PULSAR IMAGENS/LUCIANA WHITAKER
Evaporação Enquanto na destilação simples o interesse reside na substância líquida mais volátil, na evaporação, o interesse está voltado para o sólido que está dissolvido. Nesse método de separação, utilizado para misturas homogêneas formadas por sólido e líquido, ocorre o aquecimento da mistura até a completa evaporação do líquido. Essa técnica é utilizada, por exemplo, para a obtenção de sal marinho a partir da evaporação da água do mar, processo que ocorre de maneira lenta e por ação da energia solar e eólica (dos ventos).
DIVULGAÇÃO PNLD
Dissolução fracionada Dissolução fracionada é um processo de separação de misturas usado para separar sólido de sólido. Usa-se um solvente que seja capaz de dissolver somente um dos componentes da mistura, o que explica o nome: dissolução de parte, isto é, fração da mistura. A dissolução fracionada é usada para separar, por exemplo, o cloreto de sódio da areia. Deve-se adicionar à mistura água em quantidade suficiente para dissolver o cloreto de sódio. Uma filtração faz com que a areia fique retida no filtro. O filtrado (material que passa pelo filtro, nesse caso, constituído de água e cloreto de sódio) é submetido a aquecimento para que a água seja eliminada e deixe o cloreto de sódio como resíduo.
Salina em Araruama (RJ): a energia solar, auxiliada pelo vento, evapora a água do mar e resta o sal. Foto de 2013.
Química: prática e reflexão Será que a tinta preta das canetas esferográficas é constituída de um único corante? Que técnicas vocês utilizariam para descobrir isso? Material necessário
• caneta esferográfica preta
• álcool
• tira de papel de filtro de mais ou menos 2 cm de largura por 10 cm de comprimento
• 1 copo de vidro
Cores fantasia, sem escala.
marca feita com caneta esferográfica
Procedimentos
AMJ STUDIO/ARQUIVO DA EDITORA
1. Com a caneta, façam uma marca de mais ou menos 0,7 cm de diâmetro, a cerca de 3 cm de uma das extremidades do papel. 2. No copo, coloquem álcool até 1 cm de altura; mergulhem nele a extremidade da tira de papel mais próxima da marca de tinta. Somente a ponta deve ser mergulhada no álcool. 3. Observem e descrevam o que ocorre.
álcool
Analisem suas observações
1. A tinta da caneta contém somente uma substância corante? 2. A técnica de identificação proposta no início da atividade serve para identificar se a tinta é formada por uma substância ou por uma mistura? 3. Por que o álcool foi útil neste experimento? 4. Levantem hipóteses para explicar por que uma mancha “caminha” com velocidade maior que outra. Capítulo 3 Substâncias e misturas
EME18_VIVA_QUI1_U1C3_048A079.indd 75
75
04/05/16 17:10