LANÇAMENTO – Coleção Mitanga – Educação Infantil

Page 1

LANÇAMENTO

COLEÇÃO MITANGA EDUCAÇÃO INFANTIL


2 | MITANGA | EDUCAÇÃO INFANTIL

LANÇAMENTO!

Mitanga Mitanga – Palavra de origem tupi que significa “criança” ou “criança pequena”!


EDUCAÇÃO INFANTIL| MITANGA | 3

Fundamentada nos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a nova edição da Coleção Mitanga valoriza as interações, brincadeiras e a expressão do pensamento das crianças pequenas, favorecendo uma aprendizagem resultante da experimentação e investigação. A obra agora também conta com recursos digitais exclusivos, como, livro digital, projetos literários, videotutoriais para o professor e muito mais!

Autoras: Josiane Sanson e Meiry Mostachio

Composição da Coleção • Crianças de 2 a 3 anos: Meu Primeiro Livro e cadernos complementares Mitanga em Família e Mitanga em Atividades, Jogos e Festas. • Crianças de 3 a 4 anos, de 4 a 5 anos e de 5 a 6 anos: Livros seriados de Linguagem, Matemática e Natureza e Sociedade, acompanhados pelos cadernos complementares Mitanga em Família, Mitanga em Atividades, Mitanga em Jogos e Mitanga em Festas. • Para o professor, além do Manual com orientações página a página, a Coleção Mitanga contempla 1 cartaz por volume, somando o total de 10 cartazes e muita interatividade para suas aulas.

NOVIDADE: Volume 3, para crianças de 5 a 6 anos, com ampliação dos conteúdos de Linguagem, Matemática e Natureza e Sociedade, essenciais na progressão para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental!

Assista à live de lançamento da coleção e conheça as novidades pelas próprias autoras!

Recursos digitais A nova edição da Coleção Mitanga conta com grande quantidade de conteúdo digital específico para a Educação Infantil. Recursos

Professor Criança

Mitanga Digital (Objetos Educacionais Digitais) Mitanga Literário (Projetos de Literatura) Mitanga Musical Livro Digital Sequências Didáticas – Isto pode virar aula Vídeos com contação de histórias Projetos integradores Banco de brincadeiras e brinquedos regionais Banco de dobraduras Planejador de aulas Atividades extras Vídeos com parlendas Videotutoriais a respeito dos 5 campos de experiência da BNCC

os Recurs is* no e v í dispon ório aborat LEB – L nal Brasil io Educac os

s s recur *Algun poníveis a dis estarão de 2021 partir


4 | MITANGA | EDUCAÇÃO INFANTIL

Destaques da nova edição da Coleção Mitanga Organização em Unidades Temáticas, favorecendo o protagonismo da criança e a autonomia do professor: material dinâmico, que oferece importante flexibilidade, ideal para essa etapa de ensino repleta de descobertas! o

Você conhece histórias nas quais contamos quantidades? Destaque as figuras da página 153 do encarte e complete os balões de fala de Marcelo para saber o que você conhecerá nesta unidade.

ALEXANDRE MATOS

3

HISTÓRIAS PARA CONTAR PODEMOS RECITAR POEMAS QUE CONTEM

PODEMOS CANTAR CANTIGAS QUE CONTEM OS DEDOS DAS E DOS

...

...

PODEMOS CONTAR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS QUE

PODEMOS CONTAR HISTÓRIAS QUE FORMEM

CONTEM

...

FIGURAS COM

...

44

mim1_044-061_U3.indd 44

45

MERCADO 2021

MITANGA MATEMÁTICA - 1

PF - BRUNA

27/03/20 13:11

mim1_044-061_U3.indd 45

MERCADO 2021

MITANGA MATEMÁTICA - 1

PF - BRUNA

27/03/20 13:11

Abordagem de conteúdos por meio de diversos gêneros textuais, oferecendo às crianças oportunidades de contato com múltiplas formas de linguagem e expressão – independentemente da área abordada – e, progressivamente, introduzindo situações de leitura, fala e escrita. Tal aproximação garante o trabalho constante da escrita espontânea estabelecida na BNCC.

o o o

Observe a cena.

Que lugar é esse? Você conhece histórias que têm castelos? Que personagens costumam morar em um castelo? Destaque da página 185 do encarte um dos personagens e cole-o na entrada do castelo. Depois, vá até a página 201, destaque as portas do castelo e cole-as no lugar correto. Troque de livro com um colega e abra as portas do castelo.

FERNANDA MONTEIRO

5

OS CASTELOS EM NOSSOS SONHOS

o

Que personagem você encontrou?

106

MIL3_106-117_U5.indd 106

107

MERCADO 2021

MITANGA LINGUAGEM - 3

PF - MARCOS

Atividades convidativas, baseadas em interações e brincadeiras – eixos estruturantes da Educação Infantil – que estimulam a criança a conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

14/05/20 16:57

MIL3_106-117_U5.indd 107

MERCADO 2021

MITANGA LINGUAGEM - 3

PF - MARCOS

14/05/20 16:57


EDUCAÇÃO INFANTIL| MITANGA | 5

Família e escola mais próximos: dada a relevância desses relacionamentos para o desenvolvimento da criança pequena, a Coleção Mitanga oferece diversas atividades que ultrapassam o espaço da escola e compõem situações de integração. Os quatro volumes do Mitanga em Família, que acompanham a obra, contam com espaços para os pais e responsáveis desenvolverem atividades com as crianças. Comecei o ano assim... Agora estou assim... Cole abaixo uma foto atual de seu filho e escreva algumas de suas conquistas recentes.

Como saber se uma criança está crescendo normalmente? O crescimento normal da criança é o maior sinal de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina, a criança deve ter seu crescimento monitorado, que nessa fase é feito pela ultrassonografia obstétrica. Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvaturas de crescimento para avaliar se o padrão de crescimento da criança está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família. [...]

O que determina o crescimento das crianças? O crescimento é um processo complexo. Para que a criança atinja todo o seu potencial, muitos fatores estão envolvidos: nutrição, ausência de doenças crônicas, sono adequado, prática moderada de exercícios, saúde emocional entre outros. Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética. Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais. Em relação à genética, não existe um gene do crescimento. São centenas deles que interagem entre si e contribuem, cada um, com uma parcela maior ou menor para a estatura final. Atualmente, foram identificados 423 genes que interferem no crescimento. [...] CRESCIMENTO. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, Rio de Janeiro, 15 set. 2017. Disponível em: www.sbp.com.br/especiais/ pediatria-para-familias/noticias/nid/crescimento/. Acesso em: 5 dez. 2019.

SerrNovik/iStockphoto.com

PROPOSTAS DE ATIVIDADES Acompanhando o crescimento de seu filho ao longo do ano Anote na planilha abaixo o tamanho de seu filho mês a mês ao longo deste ano.

Altura

Mês

Altura

Julho

Fevereiro

Agosto

Março

Setembro

Abril

Outubro

Maio

Novembro

Junho

Dezembro

justaa/Shutterstock.com

Mês Janeiro

9 MIV0_MF_001-016.indd 9

MERCADO 2021

MITANGA EM FAMÍLIA

P3 - J.R

09/06/20 13:11

10 MERCADO 2021

MIV0_MF_001-016.indd 10

MITANGA EM FAMÍLIA

P3 - J.R

09/06/20 13:11

Mais segurança para o professor na implementação da BNCC: videotutoriais, a respeito dos cinco campos de experiência da BNCC, e Manual do Professor, que apresenta orientações didáticas a cada página, com o propósito de organizar as práticas pedagógicas em planejamento diário e acompanhar o desenvolvimento das crianças em relação às aprendizagens essenciais do segmento, bem como garantir que a turma desenvolva as habilidades descritas nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC.

4. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

12. OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao reconhecer a Educação Infantil como etapa essencial da Educação Básica e estabelecer direitos de aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos, dá um salto histórico. O documento também inova ao reconhecer a importância da Educação Infantil para a construção da identidade e da subjetividade da criança.

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

A BNCC foi elaborada com o intuito de definir objetivos de aprendizagem e orientar o trabalho das escolas e dos professores para reduzir as desigualdades de aprendizagem. Desse modo, o documento estabelece – pela primeira vez na história – o que a criança deve aprender em cada nível de ensino, oficializando, assim, o papel pedagógico da Educação Infantil na Educação Básica. Os eixos estruturantes da Educação Infantil são as interações e a brincadeira. É por meio dessas experiências que a criança constrói conhecimentos e se apropria deles, aprende, socializa e se desenvolve. A partir desses eixos estruturantes são assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Com base nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento foram definidos cinco campos de experiências cujo objetivo é acolher as vivências das crianças e seus saberes, relacionando-os com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. São eles:

O EU, O OUTRO E O NÓS CRIANÇAS BEM PEQUENAS (1 ANO E 7 MESES A 3 ANOS E 11 MESES)

1 O eu, o outro e o nós – É na interação com os adultos e os colegas que a criança constrói sua

identidade, desenvolve sua autonomia e seu senso de autocuidado, reciprocidade e interdependência do meio. Por isso, o trabalho pedagógico na Educação Infantil deve possibilitar o contato da criança com outros grupos sociais e culturais.

1 Corpo, gestos e movimentos – Com o corpo, a criança explora o mundo e interage com ele,

além de se comunicar por meio de diferentes linguagens. A escola precisa promover oportunidades para que a criança possa criar, explorar e vivenciar movimentos, gestos e sons para descobrir diferentes formas de usar e ocupar o espaço com seu corpo.

1 Traços, sons, cores e formas – Ao envolver-se em tempos e espaços diferentes com

a produção, manifestação e apreciação artística, a criança desenvolve a criatividade, a sensibilidade e a expressão pessoal, apropriando-se da cultura para transformá-la, ampliando seu repertório pessoal. Nesse sentido, a Educação Infantil precisa desenvolver a apreciação e a produção artística da criança, promovendo o contato com diferentes manifestações artísticas e culturais.

1 Escuta, fala, pensamento e imaginação – É por meio de múltiplas linguagens que a criança

se constitui como sujeito e membro de um grupo social. Nessa faixa etária, as experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir são muito importantes para que se envolvam na cultura oral e escrita da língua. Histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis e adivinhas irão familiarizá-las com a literatura e tudo que a envolve.

1 Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Desde muito pequenas

as crianças interagem com diferentes tempos e espaços. Elas precisam passar por experiências nas quais possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, elaborar hipóteses e consultar fontes de informação a fim de encontrar respostas para suas dúvidas.

CRIANÇAS PEQUENAS (4 ANOS A 5 ANOS E 11 MESES)

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

VIII

XXV

MIL1_MPG_001-016.indd 8

MERCADO 2021

MITANGA MPG LINGUAGEM - 1

Recursos digitais *Imagens Ilustrativas*

P3 - CAMILA

08/04/20 10:56

MIL1_MPG_017-032.indd 25

MERCADO 2021

MITANGA MPG LINGUAGEM - 1

P3 - CAMILA

08/04/20 10:57


6 | MITANGA | EDUCAÇÃO INFANTIL

Por dentro da Coleção Mitanga Conheça algumas seções da coleção! Ser cidadão: proporciona reflexão sobre temas como cidadania, valores, boas maneiras, direitos e deveres, desenvolvendo atitudes cidadãs, que valorizam a diversidade cultural e ainda melhoram a convivência social e o relacionamento com o ambiente.

XX CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS PANDAS RECÉM-NASCIDOS SÃO MAIS LEVES DO QUE UMA XÍCARA DE CHÁ. RAFAEL G. A. PIRES. 21 CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS [...]. IN: MEGA CURIOSO. [S. L], 5 AGO. 2014. DISPONÍVEL EM: WWW.MEGACURIOSO. COM.BR/ANIMAIS/45175-21-CURIOSIDADESSOBRE-ANIMAIS-QUE-VOCE-NAO-SABIA.HTM. ACESSO EM: 22 ABR. 2020.

ILUSTRAÇÕES: HÉLIO SENATORE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

DOMINIQUE FAGET/ GETTY IMAGES

SER CIDADÃO

OU

SE LIGUE NA REDE

<

OU

A M AN H ET

S • E NTR

140

• E NT R

HO

OS

Você sabe o peso de alguns animais? Leia o texto com o professor e veja que curioso é o peso de um panda recém-nascido. < Você acha que ele é leve ou pesado? < O que você usou como referência para dizer se ele é leve ou pesado? Observe as figuras e pinte o animal de cada dupla que é mais pesado. <

<

AMAN ET

Você acha importante cuidar dos corais e preservá-los? Por quê? Como podemos ajudar na conservação dos recifes de corais? Ouça a leitura do cartaz que o professor fará e descubra algumas maneiras de preservar os corais. Depois, converse com os colegas e, em pequenos grupos, elaborem um cartaz para mostrar suas ideias de preservação.

<

141

MERCADO 2021

MIM3_130-152_U6.indd 140

MITANGA MATEMÁTICA - 1

P3 - GUBIOTTI

6/24/20 4:13 PM

P3 - GUBIOTTI

MERCADO 2021

MIM3_130-152_U6.indd 141

MITANGA MATEMÁTICA - 1

6/24/20 4:13 PM

XX QUAL É A RIMA QUE DÁ? ILUSTRAÇÕES: MARCO CORTEZ

SER CIDADÃO CASTELOS NA AREIA RICH CAREY/SHUTTERSTOCK.COM

[...] A ÁGUA AGORA ESTÁ SALGADA DE PLÁSTICO E JÁ NÃO É A MESMA. NÃO SEI SE AS CRIANÇAS, AGORA, CONSTROEM CASTELOS DE AREIA OU CASTELOS DE PLÁSTICO. [...] [...] OS SERES MARINHOS DO OCEANÁRIO ESTÃO MAIS SEGUROS DO QUE OS QUE NÃO FORAM TIRADOS DO SEU HÁBITAT NATURAL. O MUNDO ESTÁ SENSIBILIZADO PARA O PROBLEMA, MAS O PLÁSTICO TORNOU-SE TÃO COMUM QUE PASSOU A SER INVISÍVEL AOS NOSSOS OLHOS. CASTELOS DE AREIA PODEM SER CONSTRUÍDOS COM AS MÃOS, SEM BALDES E PÁS DE PLÁSTICO. CASTELOS DE PLÁSTICO PODEM SER CONSTRUÍDOS PARA LIMPAR O MAR E AS NOSSAS PRAIAS. VAMOS CONSTRUIR CASTELOS?

CARAMELO COGUMELO UM SOL AMARELO

CASTELO

.

ILUMINA O

VIOLONCELO

O MENINO COME FARELO .

E A MENINA, DOCE DE NO BOSQUE TÃO BELO .

A SENHORA COLHE

MARIA GONÇALVES. CASTELOS NA AREIA. REVISTA DE MARINHA, LISBOA, 8 JUN. 2018. DISPONÍVEL EM: HTTPS://REVISTADEMARINHA.COM/CASTELOS-NA-AREIA/. ACESSO EM: 16 MAR. 2020.

MARMELO

NA COZINHA, DE CHINELO, .

VOVÓ FAZ UM GOSTOSO NO JARDIM SINGELO

S PAL AV

DA

A LEI T

RA APRE PA

UR

D ÇO

ER • FALAR

A • ESPA

RA

S PAL AV

ND

DA

S • A LÉ M

S • A LÉ M

PF - MARCOS

S PALAV

MERCADO 2021

MITANGA LINGUAGEM - 3

S PALAV

MIL3_118-129_U5.indd 126

S • AL É M

DA

126

RA

DA

S • AL É M

RA APRE PA

A LEI T

RA

ER • FALAR ND

Fazer rimas é diversão! Observe as ilustrações e leia as palavras. Ouça as frases que o professor lerá e escreva a palavra que melhor completa a rima.

D ÇO

Acompanhe a leitura da crônica e descubra um problema que está acontecendo no mar e na areia das praias. < Como podemos mudar essa situação? < Qual convite a autora nos faz? Pense a respeito dele e escreva ações que podem ajudar.

.

RA

VOVÔ TOCA A • ESPA UR

TAREFA PARA CASA 10

127

14/05/20 16:59

MIL3_118-129_U5.indd 127

MERCADO 2021

MITANGA LINGUAGEM - 3

PF - MARCOS

14/05/20 16:59


SER CIDADÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL| MITANGA | 7

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Se ligue na rede: utilização consciente da tecnologia para ampliar os conhecimentos. DESDE O NASCIMENTO, TODA CRIANÇA TERÁ DIREITO A UM NOME E A UMA NACIONALIDADE.

ONU. DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA, 1959.

SE LIGUE NA REDE ROSA GAUDITANO/STUDIO R IMAGENS

Assista ao clipe da música Galinha magricela no link a seguir (acesso em: 12 jan. 2020): < www.dailymotion.com/ video/x2wctnw

E M AÇ

PO

• COR

R

TE

NT

OEA

OEA

R

E

33

• TA L

E

PF - RICARDO

MERCADO 2021

MITANGA MATEMÁTICA -2

SE LIGUE NA REDE

NT

T

E • TA L

E M AÇ

MIM2_028-040_U2.indd 33

• COR

ÃO

ÃO

PO

Siga as orientações do professor e brinque de “galinha choca” com os colegas. Depois, faça um desenho para representar a brincadeira. < Quantas crianças participaram da brincadeira? Quantas viraram galinha choca? < Como a turma se posicionou para brincar? < Que forma geométrica o grupo formou quando todos se sentaram?

24/04/20 15:22

Para saber mais detalhes sobre os direitos das crianças, navegue no site a seguir com a ajuda do professor (acesso em: 28 fev. 2020). < www.turminha.mpf.mp.br/ explore/direitos-dascriancas/20-anos-do-eca

Você sabia que toda criança tem direitos que devem ser garantidos? Ouça a leitura do professor e descubra um desses direitos. Em seguida, apresente-se aos colegas dizendo seu nome.

<

8

Tarefas para casa: pensando na interação entre família e escola, esta seção é um P3 complemento didático para o bom desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem. Por meio dela, os pais ou responsáveis podem entrar em contato com o trabalho realizado em sala e participar do aprendizado da criança. Para cada unidade, são propostas duas atividades. MERCADO 2021

MIL1_006-023_U1.indd 8

J.R

MITANGA LINGUAGEM - 1

3/17/20 10:33 AM

TAREFA PARA CASA 5

LUIZ LENTINI

XX AMIGOS COLECIONADORES

TAREFA PARA CASA 12 E NÚME

QU

R

Observe as coleções de Davi e Carlos. < Qual delas você gostaria de ter? Conte os objetos colecionados e registre as quantidades nos quadrinhos. Depois, circule o colecionador de carrinhos.

M OS • AIS

RO

S • MAIS

161

MERCADO 2021

MITANGA MATEMÁTICA -2

PF - WLAMIR

Vamos brincar de fantoche com eles?

24/04/20 15:43 ILUSTRAÇÕES: MARCOS DE MELLO

MIM2_153-164_TAREFA.indd 161

De que história são estes personagens?

<

Com a ajuda de um adulto, recorte os personagens do conto Os três porquinhos, cole um palito de sorvete atrás de cada um e utilize‑os para recontar a história a seus familiares e amigos.

E N Ú ME

QU

XXOS TRÊS PORQUINHOS

<

128 MIV0_117-128_tarefa-para-casa.indd 128

MERCADO 2021

MITANGA, MEU PRIMEIRO LIVRO

PF ANDERSON

19/03/20 11:23


O O G G I I D D L L Ó A Ó A C C N N O O I I C C O O M M O O R R P P Mais de 800 escolas e 115 mil famílias beneficiadas!

Caro(a) gestor(a), a nossa solução Código Promocional é perfeita para a sua escola! Como funciona? • A escola adota as coleções didáticas da Editora do Brasil. • Os pais ganham descontos exclusivos para a compra do material didático. • A escola recebe uma bonificação referente a venda dos livros didáticos. Conheça todos os benefícios clicando aqui

Entre em contato com o consultor de sua região ou pelo e-mail atendimento@editoradobrasil.com.br