Comentário - Pastorais

Page 312

310    • Comentário das Pastorais

7. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus; não obstinado, nem irascível, nem dado a muito vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8. mas dado à hospitalidade, devotado à benevolência, moderado, justo, santo, temperante; 9. retendo com firmeza a palavra fiel que é segundo a doutrina, para que seja apto tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os que o contradizem.

7. oportet enim episcopum sine crimine esse sicut Dei dispensatorem non superbum non iracundum non vinolentum non percussorem non turpilucri cupidum 8. sed hospitalem benignum sobrium iustum sanctum continentem 9. amplectentem eum qui secundum doctrinam est fidelem sermonem ut potens sit et exhortari in doctrina sana et eos qui contradicunt arguere.

7. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus. Paulo uma vez mais reitera que aqueles que aspiram o ofício episcopal devem possuir uma reputação imaculada, e confirma isso afirmando que, já que a Igreja é a casa de Deus, então que cada um que a governe seja, por assim dizer, despenseiro de Deus. Ora, aquele que aceitasse um despenseiro perverso, detentor de má reputação, seria difamado entre os homens; daí ser muito mais indigno e intolerável que homens desse caráter fossem convertidos em líder sobre a família de Deus. O termo latino, dispensator (mordomo ou gerente), que Erasmo aqui extraiu da Vulgata, não expressa o pensamento de Paulo. Porque, para que se tomasse mais cuidado nas eleições, o apóstolo atribui ao bispo o honroso título de despenseiro, ou seja, aquele que governa a casa de Deus, como ele mesmo diz a Timóteo: “Para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” [1Tm 3.15]. Esta passagem demonstra também, com muita clareza, que não há diferença entre presbítero e bispo, pois o apóstolo agora aplica livremente o segundo título aos que formalmente qualificou de presbíteros, e ao discutir esse tema ele usa ambos os nomes, indiscriminadamente, com o mesmo significado, como também Jerônimo observou em seu comentário sobre esta passagem, bem como em sua carta a Evágrio [Pôntico]. E daqui se faz evidente quanta diferença existe entre as opiniões humanas, visto que a linguagem usada pelo Espírito Santo tem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.