Quimica1

Page 76

Destilação é um processo de separação de misturas homogêneas em fase líquida. Nessa separação, o sistema é aquecido até que o componente que evapora com mais facilidade, ou seja, o mais volátil, atinja a temperatura de ebulição; os vapores obtidos passam por um condensador, equipamento onde são resfriados, voltando ao estado líquido. A destilação simples normalmente é utilizada para separar os componentes de uma solução formada de líquido e sólido não volátil. Observe, a seguir, o equipamento usado em laboratório na destilação simples. O que acontece se utilizarmos o processo de destilação na água do mar? O aquecimento dessa mistura irá evaporar grande parte da água, que será condensada e coletada em um frasco. Essa água, diferentemente Cores fantasia, sem escala. Esquema de destilação simples da água do mar, é constituída apetermômetro condensador nas por água, ou seja, é uma única ou tubo refrigerante saída de água substância. Chamamos a água que passou pelo processo de destilação de água destilada. É importante destacar que no balão de destilação, balão de mistura destilação torneira além do sólido, pode sobrar certo mangueira volume do líquido.

DIVULGAÇÃO PNLD

A destilação fracionada é utilizada normalmente para separar misturas formadas por líquidos miscíveis, ou seja, líquidos que se misturam. O grau de pureza dos líquidos coletados será tanto maior quanto maior for a distância entre as temperaturas de ebulição dos líquidos. É na coluna de fracionamento que o vapor sobe e é, em parte, condensado. Esse líquido desce pela coluna em direção ao balão. Entretanto, nesse processo, o líquido condensado entra em contato com o vapor proveniente da vaporização e que está subindo; com a troca de calor entre o líquido e o vapor, a fase gasosa é enriquecida com o vapor proveniente do líquido de temperatura de ebulição mais baixa. O vapor entra no condensador onde é resfriado e, então, é recolhido em outro frasco. Observando a variação de temperatura evidenciada pelo termômetro, é possível medir a temperatura do vapor em equilíbrio com o líquido de cada componente. Assim, substituindo o frasco coletor, os líquidos podem ser separados. 74

manta elétrica de aquecimento

ILUSTRAÇÕES: AMJ STUDIO/ARQUIVO DA EDITORA

Destilação

entrada de água fria líquido destilado no frasco de coleta

Aparelhagem de laboratório para destilação simples. Fonte: MASTERTON, W. L.; SLOWINSKI, E. J. Química geral superior. 4. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1978. p. 13.

Cores fantasia, sem escala.

Esquema de destilação fracionada termômetro coluna de fracionamento

saída de água

condensador

líquido destilado no frasco de coleta

torneira

mangueira

balão de destilação entrada manta elétrica de de água aquecimento

Aparelhagem de laboratório para destilação fracionada. Fonte: CHANG, R. Chemistry. 10th ed. New York: McGraw-Hill, 2010.

Unidade 1 Introdução ao estudo da Química

EME18_VIVA_QUI1_U1C3_048A079.indd 74

07/05/16 19:21


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.