Comentário - Gálatas

Page 132

130   • Comentário de Gálatas

do homem” (Jo 1.13), mas pelo poder do Espírito de Deus. A Jerusalém celestial, que deriva sua origem do céu e pela fé habita em cima, é a mãe dos crentes. À igreja, pela operação de Deus, devemos o fato de que fomos “regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível” (1 Pe 1.23); e dela obtemos o leite e o alimento pelos quais somos continuamente nutridos. Estas são as razões por que a Igreja é chamada a mãe dos crentes. E, certamente, aquele que se recusa ser filho da igreja em vão deseja ter a Deus como seu Pai; pois é somente pelo ministério da igreja que somos nascidos de Deus (1 Jo 3.9), conduzidos através dos vários estágios da infância e da juventude, até que cheguemos à maturidade. A designação “a qual é nossa mãe” reflete a mais elevada estima e a mais sublime honra a respeito da igreja. Mas os papistas são tolos e infantis, ao reivindicar para sua igreja esse título, a fim de embaraçar-nos. Pois sua mãe é uma adúltera, a qual dá à luz filhos do diabo, para a morte. Quão louca é a alegação de que os filhos de Deus devem sujeitar-se a ela, para que sejam cruelmente mortos! Não poderia a sinagoga de Jerusalém, naquele tempo, ter assumido essas pretensões arrogantes, com maior plausibilidade do que o faz Roma em nossos dias? No entanto, vemos como essas palavras de Paulo despojam-na de toda e qualquer distinção honrosa, consignandolhe o quinhão de Agar.

27. porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido. 28. Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 29. Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. 30. Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre.

31. E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.