E-book | Produção de vídeos

Page 1

e-book

Produção de vídeos


Sumário Orientações para o script de apresentações......4 Edição e compartilhamento.................................5 Ferramentas de edição ........................................6 Produção de vídeos pelo Teams...........................8 Produção de vídeos pelo Zoom Meetings.........17 Referências...........................................................21 Passo a passo para a utilização das ferramentas..........................................................21


Produção de Vídeos Após a quarentena decretada por conta do COVID-19, diversas escolas tiveram que migrar suas atividades para ambientes online, utilizando ferramentas de ensino remoto. A mudança de ambiente, de sala de aula física para o ambiente virtual, impactou diretamente a rotina dos professores e a nossa, visto que damos suporte às escolas. Neste período de adaptações, daremos dicas e retomaremos alguns aplicativos que poderão auxiliar a organizar e produzir melhor as suas apresentações. Você ouviu falar, neste período de trabalho remoto, sobre ferramentas síncronas e assíncronas? O que isso tem a ver com nosso dia a dia? Para começar, vamos retomar: Ferramentas síncronas são online e garantem interação instantânea e em tempo real. Webconferência, audioconferência e chat são alguns desses recursos. Ferramentas assíncronas são as desconectadas. Por exemplo: envio de um vídeo que o aluno/professor e/ou gestor pode assistir sozinho, leitura de um e-mail ou de um texto etc. Para decidir qual ferramenta se deve utilizar, tenha clareza quanto aos seus objetivos. Se você é um professor em processo de planejamento, observe como os seus alunos aprendem e compartilham nas plataformas adaptativas de aprendizagem. Se você dá suporte à uma escola, analise em que fase do relacionamento está e ofereça um serviço de apoio, com uma boa argumentação e estratégias bem definidas para empoderar a instituição. Dica: a comunicação escrita precisa ser clara e objetiva.

3


Algumas orientações para o script de apresentações Caso a comunicação envolva o envio de vídeos ou áudios, crie um roteiro com tópicos relevantes para não se esquecer de nada. O roteiro ajudará você a ser claro e objetivo. O planejamento (roteiro) é o primeiro passo para a produção de um vídeo ou áudio. Para isso, utilize as perguntas orientadoras: •  Como? Explique como será o vídeo: a duração e o assunto a ser abordado. •  Onde? Mostra onde o vídeo será divulgado – no WhatsApp, por exemplo. •  Para quê? Qual é o objetivo do vídeo? •  Para quem? Quem será o público-alvo do vídeo? Gestores? Professores? Assim, deve-se adequar a linguagem de acordo com a resposta. Os primeiros segundos do vídeo/áudio são cruciais para capturar e manter a audiência. Em média, 33% dos espectadores deixam de assistir/ouvir ao vídeo/áudio após 30 segundos. No final do primeiro minuto, a taxa de saída sobe para 45%. Aos 2 minutos, 60% da audiência original não está mais assistindo/ouvindo à apresentação. No geral, os vídeos/áudios com menos de 2 minutos trazem mais retorno. Contudo, sua produção pode ser mais longa. Assim, o mais adequado é criar um roteiro de vídeo e ajustá-lo até que esteja completo e objetivo, sem deixar nenhum aspecto de fora. Fonte: https://hubify.com.br/blog/social-media/roteiro-de-video

4

Se você optar por gravar um vídeo, confira alguns pontos complementares de atenção: •  Limpe a lente da câmera (seja a do notebook ou do celular. Use pano seco e macio). •  Atenção ao áudio – O áudio é muito importante em uma gravação. Se possível, use microfone para diminuir os ruídos. Caso esteja gravando pelo celular, fale próximo do microfone, sem gritar, para que o som não fique distorcido. Fale lembrando-se de que quem ouvirá a apresentação não será você. Siga seu roteiro. •  Olhe para a câmera – O segredo aqui é tentar ser o mais natural possível. Aja como se estivesse conversando com a pessoa na sua frente. Se te ajudar, cole uma foto da pessoa na altura da sua câmera. •  Filme na horizontal – Para ter uma gravação de qualidade e agradável aos olhos, não se esqueça de colocar o seu celular na horizontal. Esse é o padrão de gravação de vídeos no YouTube, por exemplo.


•  Tome cuidado com a velocidade da fala – Fale pausadamente, é importante que quem esteja ouvindo entenda o que queremos transmitir. •  Caso esteja usando celular, use as duas mãos ou apoie-o em local firme – Para gravar um vídeo mais suave e estável, use as duas mãos para segurar o smartphone. Para aumentar ainda mais a estabilidade, tente manter os cotovelos nas laterais do seu corpo. Se possível, apoie-o em local firme para ajudar na estabilidade para imagem. •  Use a luz a seu favor – A luz é parte importante de uma filmagem. É preciso saber trabalhar com a luz disponível e usá-la a seu favor. Ao ar livre, por exemplo, tente encontrar uma posição onde o sol está iluminando uniformemente a cena que você deseja gravar. Não grave contra a luz! •  Escolha um ambiente iluminado e silencioso – Barulhos externos podem atrapalhar quem ouvirá seu vídeo. Escolha um ambiente em que você se sinta confortável e evite ser interrompido. Avise as pessoas ao redor sobre sua gravação para que te ajudem no controle dos barulhos. Fechar as janelas também pode te ajudar no isolamento dos ruídos. •  Cenário – Assim como ruídos podem atrapalhar em um vídeo, outro fator que pode desviar bastante a atenção de quem o assiste é o cenário. Por isso é fundamental que você escolha cenários com poucos itens visuais e que tenham iluminação adequada.

Edição e compartilhamento Editar – InShot (Play Store ou App Store). É uma ferramenta gratuita de edição de vídeos que tem um design acessível para os usuários que não têm amplo conhecimento de edição. Assim, o app garante que não gastem muito tempo com a edição de seus vídeos.

Como baixar o aplicativo InShot? Entre na loja de aplicativos do seu celular. Pesquise por “InShot” e selecione “Instalar”.

5


Ao abrir o aplicativo, selecione “Vídeo”. Escolha na galeria ou no rolo de câmera do celular o vídeo que deseja editar.

Ferramentas de edição Legenda de edição

1 – Tamanho do vídeo. 2 – Adicionar música. 3 – Adicionar adesivos. 4 – Escrever texto. 5 – Adicionar efeito/filtro no vídeo. 6 – Aparar partes do início e do final do vídeo. 7 – Dividir o vídeo em partes. 8 – Apagar partes ou algum item adicionado na edição do vídeo. 9 – Personalizar o fundo do vídeo. 10 – Alterar a velocidade de reprodução do vídeo. 11 – Recortar o tamanho da imagem do vídeo. 12 – Ajustar o volume do vídeo. 13 – Possibilitar a duplicação do vídeo. 14 – Girar vídeo. 15 – Inverter a visualização. 16 – Permissão para pausar o vídeo. Exemplo de edição Você seleciona o vídeo na galeria do celular. Depois, é só começar a editá-lo. Veja o passo a passo: Para tirar a marca-d’água do vídeo, clique na palavra “InShot” do lado direito do vídeo e, depois, em “Remoção gratuita”.

6


Depois de ter editado o vídeo, clique em “Salvar” e selecione a qualidade 720P.

Para compartilhar o vídeo depois de salvo no celular, o aplicativo disponibiliza as seguintes opções: Instagram, WhatsApp, Facebook, Stories do Facebook, Youtube, E-mail, Twitter; basta clicar no ícone do aplicativo escolhido e o arquivo será compartilhado por lá.

Podemos usar diferentes plataformas para fazer treinamentos, reuniões e apresentações. É importante que você retome as dicas disponibilizadas nos e-books sobre Ensino Híbrido publicados pela Editora do Brasil. Caso tenha dúvidas quanto a algumas delas, contate o assessor de sua região. Para baixar os e-books, acesse bit.ly/2CrRzdX

7


Produção de vídeos pelo Teams Dicas para usuário do Office 365 ou conta educacional Ao acessar o Office, você poderá utilizar as seguintes funcionalidades:

•  OneDrive é o espaço de arquivos em nuvem (lugar em que todos os seus arquivos ficarão salvos); •  Word (para criar documentos, textos, atividades); •  Excel (para trabalhar com planilhas); •  PowerPoint (para criação de apresentações); •  OneNote (caderno online disponível no Windows 10 e na versão web) •  SharePoint (serviço baseado em nuvem que ajuda as organizações a compartilhar e gerenciar conteúdos, conhecimentos e aplicativos para capacitar o trabalho em equipe); •  Teams (espaço de trabalho compartilhado); •  Forms (voltado para elaboração de questionários e formulários); •  Sway (apresentação online, como blog); •  Stream (serviço de vídeo do Microsoft 365, que facilita a criação, o compartilhamento seguro e a interação em equipe ou por toda a organização). Para acessá-lo, é só acessar www.office.com Obs.: caso a escola não tenha a conta educacional gratuita, acesse http://msft.it/6183TleHL Instalando o Teams no computador Agora que já apresentamos a ferramenta do Office 365, vamos focar no Teams. Dica: sempre que for possível, use o programa instalado no computador. Alguns recursos têm mais funcionalidade nesse dispositivo.

8


Fazendo o download do Teams Acesse o portal Office, com seu e-mail e senha, e depois clique no ícone do Teams:

Uma nova página se abrirá. Clique em “Obter a aplicação para o Windows”.

O arquivo será baixado em seu computador e abrirá assim que finalizado. Acessando o Teams Com o Teams instalado, digite seu e-mail e senha e clique em “Entrar”.

9


Com o login feito, vamos conhecer a ferramenta? 1. Para agendar uma reunião no Teams Temos dois formatos para agendamento de reuniões. Pode ser feito diretamente pelo Outlook ou pelo Calendário do Teams. 1.1. Outlook

Acesse o seu e-mail e, na parte superior, clique em “Calendário”. Depois clique em “+ Novo evento”.

Digite os dados solicitados, como nome da reunião, e-mail dos participantes, data e hora, e marque o ícone “Reunião do Teams”. Caso o ícone não seja marcado, os participantes receberão o e-mail sobre a reunião, mas os seus dados não serão adicionados automaticamente no calendário de cada um deles. Obs.: sempre marque a opção “Reunião do Teams”. Depois de preencher os dados, clique em “Enviar” ou “Guardar”.

Assim, a reunião estará salva no Teams. Agora é só clicar para participar da reunião.

10


1.2. Teams no computador

Acesse o aplicativo instalado no computador e clique em “Calendário”, na parte esquerda. Aqui você terá duas opções para escolher o melhor modelo de reunião: •  Reunir agora •  Nova reunião (agendar uma reunião) Clique em uma das opções para preencher os dados da reunião.

11


Depois de escolher o modelo da reunião, preencha os dados necessários e clique em “Salvar”. Os participantes receberão um e-mail apresentando os dados da reunião. Peça a todos que aceitem a reunião.

Quando receber o e-mail da reunião, clique em “Sim” para que ela apareça diretamente no calendário. Obs.: quando uma reunião estiver marcada e você não tiver recebido o e-mail ainda, verifique a pasta “Spam/Lixo eletrônico”. Gravando uma reunião ou chamada

Depois de ter organizado uma reunião no calendário do Outlook ou no Teams, clique novamente em “Calendário” para ingressar na reunião ou para reunir agora. 12


Sugestão para uma reunião rápida e somente para gravação Clique em “Reunir agora” e você será direcionado para essa página. Selecione “Ingressar agora”.

Obs.: não se esqueça de ligar a câmera e o microfone. Se quiser mudar o plano de fundo, clique no ícone do meio. Para iniciar a gravação, vá para os controles de reunião e clique nos três pontinhos: “...” > “Iniciar gravação”.

Obs.: todos na reunião serão notificados de que a gravação foi iniciada. A notificação da gravação também é postada no histórico do chat, caso já tenha alguém na reunião.

13


Compartilhamento de tela Vá aos controles de bate-papo no canto superior direito da tela e clique no ícone de “Compartilhar”.

Escolha uma janela para compartilhar o programa específico e seu conteúdo ou clique em “Área de trabalho”, no canto esquerdo inferior, para compartilhar tudo na tela. Obs.: para incluir áudio no vídeo, clique no quadrado do lado esquerdo. Parando a gravação Para interromper a gravação, vá aos controles de reunião e clique nos três pontinhos: “...” > “Parar gravação”.

A gravação é processada e salva no Microsoft Stream e logo poderá ser compartilhada. 14


Encerrando a reunião Vá aos controles de reunião e clique nos três pontinhos: “...” > “Encerrar reunião”.

Obs.: a pessoa que iniciou a gravação da reunião receberá um e-mail do Microsoft Stream quando o arquivo estiver disponível para compartilhamento. Ele também aparece no chat da reunião ou no canal, caso a reunião ocorra em um canal.

1.3. Teams no celular O Teams no celular não conta com todos os recursos comparado à versão instalada no computador, mas você consegue agendar, fazer e gravar reuniões, compartilhar telas (clicando nos três pontinhos), usar o chat, acessar o Stream e arquivos e muito mais. O formato também muda um pouco, mas é superintuitivo. Para baixá-lo, é só acessar o Play Store ou o App Store e instalar. 2. Acessando a gravação Para acessar a gravação feita no Teams, acesse o portal do Office 365 com o seu login e sua senha e clique no ícone “Stream”:

15


Uma nova página será aberta. Nela, clique em “My Content” (Meus conteúdos) e selecione “Videos”.

Ao selecioná-lo, aparecerá uma tela com todos os seus vídeos gravados. No Stream, você pode ver os seus arquivos (vídeos, grupos etc.), editar um trecho que não gostou, deletar ou compartilhar o vídeo e fazer download também.

Para utilizar os recursos a mais, é só clicar nos três pontinhos, e os comandos irão aparecer:

Agora é só testar e compartilhar os seus vídeos. 16


Produção de vídeos pelo Zoom Meetings Zoom Meetings é um software de webconferência voltado para ambientes corporativos. O Zoom comporta até 100 pessoas em uma reunião e está liberado gratuitamente em razão da pandemia, com o limite de 40 minutos por reunião. Podemos utilizá-lo de várias maneiras na forma web; para obter todos os recursos que a plataforma oferece, o melhor meio é instalar o programa no computador ou no celular. Para ter acesso ao Zoom Meetings é necessário ter um cadastro. Caso você não tenha, clique em “Registre-se, é grátis” e confira as opções. Fonte: https://zoom.us/signin

Instalando o Zoom no computador Para acessar mais recursos desse software, é aconselhável ter o programa instalado no computador. Para acessar o Zoom, confira: https://zoom.us/

17


Para fazer o download, vá até o final da página e clique na opção “Cliente Reuniões”.

Obs.: faça o download. Após a instalação, aparecerá um ícone na sua aba de trabalho. Para baixar o programa no seu celular, procure-o na Play Store ou no App Store digitando “Zoom Cloud Meeting” e clique para instalar. 1. Criando uma reunião na web Para criar uma reunião, é necessário acessar o site do Zoom Meetings com o seu login e senha: https://zoom.us/ Clique na aba “Realizar uma reunião” e selecione o seu formato: com ou sem vídeo; apenas compartilhamento de tela.

Depois de a reunião ter sido formatada, uma nova página se abrirá. Clique em “Iniciar a reunião” ou utilize o Zoom já instalado no seu computador.

18


E agora é só convidar os participantes. Vocês perceberão que no Zoom Web alguns recursos não estão disponíveis, tais como emoticons e gravar a reunião.

2. Como agendar uma reunião no Zoom Web Clique na aba “Agendar uma reunião” e digite os dados solicitados. Depois é só clicar em “Salvar” ou “Enviar”.

3. Usando o aplicativo (instalado) Zoom Meetings no celular ou no computador Para iniciar a gravação, efetue o login no aplicativo e clique em “Nova reunião”.

19


Uma nova tela aparecerá, e você poderá convidar mais pessoas para a reunião clicando em “Convidar participantes” Para poder compartilhar a tela, clique no ícone “Share Screen/Compartilhar tela”. Para gravar a reunião, clique em “Record/Gravar”.

Para parar de gravar a reunião, é so clicar no mesmo lugar em que iniciou a gravação. Para finalizar a chamada, é só clicar em “End/Finalizar”. 4. Acessando a reunião gravada No final da reunião, aparecerá uma mensagem avisando que o vídeo está sendo convertido em mp4. Os arquivos da gravação ficarão salvos em uma pasta no seu computador. A reunião também fica salva no aplicativo. É só clicar em “Meetings/Reuniões” e depois em “Recorded/Gravado”.

20


Referências https://hubify.com.br/blog/social-media/roteiro-de-video https://canaltech.com.br/produtos/10-dicas-para-gravar-videos-incriveis-com-o-seu-smartphone https://blog.hotmart.com/pt-br/como-fazer-roteiro-de-video/ https://adage.com/article/digitalnext/marketing-online-video-viewers-quit-30-seconds/146218

Passo a passo para a utilização das ferramentas https://hubify.com.br/blog/social-media/roteiro-de-video https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/online-meeting-solutions https://support.zoom.us/hc/pt-br

21


www.editoradobrasil.com.br  facebook.com/editoradobrasil  youtube.com/editoradobrasil  instagram.com/editoradobrasil_oficial  twitter.com/editoradobrasil @editoradobrasiloficial  atendimento@editoradobrasil.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.