Reagente limitante Para que você entenda o conceito de reagente limitante, vamos primeiro refletir sobre uma situação de seu cotidiano fazendo uma analogia, isto é, uma comparação, com os ingredientes de um sanduíche.
Atividades
Não escreva neste livro.
Suponha os seguintes produtos disponíveis em uma lanchonete: • 8 pães do tipo baguete
• 1 pé de alface (. 20 folhas)
• 5 tomates (. 20 fatias)
• 1 kg de queijo
Imagine que os funcionários dessa lanchonete, ao montar sanduíches, devem seguir rigorosamente a proporção fixada pela direção do estabelecimento, de modo que em cada baguete haja: • 2 folhas de alface • 4 fatias de tomate
DIVULGAÇÃO PNLD
©SHUTTERSTOCK/PAULISTA
• 100 g de queijo 1. Quantos sanduíches iguais poderão ser feitos com os ingredientes disponíveis? 2. Que ingredientes ficarão sobrando?
3. Apesar de 8 baguetes estarem disponíveis, não será possível montar 8 sanduíches. Por quê? 4. Para utilizar todos os ingredientes disponíveis, o que deve ser providenciado? Especifique a quantidade. 5. Nessa situação, poderíamos dizer que o tomate é um ingrediente limitante. Por analogia, explique o que, para uma reação química, deve ser um reagente limitante. Atenção! Nesta atividade recorremos a uma analogia. Ela é bem distante do que ocorre em uma transformação química.
Assim como na preparação de sanduíches a falta de um ou mais ingredientes pode nos impedir de montar todos os sanduíches de acordo com uma receita-padrão, também a falta de um reagente pode impedir que os demais participantes sejam totalmente consumidos em uma transformação química. Como você sabe, as reações químicas envolvem proporções muito bem definidas. Com isso, se “faltar” um reagente, o outro não poderá ser totalmente consumido. A substância “em falta” é chamada de reagente limitante. Considere a reação de precipitação do iodeto de chumbo(II), PbI2:
2 KI(aq) iodeto de potássio
1 Pb(NO3)2(aq) nitrato de chumbo
PbI2(s) iodeto de chumbo(II)
1
2 KNO3(aq) nitrato de potássio Capítulo 9 Cálculos químicos: uma iniciação
EME18_VIVA_QUI1_U3C9_188A205.indd 201
MATRIZ NOVA
201
5/2/16 17:37