Quimica2

Page 17

Após analisar esses exemplos, podemos conceituar soluções: Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Elas podem ser obtidas pela adição de uma ou mais substâncias a outra, sem que elas alterem sua constituição química, formando uma só fase. Repare que em todos os exemplos apresentados isso ocorreu sem que houvesse reação química, mas uma solução pode resultar de uma transformação química. Por exemplo, a solução de cloreto de sódio, NaCℓ(aq), pode ser obtida pela neutralização de uma solução aquosa de ácido clorídrico, HCℓ(aq), por outra de hidróxido de sódio, NaOH(aq).

Como vimos, é comum associarmos o termo solução a um sistema líquido homogêneo. Isso porque estamos acostumados a ver soluções líquidas, já que a água tem a propriedade de dissolver muitas substâncias. Vale lembrar que, embora aproximadamente três quartos da superfície terrestre estejam cobertos por água, 97,5% do total de água do planeta estão em mares e oceanos (água salgada), 1,7% está nas geleiras e calotas polares, e apenas 0,77% está disponível para o consumo – água encontrada em rios, lagos e aquíferos (água subterrânea). Ou seja, excluída a água que está no estado sólido (geleiras e calotas polares) e na atmosfera (estado gasoso), a quase totalidade desse líquido presente em nosso cotidiano está na forma de solução, o que faz dele, sem dúvida, o mais importante solvente natural. Sem considerarmos as substâncias poluentes que o ser humano lança nas águas do nosso planeta, os oceanos contêm vários solutos, entre os quais podemos destacar íons, como Na1, K1, Mg 21, Ca 21, Cℓ2, Br 2, HCO23 , SO42 2. Além dessas espécies dissolvidas, há nos mares diversos materiais que não se dissolvem na água, como é o caso da areia. açúcar comum Analise na figura ao lado uma possibili(sacarose) água dade de obtenção de uma solução líquida. A solução resultante contém as moléculas iniciais de água (H2O) e de sacarose (C12H22O11), o que pode ser constatado por meio de testes químicos.

Cores fantasia, sem escala. PAULA RADI/ARQUIVO DA EDITORA

DIVULGAÇÃO PNLD

Soluções líquidas

solução aquosa de sacarose

soluto solução líquida

solvente

Se é certo que nossa vida está intimamente ligada às soluções aquosas líquidas, é certo também que, para respirar – e, portanto, viver –, não podemos prescindir de uma mistura homogênea gasosa: o ar (veja a composição do ar no gráfico ao lado). E, como você já viu, qualquer mistura de gases é homogênea, sendo, por isso, considerada solução por muitos. No entanto, neste livro não adotaremos essa posição, levando em conta a determinação da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), órgão internacional que padroniza nomenclatura, normas e conceitos usados em Química. Segundo a IUPAC, as misturas gasosas não devem ser chamadas de soluções.

Composição do ar, em volume

gás nitrogênio (78%)

gás oxigênio (21%) demais gases (1%): gases nobres gás carbônico gás hidrogênio vapor de água outros

EDIÇÃO DE ARTE/ARQUIVO DA EDITORA

Misturas gasosas

Fonte: GRIMM, Alice Marlene. Meteorologia básica: notas de aula on-line – A atmosfera. UFPR, Departamento de Física. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html>. Acesso em: 3 fev. 2016.

Capítulo 1  Soluções e dispersões coloidais: aspectos básicos

EME18_VIVA_QU2_U1C1_003A035.indd 15

15

10/06/16 16:36


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Quimica2 by FTD Educação - Issuu