou a faculdade de Ciências Contábeis. Com o crescimento da empresa, foram surgindo novas oportunidades. A então supervisora de Clarice, que havia lhe passado seus conhecimentos, assumiu um cargo superior e ela ficou com a função de gerência, que ocupa há mais de dez anos, e em que se diz satisfeita. “Sempre pesei os prós e os contras, e os aspectos positivos foram maiores. Por isso optei por continuar na Rudder.” Um dos fatores que influenciaram na decisão foi o tratamento igualitário dispensado a todos os trabalhadores, inde-

pendentemente do sexo ou cargo exercido. “Não há diferenciação. As oportunidades surgem conforme a competência do profissional”, acrescenta. Chances para mudança de cargo não faltaram ao vigilante Paulo Renato, mas ele quis se manter na função inicial por identificação. “Gosto do que faço, gosto da empresa, que sempre ofereceu boa estrutura e atendeu minhas solicitações. Graças a este emprego consegui construir minha vida”, afirma. Após passar por alguns postos de trabalho, o profissional se especializou em segurança bancária. Para ele, a boa relação com os colegas e superiores foi essencial para seguir na Rudder. “Me dou bem com todos e, quando enfrentei um momento difícil devido a um problema familiar e precisei de férias, fui prontamente auxiliado.” Em nome da Rudder, Vera agradece aos profissionais, destacando mais uma vez sua importância. “A empresa é o resultado do empenho de todos que dela fazem parte e acreditamos que quem está nesta trajetória há mais de 30 anos cultivou lealdade e respeito para com o desenvolvimento da Rudder.”


Somos todos Rudder A edição de número 30 do Nossa Força está recheada de informação. Na capa trazemos uma matéria em homenagem aos profissionais que integram o grupo Rudder há três décadas. Colaboradores que, sem dúvida alguma, ajudaram a traçar a história de sucesso da empresa. A esses colaboradores, nosso mais sincero obrigado e o reconhecimento do importante papel que exercem. A seção Cliente aborda a parceria com a FM Logistic, de Canoas, que já dura oito anos e tem trazido bons resultados para ambas as empresas. O Fique de Olho repassa orientações essenciais aos vigilantes sobre os passos adequados no momento da troca de arma, visando à segurança dos envolvidos. No Rudder News contamos sobre a festa junina realizada para os alunos do projeto Futuro Seguro, além de familiares, professores e diretores; e ainda sobre a participação exitosa do judoca Hélio Passos no Campeonato Citadino. Funcionário e atleta da Rudder e monitor do Futuro Seguro, ele, que é deficiente visual, alcançou o 2º lugar na categoria até 100 kg. Parabéns, Hélio! A Rudder se orgulha do seu sucesso! Na seção Funcionários Destaques divulgamos os elogios referentes ao serviço prestado pelas equipes da Rudder junto aos clientes. Para nós, é uma satisfação perceber que contamos com profissionais tão empenhados no seu trabalho e um prazer tornar público esses relatos. O Orgulho de Ser Rudder, especial de Dia dos Pais, destaca a história do vigilante Everaldo Venâncio, que tem três filhos, e do ASP Cláudio Eduardo dos Santos, pai de primeira viagem de uma menina de poucos meses. Eles contam sobre a experiência da paternidade e como conciliam a profissão com a vida familiar. Esperamos que aproveitem o conteúdo desta edição. Boa leitura! Carlos Alberto Laude – Diretor Geral

SEGURANÇA EFETIVA

QUE TRAZ RESULTADOS

João Carlos dos Santos ressalta a satisfação com o trabalho da Rudder

Serviço de qualidade, competência e preço justo foram os fatores que levaram a FM Logistic do Brasil a optar pela contratação da Rudder como empresa de segurança. A parceria, que já dura oito anos, tem sido plenamente satisfatória, conforme o líder de Gestão de Risco, João Carlos dos Santos. Na unidade de Canoas, oito vigilantes, em forma de revezamento, auxiliam no controle de entrada e saída de pessoas e caminhões, revista com detector de metais, entre outras atividades. Santos comenta que o trabalho prestado pela equipe da Rudder é considerado muito bom, com profissionais que possuem postura condizente com a função, mantendo uma relação respeitosa com funcionários e frequentadores da transportadora. “Temos reuniões mensais com clientes e fornecedores, e o feedback geralmente ocorre em forma de elogio para os vigilantes”, relata. A pró-atividade já ajudou a evitar situações negativas, segundo o líder. Em certa ocasião, um vigilante noturno conseguiu investigar um suspeito e impedir um furto de média proporção. Para Santos, situações como essa contribuem para fortalecer a marca Rudder. “Na minha opinião, a empresa é a melhor no segmento de segurança hoje no RS, pois cresceu interna e externamente, mantendo sempre seu foco.” O alto nível de excelência fez com que, no início de um novo ano fiscal da transportadora, a Rudder vencesse novamente a disputa entre os concorrentes. “É uma empresa sólida, responsável e com mais de 40 anos no mercado. Assim, só temos a ganhar no critério de segurança, tanto empresarial quanto particular, ao manter a parceria”, afirma.


ANO 5 – Nº 30 – julho a setembro de 2016

RUDDER NEWS

Fique de olho

Festa junina anima alunos do Futuro Seguro

Segurança para os outros e para si mesmo

A cada dia de trabalho, os vigilantes se deparam com situações diferentes em seus postos de atuação. Assim, ao assumir uma nova jornada, todos os pontos fundamentais de segurança devem ser conferidos. Isso é necessário, principalmente, no que se refere ao porte e à passagem de arma de fogo, no intuito de evitar possíveis riscos de segurança. PROCEDIMENTO DE PASSAGEM DE REVÓLVER Passos de quem irá passar a arma: 1 – entrar na cabine ou se posicionar no balcão para passagem da arma em um local seguro; 2 – sacar a arma do coldre com o cano sempre apontado para o morto (caixa com areia), quando existir; se não, apontar para o chão; 3 – pressionar o dedal serrilhado para abrir o tambor; 4 – flexionar a vareta do extrator para desmuniciar; 5 – colocar a arma aberta sobre a mesa, verificando se está totalmente sem munição no tambor; 6 – sair da cabine ou do local da passagem. Passos de quem está assumindo o serviço: 1 – entrar na cabine ou se posicionar no balcão, conferir a arma (que se encontra aberta em cima da mesa) e munições; 2 – não é necessário testar o mecanismo batendo em seco; não puxar o gatilho (gatilhaço); 3 – colocar as munições no tambor e fechar sempre com o cano voltado para o morto ou para o chão; 4 – colocar a arma no coldre; retirar do coldre somente para duas situações: passagem do serviço ou para uso em caso de necessidade; 5 – sair da cabine ou do balcão, receber as instruções do Vigilante Líder e assumir seu posto, quando houver.

Os judocas do Futuro Seguro foram presenteados com uma bela festa junina realizada no dia 23 de junho. Mais de 120 pessoas, incluindo pais dos alunos, professores, funcionários, diretoria e familiares, confraternizaram no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre. Também estiveram presentes os alunos especiais, que se divertiram com os colegas. Além das comidas típicas, a festa foi animada com música e brincadeiras como corrida do saco, do ovo e pega-pega. No evento, os judocas receberam ainda material escolar e quimono personalizado da Rudder.

Judoca da Rudder fica em 2º lugar no Citadino O Campeonato Citadino de Judô ocorreu em 16 de julho na Sogipa, na Capital, com a participação de mais de 400 atletas. Funcionário e atleta da Rudder e monitor do projeto Futuro Seguro, Hélio Passos faturou o 2º lugar na categoria até 100kg, após disputar com quatro competidores. Único deficiente visual em sua chave, ele considerou a competição acessível e as lutas que disputou tranquilas. O judoca já possui vasta experiência no meio por ter participado de competições mensais, tanto gerais quanto exclusivas para cegos. Parabéns Hélio!

EXPEDIENTE Camila Kila www.rudder.com.br

www.interna.com.br www.thcom.com.br


FUNCIONÁRIOS DESTAQUES Equipe da Rudder auxilia em salvamento A postura do vigilante Pereira foi considerada exemplar, pois fez a diferença para que a funcionária permanecesse tranquila, evitando o agravamento de seu estado. Além dele, a equipe que atuou no salvamento é composta pelos vigilantes Daniel Fontoura, Jeison Fappi, Roberto Vargas, Ronivon Sortica, Thales Félix e William Senger.

Atuação dos profissionais no SAP Labs foi exemplar

A prontidão e a agilidade dos profissionais que atuam na SAP Labs, em São Leopoldo, foram fundamentais para ajudar a socorrer a senhora Eva Rosane Carvalho, que passou mal. Na ocasião, a equipe foi avisada sobre o ocorrido e o vigilante Fernando Pereira chegou rapidamente ao local, onde prestou o primeiro atendimento, mantendo a vítima consciente ao estabelecer contato constante. Em seguida, os atendentes do Samu conseguiram estabilizar a paciente, que foi encaminhada ao hospital e se recuperou totalmente. A direção da SAP destaca o excelente trabalho realizado por todos os profissionais da Rudder, que contribuíram para sanar uma situação inesperada com um preparo que foi fundamental para a resolução positiva.

A atenção dispensada aos frequentadores do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, pelo ASP Eduardo Kaiser da Silva, rendeu elogios ao profissional. Uma cliente do estabelecimento fez questão de repassar à Rudder seu relato e destacar a excelente postura do funcionário. Segundo ela, Silva lhe auxiliou quando pediu a ele uma informação, fornecendo as orientações corretas e demonstrando exímia educação, além de simpatia e gentileza. O vigilante Rogerio Andrade de Oliveira foi citado pela supervisão do empreendimento Carlos Gomes Center como um dos homenageados desta edição. Conforme o responsável, o profissional demonstra qualidades como dedicação ao serviço prestado e comprometimento com o condomínio. Assim, sua postura se torna um exemplo para outros colaboradores que atuam no prédio.

O vigilante Cristian Ferrari recebeu diversos elogios por seu trabalho na empresa de produtos eletrônicos Novus, de Porto Alegre. Na caixa de sugestões do local, funcionários e clientes depositaram mensagens parabenizando o profissional por sua prestatividade, responsabilidade e pelo comprometimento. Também foram destacadas a educação, a receptividade e a simpatia demonstradas por Ferrari em seu posto, tornando o ambiente agradável para os colegas e o público. A gerência do Bourbon Shopping de Canoas ressaltou o trabalho de destaque realizado pelo líder da equipe da Rudder que atua no local, Diego Silva da Silva. Conforme o relato do cliente, os profissionais vêm contribuindo para melhorar a qualidade do serviço de segurança, refletindo diretamente na redução de ocorrências no estabelecimento. A conduta profissional dos vigilantes Rafael Mello Guerra e Augusto Martins Kemmerich foi elogiada pela direção do Banco Bradesco de Carazinho. Os profissionais demonstram extremo profissionalismo e respeito no trato com os clientes, além de estarem sempre atentos às atividades diárias que lhes competem. Assim, a direção destaca a satisfação com o trabalho realizado pela equipe da Rudder.

ORGULHO DE SER RUDDER Paternidade vigilante: conheça as histórias de Cláudio e Everaldo A paternidade é um momento especial para todo homem, seja ele pai de primeira viagem ou já experiente. Cada filho é único, pois sempre surgem novos desafios pela frente. Para celebrar o Dia dos Pais, contamos a história de dois colaboradores da Rudder que passam por essa incrível experiência. Everaldo Venâncio e Cláudio Eduardo dos Santos possuem a mesma idade – 44 anos – mas vivências distintas. Enquanto Santos dá os primeiros passos na paternidade, Venâncio já conhece bem a função. Pai de dois meninos crescidos (de 18 e 14 anos), o vigilante e a esposa decidiram tentar uma menina. O destino, porém, trouxe mais um integrante masculino para a família, no mês de julho. “Agora vamos parar por aqui”, se apressa em informar. Há 15 anos na Rudder, o profissional optou pelo ramo por identificação e, na empresa, encontrou o que buscava: ambiente agradável e suporte para o trabalho. Com algum

esforço conseguiu adaptar a rotina para ficar com os meninos, que são seu orgulho. “Filhos trazem satisfação, uma emoção diferente. Com o bebê agora será um aprendizado, ajudá-lo a crescer e se tornar uma boa pessoa. Família é a base de tudo, por isso procuro ser um exemplo positivo para eles.” Próximo da aposentadoria, Venâncio não pensa em descansar, mas sim realizar cursos de qualificação para continuar na área. Tendo o pai como exemplo, o menino de 14 anos demonstra interesse em seguir os passos do vigilante, o que agrada o profissional da empresa. “Se ele quiser trabalhar no ramo darei todo apoio, pois a segurança é algo importante, que sempre tem oportunidades”, enfatiza. Pai inexperiente, Santos vê na paternidade um estímulo para buscar seus objetivos. Desde que a filha nasceu, há menos de dois meses, ele tem um motivo a mais para trilhar seu caminho profissional na Rudder, que começou há seis anos. Atuando como ASP, o profissional possui a meta de se tornar vigilante. “Quero fazer a reciclagem para concorrer a uma vaga quando surgir a chance”, comenta.

O ASP Cláudio (à esquerda) teve a primeira filha em julho. Já o vigilante Everaldo é pai de três meninos

O serviço atual, no turno noturno, ele concilia com o tempo em família, que considera essencial. “Uma criança traz alegria. É muito bom chegar em casa e ter um serzinho que é uma parte tua ali, precisando de atenção. E só um olhar dela já é recompensador.” O encanto com a bebê é tanto que Santos não quer parar por aí. “Tenho vontade de ter um menino mais para a frente, quem sabe daqui uns três anos.”, projeta. ANO 5 – Nº 30 – julho a setembro de 2016


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.