Nacapa | 29ª edição

Page 27

Pelotas é referência brasileira quando o assunto é doce e é da região que vem a receita do quindim da Doces Imperial. “Doce é sinônimo de qualidade e para manter a excelência o primeiro passo é respeitar a origem do doce, seguindo a verdadeira receita, com produtos de qualidade”, resume a proprietária Maria Helena Lubke Jeske.

iguaria que segue padrões de produção, um grupo de doceiras, apoiadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), criou em 2007 o Projeto Polo de Doces de Pelotas. Através de um regulamento técnico, são registrados todos os processos, desde a rastreabilidade dos insumos até o produto pronto.

Há mais de uma década, a Imperial se dedica a elaborar verdadeiras delícias. No começo eram apenas bombons, brigadeiros e branquinhos. Hoje são 52 tipos, incluindo quindim, bem-casados, papos de anjo – só para citar alguns. Ficou com água na boca? O público que visita a Fenadoce de Pelotas também. Tanto que a cada edição crescem as vendas de doces, reforçando a vocação gastronômica, herança dos colonizadores portugueses que ajudaram a fundar a cidade.

Essas normas servem para instituir o uso do Selo de Procedência, em fase de regulamentação final, para 14 tipos de doces finos: bem-casados, camafeus, ninhos, trouxa de ovos, fatias de braga, pastel de santa clara, panelinha de coco, beijinho de coco, broinha de coco, quindim, amanteigados, queijadinha, papo de anjo e olho de sogra. Se comer um desses doces é convidativo, ter a certeza de que têm altíssima qualidade os torna irresistíveis.

O reconhecimento de Pelotas não é à toa. Um breve passeio pelas ruas e se vê um grande número de docerias e confeitarias, sem falar da estrutura industrial. Para preservar a cultura e garantir o consumo de uma

quindim

Rendimento - 30 unidades

Ingredientes

1 kg de gema (em torno de 36 gemas, dependendo do tamanho das gemas)

1 ½ kg de açúcar 500 gramas de coco fruta in natura

Maria Helena é uma das precursoras do projeto e possui dez tipos de doces enquadrados para ganhar a certificação. “O doce não é apenas um produto a ser consumido e sim apreciado. Para quem fabrica é uma realização”.

modo de preparo Separe a clara da gema, que deve ser peneirada. Depois, misture tudo e deixe descansar por duas horas. Unte forminhas com glicose ou margarina (em torno de 30 unidades). Leve ao forno a uma temperatura de 180ºC por aproximadamente 40 minutos para assar em banho-maria. Depois de frio, vire a forminha para desenformar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.