Parto Ativo - Guia Prático para o Parto Natural

Page 19

A questão das posições no parto Um número crescente de mulheres, obstetrizes, enfermeiras, obste­ tras e instrutores de gestantes está questionando as posições que carac­ terizam as modernas práticas de parto e condução do trabalho de parto, e o papel passivo, orientado, requerido das mulheres pelo atendimento obstétrico contemporâneo. O que é mais criticado, especificamente, é o uso quase exclusivo de posições horizontais (recumbentes) para o parto, conhecidas como posição supina, de litotomia ou decúbito dorsal. Há evidências mais que suficientes de que as posições verticais (ajoelhada, sentada, em pé ou acocorada) trazem mais vantagens tanto para a mãe quanto para a criança. A posição assumida e a movimentação durante o trabalho de parto constituem um campo de importância fundamental, que foi praticamente negligenciado pelos assistentes que conduzem o trabalho de parto e, portanto, também pelos instrutores de gestantes. A escolha da posição determina a formação de obstetrizes e médicos. Determina também a abordagem que terão e o tipo de ambiente onde a parturiente vai ter suas contrações e seu filho. Pode também determinar o sucesso do parto e a qualidade da experiência tanto para a mãe quanto para o bebê.

Prática ocidental moderna A prática obstétrica no mundo moderno é geralmente considerada como um procedimento médico, quando não cirúrgico. Até há pouco tempo, a norma em vários hospitais tem sido (e freqüente-mente ainda é) colocar você, quando em trabalho de parto, deitada em uma cama, muito bem apoiada por travesseiros em uma posição semi‑inclinada, onde monitores, soros ou anestésicos podem ser convenientemente aplicados. Mais tarde, pouco antes de o bebê nascer, você será trans­ ferida para uma sala de parto e colocada em uma mesa de parto, onde fórceps, vácuo extrator * episiotomia ou cesariana são técnicas que *N. do T.: Pequena ampola de silicone que adere à cabeça do bebê por pressão negtiva, pouco usada no Brasil, mas cada vez mais comum na Europa.

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.