
21 minute read
Processos fermentativos e respiração anaeróbica
FRENTE A
MÓDULO A14
Advertisement
ASSUNTOS ABORDADOS
n Processos fermentativos e res-
piração anaeróbica
n Fermentação n Respiração anaeróbica
Figura 01 - À esquerda, vemos pães preparados. À direita, vemos enóloga acompanhando a produção de vinho. O enólogo é o profissional responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas e armazenamento dos barris de vinho.
BIOLOGIA
PROCESSOS FERMENTATIVOS E RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA
Além da respiração celular, outros processos de liberação de energia ocorrem nos organismos, são eles: fermentação e respiração anaeróbica.
A fermentação alcóolica, por exemplo, é muito importante na indústria alimentícia, uma vez que esse processo é utilizado na produção de bebidas alcoólicas (como vinhos e cervejas) e pães. Como resultado desse processo fermentativo, é produzido etanol. As diferentes bebidas alcoólicas são geradas a partir da atividade das leveduras Saccharomyces cerevisiae, que se utilizam da glicose presente em certos alimentos para gerar energia via fermentação. Daí, são geradas as diversas bebidas alcoólicas, como o vinho (fermentação do suco de uva), cerveja (do malte, oriundo da cevada), saquê (arroz) etc. Nesse processo, o CO2 vai para a atmosfera por difusão e a concentração de etanol, que é o produto desejado, vai aumentando. O etanol torna-se tóxico para as leveduras quando atinge uma concentração de cerca de 10% e a fermentação termina. No Brasil, o biodiesel etanol é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar.
Para a fabricação de pães, bolos, biscoitos e outras massas, inicialmente se mistura as leveduras, que utilizam o açúcar na fermentação, e como resultado há a liberação de álcool e gás carbônico. Além disso, para que a fermentação tenha sucesso, é importante que a massa esteja em uma temperatura apropriada para a sobrevivência da levedura, pois em temperaturas muito menores e muito maiores do que 27°C, esses fungos não irão realizar o processo fermentativo, e, consequentemente, a massa não irá crescer e ficar macia.
Durante a fermentação do pão obtêm-se: n Gás carbônico: responsável por fazer a massa crescer e contribui para a formação dos alvéolos (“furinhos”) em seu interior. n Álcool: ele é um produto da fermentação, mas evapora quando a massa é assada.
É importante ressaltar que o álcool não é liberado em grandes quantidades: os períodos de fermentação empregados na produção de bebidas alcoólicas são muito mais longos que os da fermentação das massas (anos vs. minutos, respectivamente).

Fermentação
A fermentação é um processo de obtenção de ATP a partir de substâncias orgânicas sem utilizar o oxigênio. Na fermentação, o aceptor final de elétrons é um composto orgânico. Muitos fungos e bactérias que vivem em ambientes pobres em gás oxigênio utilizam esse processo para obter energia.
As reações da fermentação ocorrem no citosol da célula e, assim, a glicose é degradada parcialmente em substâncias orgânicas mais simples. As etapas ciclo de Krebs e cadeia respiratória não ocorrem na fermentação. Há, portanto, um saldo menor de ATP produzido em comparação com a respiração celular aeróbica. Na fermentação, ocorre um saldo positivo de apenas 2 ATPs por molécula de glicose degradada. Portanto, o ganho energético da respiração celular é maior do que o da fermentação.
O processo fermentativo compreende os mesmos passos observados na glicólise, primeira etapa da respiração celular aeróbica, diferenciando-se pelo fato de que, na fermentação, o ácido pirúvico atua como aceptor final de elétrons, recebendo elétrons e H+ do NADH formando diversos produtos. O tipo de produto final depende da coleção enzimática da própria célula. Os produtos mais conhecidos são: álcool etílico, ácido lático, metano e ácido acético, e os estudaremos a seguir.
Opirus/Arte
Figura 02 - Esquema das principais etapas da fermentação lática, alcoólica e acética.
Tipos de fermentação
Fermentação lática
É realizada por lactobacilos, protozoários e fungos. Nos humanos, também pode ser realizada pelas células musculares esqueléticas em situações de falta ou escassez de oxigênio. Na fermentação lática, o ácido pirúvico recebe hidrogênios do NADH para formar ácido lático, sem a liberação de CO2 (na fermentação alcoólica o ácido pirúvico é descarboxilado).
Figura 03 - Representação esquemática da fermentação lática.
Opirus/Arte
Bactérias anaeróbicas como os lactobacilos são produtoras de ácido lático e são amplamente utilizadas na indústria de laticínios para a produção de: iogurtes, queijos, coalhadas, manteigas e em outros alimentos em conserva. A acidez que é atingida nesse tipo de processo leva à desnaturação de proteínas do leite gerando os subprodutos fermentados. Além disso, inibe o crescimento de outros micro-organismos, contribuindo para sua preservação.
Durante um exercício físico muito rápido ou intenso, o oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias, e nessas condições, as células passam a produzir ATP por meio da fermentação lática. Embora a fermentação
SAIBA MAIS
EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS O exercício anaeróbio é um exercício de alta intensidade e curta duração. Nesse caso, a geração de ATP deve ser elevada, mas por um período curto. O aporte tímido de oxigênio na musculatura impõe uma produção de energia imediata, mas, por processos fermentativos, o ácido láctico começa a se acumular nos músculos. São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. No exercício aeróbio (ou aeróbico) a produção de ATP deve ocorrer por um período prolongado. A respiração aeróbica pode garantir esse perfil energético. Os processos energéticos alternativos que primeiro são acionados no tecido muscular só duram os minutos iniciais da atividade física. Esgotadas essas alternativas, e considerando o tempo necessário para o incremento do aporte de oxigênio na musculatura, via circulação sanguínea, as células musculares entram em atividade de respiração aeróbica. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). São exemplos de exercícios aeróbios: caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Esses exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo.
SAIBA MAIS
POR QUE SOVAR MASSA DE PÃO? Quando os ingredientes são misturados, as proteínas da farinha se combinam com a água para formar o glúten. Sovar faz com
que as cadeias de glúten sejam esticadas e alinhadas, tornando a massa mais lisa e elástica.
Essa elasticidade irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa. Isso permite
que o pão cresça e tenha um miolo
mais aerado. Uma sova mal feita vai gerar um pão massudo e pesado. gere menos ATP em relação à respiração aeróbica, ela garante energia à célula em situações de emergência. Entretanto, o acúmulo de ácido lático (que fica na forma de lactato) é um dos fatores envolvidos na fadiga muscular. Posteriormente, parte do ácido chega ao fígado pela corrente sanguínea, e é oxidado ou convertido em glicose (processo chamado de gliconeogênese).
Fermentação alcoólica
Diversas bactérias realizam fermentação alcoólica em condições anaeróbicas e alguns fungos leveduriformes também o fazem. A fermentação alcoólica é amplamente utilizada para a produção de bebidas e pães. O fungo Saccharomyces cerevisae, popularmente conhecido como fermento de padaria, é anaeróbico facultativo sendo utilizado desde a Antiguidade na fabricação de alimentos.
Nesse processo, o ácido pirúvico, originado na glicólise, é descarboxilado antes de receber hidrogênios do NADH. Dessa forma, se produz gás carbônico e álcool etílico. O gás carbônico pode ser mantido na bebida, como na cerveja e champanhe.
Opirus/Arte
Figura 04 - Representação esquemática da fermentação alcoólica.
Fermentação acética
Esse tipo de fermentação é utilizado na fabricação do ácido acético (ou como é conhecido popularmente, vinagre), que pode ser produzido a partir do vinho ou do suco da uva e maçã. Na indústria, o processo é totalmente anaeróbio, e usa-se o mesmo levedo empregado na produção de vinho e cerveja. Após a glicólise e a fermentação alcoólica, adicionam-se as acetobactérias que transformam o álcool em ácido acético.
Figura 05 - Representação esquemática da fermentação acética.
Opirus/Arte
Respiração anaeróbica
A respiração celular, como mencionado anteriormente, é um dos processos de obtenção de energia por meio da quebra de compostos orgânicos. Esse processo pode ocorrer na ausência ou na presença de oxigênio. Os organismos que vivem e utilizam o gás oxigênio no processo respiratório são ditos aeróbios e quando eles dependem invariavelmente do gás oxigênio para sobreviver, ou seja, a ausência de oxigênio resulta em morte, são chamados de aeróbicos obrigatórios. Os organismos que conseguem viver tanto na presença como na ausência de gás oxigênio podem ser caracterizados como aeróbicos facultativos ou anaeróbicos facultativos, dependendo do mecanismo principal pelo qual oxidam as moléculas orgânicas para gerar ATP.
Outros organismos, entretanto, não dependem de oxigênio e conseguem sobreviver na ausência desse gás, são os anaeróbios. Quando a presença de oxigênio resulta em morte, esses organismos são denominados anaeróbicos obrigatórios, por exemplo, a bactéria causadora do tétano.
Na fermentação, vimos que um composto orgânico derivado da glicose é usado como aceptor final de hidrogênios, e não há ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Já na respiração anaeróbia, há um ciclo de Krebs e uma cadeia respiratória, mas o oxigênio não é o aceptor final dos hidrogênios reti-
Exercícios de Fixação
01. (Famerp SP) A fermentação lática e a respiração celular são reações bioquímicas que ocorrem em diferentes condições nas células musculares, gerando alguns produtos similares.
Sobre essas reações, assinale a alternativa correta. a) A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP. b) A fermentação ocorre na presença de gás carbônico e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram ATP, um tipo de energia. c) A fermentação ocorre na ausência de gás oxigênio e a respiração celular ocorre somente na presença desse gás. As duas reações absorvem energia da molécula de ATP. d) A fermentação ocorre na presença de ácido lático e a respiração celular ocorre na ausência desse ácido. As duas reações liberam a mesma quantidade de energia na forma de ATP. e) A fermentação ocorre na presença de gás oxigênio e a respiração celular ocorre na ausência desse gás. As duas reações geram energia, armazenada na forma de ATP.
02. (IF CE) O processo de fermentação é uma atividade biológica que os seres humanos utilizam para a produção de alimentos há bastante tempo, mesmo antes da industrialização. Sobre esse tema, é correto afirmar-se que a) a cachaça e o álcool combustível são obtidos pela fermentação dos açucares presentes na cana. b) a fermentação é um tipo de respiração que consome O2 livre. c) bactérias, vírus e protozoários são frequentemente utilizados pela indústria para a produção de alimentos. d) bebidas lácteas e queijos são produzidos a partir da fermentação láctica e alcoólica, respectivamente. e) o trifosfato de adenosina (ATP), liberado durante a fermentação da farinha de trigo, faz com que o pão cresça. rados da glicose. Esses hidrogênios são recebidos por compostos inorgânicos retirados do meio ambiente. Existem algumas bactérias adaptadas a ambientes sem oxigênio que utilizam outras substâncias (por exemplo, o íon sulfato: SO4 2−) como aceptor final de elétrons em sua cadeia respiratória. Outro exemplo são as bactérias que participam do ciclo do nitrogênio. Algumas delas realizam a conversão do nitrogênio gasoso em amônia e nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas e indiretamente aos animais, por meio das relações tróficas: produtor e consumidor.
03. (Unievangélica GO) Leia o texto a seguir.
Fermentação é um processo de obtenção de energia em que substâncias orgânicas do alimento são degradadas parcialmente, originando moléculas orgânicas menores. A fermentação é utilizada por muitos fungos e bactérias. Células musculares humanas também podem produzir ATP por fermentação. Isso ocorre durante os primeiros estágios de um exercício extenuante, quando a exigência muscular é acentuada.
CAMPBELL, Neil. A. et al. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 178.
O que leva à fermentação nas células musculares humanas é a) a produção de ATP pela fosforilação oxidativa. b) a respiração aeróbica, em que as células utilizam oxigênio. c) a produção de álcool etílico e gás carbônico. d) o esgotamento do oxigênio do sangue no músculo.
04. (Unicastelo SP) Na padaria, a fila para comprar pão era grande. O padeiro justificou que o pão não estava pronto porque a estufa, onde a massa era mantida, havia quebrado e a massa não havia crescido. Na produção do pão, a estufa é importante, pois garante a temperatura adequada para a) o processo de respiração anaeróbica das leveduras adicionadas à receita, que produzem o oxigênio que faz a massa crescer antes de ser assada. b) a expansão do gás carbônico produzido pela respiração dos fungos adicionados à receita, expansão essa que garante o crescimento da massa. c) a evaporação da água produzida pela respiração das leveduras adicionadas à receita, sem o que a massa não cresceria, pelo excesso de umidade. d) o processo de fermentação dos fungos adicionados à receita, o que faz com que a massa cresça antes de ser assada. e) a evaporação do álcool produzido pela fermentação das leveduras adicionadas à receita; álcool que, em excesso, mataria essas leveduras, prejudicando o crescimento da massa.
05. (Uniube MG) A figura abaixo ilustra uma parte importante do metabolismo da glicose, conhecida como fermentação láctica.
Analise-a e, com os conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: LINHARES, Sérgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. v. I. 2000. São Paulo: Ed. Ática, p. 164.
a) O processo de fermentação láctica ocorre unicamente no músculo, quando o oxigênio não é suficiente para a produção aeróbica de energia. b) O processo de fermentação láctica é realizado por certos tipos de bactérias, tais como os lactobacilos, e é a base do processo de produção de iogurtes e coalhadas. c) O processo de fermentação láctica ocorre mesmo nas células musculares que estejam recebendo suprimento suficiente de oxigênio, pois é o único modo de o músculo obter energia. d) O processo de fermentação láctica pode ocorrer em qualquer tecido do corpo humano, mas sempre na ausência de oxigênio. e) O processo de fermentação láctica pode ocorrer em qualquer tecido do corpo humano, independentemente do suprimento de oxigênio para esses tecidos.
06. (Puc SP) Considere os esquemas simplificados de duas vias metabólicas indicados por I e II: I.
glicose (6C) ATP
2 ácido pirúvico (6C) 2 ácido lá co (3C)
II.
glicose (6C) ATP
2 ácido pirúvico (3C) 2 etanol (2C)
É correto afirmar que: a) I é apresentado exclusivamente por certas bactérias e II exclusivamente por certos fungos, pois estes organismos são todos anaeróbicos. b) I e II são apresentados exclusivamente por procariontes, pois estes organismos são todos anaeróbicos. c) Em I e II, há liberação de gás carbônico e os dois processos apresentam o mesmo rendimento energético. d) I é apresentado por células do tecido muscular esquelético humano quando o nível de oxigênio é insatisfatório para manter a produção de ATP necessária. e) I é um processo utilizado na fabricação de pães e II, um processo utilizado na indústria alimentícia para a produção de alimentos como iogurtes e queijos.
07. (Unirg TO) A fermentação é um processo de obtenção de energia em que substâncias orgânicas do alimento são degradadas parcialmente, originando moléculas orgânicas menores. Na sequência do processo de fermentação, dependendo do tipo de organismo que a realiza o ácido pirúvico, após receber elétrons e H+ do NADH, transforma-se em: a) Ácido lático apenas. b) Gás carbônico apenas. c) Ácido lático e metanol apenas. d) Ácido lático ou etanol e gás carbônico.
08. (Enem MEC) Para preparar uma massa básica de pão, deve-se misturar apenas farinha, água, sal e fermento. Parte do trabalho deixa-se para o fungo presente no fermento: ele utiliza amido e açúcares da farinha em reações químicas que resultam na produção de alguns outros compostos importantes no processo de crescimento da massa. Antes de assar, é importante que a massa seja deixada em um recipiente por algumas horas para que o processo de fermentação ocorra. Esse período de espera é importante para que a massa cresça, pois é quando ocorre a a) reprodução do fungo na massa. b) formação de dióxido de carbono. c) liberação de energia pelos fungos. d) transformação da água líquida em vapor d’água. e) evaporação do álcool formado na decomposição dos açúcares.
09. (Unioeste PR) Com relação aos processos de respiração e fermentação nos organismos vivos, pode-se afirmar que a) por meio de ambos os processos ocorre produção de glicose. b) em ambos os processos ocorre formação de ácido pirúvico. c) na respiração anaeróbica não ocorre produção de ATP. d) a respiração aeróbica produz menos ATP do que a fermentação. e) na respiração aeróbica não ocorre produção de ATP. 10. (UFT TO) Em quase todos os seres vivos, as enzimas que participam da glicólise são muito semelhantes, o que nos dá uma evidência importante da origem comum dos organismos vivos.
O esquema abaixo representa a degradação da glicose, que culmina com a formação de duas moléculas de ácido pirúvico, que podem seguir três vias metabólicas distintas.
As vias metabólicas representadas por I e II são formas de fermentação, e a III é a respiração aeróbica. Os processos I, II e III são realizados por: a) Fungos e bactérias / Bactérias, fungos e células musculares /
Animais, plantas e micro-organismos. b) Fungos / Bactérias / Somente células musculares. c) Fungos e bactérias / Células musculares / Somente animais. d) Células musculares / Fungos / Plantas e animais.
Exercícios Complementares
01. (Unifor CE) As leveduras são fungos microscópicos utilizados na preparação de alimentos e bebidas fermentados. O levedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas, fermenta a glicose para obter energia para manter o seu metabolismo. Durante a realização dessa rota metabólica são liberados produtos de interesse para as produções de vinho e pão.
Fonte: José Mariano Amabis e Giberto Rodrigues Martho. Biologia dos organismos. 2ed. São Paulo: Moderna 2004 (com adaptações)
Os produtos relacionados mais diretamente com a produção do vinho e do pão secretados pelo Saccharomyces cerevisiae, são, respectivamente, a) álcool etílico e gás carbônico. b) álcool butílico e álcool etílico. c) gás carbônico e piruvato. d) ácido pirúvico e ácido láctico. e) ácido cítrico e ácido láctico.
02. (FMABC SP) A tira de quadrinhos abaixo mostra uma situação muito comum em casos em que se exercita muito a musculatura.

Sobre este caso foram feitas três afirmações: I. O processo metabólico relacionado à tira é a fermentação lática, que ocorre nas fibras musculares esqueléticas, em situações de emergência, garantindo, assim, o suprimento de energia para a contração muscular. II. As fibras estriadas esqueléticas não apresentam mitocôndrias e, portanto, realizam, de forma acentuada, um processo anaeróbico, que leva à produção de ácido lático, responsável pela dor ou fadiga muscular. III. No processo de fermentação envolvido neste caso, há produção de gás carbônico. Pode-se considerar a) apenas I verdadeira. b) apenas II verdadeira. c) apenas duas delas verdadeiras. d) I, II e III verdadeiras.
03. (Unifor CE) Você já deve ter ouvido que é comum a produção de ácido lático nos músculos de uma pessoa, em ocasiões que há esforço muscular exagerado. A quantidade de oxigênio que as células musculares recebem para a respiração aeróbia é insuficiente para a liberação da energia necessária para a atividade muscular intensa. Nessas condições, ao mesmo tempo em que as células musculares continuam respirando, elas começam a fermentar uma parte da glicose, na tentativa de liberar energia extra.
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica4.php. Acesso em 27 out. 2014. (com adaptações)
Considerando o texto acima, sobre a fermentação láctica, marque a alternativa correta. a) A fermentação láctica ocorre em células musculares com o objetivo de re-oxidar o NADH em NAD+ . b) Nas células musculares, o oxigênio é requerido como aceptor final dos elétrons provenientes da fermentação láctica. c) A liberação de energia na fermentação láctica ocorre na reação que metaboliza piruvato em lactato. d) A liberação de energia na fermentação láctica é superior a energia liberada na oxidação da molécula de glicose até
CO2 e H2O. e) O lactato produzido durante a fermentação láctica é convertido em acetil-CoA com objetivo de liberar energia.
04. (Uneb BA)
O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna.
A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcoólica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose.
Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica.
A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l) → nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático.
As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215°C sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos
diluída, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação. (SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
SELEGHIM, Paulo ; POLIKARPOV Igor. Desafios para transformar conceitos em realidade. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, ano 1, n. 10, 2012
Considerando-se os processos bioquímicos de obtenção de energia nos seres vivos, é correto afirmar que: 05 01. A exigência de organelas membranosas específicas em um ambiente intracelular compartimentado limita a ocorrência da fermentação apenas em seres de padrão eucarionte. 02. A fermentação alcoólica, ao oxidar parcialmente moléculas de carboidratos, produz grande quantidade de ácido láctico utilizado na fabricação de queijos e iogurtes. 03. A fermentação é realizada exclusivamente por seres unicelulares procariontes, como fungos e bactérias devido à simplicidade metabólica pouco exigente de grandes demandas energéticas. 04. A respiração celular substituiu a fermentação como processo bioquímico de obtenção de energia em seres que apresentam restrição de captação de oxigênio molecular do ambiente. 05. As semelhanças nas rotas bioquímicas da fermentação e da respiração celular denotam uma evolução que privilegiou o aumento na capacidade dos seres vivos de extrair a energia armazenada em moléculas orgânicas.
05. (Ufu MG) Em uma padaria, um padeiro recém-contratado, teve muita dificuldade na produção de pães. Uns não cresceram e outros ficaram sem gosto algum. Observe abaixo os procedimentos adotados pelo jovem padeiro. V-F-F-V
Fornada A – O padeiro acrescentou água fervente ao fermento biológico, em vez de utilizar água morna. Fornada B – O padeiro utilizou fermento biológico congelado, em vez de utilizar fermento fresco. Fornada C – O padeiro utilizou fermento em pó químico, em vez de utilizar fermento biológico. Fornada D – O padeiro esqueceu-se de utilizar o fermento biológico.
Em relação ao processo de fermentação para produção dos pães, marque, para as afirmativas abaixo, (V) Verdadeira, (F) Falsa ou (SO) Sem Opção. 1. Na fornada A, o padeiro matou com água quente as células do fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae presentes no fermento biológico. Sem as células viáveis, não ocorreu fermentação alcoólica e não houve liberação de gás carbônico na massa. Nessa fornada, os pães não cresceram. 2. Na fornada B, o padeiro fez com que as células da levedura presentes no fermento tivessem sua viabilidade aumentada, devido às baixas temperaturas que estimulam o crescimento celular. Dessa forma, uma maior quantidade de gás carbônico foi produzida durante o processo de fermentação. Nessa fornada, os pães cresceram bastante. 3. Na fornada C, o padeiro obteve pães com sabor muito mais intenso do que aqueles produzidos com o fermento biológico, pois o fermento químico na presença de altas temperaturas no forno acelera o processo fermentativo, caramelizando substâncias que dão gosto ao pão. Nessa fornada, os pães cresceram bastante e ficaram saborosos. 4. Na fornada D, os pães não cresceram e não ficaram com o sabor característico de pão, pois, na ausência da levedura, não há fermentação alcoólica.
06. (Univag MT) As células musculares podem realizar a respiração celular ou a fermentação mediante algumas condições. É correto afirmar que a) a célula muscular utiliza o ATP produzido na respiração celular, pois o gás oxigênio consegue captar elétrons no ciclo de Krebs enquanto na fermentação não há transferência de elétrons. b) a fermentação ocorre somente em condição anaeróbia e a respiração celular ocorre em condição anaeróbia ou aeróbia, favorecendo a produção de 34 ATP para o trabalho muscular. c) a respiração celular fornece o gás oxigênio que será utilizado na fermentação muscular, reação que produz pouco ATP pelo fato de não ocorrer no interior das mitocôndrias mas, sim, no citosol. d) os dois processos dependem das mitocôndrias para ocorrerem, entretanto, apenas a fermentação ocorre na matriz mitocondrial, gerando 2 ATP e ácido lático, prejudicial ao músculo. e) tanto a respiração celular quanto a fermentação iniciam-se com a glicólise, porém, apenas na primeira ocorre o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, que geram um elevado saldo energético para o músculo.
07. (UFGD MS) As últimas Olimpíadas ficaram marcadas pelos sucessivos recordes alcançados em todas as áreas. O aumento gradativo do rendimento dos atletas mostrou claramente maior preparo físico. O sucesso deles está ligado à ciência e à tecnologia, que têm sido importantes aliadas na obtenção de melhores desempenhos. Fisiologistas esportivos num centro de treinamento olímpico monitoram os atletas para determinar a partir de que ponto seus músculos entram em processo de fadiga muscular. Eles fazem essa análise sob condições _______ e investigando o aumento, nos músculos, de _______. Assinale a alternativa que apresenta, pela ordem, informações adequadas para o preenchimento das lacunas. a) aeróbicas e ácido láctico. b) anaeróbicas e ácido acético. c) anaeróbicas eATP. d) aeróbicas eATP. e) aneróbicas e ácido láctico.