Revista Dhecore • Edição 10

Page 1

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

1








A Tecnobens transforma seu sonho 1

Ve 00 nd % id o

The Village

The Place 1

Ve 00 nd % id o

1

Ve 00 nd % id o

The Wall 1

1

Ve 00 nd % id o

The Unique

The One

Ve 00 nd % id o

1

Ve 00 nd % id o

The Park

Pereira Barreto The East Side

The West Side

Guararapes

Lançamento - Araçatuba

The Duo

The Wall-Fit

Consultar departamento comercial da Tecnobens Construções e Incorporações Ltda. quanto às unidades disponíveis, valores (tabela de preços do mês vigente), forma de pagamento, acabamento (memorial descritivo) e contrato padrão. Todo o saldo devedor (durante obras e entrega das chaves) será corrigido pelo INCC – Índice Nacional da Construção Civil até a entrega das chaves. Este material tem caráter meramente ilustrativo por se tratar de bem a ser construído. O mobiliário e os equipamentos não fazem parte do contrato de compra e venda. Os materiais e cores representados poderão sofrer pequenas alterações sem prévio aviso em função da disponibilidade dos mesmos no mercado. CRECI 021813-J – The Park R-6/53.961, The One R-02/84.264, The Village R-03/53.960, The Unique R-02/61.805, The Wall R-02/90.049, The Place R-02/92.862, The East Side R-03/25.680, The West Side R-03/25.679, The River Side R-03/25.678, The Tower R-03/89.760, The Duo R-16/5.936 e The Wall Fit R-02/99.755.

The River Side

Uma história de sucesso 5 anos transformando em lares seu sonho de morar bem


em realidade.

Escolha com carinho o imóvel onde irá passar os melhores momentos de sua vida. Estamos há mais de 5 anos ajudando a transformar em realidade os sonhos de morar bem.

Não perca esta oportunidade única. Acesse nosso site, conheça nossos lançamentos e adquira já o seu imóvel. Mais espaço, mais qualidade de vida e mais ecologia por metro quadrado.

É a Tecnobens fazendo parte da sua história. w w w. t e c n o b e n s . c o m . b r Av. Saudade, 389 | Araçatuba/SP | Fones: 18 3117.5500 - 18 98136.7968 | www.facebook.com/tecnobens


Sumário pág. 86

174

pág. 98

pág. 72

pág. 64

pág. 26

Matérias especias desta edição

26 Animal print 44

Com referências na moda, a estampa que imita pele de animais se torna destaque também na decoração de ambientes.

46 No teto

Foi-se o tempo que decorar o teto era algo distante da realidade. Arquitetos e decoradores têm usado o recurso para conferir descontração por meio cores, rasgos no forro, objetos e aplicações de texturas.

56 Cabeceiras

As convencionais cabeceiras e painéis de cama abriram espaço para novas propostas no mundo do design de interiores.

60 Arte gótica

Esse estilo apresenta o drama e a elegância do seu antepassado por meio da exuberante decoração escultórica nos móveis e vidrais.

64 O novo bege

Por ser de tonalidade neutra, o cinza é considerado por muitos profissionais o novo bege da decoração, se destacando em mostras e projetos arquitetônicos.

120

70

Entrevista

Vanessa Justi salienta a importância de uma revista de arquitetura e decoração na região Noroeste do Estado de São Paulo.

72 Vintage x Retrô

Saiba as diferenças entre objetos vintage e retrô no momento de decorar o ambiente de uma residência.

98

Design ambiental

Denize Barsted traz os conceitos de telhado verde e jardim vertical, salientando seus benefícios para uma melhor qualidade de vida e valorização de um imóvel.

104 Fuja do rosa

Aposte na força e a sensibilidade das mulheres no momento de compor um ambiente feminino sem usar a cor rosa.

118 Bate-papo

Eliane Mesquita integra as artes plásticas em meio a sua arquitetura contemporânea.

120

10 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Repaginando o ambiente

Transforme os cômodos de uma residência de forma simples e rápida. Os papéis de parede são de fácil aplicação e podem fazer parte de qualquer ambiente de sua casa.



Sumário 74

174

Paleta de cores

176

Limpeza eficaz

Independente do estilo, a paleta de cores é o primeiro passo ao se pensar em decorar um ambiente.

Evite dores de cabeça durante a construção com produtos de limpeza especializados.

Projetos

30 Clássico e moderno

Inspirada em dois estilos da arquitetura, Glaucia Mosaner decora residência funcional ampla e com valorização para a área de lazer.

38 Jardim tropical

82

Residência de arquitetura imponente possui belíssimo jardim tropical, com uma grande diversidade de espécies de crescimento natural.

48 Contemporânea

Projetada exclusivamente para um jovem casal, profissionais do escritório Office 3 criam residência com espaço multiuso integrado.

66 Espécies exóticas

Projeto paisagístico utilizou uma gama de espécies coloridas, valorizando cada espaço da residência.

74 SPA urbano

44

André Demarqui utiliza técnicas construtivas que remetem as tradições arquitetônicas do Noroeste Paulista, criando um espaço leve e relaxante.

86 Berlim

O designer futurista Karim Rashid abusa da inovação em ambientes supermodernos e tecnológicos de hotel na Alemanha.

110 Confortável e aconchegante

Residência de estilo normando possui inclinação acentuada na cobertura e utiliza da madeira natural em todos os vãos de portas e janelas.

86

124

Casa Cor

168

Preservação permanente

Em sua 28º edição, a Casa Cor São Paulo apresentou renomados profissionais e ambientes inovadores para segmentos residenciais e comerciais.

Ana Trevisan assina projeto de paisagismo ousado em meio a área de preservação permanente em Florianópolis

No final da revista

178 180

12 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Artigo Onde encontrar





Expediente Diretoria junior DornellAs

colAborADores

ProDuÇão FotográFicA

CEO - EDITORA DEFINE

Arquiteta e Designer de Interiores: Luciana Alves Designer de Interiores: Larissa Olsen Designer de Interiores: Daniele Antigo Designer de Interiores: Letícia Piperno Estudante de Designer de Interiores: Thaiane Morandi Estudante de Arquitetura e Urbanismo: Mariana Sversuth Jornalista: Priscila Sallas Relações Pública e Publicitário: Flávio Borges

Régis Cristiano Fotografia

hinAYe sPADin COO - EDITORA DEFINE

Editorial coorDenAÇão gerAl Alex Senna - MTB 48.157 alex@editoradefine.com.br Diretor De reDAÇão Vinícius Lopes - MTB 73.477 vinicius@editoradefine.com.br PAutAs Alex Senna Jéssica Cagliari Vinícius Lopes correÇão FinAl Alex Senna Vinícius Lopes estAgiáriA De jornAlismo

colunistA Antônio Luceni Denize Barsted Paula Cunha Cardozo

Direção de Arte e Design: Hinaye Spadin Diagramação: Junior Dornellas Projeto esPeciAl - cAPA Karim Rashid

www.revistadhecore.com.br Aviso importante: A Editora Define não se responsabiliza pelo conteúdo e pela procedência dos anúncios publicados nesta revista, de modo que não restará configurado nenhum tipo de responsabilidade civil em decorrência de eventual não cumprimento de pactos firmados entre anunciantes e leitores.

PARA ANUNCIAR Telefones: (18) 3301-2757 | (18) 3608-2767 E-mail: dhecore@editoradefine.com.br TRABALHE CONOSCO rh@editoradefine.com.br

16 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

reresentAntes Capital São Paulo Alex - (18) 99635-5495 Junior - (18) 98181-0706

Regiões Araçatuba/SP, Três Lagoas/MS Wellingthon - (18) 99742-3273 DistribuiÇão Macro região de Araçatuba/SP, Três Lagoas/MS, Presidente Prudente/ SP, São José do Rio Preto/SP e São Paulo/Capital imPressão Gráfica 1000 Cores, Impressão e Acabamento

Arte

Jéssica Cagliari

DORNELLAS IMPRESSÕES E COMÉRCIO LTDA. Rua Porangaba, 983 • Jardim Planalto Araçatuba/SP • CEP: 16072-475 Site: www.editoradefine.com.br

Comercial

tirAgem 15.000 exemplares AssinAturA assinatura@revistadhecore.com.br (18) 3301-2757


Lustre em cristal ausfour, com 6 braços em murano, com amêndoas lapidadas e design contemporâneo.

DETALHES QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA. Ilumine sua casa e sua vida com a coleção 14/15, da NR Iluminação.

Rua General Glicério, 4706 • São José do Rio Preto/SP Tel.: (17) 3233-6458 • www.nriluminacao.com.br • www.facebook.com/IluminacaoNR



AGENDE UMA VISITA À SUA OBRA

A Imperial, criada em 1986 para atender as necessidades de serralheiros e marceneiros, completa mais de 29 anos de trabalho e dedicação. Conquistamos a liderança no ramo em Birigui e na região. São mais de 10.000 itens de qualidade para a sua obra, sua reforma ou bricolagem: PORTAS, BATENTES, GUARNIÇÕES, FECHADURAS, PUXADORES, PRATELEIRAS, ARAMADOS, JANELAS, PISOS LAMINADOS, FORROS, ACESSÓRIOS PARA BANHEIRO, COLAS, VERNIZES e muito mais. Venha conferir ou agende uma visita à sua obra, sem compromisso.


Bem-vindo

A decoração vive em constantes movimentos. Este mercado busca incessantemente criar e recriar tendências, atraindo olhares de todos os cantos do país e do mundo. E foi pensando assim, que a Revista Dhecore vem aprimorando seu conteúdo, com o intuito de apresentar a você, caro leitor, o que há de melhor sobre arquitetura, decoração e paisagismo. O grande destaque desta edição é a cor cinza. A tonalidade é o novo bege, o novo branco, enfim, é a cor do momento! Presente em sofás, paredes, tapetes e, até mesmo nas fachadas de casas, o cinza adiciona modernidade ao ambiente devido ao grande número de nuances, sendo considerada uma cor versátil, podendo ser neutra e ao mesmo tempo contrastante. Você vai conhecer um aconchegante e luxuoso SPA Urbano projetado pelo arquiteto André Demarqui. Pra quem prefere um espaço multiuso, os profissionais do escritório Office 3 apresentam uma residência com ambientes integrados de tirar o fôlego. Os amantes da madeira vão ficar encantados com a morada assinada pela arquiteta Claudia Ferro. Misturando os estilos clássico e contemporâneo, Gláucia Mosaner nos presenteia com uma residência cheia de personalidade. De Florianópolis, a arquiteta urbanista Ana Trevisan assina um projeto paisagístico em meio a uma mata de preservação permanente, dando um show com os elementos da natureza. Para deixar a edição ainda mais especial, trazemos o projeto de um hotel em Berlim, na Alemanha, com cores e formas futuristas produzidas pelo premiado designer Karim Rashid. Além disso, separamos os melhores ambientes da Casa Cor SP, uma das mostras mais importantes do segmento no país. Aproveite cada detalhe que preparamos com muito carinho para você. Boas inspirações!

Diretor de Redação vinicius@editoradefine.com.br

2020 REVISTA 2014/15 REVISTADHECORE DHECORE- -10º 9º EDIÇÃO 2014



or

ts Int

icas P

os

D

e er n t

Dhecore e você

A Revista Dhecore tem uma infinidade de canais para estar bem pertinho de você!

tal P

Anuncie Depoimento Anunciantes “ Tenho satisfação em ser um anunciante na DHECORE, uma revista com qualidade, onde devemos utiliza-la para disseminar , mostrando os resultados de projetos bem sucedidos, ao maior número de pessoas potencialmente sedentas de novidades, de ideias únicas e equilibradas, dentro de orçamentos “pré estabelecidos”. A revista DHECORE tem proporcionado isso, pois a qualidade dos textos, de impressão e imagens das suas edições, temse mantido de boa qualidade, criando ao consumidor e cliente a expectativa de realizações de desejos e sonhos por ele projetado”.

Acesse: www.revistadhecore.com.br

José Celso Soza – Proprietário da VEGETAL PAISAGISMO, parceiro da revista desde 2011

Carta do leitor

“Sou leitora da revista desde a primeira edição. A Dhecore apresenta bom gosto e sensibilidade nas matérias, os profissionais entrevistados são antenados e o que mais me atrai é o fato da revista apresentar propostas modernas e rústicas, segmentos da decoração que eu mais gosto. Já comprei produtos que vi na revista, estou sempre mudando a decoração da minha casa. Gosto de inovar, de ter ambiente agradável e, muitos produtos apresentados na revista tem valores acessíveis e de fácil entrega, posso dizer que a Dhecore me conquistou”.

Ops!

Corrigindo

Rosani Taiacollo - 56 anos, bancária aposentada de Araçatuba/SP No bate-papo com Mahdi Pakdoust, publicado na edição de nº 9 da Revista Dhecore, página 62, traz por engano o nome da loja como “Rug Revolución”. O verdadeiro nome da loja é “RUG REV”.

Paraíso dos Móveis O anúncio da empresa Paraíso dos Móveis publicado na edição de nº 7 da Revista Dhecore, página 79, traz imagens que foram retiradas por engano da internet que ilustram móveis produzidos pela ITALÍNEA. Seguem as imagens abaixo:

Nosso site tem novidades para deixar sua casa linda. São matérias, entrevistas e dicas de decoração, arquitetura e paisagismo imperdíveis. Você também confere as matérias da revista para relembrar aquelas que mais gostou das edições anteriores. Acesse e confira! Baixe um leitor QR Code em seu celular e aproxime o telefone do código ao lado.

Facebook Móveis Casa Nova O anúncio da empresa Móveis Casa Nova publicado na edição de nº 6 da Revista Dhecore, página 105, traz imagens que foram retiradas por engano da internet que ilustram móveis produzidos pela ITALÍNEA. Seguem as imagens abaixo:

New Line - Móveis Sob Medida O anúncio da empresa New Line publicado na edição de nº 6 da Revista Dhecore, página 8 e 9, traz imagem que foi retirada por engano da internet que ilustra móveis produzidos pela ITALÍNEA. Segue a imagem ao lado:

22 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Já curtiu nossa fanpage no Facebook?

Digite facebook.com/dhecore, curta nossa página e confira as postagens. Nossos amigos-fãs estão sempre antenados no que há de mais novo em matéria de decoração e têm ideias magníficas para deixar suas casas lindas. facebook.com/dhecore

@revistaDhecore Siga-nos no Twitter!



Arquitetando por Antonio Luceni

Pela sombra é que vamos Por Antonio Luceni

Antonio Luceni

é jornalista e escritor. Graduando em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduando em Arquitetura e Cidade.

24 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Desde minha infância, e em toda minha adolescência, senti falta de vento e sombra. Primeiro por nascer numa das regiões mais quentes e secas do Brasil: sertão nordestino; depois, por morar numa selva de pedra, a capital paulista, num quintal exíguo, tal qual as vidas que nele habitavam. Dois hiatos-oásis amenizavam o percurso dessa sequidão ao longo do ano: férias escolares em Araçatuba, interior de São Paulo. Aí era o outro lado da moeda, a recompensa de Hércules, a Nova Canaã... Entre goiabeiras, mangueiras, jabuticabeiras e laranjais da chácara Piloto, eu, meus irmãos e primos nos refestelávamos e dávamos asas à imaginação e aos pés. Tal qual Ícaro, sonhávamos voar e, também como ele, caíamos ao chão, onde folhas secas amenizavam a queda para, depois de arribada a poeira, continuarmos com nossas traquinagens pueris, longe dos olhos dos mais velhos, longe das censuras costumeiras sob o olhar dos parcos metros quadrados num quintal de São Paulo. Sob sombra e água fresca, passávamos os melhores dias de nossas vidas. Mas como tudo era tão rápido, meu Deus... Fui crescendo e continuo correndo atrás de vento e sombra. E quão gostoso é andar sob a sombra de generosas alamedas, não é mesmo? Quão refrescante é passar em alguns trechos das avenidas Saudade e Waldemar Alves ou das ruas Saldanha Marinho e Prestes Maia, em Araçatuba, em frondosas alamedas, quando o rigoroso verão esquenta cabeças com seus mais de quarenta graus. A presença de árvores na malha urbana é, além de agradável à vista, saudável para o corpo. Nem mesmo as sombras produzidas por construções ou marquises são gostosas como a sombra de uma árvore; e isso é comprovado técnica e cientificamente. Sem contar nas questões ligadas a absorção de águas pluviais, à estética do local, brises naturais, entre outras. Todos querem as sombras das árvores para estacionar carros, descansar depois de uma caminhada, brincar sob elas etc., mas, e infelizmente, há quarteirões inteiros nas cidades sem se quer um arbusto qualquer. Alguns argumentam que árvores estouram calçadas, dão trabalho em relação à poda, rega, limpeza de folhas etc. Outros, por que não preveem em seus projetos espaço para essa nossa amiga vegetal. Mas vida é isso mesmo: cuidar para que tenhamos flores e frutos. O fato é que todos gostamos de sombra, todos queremos, de algum modo, nos refrescarmos nos dias quentes de verão, sobretudo em terras tão calorentas quanto as de nossa região. Por isso é importante que cada um de nós contribua na melhoria da qualidade térmica de nossa quadra, de nosso bairro, de nossa cidade. Só assim poderemos, um dia, aliviar o calor e a seca de tantas vidas, incluindo as nossas.



Sempre na moda... por Jéssica Cagliari | Foto: Rafael Renzo

A selva em casa

Tendência de estampa animal print continua em alta

Muitos acham um exagero, mas usado com moderação, esse artifício faz a diferença em qualquer ambiente.

1

O

nça, tigre, zebra, vaca, leopardo e girafa. Esses animais saíram direto das tendências da moda para os objetos de decoração e prometem continuar por um longo período. São tapetes, pufes, poltronas e almofadas. Não faltam produtos com estampas de animais para decorar uma casa. De acordo com a design, Letícia Piperno, objetos com esse tipo de estampa pode ser usado em qualquer cômodo de uma residência, desde que seja com moderação, harmonia, ritmo e unidade. “O animal print ou estampa animal, de influência africana, são estampas ousadas e cheias

26 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

de personalidade, trazendo modernidade e versatilidade ao espaço. Essa decoração passa por diferentes estilos, sendo possível criar ambientes extravagantes, descontraídos, sofisticados e formais”, conta. A profissional explica que cada cômodo recebe um artifício diferente no momento da decoração. Na sala de estar, por exemplo, a estampa de animal pode ser aplicada nas almofadas, mantas e tapetes, criando um centro de interesse e remetendo a sofisticação. No quarto, essa estampa dá um toque despojado e sensual, sendo aplicado na roupa de cama e banqueta para


2 3

4

1• Combinação harmônica

Sem uma regra específica para o uso do recurso da estampa animal print, a única sugestão para esse tipo de decoração é manter a harmonia no ambiente. Nesta sala, as almofadas com estampa de zebra combinam com as cores que compõem o espaço.

2• Rústico e moderno

Na lateral do mesmo espaço, um tapete com estampa de onça chama a atenção, sem cair no exagero. O animal print tem essa característica de passear entre diferentes estilos, indo do rústico, ao étnico e o clássico. maquiagem. Para o banheiro e lavabo, é possível investir nos detalhes, como por exemplo, nas toalhas de banho, formando um ambiente mais charmoso e descontraído. Diante do vasto leque de opções, tenha cautela no momento de escolher um item de animal print na decoração, já que o exagero pode acarretar em um ambiente carregado e confuso. Procure equilibrar a decoração usando também artigos neutros. Por ser uma estampa que chama a atenção, comece investindo em um detalhe ou outro, sempre acompanhada de tonalidades discretas, como o branco, preto e bege.

3• Chamativo

Para não ficar cansativo, esta sala de banho possui ao centro um único tapete com estampa de zebra, prendendo a atenção de quem utiliza o espaço. As cores neutras do local e os espelhos suavizam o contraste do animal print, criando um ambiente sofisticado.

4• Extravagância

Para os mais ousados, animal print também pode ser utilizado como papel de parede. Quem passa por esse lavabo, tem a sensação de estar próximo a uma onça, devido ao uso do recurso em todas as paredes e do LED na cor amarela, deixando o ambiente lúdico e extravagante.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

27




Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Nick Dalla

Ampla e funcional

Residência valoriza tendência entre os estilos clássico e moderno Inspirado em uma casa funcional, ampla e clássica para os tempos modernos, o projeto valoriza o lazer com área externa climatizada, aptos a receber amigos de uma forma confortável. Cada ambiente apresentou sua personalidade. Os estilos clássico e moderno se misturaram com frequência, retratando as mais novas tendências da decoração dos grandes centros urbanos.

Toque contemporâneo Na sala de estar, optou-se trabalhar com tons pastéis e o vermelho, cor favorita da cliente. Dessa forma, o ambiente traz banquetas de linhas retas com detalhes em madeira, uma poltrona capitonê em veludo com leve brilho e almofadas importadas da Inglaterra em tons de vermelho, misturando o clássico e o contemporâneo. Destaque para os quadros em madeira e para o espelho indiano trabalhado em uma linha de arabesco em madeira com dourado.

30 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Clássica Logo na entrada, nos deparamos com essa linda bombe branca, modelo clássico estilo francês. Possui puxadores e apliques em alumínio fundido bronze, e as corrediças das gavetas são telescópicas, o revestimento em laca branca anuncia o requinte proposto na decoração. O espelho veneziano, os acessórios importados e o papel de parede alemão deixam claro a nobreza presente nos interiores da residência.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

31


Ampla e funcional gláucia mosaner

32 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Design italiano

Amplitude

Em outro ângulo, é possível notar a charmosa mesa de design italiano, toda espelhada. O abajur em acrílico foi pensando no bem estar da família, já que a peça não quebra com facilidade. A iluminação do ambiente foi projetada de modo que não pesasse os tons neutros e fortes, e para não haver excesso de brilho.

Equipado com a mais alta tecnologia, o home é encaixado em um painel em MDF, com um rack trabalhado em espelhos. A técnica usada fez com que o ambiente ganhasse amplitude. A iluminação com lustres serve como difusor e as dicroicas valorizam o efeito dos espelhos.

Encantador

Confortável

A sala de jantar traz de volta a mistura do clássico com o contemporâneo, composta por uma mesa de oito lugares de madeira com vidro e cadeiras trabalhadas. O lustre de cristais importados e um espelho veneziano retangular são os elementos de requinte e encanto. Os móveis em madeira e a aplicação de espelhos bisotados nas laterais da parede fazem o contraste do opaco e o brilho. Flores artificiais, acessórios de murano e castiçais de alumínio saltam os olhos de quem passa pelo ambiente. A mistura de texturas trouxe o conforto, solicitado pela cliente.

Seguindo a tendência na decoração, o cinza é a cor que predomina na sala de TV. O equilíbrio com o tom marrom, faz com que não canse quem está no local. Extremamente confortável, o sofá retrátil e reclinável chama a atenção pelo leve brilho. O abajur em acrílico complementa a mistura do preto com o cinza. Destaque para a poltrona revestida com tecido de fibras de bambu e madeira no verso do encosto, e os quadros com imagens de Paris em moldura acinzentada.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

33


Ampla e funcional gláucia mosaner

Ao natural

Delicado

No living externo houve uma mistura da fibra sintética marrom com o vermelho das almofadas de tecido importado. As poltronas e a mesa de apoio em madeira, com vidro embutido serigrafado trazem o ambiente para uma atmosfera natural e aconchegante. Os acessórios que enriqueceram o ambiente. Quadros de madeira de demolição, vasos vietnamitas com plantas permanentes e o lustre de ferro com iluminação indireta completa toda a área de lazer, beleza incomparável.

Uma das paredes da área externa é toda trabalhada com pastilhas, evidenciando o contraste da madeira do pergolado. Os móveis escolhidos foram de alumínio e fibra sintética, com orquídeas no centro de mesa, deixando o ambiente delicado e anunciando a primavera.

34 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

35


Ampla e funcional gláucia mosaner

Harmonia Um divino lustre com bolinhas de cristais egípcio de 3 metros de altura em efeito cascata, chama a atenção por quem passa pelo hall superior. Mesmo com os tons claros entre a cortina de linho e a parede, o lustre não perde o seu devido brilho, deixando os elementos visuais em perfeita harmonia.

FORNECEDORES atual móveis e decorações • (18) 3303-0351 Av. Araças, 210 • Araçatuba/SP *Móveis em alumínio LALUCE • (18) 3631 0011 Rua Aguapeí, 2.481 • Araçatuba/SP *Pedras, mármores, granitos e revestimentos. móveis bertáglia • (18) 3621 0030 Rua José Bezerra de Lima, 38 • Araçatuba/SP *Armários em geral.

Gláucia Mosaner 55 (18) 3301-7707

design de interiores

Av. Joaquim Pompeu de Toledo, 1.004. Araçatuba/SP • Brasil

36 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Romantismo O clima romântico e tranquilo são características do quarto do casal. Um lustre importado de cristal dá charme para o espaço. Cada espelho tem um detalhe especifico em bisotê, dando um ar diferenciado. A cabeceira em botonê foi executada em tecido de seda com tons neutros. Os acessórios em murano no tom vermelho se faz presente de maneira sútil e delicada.

Aconchegante Neste ângulo, é possível perceber os pendentes de cristais sob o criado mudo revestido de espelho, destacando o brilho do móvel. As poltronas vitorianas e a mesa clássica criam um ambiente bem aconchegante para o casal.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Régis Cristiano

Paisagismo

Jardim tropical cria cenário contemporâneo em residência de arquitetura imponente Ao iniciar um projeto, o paisagista sempre busca adequar o gosto e anseios do proprietário ao seu conhecimento e desempenho profissional. Esta obra sofisticada de arquitetura imponente recebeu um belo jardim clássico, aliando funcionalidade a uma grande diversidade de espécies com tendência tropical. Tamareiras, azaleias, rabos de raposa e fênix definem todo o espaço, criando um cenário moderno e contemporâneo.

1

4

2

3

38 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

5


1• Irrigação automatizada Nos dias de hoje, fica difícil imaginar um belo jardim sem uma irrigação automatizada. Nos Estados Unidos, Europa e outros países com maior nível cultural, a irrigação é praticamente obrigatória em todos os projetos de paisagismo. Nesta obra não foi diferente, foi montada uma irrigação automatizada Hunter com 5 setores, onde se conseguiu o controle da irrigação de forma contida e necessária para cada planta.

2• Contraste do verde Em um outro ponto da fachada, um conjunto de cadeiras brancas criam uma área de estar em meio ao verde. Falando em cores, os tons de verde escuro das cicas contrastam com o verde claro e branco da barba de serpente de forma harmoniosa.

6 7

3• Paisagismo bem definido Na sequência das tamareiras, as palmeiras rabo de raposa completam o maior volume do jardim da fachada. No fundo, as gardênias emolduram o muro.

4• Arco principal Um conjunto de moréias brancas sinalizam ao visitante a entrada social de maneira singela e elegante. As tamareiras formam um grande arco na porta principal elevando o pé direito da arquitetura, deixando-o ainda mais sofisticado. Dois vasos vietnamitas com rosa do deserto, simulam sentinelas da magnifica porta social.

5• Plantas floríferas Criados exclusivamente para o proprietário, os postes em madeira recebem cuias com plantas floríferas e pendentes, transmitindo requinte e elegância ao projeto arquitetônico.

8

6• Agradável Na área de lazer, tamareiras menores com uma base de azaleias vermelhas provocam sensações de bem-estar. Vasos vietnamitas com jabuticabas ajudam a setorizar a piscina deixando o ambiente agradável.

7• Campo de futebol O campo de futebol é de grama sintética ladeado por viburno. As espirradeiras definem o alambrando conferindo uma transparência necessária aos olhos das pessoas no corpo da casa.

8• Ambiente amplo A pata de elefante ganha destaque em meio a grama esmeralda ao ser definida por um mosaico de granilhas bege, conferindo leveza ao local.

9

9• Tropical Criando uma personalidade tropical para o local, orquídeas, azaleias, vasos de samambaias e tamareiras foram plantadas na lateral da piscina. As espécies florais transmitem delicadeza em cada detalhe projetado no paisagismo.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

39


Paisagismo josé celso soza & juliana leão soza

10

11

José Celso Soza & Juliana Leão Soza 55 (18) 3622

4425 / 98155 7574

arquitetura, urbanismo e interiores

ENG. AGRÔNOMO PAISAGISTA

Avenida Brasília, 2427 • Nova Iorque Araçatuba/SP • Brasil

10• Sustentável Toda água da chuva, é coletada e armazenada em um grande reservatório sob o piso da área de serviço. Esta água é utilizada para a irrigação do jardim e também para lavar toda área externa da residência.

11• Tons alegres Sempre que possível, o paisagista deve se preocupar em compor o seu projeto com plantas mais nobres, sem perder a suavidade e alegria das cores com floradas abundantes e programadas por espécie.

40 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15





Lançamentos

criativos

1 • Sofá Onyx

Desenvolvido pelo estúdio de design da Peugeot, o sofá Onyx é dotado de um longo assento (três metros), que mescla fibra de carbono e Volvic, uma pedra de lava vulcânica. A peça foi inspirada em um carro, conceito apresentado em 2012 e cuja carroceria era feita em fibra de carbono e cobre. www.peugeotdesignlab.com

1•

2 • Listrados

O estilista britânico Paul Smith aplicou seus famosos tecidos listrados em uma seleção de mobiliário criada pelo designer dinamarquês Hans J. Wegner para a Carl Hansen & Son. A iniciativa faz parte das celebrações do centésimo aniversário de nascimento de Wegner. www. paulsmith.co.uk

3 • Officinanove

A Officinanove é uma jovem empresa da Ligúria, região do noroeste da Itália, que explora diferentes técnicas de processamento de metais. Este ano, a empresa apresenta os pendentes Ennagona, um polígono em formato cônico produzido em dois tamanhos e em várias cores. www.officinanove.it

2•

4 • Poltrona capuccino

Outro lançamento da Kare Design é a poltrona Capuccino. Em formato de xícara, a peça é fabricada em aço cromado, fibra de vidro e tecido sintético de poliéster e poliuretano. www. kare-saopaulo.com.br

5 • Ziggy

Matérias-primas simples como aço, madeira e cordas foram as escolas do designer Emilio Nanni para a coleção Ziggy, desenvolvida para a Saba Italia. A linha de pufes e msesinhas que podem ser utilizadas em áreas externas faz referências à persona Ziggy Stardust, adotada por David Bowie, e seu caráter gráfico e revolucionário. www.sabaitalia.it

3• 4•

5•

44 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Diversidades... por Larissa Olsen

Decoração no teto

Exige planejamento e muda o visual do ambiente 1

N

o momento de decorar, é comum que as paredes recebam cores e revestimentos e o teto continue branco. Porém, arquitetos e decoradores têm usado o recurso para conferir descontração e amplitude aos ambientes. A escolha do material deve seguir o desejo do cliente, levando em consideração o impacto que tal espaço terá sobre o seu usuário. Usar cores no teto é uma tática fácil de modificar significativamente um ambiente sem gastar muito. Basta uma lata de tinta látex e a vontade de ter o espaço renovado. A cor é capaz de influenciar o estado emocional, psicológico e traduzir sentimentos. Só para se ter uma ideia, quando o objetivo é rebaixar a altura do pé-direito, o teto deve ser pintado com um tom mais escuro em relação a parede. Se o teto for baixo, é recomendável evitar tons muito escuros. Já para obter a impressão de um cômodo menor, usa-se cores escuras. Os tons quentes como o amarelo e o vermelho são ideais para áreas voltadas para a alimentação, uma vez que essas cores estimulam a fome. Os tons frios como o azul e o lilás são recomendadas para cômodos que visem o descanso das pessoas, já que as cores ajudam a relaxar e transmitem calmaria. Entretanto, é possível utilizar outros materiais no momento de decorar e revestir o teto, sendo elas o gesso, pastilhas de vidro, fibras naturais e sintéticas, papel de parede, placas de alto-relevo, entre outros. Durante a concepção de qualquer ambiente, é necessário pensar nele como um todo. Quando vamos dar vida ao teto, não é diferente. Ao entramos no espaço, primeiramente observamos ele de forma geral, depois nossos olhos são direcionados para partes especificas, havendo um jogo de equilíbrio. Desse modo, a decoração deve se enquadrar no contexto do bom senso e ter como foco um ambiente funcional. Para que não haja equivoco, uma solução é prolongar o revestimento da parede ao teto dando ritmo e harmonia ao ambiente.

46 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

2

3

4

Cores, rasgos no forro, objetos e aplicações de texturas são alternativas para tirar o teto da mesmice.


5

1• Gesso

Versátil, o gesso auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros. O gesso serve também como suporte para a iluminação, se tornando um verdadeiro protagonista para o acabamento primoroso no teto de uma residência.

2• Madeira

Os ambientes que tem por conceito transmitir conforto e elegância, uma excelente opção é utilizar o teto em madeira, já que além do efeito visual, o material melhora a acústica e o conforto térmico do espaço. Na imagem, a sala é revestida com lâminas de bambu no teto e nos pisos.

3• Criativo

6

Inspirado no universo do design moderno e sustentável, o teto do ambiente é composto por caixas de papelão. A ideia criativa deu um efeito diferente, expressando a personalidade do proprietário.

4• Papel de parede

O papel de parede na decoração no teto também dá um ar moderno e, ao mesmo tempo, personalidade devido à grande variedade que podemos encontrar no mercado.

5• Comerciais

Hoje em dia, a decoração no teto de imóveis comercias, usado de forma estratégica e visando o lucro, deixam o espaço mais atrativo. Sendo assim, a decoração no teto, junto ao todo de um projeto, cria uma atmosfera acolhedora transmitindo tal sentimento ao produto ou serviço oferecido e valorizando uma marca ou estabelecimento. Esse pub country em Campo Grande-MS, buscou referências nos bares americanos, marcados por muitos artigos temáticos, móveis de madeira escura e clima de saloon do Velho Oeste. A ousadia na decoração chama a atenção do público: 600 chapéus cobrem todo o teto e também servem como lustres no ambiente.

6• Residenciais

Nos espaços residenciais, a decoração no teto ainda vem ganhando força. Tudo é válido, tendo em mente a harmonia e planejamento, que são os segredos para obter sucesso na decoração. Essa adega parece simples, mas é feita com um material completamente reaproveitado: o OSB (oriented strand board), que nada mais é que um painel de tiras orientadas produzidos com toras de madeira de florestas 100% sustentáveis, como o Pinus. A textura dá um tom rustico, aparentemente envelhecido, perfeito para guardar garrafas de vinho. Iluminação indireta, com rasgos no próprio OSB dão charme ao ambiente.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

47


Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Régis Cristiano

Ambientes integrados

Elementos clássicos e contemporâneos compõem residência de jovem casal Projetada exclusivamente para um jovem casal, esta residência desfruta dos conceitos e materiais contemporâneos para melhor acolher e confortar uma família. Os ambientes foram arquitetados de forma integrada, isolando-se apenas por portas de correr transparentes. Na decoração, elementos clássicos e contemporâneos brincam com os tons neutros e fortes. A área de lazer foi cuidadosamente elaborada pelos profissionais do escritório Office 3, criando um espaço multiuso para que os proprietários possam receber e aconchegar seus familiares e amigos.

Textura agradável

Charmoso

Personalidade

Com uma arquitetura de linhas retas, a fachada é composta por revestimentos em sua forma bruta. A madeira cumaru, no portão da garagem, faz um contraponto com o granito corumbá apicoado e a pedra portuguesa, criando uma textura agradável.

Na sala de estar, um sofá de couro preto e uma mesa de centro na mesma tonalidade traz sofisticação ao espaço. Elementos rústicos em prata e dourado dão o tom de charme.

O hall de entrada é marcado por uma porta pivotante no eixo, estruturada por ferro e revestida com madeira e fórmica, proporcionando personalidade na residência.

48 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Amplitude Para ter maior visibilidade do espaço em geral, inclusive do pavimento superior, um pé direto duplo foi projetado, dando destaque para a escada em sua forma dentada e “flutuante”. Os espelhos como revestimento da parede de apoio reforçaram a sensação de leveza por quem passa pelo local.

Nobreza O piso de pedra goiana polida é o ponto que chama atenção na residência, conferindo nobreza em todos os cômodos. As salas de jantar e estar são separadas apenas por um mobiliário.

Rústico A sala de TV é integrada aos demais ambientes da residência. Com uma decoração moderna, o ambiente é composto por equipamentos de última geração e por detalhes decorativos com detalhes rústicos.

Alto padrão Com as altas temperaturas da região, uma parte da varanda foi fechada com a intenção de refrigerar o ambiente. Mantendo o alto padrão da residência, um detalhe em sanca iluminada foi criado para esconder o maquinário do ar condicionado.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

49


Ambientes integrados escritório office 3

Jovialidade Na área de lazer, o espaço destinado a churrasqueira e o forno de pizza foi pensado de uma forma prática, que não exigisse manutenção diária. O balcão e as paredes foram revestidas de pastilhas até o teto. O granito preto na bancada e no piso ganham destaque no local. A luz de LED azul garante o efeito despojado e festivo que o ambiente oferece.

Paradisíaco

Office 3

Arquitetura e Engenharia 55 (67) 3522

9947

arquitetura e engenharia

Rua Munir Thomé, 938 • Centro Três Lagoas/MS • Brasil

50 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Em volta da piscina, o paisagismo é composto por plantas de fácil cultivo e manutenção. A beleza do mosaico português encanta os visitantes e cria um cenário paradisíaco dentro da residência.



Lançamentos

luxo

1 • Nusa DUA

Entre as novidades da empresa estão castiçais de cerâmica Off White; diversos modelos de gravuras de calhambeques com moldura de madeira, vasos de alumínio e ferro e conjunto de três mesas de madeira com tampo xadrez. www.nusadua.com.br / Tel.: (47) 3367-5504

2 • Eyeball copper

A Karen Design oferece uma ampla diversidade de lançamentos. Um dos destaques no novo portfólio da empresa alemã é a cadeira Eyeball Copper, com estrutura em cobre e estofado em couro. www.kare-saopaulo.com.br

3 • Ornamental Art Design

Especializada em espelhos e porta-retratos, a Ornamental Art Design, marca da Indústria Santa Luzia, apresenta um mix de peças clássicas e contemporâneas, entre elas espelho oval em ouro envelhecido ou no estilo provençal e espelho retangular dourado; entre os modelos de porta retratos, o Silver rose é produzido artesanalmente com madeiras de reflorestamento. www.ornamentalartdesign.com.br / Tel.: 0300 145 1300

1•

2•

3•

52 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Dica... por Vinicius Lopes

estilo clássico

Nunca sai de moda na decoração... Elegantes e tradicionais, as decorações clássicas nunca perdem o charme e saem de moda. Esse estilo é representado pela simetria e beleza, deixando os ambientes sofisticados e seus ornamentos transformados em verdadeiras peças de arte. Objetos que sobrevivem ao tempo pela qualidade de suas linhas e materiais. As molduras tem sido um recurso utilizado por profissionais da decoração como papel de parede, transformando a atmosfera dos ambientes. Da sala à cozinha, elas podem ser utilizadas de várias maneiras. Porém, é preciso conhecer suas possibilidades. De diversos tamanhos e estilos, essas peças são atemporais e compõem os elementos clássicos, se destacando por cada detalhe folhado a ouro, evidenciando a nobreza. Retangular ou oval, é possível inovar e inserir uma moldura mais clássica sobreposta a um espelho, trazendo o ambiente para a contemporaneidade. Saber fazer boas combinações e não fugir da proposta é o que resulta no sucesso de um projeto, principalmente aqueles que trabalham com peças finas. Para criar uma decoração clássica, os detalhes são de extrema importância, já que uma peça ornamental valoriza diferentes espaços. Por exemplo, uma caixinha folheada a ouro com pezinhos torneados, serve como porta joias no quarto, como um objeto para guardar um controle remoto na sala de TV, ou simplesmente como um artigo decorativo. Essa versatilidade em peças clássicas pode ser vista em uma bandeja decorativa, tendo como função servir bebidas em um evento social ou como um pequeno bar na estante de uma sala de estar. Sendo assim, a decoração com molduras esculpidas e trabalhadas, porta-retratos e pequenos móveis auxiliares trazem um toque de classe e luxo nos ambientes com design clássico, se eternizando nos interiores com charme, elegância e nobreza!

54 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Dormir com estilo... por Jéssica Cagliari

Cabeceiras

O item que faltava na decoração 1

As convencionais cabeceiras e painéis de cama abriram espaço para novas propostas no mundo do design de interiores

D

e um simples apoio para a cabeça, as cabeceiras de cama se tornaram um item fundamental e personalizável à decoração do quarto. No cantinho mais íntimo de uma residência, essas peças são customizadas e transmitem beleza e sofisticação. A escolha da peça varia de acordo com o estilo e o efeito que se deseja dar ao ambiente. No entanto, antes de escolher o modelo de cabeceira ideal, é preciso avaliar a praticidade de alguns materiais. De modo geral, as peças feitas de tecido exigem um cuidado a mais com a limpeza, principalmente se forem de cores claras, que evidenciam a su-

jeira com facilidade. Essa mistura de diferentes cores e estampas é chamada de patchwork embutido. Essa técnica é muito comum para encapar caixinhas e cadernos. De acordo com a design Luciana Alves, o quarto fica com um ar mais alegre, sendo possível complementar a decoração com almofadas e travesseiros na decoração do ambiente. Pra quem prefere não se preocupar tanto com a sujeira, as peças de madeira são as mais indicadas. Esse tipo de material é bastante utilizado na produção de painéis, já que dependendo da madeira, a cama pode ter sobrecarga de peso. Conheça alguns modelos:

1• Casal

2• Jovem

3• Patchwork

4• Pequenos cômodos

Para os quartos de casal, a sobriedade costuma ser predominante. Grandes painéis de madeira e cabeceiras estofadas com revestimento de couro são boas alternativas para esses ambientes.

Também é possível repaginar as cabeceiras com tecidos coloridos e estampados. A técnica utilizada é denominada de patchwork embutido, e é muito comum para encapar caixinhas e cadernos.

2

56 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

3

Para os dormitórios direcionados para o público jovem, todo tipo de inovação ganha espaço, desde espelhos até adesivos que cobrem a parede atrás da cama.

Em quartos menores, as cabeceiras podem ser acopladas a prateleiras, substituindo os criados mudos. Espelhos atrás da cama revestindo a parede também transmite a sensação de amplitude no ambiente.

4



Lançamentos

modernos

1 • Poltrona multicolorida

1•

Uma poltrona multicolorida confeccionada a partir de camadas empilhadas de tecido é o destaque do holandês Richard Hutten. O designer conta que a intenção foi usar o tecido fornecido pela Kvadrat como estrutura, não apenas como um revestimento. Cada camada foi cortada à máquina e colada manualmente. www.richardhutten.com

2 • Bonté móveis

Contemporaneidade é o que define a Coleção Tavolini, assinada pelo Escritório DAZ Design, composta por cristaleira, mesa bar e mesa lateral; formas sinuosas, com o uso da madeira ou cor com espelho, tornam as peças fáceis de combinar em qualquer ambiente. www.bonte. com.br / Tel.: (54) 3293-3467

2•

3 • Dona flor

A coleção Ninho de mobiliário outdoor é composta por sistema de sofás, poltronas e mesas que possibilitam a criação dos mais variados ambientes em chave contemporânea. O conceito é trabalhar formas arredondadas que criam bem estar e sensação de proteção, como um aconchegante de um ninho. As peças, assinadas por Adolini+Simonini, têm estrutura metálica e revestimentos em fibra sintética de trama combinada ou monocromática, assim como corda marítima, disponíveis em diversas cores. www.donaflormobilia.com.br / Tel.: (43)3251-4917

3•

4 • DAF mobiliário

A empresa lança a coleção Butterfly, inspirada no universo colorido e de constante movimento das borboletas. Desenvolvida em parceria com a UNT Intelligence Design, a coleção apresenta poltronas com pés aramados em aço pintado no formato de borboleta. www.moveisdaf.com.br / Tel.: (54) 3388 9510

4•

58 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Arte ocidental... por Priscila Sallas

Estilo gótico

A influência gótica no design de interiores 1

O

Estilo artístico desenvolvido na Europa ocidental, a arte gótica transmite elegância e charme estilo gótico designa de uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias

de um contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico. A arquitetura, em comunhão com a religião, forma o eixo de maior relevo deste movimento. As catedrais góticas cha-

mam atenção pela grandiosidade e dimensão, apesar de geralmente serem escuras e pontiagudas. Uma das belas características desse estilo são os vitrais que trazem uma imensa luminosidade para o interior. A Catedral de

2

Notre-Dame, construída com influências da arquitetura gótica, é uma das catedrais mais visitadas da Europa. Esse tipo de arquitetura faz sucesso até hoje, não precisando nem um astro do rock para viver em uma casa desse estilo. Mergulhe no mundo do goticismo!

1• Tons fortes

As cores, embora sejam preferencialmente mais escuras e ricas, não têm que seguir a paleta sombria. Podem ser monocromáticas com uma adição de algum toque extra de uma cor escura. O mobiliário vintage e a luminária dão um tom nostálgico no ambiente.

3

2• Vidrais

As características proeminentes do estilo Gótico são vidrais e ornamentos. Esse estilo apresenta o drama e a elegância do seu antepassado, mas com um toque moderno. As janelas com os vidrais desenhados rementem as catedrais medievais.

3• Arqueados e pontiagudos Os objetos de madeira e ferro forjado arqueados e pontiagudos fazem referência ao estilo gótico. O uso de cores fortes como o preto e vermelho dão vida à atmosfera. O destaque fica para os desenhos estampados no papel de parede, adicionando elegância e transmitindo luxuria no interior do quarto.

60 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15





Cinza em alta... por Vinícius Lopes, Jornalista

O novo bege

Aposte no cinza na hora de decorar sua casa Saiba qual o significado da combinação de cores

1

2

3

64 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

A tonalidade é considerada o novo bege da decoração, por isso, abuse da cor em paredes, móveis e tapetes.

S

util e elegante, o cinza está em alta na decoração. Cor intermediária entre o branco e o preto, ainda que em determinadas culturas seja associada à tristeza, no mundo do design é o tom do momento. É a cor ideal para brincar e ousar com todas as outras, sem medo de baixo astral. Graças à sua qualidade de ser um tom neutro, o cinza é considerado democrático. Por isso, na hora de decorar um ambiente, é muito importante prestar atenção à composição das cores. Com ele, é possível criar ambientes aconchegantes e leves. A variedade desta cor acompanha móveis ousados e tradicionais, além de trazer personalidade ao espaço. Entre as várias composições e aplicações, é possível quebrar a serenidade do cinza com peças de cores primárias, garantindo alegria e vivacidade no local. Essa versatilidade também é válida no momento de aplica-la nos cômodos da casa. A cor pode ser utilizada na sala, cozinha, quarto e até em ambientes externos, como espaços recreativos e varandas. Porém, para não cometer nenhum erro, profissionais da arquitetura e decoração orientam que o teto seja branco e que uma parede tenha um tom de cinza mais escuro do que as outras. Assim, a decoração não fica cansativa e monótona. Para os que almejam equilibrar a seriedade do tom, a dica é usar papéis de parede com estampas e texturas. Do ponto de vista terapêutico, o cinza aumenta a conexão com a Terra, sendo perfeito para ambientes como home offices e áreas corporativas. A cor também é uma boa alternativa para manter ambientes organizados. Esse fator da cromoterapia, cada vez mais abordada por empresas do ramo de tintas, revela o significado e o poder que as tonalidades exercem sobre o ambiente. Dessa forma, fabricantes não visam apenas o ponto de vista estético, mas também as sensações e os sentimentos que essas corem evocam no público.

4


5

1• Amarelo

Pra quem gosta de um espaço moderno e arrojado, deve optar pelas cores cinza e amarelo. A combinação do cinza-acastanhado com o amarelo, acarreta em um espaço mais aconchegante. O amarelo vivo com o cinza total, cria uma decoração contemporânea.

2• Preto

A junção do cinza com o preto cria um ambiente clássico, contemporâneo, dramático ou descontraído. Se você tiver receio do local ficar muito escuro, basta escolher uma tonalidade mais clara de cinza, mantendo a combinação.

3• Branco

6

O Cinza e o Branco, juntos, simbolizam o estilo minimalista, criando um ambiente clean e equilibrado. Qualquer elemento decorativo especial – neste caso, os artefatos de madeira – se torna protagonista nesse tipo de atmosfera. O espaço também beneficia a luminosidade natural que se acaba por criar e potenciar devido à combinação de cores.

4• Azul

Para um ambiente envolvente, a combinação perfeita são as cores cinza e azul. Sofisticado, o espaço não deixa de ser convidativo. Os tons despertam sensações de calma e tranquilidade.

5• Cor-de-Rosa

7

Misturar o cinza com o cor-de-rosa é criar um espírito jovem e até um pouco irreverente. Esta dupla confere um ambiente soft e até romântico. Neste caso, a cozinha tem sua base em cinza, combinada a pontos de rosa. Um verdadeiro charme.

6• Vermelho

Como ambos são cores fortes e sólidas, a utilização do cinza e o vermelho pode ser equilibrada com a escolha de uma tonalidade mais intensa e a outra mais suave. No entanto, se quiser arriscar com uma decoração mais dramática, não há nada como juntar tons escuros de cinza e vermelho.

7• Laranja

Mesmo parecendo uma combinação improvável, juntar o cinza e o laranja na mesma divisão cria um ambiente dinâmico e suave. Esta combinação de cores ganha vida, sem perder classe.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

65


Projeto... por Vinícius Lopes, Jornalista

Paisagismo

Espécies exóticas e de fácil manutenção encantam residência no interior de São Paulo Com o objetivo de ousar no momento da concepção do projeto, o técnico em paisagismo e designer de interiores, José Carlos Riel, utilizou uma gama de espécies coloridas, valorizando cada espaço da residência. O principal desafio do profissional foi de utilizar plantas diferentes e modernas, encantando moradores e visitantes.

1 2

3 4

66 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


1• Harmonia A residência teve um paisagismo planejado de uma forma a não carregar a fachada, valorizando cada ponto com uma espécie diferente, mantendo uma harmonia. É importante destacar as azaleias, uma forração de dianellas e na fenda da parede uma pata de elefante.

2• Exótico

5 6

Três vasos cerâmicos são compostos por espécies de jabuticaba, pitanga e um tipo de laranja exótica. As três palmeiras carpentárias, um conjunto de três buxinhos e um fênix ao fundo chamam a atenção do local.

3• Entrada triunfal Logo de cara, podemos denominar a entrada como triunfal. O paisagista teve um cuidado especial ao plantar as rosas do deserto, forrando-as com britas, areia e substrato. As 16 rosas são valorizadas com um uma iluminação digna de casas de novela.

4• Paradisíaco

7

As três palmeiras carpentárias junto com o jasmim-manga conferem um visual paradisíaco e exótico ainda na fachada, caracterizando o conceito principal do paisagismo.

5• Próprias para o sol Na lateral da piscina, temos a leucofila deixando o local exótico e colorida. Entrelaçada a elas, temos a dracena tricolor e ao lado da cascata, as rosas do deserto. Essas espécies são apropriadas para ambientes que recebem com maior incidência os raios solares.

6• Vivacidade Três vasos vietnamitas trazem belíssimas bougainvilleas dando aconchego ao local. As murtas com viburnum recebem um acabamento com pedras brancas e dão vida na arquitetura da parede.

7• Por todos os lados Nenhum cantinho da residência é deixado de fora. Essa parte da garagem recebeu várias espécies de pacová. A espécie de sombra necessita de pouca água para sobreviver, sendo de fácil cultivo no local.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

67


Paisagismo josé carlos riel

8

9 10

José Carlos Riel 3608 7826 • 9 9759 9424 9 8110 8251

55 (18)

Riel Design e Jardins • Araçatuba/SP • Brasil riel.cdy1299@bol.com.br Técnico em Paisagismo e Designer de Interiores

www.facebook.com/josecarlos.riel

68 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

8• Valorização da textura Na saída do chuveirão, o conjunto de buxinhos conferem charme ao local. A iluminação também exerce a função de valorizar a textura do paisagismo.

9• Fácil manutenção Pensando na fácil manutenção no dia-a-dia, esse espaço conta com dois vasos vietnamitas com flores do deserto e vasos externos. As espécies foram escolhidas por se adaptarem ao clima tropical da região.

10• Em contato com o verde Os gigantes vasos terracota recebem a beleza dos bougainvilleas e as três fênix sinuosas dão um impacto na área de lazer. O conjunto de moréias brancas complementam a decoração, se destacando em meio ao verde.



Entrevista com Vanessa Justi

Vanessa Justi revista dhecore:

decoração?

Vanessa Justi é arquiteta urbanista e proprietária da loja Santa Cerâmica – Pisos e Revestimentos, em Araçatuba/SP. A profissional, que também desenvolve projetos arquitetônicos envolvendo decoração de ambientes, acompanha a Dhecore desde a primeira edição. Este ano, a publicação comemora 5 anos de existência, levando o que há de melhor na decoração nacional e internacional. Sendo assim, a convidamos para expor sua visão de empresária e profissional do segmento da arquitetura e decoração sobre suas participações no periódico e da importância de uma revista do ramo na região. Para quem não se lembra, o conceito inusitado do projeto de Vanessa Justi no pub “White Rabbit” foi destaque na 7º edição da Revista Dhecore, por trazer elementos da literatura nonsense de “Alice no país das maravilhas”.

Quando começou a se interessar por

Vanessa Justi: Me formei no curso de Arquitetura em 2001 e, isso me levou a fazer projetos arquitetônicos envolvendo decoração de ambientes. A decoração é uma grande extensão da personalidade. Por isso, os profissionais do nosso segmento têm como desafio expor o desejo e a personalidade do cliente. revista dhecore:

Como iniciou sua relação com a Dhecore?

Tive uma proposta do diretor geral, Júnior Dornellas, na primeira edição. Na segunda edição, fechamos a primeira propaganda da minha loja para a revista. Vanessa Justi:

revista dhecore: Você acredita que uma revista de arquitetura e decoração valoriza os trabalhos dos profissionais da região? Vanessa Justi: Sem dúvida. As revistas promovem os profissionais pois são distribuídas para um público seleto, que busca serviços nesta área. A publicação também é uma ferramenta para divulgar nossos trabalhos, servindo como um grande portfólio de produtos e serviços. revista dhecore: Após a publicação do seu projeto, como foi a reciprocidade do público? Vanessa Justi: Muitas pessoas vieram ao meu escritório perguntando sobre os produtos que foram usados na decoração do projeto. Essa oportunidade também fez com que eu conseguisse vários novos clientes, ampliando minha área de atuação. revista dhecore:

Dhecore?

O que mais te atrai no conteúdo da

O que mais me atrai na revista são as fotografias e as propagandas. As fotos de ambientes me ajudam com idéias para novos e futuros projetos e, por meio da publicidade, consigo o contato de fornecedores de qualidade. Vanessa Justi:

70 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Épocas... por Vinícius Lopes, Jornalista

Retrô x Vintage

Saiba as diferenças na hora de decorar!

Muitos acreditam que o retrô surgiu inspirado no vintage, porém, cada linha possui sua própria característica: o vintage é sóbrio enquanto que o retrô é lúdico.

E

m busca da composição de um ambiente diferenciado, muitas pessoas têm se identificado com itens decorativos nas linhas vin-

tage e retrô. Mobiliário com essas características transmitem aconchego, estilo, requinte e graça. Assim como na moda, no universo da arquitetura e do design, esses estilos são bem conhecidos, resultando em peças com diversas cores e formas das décadas anteriores. A grande motivação do público ao optar por esses objetos para seus ambientes é a própria nostalgia envolvendo memórias de outras épocas da vida. No entanto, mesmo com a grande procura por mobiliário com essas características, ainda há dificuldade em diferenciar essas peças na decoração.

Vintage

Vintage Retrô O termo retrô, por sua vez, classifica objetos que foram inspirados nos anos 50 e 60, criando uma nova peça inspirada em outra antiga. É um estilo que acaba sendo uma releitura das décadas anteriores, mantendo as formas e cores. As peças retrô são normalmente mais caras que as da atualidade, porém, mais acessíveis que os artigos vintages, já que são produzidos pela indústria atual.

72 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Retrô

A expressão vintage indica que o móvel utilizado foi reaproveitado, resgatando uma mobília de família. Para um artigo de decoração seja considerado vintage, é preciso que ele tenha pelo menos 20 anos, sem ter sofrido nenhum tipo de alteração ou transformação. Nesse tipo de decoração, móveis e peças do mobiliário, como porcelanas, eletrodomésticos e luminárias da época podem ser encontrados em antiquários ou lojas do gênero.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Régis Cristiano

Spazzo Feminino

Brasilidade aliado ao requinte europeu são a fórmula para a revitalização em SPA urbano Criado para revitalizar as mulheres que vivem num verdadeiro caos nos centros urbanos, o Spazzo Feminino é dedicado ao bem-estar, saúde e beleza feminina. A concepção do projeto concentrouse na interação entre os espaços internos e externos, através da presença constante de elementos da natureza. Planejado para que a mulher possa sentir-se totalmente à vontade para cuidar de si mesma por meio de uma ampla gama de serviços, a utilização de técnicas construtivas e materiais remetem as tradições arquitetônicas da região, tendo como premissa a ideia de um espaço sempre leve e aconchegante para os usuários, algo que fique registrado imediatamente na memória de quem utiliza.

Convidativa

Arejado

O arquiteto André Demarqui projetou a edificação afastada da rua. No entanto, ela abraça quem chega próximo ao local através da belíssima marquise. A vegetação na fachada cria uma extensão visual e suaviza a massa construtiva do prédio.

Todos os espaços do SPA estão separados por blocos, sempre com circulação ao ar livre entre eles, garantindo ambientes arejados; As grandes aberturas permitem que os ambientes recebem mais a luz natural e tenham contato com a vegetação externa.

74 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

75


Spazzo Feminino ANDRÉ DEMARQUI

Bem iluminado Internamente, é possível verificar a presença constante de elementos naturais. Além da luz natural através das grandes aberturas laterais, o teto também conta com iluminação zenital, que nada mais é que uma técnica com a intenção de fazer com que a luz do dia penetre no ambiente por meio de pequenas aberturas criadas na cobertura, deixando o local bem iluminado.

76 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Elementos naturais Aliadas à proposta arquitetônica, folhagens, um conjunto de pedras rochosas e o forro de madeira foram incorporadas no local. A piscina verde oferece beleza incomparável que, associada à vegetação, proporciona a sensação de estar em um lago no meio da mata.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

77


Spazzo Feminino ANDRÉ DEMARQUI

78 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Espelho d’água Outro elemento natural que invade os ambientes nas suas mais diferentes formas é a água. Um riacho na forma de espelho d’água acrescenta o toque de requinte e uma cascata garante frescor aos visitantes.

Requinte europeu Os pisos, revestimentos, mobiliários e paisagismo remetem as cores da vegetação exuberante retratadas com encantamento pelo artista europeu mesclando-se com a riqueza construtiva das primeiras edificações da região através do uso de pilares, vigas e forro em madeira e acabamentos como o ladrilho hidráulico.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

79


Spazzo Feminino ANDRÉ DEMARQUI

Equipamentos sofisticados

Cada espaço foi minuciosamente preparado para atender o público. A sala de exercícios possui equipamentos de ponta, garantindo sofisticação nos serviços oferecidos pelo SPA.

80 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


FORNECEDORES

Brasilidade Toda a arquitetura e materiais de acabamento remete a brasilidade buscada pelo projeto. Para tanto, foi feito uma pesquisa cromática tendo como referência o trabalho do pintor e botânico holandês Albert Eckhout que, a convite de Maurício de Nassau, retratou flores e frutas brasileiras para os europeus.

decorações birigui • (18) 3642 6374 Av. Nove de Julho, 1.349 • Birigui/SP *Objetos de decorações, móveis, poltronas, quadros e cortinas. IMPERIAL PORTAS • (18) 3642 2030 Av. Gov. Pedro de Toledo, 115 • Birigui/SP *Piso laminado, forro de madeira, puxadores e fechaduras. LALUCE • (18) 3631 0011 Rua Aguapeí, 2.481 • Araçatuba/SP *Marmores.

André Demarqui

Terraço

1455 / 99786 0155 Rua Alfredo Galeoti, 403 Parque das Paineiras Birigui/SP • Brasil

arquiteto e urbanista

55 (18) 3642

O terraço proporciona descanso e aconchego aos visitantes. Móveis, objetos e plantas adequadas para áreas externas são os protagonistas deste ambiente. Uma área de sombra é garantida pelo ombrelone, que protege uma área de estar no local. Tudo dentro de um contexto contemporâneo de arquitetura. Assim sendo, o resultado do projeto comporta-se como um lugar que é um “mundo novo”. Encanta com sua arquitetura, cores, vegetação e presença da água. Procura traduzir as riquezas do país.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

81


Lançamentos

práticos

1 • Butzke

A empresa lança a linha Eko, do designer Alain Blatché, composta por cadeira com e sem braços, mesa (171 cm x 90 cm) e espreguiçadeira. Indicados para área externas, as peças têm acabamento em stain nogueira, jatobá ou colorido (vermelho, verde e azul). www.butzke. com.br / Tel.: (47) 3312-4000

1•

2 • Mobitaly

A empresa apresenta diversos modelos de cadeiras de design italianas. O modelo Gruvyer, da marca UP-ON, é injetado em polipropileno de alta pressão com brilho intenso; são diversas opções de cores. Os modelos Titi, Vanity, Extraordinária, Glenda, da renomada marca SCAB ITALIA, são injetadas em policarbonato Bayern, o melhor do mundo, com 90% de transparência. As peças têm cores únicas como o âmbar do modelo Extraordinária, o amarelo brilhante do modelo Titi e o verde patenteado da cadeira Glenda, o verde mais próximo de uma garrafa de vinho. www.mobitaly.com.br / Tel.: (11) 2606-0511

3 • By Arte Design

Poltrona Garden: com design diferenciado e moderno, a poltrona é ideal para ambientes externos, já que é resistente a água e ação de raios UV. Sua estrutura em polipropileno permite empilhamento. www.byartdesign.com.br / Tel.: (11) 4723-8585

2•

4 • Arper

A Arper apresenta as poltronas Colina, que combinam formas esculturais e orgânicas ao conforto. Indicadas para ambientes internos, têm formato aberto que incentiva o diálogo. As peças podem ser revestidas como couro ou tecido e são fabricadas pela empresa italiana em três tamanhos. www.arper.com

4• 3•

82 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15





Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Lukas Roth e Mattias Hamren

Ousado e inovador

As cores e formas do design futurista de Karim Rashid Situado no rio Spreen, na antiga linha entre a Berlin Oriental e Ocidental, o nhow Berlin se faz presente na era digital da informação, preenchendo as necessidades físicas e espirituais dos visitantes. O NH Hotel Group é uma das 25 principais cadeias do mundo e um dos principais da Europa. Com cerca de 400 hotéis em 28 países da Europa, América e África, a companhia se destaca em qualidade, tanto no que diz respeito aos serviços e instalações, como a decoração cuidadosamente pensada em agradar todos os gostos, fazendo o hóspede se sentir confortável. Hospedar-se no hotel é fazer parte, mesmo que por poucos dias, do inovador e poético mundo do premiado designer americano Karim Rashid. Em ambientes supermodernos e tecnológicos, os visitantes são envolvidos por cores vibrantes e design futurista. O resultado é uma verdadeira experiência de imersão de cor, textura e vitalidade.

Sob o rio Em contraste com o interior, a fachada de tijolos do nhow é séria, mas não menos impressionante. Um dos blocos da grande estrutura parece flutuar sobre o rio. E é lá que estão instalados dois estúdios de gravação com equipamentos de última geração, já que a temática principal do empreendimento é a música.

86 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Portal de entrada Logo de cara, o N em rosa chama atenção na porta de entrada do hotel. O impresso nos pisos cerâmicos fornece dimensão e textura. De acordo com o design, esse padrão representa a transferência de dados digital que existe em torno das pessoas.

Escultural Os hóspedes são recebidos pela dramática recepção. Uma escultura sensual feita de fibra de vidro de alto brilho com iluminação embutida chama atenção de quem passa pelo local. Um artwork retroiluminado desenhada pelo próprio Karim Rashid preenche a parede.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

87


Ousado e inovador Karim Rashid

Curvas suaves O bar e lounge são vestidos em cores crepusculares e curvas suaves. A linguagem suave continua nos móveis projetados por Karim. Outra sala íntima é separada do salão principal por paredes de vidro e projetadas obras de arte. O teto apresenta uma instalação escultórica de plástico quase derretido.

88 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Universo digital Já no lobby, o hóspede encontra móveis e objetos com formas espaciais feitas a partir de fibra de vidro. O balcão curvilíneo, por exemplo, dá um toque sensual ao espaço. O piso de cerâmica do ambiente, por sua vez, representa o universo digital dos tempos modernos.

Tons pastéis Para o restaurante e o refeitório, o design escolheu uma paleta de cores com tons verdes e rosa claro, já que ajudam na digestão e servem como calmante. As esculturas impressionantes no meio da sala de jantar servem tanto como artigo decorativo, como função de aparador. Uma partição de deslizamento faz com que o espaço se transforme em um local para eventos privados. Mesas comuns reúnem viajantes e habitantes locais em um ambiente casual. Tabelas menores oferecem uma experiência de jantar mais íntimo.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

89


Ousado e inovador Karim Rashid

90 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Psicodélico Padrões energéticos na forma de papel de parede e tapetes transportar convidados pelos corredores para os quartos. Cada andar apresenta um costume diferente e psicodélico, permitindo diversificadas experiências aos hospedes.

Divertido Os elevadores também foram customizados por Karim. O amarelo e o rosa fluorescente chama atenção por cada andar que passa e garante diversão aos visitantes que utilizam essa nova atmosfera.

Break-out O NH Berlin Hotel possui seis salas de conferências, cada uma com uma rolagem de sinalização anunciando reuniões e eventos. A área de break-out é um espaço plano aberto e flexível para diferentes funções. O ambiente é decorado lâmpadas e bancos esculturais.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

91


Ousado e inovador Karim Rashid

92 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Reciclável

Privativo e elegante

Um lindo hotel abraça as necessidades humanas, desejos e comportamentos. Projetado para o conforto e energia positiva, Karim cria novas fantasias. Os quartos Torre Leste apresentam um esquema de cores do nascer e pôr do sol, transmitindo um efeito revigorante. Sob os pés o piso personalizado é feito de laminado de madeira impresso reciclável.

Nenhum detalhe é despercebido, as paredes do banheiro são de vidro gradiente permitindo que a luz natural invada o espaço, dando privacidade aos hóspedes e elegância ao espaço.

Versatilidade

Comodidade

Nos quartos premium, um divisor de parede curva separa o quarto da sala de estar. Uma televisão de inserção gira dentro da parede para visualização na cama, enquanto o hóspede relaxa no sofá de couro da sala de estar ou trabalhar a partir da mesa de fibra de vidro escultural.

A espaçosa sala de banho possui uma banheira independente em cores personalizadas, grandes chuveiros de vidro, pisos de mosaico, pias duplas e toda a comodidade para mimar os hóspedes.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

93


Ousado e inovador Karim Rashid

Karim Rashid (212) 929

8657 / 929 0247

design

office@karimrashid.com 428 W 54th Street Nova Iorque/NY • Estados Unidos

94 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

SPA harmonioso

A modernidade não ficou de fora do SPA do hotel. As cores quentes transmitem aconchego e as cadeiras esculturais oferecem comodidade aos hóspedes. A luz de LED quente e suave cria uma atmosfera harmoniosa.



Lançamentos

elegantes

1 • Cadeira One

Criada como uma bola de futebol com planos individuais que juntos de maneira angular a traduzem uma forma tridimensional, a cadeira ONE do alemão Konstantin Gric é feita em alumínio fundido e está disponível em vermelho, preto e branco. Studio Urbano, tel.: (18) 33044900

1•

2 • Banco Vietnã

Assinado por Pedro Mendes, o banco Vietnã conta com um desenho limpo e detalhes angulosos. A peça ganha destaque por ser de madeira e está disponível em diversas cores e acabamentos. Studio Urbano, tel.: (18) 33044900

3 • Lambe – Lambe

Parte da arte urbana, os lambe-lambes saem das ruas e tomam espaço na decoração de ambientes com personalidade.Conferindo um ar descolado, feito em papel e aplicados em telas, os produtos dão possibilidade de serem compostos com quadros fotos e obras de arte . Studio Urbano, tel.: (18) 3304-4900

2•

4 • Adega

A empresa Elegância Rústica apresenta uma adega em madeira de demolição de 0,81m de comprimento, 0,27m de profundidade e 1,13m de altura com capacidade de armazenar até 26 garrafas, oferecendo as condições adequedas de local fresco e sem iluminação permitindo que o vinho evolua dentro da garrafa chegando ao seu auge. Tel.: (18) 3624.0136 - (18) 3304.0596

4•

3•

96 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Sustentabilidade por Denize Barsted

Design ambiental

Telhados Verdes e Jardins Verticais

O Denize Barsted

é designer ambiental. Trabalha com design, sustentabilidade e meio ambiente, desde 1992, através de projetos, consultorias, aulas, palestras, exposições e artigos, com referências na mídia. É bacharel em Comunicação Visual pela PUC/ RJ, formada em 1992. Também cursou Arquitetura e Urbanismo, na UFRJ, em 1986. Colou grau em Taiwan, em 1991, na área de cultura clássica chinesa.

s jardins sempre estiveram presentes na história da humanidade, como, por exemplo, o Jardim do Éden e os Jardins Suspensos da Babilônia. Mas, especialmente, no meio do deserto, com temperaturas que chegam a 50 graus, às vezes se avistam “oásis” - locais com água e vegetação – que aliviam o calor, fornecem suprimentos e embelezam a região árida, nos mostrando o verdadeiro sentido de um jardim. Em pleno calor da região noroeste de São Paulo, acentuado pelos extremos climáticos, você pode ter na sua sala, mesmo ela não sendo muito grande, ou no seu telhado, ambientes belos, refrescantes, que climatizam a residência e fazem o seu dia-a-dia ser mais integrado com a Natureza. De quebra, ainda possibilitam que você produza flores, ervas aromáticas e medicinais, hortaliças, e, pasmem, plante até árvores no seu telhado. Existem várias formas e técnicas que podem ser utilizadas para a instalação de Telhados Verdes e Jardins Verticais, dependendo do espaço e dos recursos disponíveis, e

Que tal você ter um “Oásis” na sua residência?

que, também, podem ser associadas à outras técnicas sustentáveis de economia de água e energia (como, por exemplo, o uso nos Telhados Verdes de captação de água de chuva e de painéis solares). Os Telhados Verdes parecem técnicas modernas de paisagismo, mas já foram criados há muito tempo, usados tradicionalmente na região da Dinamarca e, também, na Permacultura (método sustentável de planejamento de sistemas humanos com visão sistêmica e integrada à Natureza). Atualmente, existem inúmeras empresas que realizam projetos com bastante tecnologia e instalam estes jardins. Mas, você também pode fazer Telhados Verdes e Jardins Verticais mais simples, no estilo “faça você mesmo”, porém, é claro, com a devida orientação. O uso do Telhado Verde está crescendo rapidamente em todo o mundo. Em Nova York e Chicago (EUA), e na Alemanha existem leis e incentivos para os Telhados Verdes, que, em alguns locais, cobrem 10% das construções da cidade. No Brasil, existe uma campanha para o IPTU Verde virar lei.

continuação

98 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

99


Design ambiental

denize barsted

Mas, afinal, o que são telhados verdes e jardins verticais?

E

cotelhados, Telhados Ecológicos, Greenroof, Telhados Sustentáveis ou Telhados Verdes são pavimentos permeáveis, compostos de módulos com camadas, que forram uma laje ou telhado impermeáveis (ou até mesmo compensados e placas de metal que sirvam de cobertura) de casas, prédios e edificações em geral, permitindo que este local vire um ambiente ajardinado, aproveitando espaços subutilizados e gerando mais qualidade de vida. Este sistema permite uma reserva de água reciclada para irrigação (ligada a bocais e drenos), e é composto de, basicamente, tres camadas: uma impermeável (pode ser um plástico), uma manta com gel drenante (ou até mesmo um cobertor), e uma placa com um fértil substrato (ou terra), que é um “tapete” vegetal com alguns centímetros de espessura. Sobre o substrato

é colocada a vegetação que pode ser desde um simples gramado, passando por um belo jardim, até uma pequena floresta (que pode chegar a ter de 300Kg a 400Kg/m2) no andar de cima da sua residência. A dica é usar vegetação nativa, mais adaptada, de fácil manutenção, que resista bem ao Sol e aos ventos, e que, de preferência, produza flores o ano inteiro. Jardins verticais são estruturas instaladas em paredes internas ou muros ou fachadas de um imóvel, que possibilitam a colocação e a combinação de diversas plantas com várias tonalidades diferentes, proporcionando um visual de mural vivo e verde, refrescante, belo e harmônico. Estas estruturas podem ser mais simples (feitas de aramados ou chassís de madeira) ou mais elaboradas, em módulos com sistemas tecnológicos de irrigação, como algumas empresas oferecem.

Serviços ambientais O telhado verde e o jardim vertical são pequenos símbolos dos “Serviços Ambientais” gratuitos que a natureza nos proporciona, que podemos aproveitar mesmo dentro de um imóvel, e além da economia, agregam enorme valor à nossa qualidade de vida. continuação

100 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Design ambiental

denize barsted

Vantagens do telhado verde: • Maior conforto térmico (diferença média de 10 graus a menos na temperatura do ambiente), gerando um microclima e um “ar condicionado” natural no imóvel, pois o sistema absorve e dissipa o calor. Nas cidades, alguns imóveis com telhado verde já ajudam a reduzir as “ilhas de calor”, reequilibrando o meio ambiente urbano; • Aproveitamento de espaços subutilizados e, no caso de residências pequenas, ganho de mais espaços (você pode ter um quintal e uma área de lazer no seu telhado), com segura e fácil manutenção, e maior vida útil do que as coberturas de telhado normalmente usadas; • Deixa a arquitetura do imóvel mais bonita e viva (arquitetura ecológica), gerando atratividade, diferencial estético e melhorando o visual das cidades; • Possibilidade de plantio de árvores (inclusive frutíferas) e hortaliças; • Atração de pássaros e benefício para a biodiversidade; • Mantém a umidade relativa do ar e reduz a poluição, através da absorção de gases de efeito estufa; • Facilita a drenagem e filtra a água de chuva e os metais pesados; • As plantas e a terra do telhado verde funcionam ainda como um filtro natural da água, que pode ser armazenada mais limpa, para posteriormente ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, entre outros; • Melhora a acústica; • Possibilidade de conciliar com sistemas sustentáveis de produção de energia e de reuso de água; • Compensa parcialmente a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação; • Agrega enorme valor na pontuação de certificações como o LEED.

Telhado verde É uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, cria-se condições para a execução do telhado verde.

Vantagens do jardim vertical: • Maior conforto térmico, gerando um “ar condicionado” natural no imóvel; • Relaxamento e melhoria da qualidade de vida para os moradores; • Ameniza a falta de áreas verdes no imóvel; • Deixa a arquitetura do imóvel mais bonita, acolhedora e viva (arquitetura ecológica), além de proporcionar um diferencial estético; • Redução da poluição do ar; • Melhoria da acústica.

102 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Jardim vertical O jardim vertical é uma ótima solução para deixar a natureza entrar na sua casa, em uma época que os espaços horizontais estão cada vez menores.



Dicas... por Priscila Sallas

Decoração feminina

Fuja do rosa na decoração feminina 1

4

2

A

Aposte na força e na determinação das mulheres no momento de compor um ambiente feminino

decoração feminina não se limita apenas aos tons de rosa ou violeta. As mulheres ousam cada vez mais em cores, estampas e texturas que dão o toque feminino e moderno ao ambiente. Texturas leves, esvoaçantes e delicadas, translúcidas ou com um brilho discreto, estampas florais, animal print e até mix de estampas, veja como utilizar esses e outros elementos. Inspire-se!

1• Clássico

O tom neutro da pintura e dos moveis contrasta com elementos mais marcantes como . O piso de madeira em tom mais escuro quebra a dimensão do cômodo todo claro e iluminado. O aconchego do quarto é complementado pelos arranjos de flores e quadros florais. Feminino e sem perder a classe.

2• Luxuoso

O brilho do acabamento do sofá e das almofadas trazem a sofisticação e a elegância de um cômodo digno da realeza. A textura dos elementos contrasta com as cores claras dando o toque moderno ao ambiente. Os objetos com detalhes trabalhados em dourado ajudam a compor uma sala luxuosa e feminina sem nem um tom de rosa.

3• Estampado

3

O banheiro pode receber um toque feminino que fica por conta do revestimento floral. Reforçando ainda mais o romantismo com peças e detalhes em branco e preateado.

4• Moderno

A feminilidade nesse ambiente se apresenta pelos tons de roxo e lilás. O espelho na parede contribui com o equilíbrio entre o moderno e feminino. Muitas mulheres gostam de muitas coisas de estilos diferentes e para não ter uma decoração exagerada, nada melhor que buscar o equilíbrio, misturando elementos bem femininos com outros mais neutros.

104 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15





Lançamentos

tecnológicos

1 • Sem lâmpadas à vista

1•

Pendente sem lâmpadas à vista, o lustre Templuz, evita o ofuscamento quando a peça é instalada sobre tampos metálicos ou de vidro. Com LEDs de 43 W de potência, ele tem altura regulável e 55 cm de diâmetro. www.templuz.com

2 • Fechadura biométrica de sobrepor

A Fechadura Yale YDR 4110 de sobrepor possui tecnologia em biometria e senha numérica, características que fazem dela um produto de alta segurança para o controle de acesso de portas. Seu guia de status visual e sonoro, com áudio em português, facilita a utilização por pessoas portadoras de necessidades especiais. Com dois controles de abertura, leitura de impressão digital ou senha numérica, permite ao usuário configurar dois modos de acesso, alta segurança ou normal, tornando a fechadura YDR 4110, a solução ideal tanto para uso residencial como comercial. Cadastra até 20 usuários. www.imperialbirigui.com.br / Tel.: (18) 3642 2030

2•

3 • Fechadura digital deembutir

Já pensou em trancar a porta que esqueceu aberta, sem precisar voltar para casa? Ou então, abrir a porta para a empregada ou babá de onde quer que esteja? Isso já é possível com a Fechadura YALE Real Living – YDR 220. A principal inovação tecnológica é a ligação que a fechadura possui para sistemas de automação residencial, sendo possível interligar a fechadura à automação da residência e, por acesso remoto, acioná-la. Possui acabamento elegante e resistente. Por leitura de senha numérica que cadastra até 25 usuários, www. imperialbirigui.com.br / Tel.: (18) 3642 2030

4 • Olho mágico digital

Para visualização de qualquer pessoa que se aproximar de sua casa, antes mesmo dela se identificar; segurança e conforto. Ideal para condomínios e apartamentos. Tela de LCD de 3.2” e câmera integrada com visão de 105°. Possui ainda recurso de gravação de imagem a cada acionamento de campainha, o que garante maior segurança ao usuário. www.imperialbirigui.com.br / Tel.: (18) 3642 2030

3•

4•

108 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Régis Cristiano

Conforto clássico

O requinte da madeira e suas mais variadas formas em residência de estética clássica Conforto, aconchego e bem-estar foram os pontos de partida para esta residência de 459 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos e construída em um condomínio fechado em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O projeto arquitetônico foi concebido generosamente no sentido longitudinal, proporcionando aos ambientes internos total integração física e visual com a área de lazer externa. Inspirado pela estética clássica, o conceito faz uma leitura bastante personalizada do estilo normando, que se vê caracterizado pela simetria dos volumes da fachada, pela composição dos diversos planos de cobertura de inclinação acentuada e pela utilização da madeira natural em todos os vãos de portas e janelas.

Paisagismo encantador A entrada principal é localizada na parte central da fachada, evidenciando uma cobertura individual de altura intermediária e ladeada por bay-windows e janelas idênticas. Quem chega nesta bela residência se encanta com o paisagismo. O passeio proporciona ao visitante um espetáculo de espécies que exploram a mistura de sensações.

Geométrico Na área frontal de toda a residência, o calçamento em pedra numa paginação geométrica indica o caminho para a porta principal. A iluminação valoriza a fachada.

Elementos nobres A magnitude do projeto se dá logo na entrada, com a valorização da escada central e da nobreza os contornos de mármore na paginação do piso.

110 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Despojado

Ambientes integrados

Um pequeno desnível separa a sala de estar, contornada pelo teto e valorizada pela iluminação natural da bay-window. Objetos e mobiliários despojados e de valor pessoal compõem a decoração do ambiente. Seguindo a linha clássica, grande parte dos móveis são trabalhados na madeira.

Poucas paredes no pavimento térreo e pé-direito duplo para o mezanino dão um ar contemporâneo aos ambientes internos. A integração permite visão em quase todos os ambientes do térreo.

Madeira trabalhada

Cinema em casa

Ainda no térreo, a sala de jantar é composta por mobiliário em madeira maciça e futons, mantendo total harmonia com os demais ambientes. Destaque para os pés torneados e bem trabalhados da mesa e do banco de madeira.

O home theater foi transformado em um verdadeiro cinema, equipado com telão, projetor e sistema de som integrado. Um confortável estofado em couro valoriza e dá personalidade ao ambiente.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

111


Conforto clássico CLÁUDIA FERRO

Ampla circulação

Rústico

Uma estrutura metálica coberta com vidro amplia toda área de uso da varanda e o espaço gourmet externo, num bloco que ainda contém despensa, banheiro e a sauna complementam todo o conforto do lazer.

Uma ampla porta de madeira dá acesso à varanda, onde estão móveis confeccionados com madeira de demolição, conferindo rusticidade ao espaço e valorizado pelos objetos de família.

112 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Estética clássica A piscina possui um desenho clássico, em composição com a estética de todo o projeto arquitetônico. A fachada voltada para o lazer é valorizada por linhas paralelas de coberturas e janelas.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

113


Conforto clássico CLÁUDIA FERRO

Sala de TV Toda a parte íntima da residência se concentra no pavimento superior, tendo acesso pela escada central, e com as suítes distribuídas no entorno de uma sala íntima, dotada de amplo conforto nos estofados, na iluminação dosada e na TV.

Conforto acústico A suíte principal está diretamente ligada a sala, voltada para parte frontal da residência, preservando o conforto acústico e pelo distanciamento da área de lazer.

Cláudia Ferro 55 (18) 3221

6657

arquiteta

Avenida Washington Luiz, 422 - Sala 43 Centro • Presidente Prudente/SP • Brasil

Madeira em evidência O closet e o banho foram projetados de forma clássica na suíte principal. Elementos em madeira trabalhada estão presentes em ambos ambientes.

114 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Arte... por Jéssica Cagliari

Cultura

Tradicional na Grande São Paulo, loja oferece centenas de opções de molduras, quadros, telas e espelhos para todos os gostos e estilos

Os quadros, espelhos, telas e molduras são itens de decoração que preenchem os ambientes, tornando cada espaço único e acolhedor. Esses artigos dão um toque especial e valorizam qualquer cômodo de uma residência. Com 30 anos no mercado, a Arte Própria, loja especialista em telas, gravuras, molduras, pôsteres e espelhos, chega a Araçatuba com o objetivo de levar o melhor da decoração e obras de arte exclusivas para o interior de São Paulo. O local une o sofisticado e o simples. O uso de obras de arte nos mais diversos ambientes é cada dia mais comum. Elas são uma expressão cultural que está ao alcance de todos. Quando se fala em obras de arte e decoração, são diversas as referências como, por exemplo, gravuras, pinturas em tela e menções a cidades e artistas. Antes de escolher os quadros, molduras, telas ou espelhos, verifique se as dimensões, motivos e cores estão em harmonia com o ambiente. Paredes em tons suaves são um bom cenário para quadros com molduras em cores mais fortes, para ressaltar o contraste. Porém, o mais importante é que esse artigo decorativo exale a personalidade do proprietário do imóvel. É impossível não entrar na loja e não se apaixonar pelos itens oferecidos. A rede tem um formato loja de arte inédita, onde o consumidor encontra, num único lugar, diversas opções de objetos para decoração, com preços acessíveis. A proposta da marca é que cada cliente desenvolva a decoração da sua casa a partir do seu gosto pessoal, criando assim, uma forma de arte própria.

116 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Bate-papo com Eliane Mesquita

As artes plásticas como referência na arquitetura contemporânea de Eliane Mesquita Eliane Mesquita sempre acompanhou de perto o trabalho de sua mãe, Fátima Mesquita, que é designer de interiores há 35 anos em Goiânia. Sempre se dedicou a ajudá-la e começou a se interessar cada vez mais por arte, onde deu seu primeiro passo iniciando a faculdade de Artes Plásticas na Universidade Federal de Goiás. Em seguida iniciou o curEliane Mesquita so de arquitetura na PUC – Goiás, no qual a paixão cresceu cada vez mais. Com apenas 24 anos, dois anos antes de se formar em arquitetura, montou um escritório com dois sócios em Goiânia. Mudou-se para São Paulo buscar novos desafios. Iniciou o mestrado de Arquitetura na Universidade Mackenzie, tendo como tema o trabalho do arquiteto Isay Weinfel e começou a trabalhar na JHSF Incorporadora, empresa líder no setor imobiliário do Brasil, com atuação na incorporação de edifícios residenciais e comerciais, onde atuou por cinco anos com grandes nomes da arquitetura e design de interiores. Após essa vasta experiência, Eliane Mesquita resolveu encarar novas experiências e, há três anos, encara o voo solo. Sem medo de ousar, a arquiteta vem se destacando pelos projetos contemporâneos e sofisticados que levam o seu nome, realizados de forma ímpar a cada cliente. Interpretar as necessidades dele, a essência e intuito do projeto, seja residencial ou corporativo é o grande desafio diário da profissional. Por ser ligada às artes plásticas, Eliane gosta do diferencial e usar muitas formas e desenhos, para que sempre tenha uma parede alegre e colorida, respeitando sempre a personalidade dos moradores. Seu amplo portfólio conta com inúmeros projetos e participações em importantes mostras de decoração, como a Casa Cor de Goiânia e a Casa Cor São Paulo.

118 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


A decoração de um espaço sempre enriquece quando conseguimos colocar obras de arte... Está mais acessível ter uma obra de arte em casa” revista dhecore:

artes plásticas?

Quando começou sua relação com as

Desde criança ia para Faculdade de Artes Plásticas com minha mãe e ficava no cantinho moldando o barro enquanto ela terminava sua aula de escultura. As artes sempre estiveram presentes na minha família, meu irmão mais velho é fotógrafo de arte e moda com vários prêmios. Assim, foi um caminho natural estudar Artes Plásticas na Universidade federal de Goiás. Eliane Mesquita:

revista dhecore: Quais características você considera mais marcantes em seu trabalho? Eliane Mesquita: O uso de cores, aplicação das luzes e o bom relacionamento com o cliente. revista dhecore: Como é seu processo criativo na hora de desenvolver um projeto? Eliane Mesquita: Pesquiso muitas referências nas revistas e redes sociais. Procuro ir todo ano para Milão e visito sempre os museus e galerias de arte para me inteirar do cenário artístico atual.

Para você, qual a ligação das artes plásticas com a decoração? Está mais acessível ter uma obra de arte em casa como artigo decorativo? Eliane Mesquita: A decoração de um espaço sempre enriquece quando conseguimos colocar obras de arte. Com relação a valores, existem opções para todos os bolsos e acho que sim, ficou mais acessível ter uma obra de arte em casa. Outra ótima opção que gosto muito e está sendo bastante explorada atualmente é o uso de fotografias. Elas são mais acessíveis e complementam perfeitamente um decor. revista dhecore:

revista dhecore: Em seus trabalhos, você garante que uma parede receba formas, desenhos ou cores alegres. Como é feita a escolha da paleta de cores e da definição dos desenhos e formas? Eliane Mesquita: Sempre através da tradução dos desejos do cliente. Eu projeto para o cliente, seus gostos e desejos têm que fazer parte de sua morada ou seu futuro escritório. Se ele é mais conservador tento mostrar trabalhos anteriores onde utilizei alguma textura ou cor e o resultado ficou bacana. Se é um cliente mais ousado liberamos a cor, mas com certeza a paleta de cores é definida no início do processo e seguida até o fim. revista dhecore:

desenhos e cores?

De onde vem o gosto pelas formas, o

Eliane Mesquita: Gosto muito da decoração com madeira e tons neutros, mas com certeza as cores e texturas trazem mais personalidade e sempre que consigo prefiro trabalhar com esses elementos. Talvez a origem disso venha da minha terra natal, tão influenciada pela arquitetura de Brasília. Os goianos são um povo contemporâneo e que gostam muito de decoração e arquitetura. O mercado lá é um dos melhores do Brasil hoje em dia.


Inspire-se... por Thaiane Morandi

Papéis de parede

Repaginam os ambientes com praticidade e rapidez

Lisos ou com estampas, os papéis de parede mudam o visual dos cômodos de uma casa com facilidade, transmitindo beleza e elegância.

Tomadas, interruptores, etc...

Papel de parede em ambientes úmidos

Ao encontrar um interruptor, tomada ou caixa de telefone, fazer um corte em forma de cruz no centro. Pressione o papel com os dedos até descobrir a forma exata da caixa por de baixo do papel. Com o estilete, recortar o papel pela marca ao redor da caixa e retirar o excesso.

Lugares úmidos não são os mais indicados, porém hoje, existe no mercado os papéis de parede vinílicos e impermeáveis, resistentes a umidade e o melhor, laváveis. No entanto, utilizar esse artigo decorativo para disfarçar infiltrações e pontos de umidade não é um bom negócio. Além de estragar a estampa da parede em um curto período de tempo, o problema permanecerá.

120 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


R

epaginar o ambiente de uma casa em poucas horas é um sonho que já pode ser realizado com a ajuda de um velho amigo da decoração: o papel de parede. Com o investimento no setor, incorporado as novas tecnologias, está cada vez mais fácil e prático de aplica-los. No mercado, os fabricantes investi-

ram nos mais diversos modelos, que navegam entre os mais simples até os mais sofisticados. Este elemento decorativo começou a ser utilizado em construções europeias de 1481. Considerado sinônimo de luxo, status e requinte, o papel de parede alcançou seu auge no século XX.

Como aplicar? É recomendado antes de tudo, que a superfície da parede esteja lisa. - O primeiro passo é tirar as medidas da parede. - Antes de cortar o papel, é bom igualar o desenho de uma tira para a outra. Para isso, sempre corte o papel com o desenho para cima. - Prepare a cola: é necessário que a cola seja preparada 2 ou 3 horas antes do procedimento. São 30g de cola para um rolo de papel e 1L ½ de água. - Passe a cola sobre o papel, em seguida, dobre a tira, sem que a parte onde aplicou a cola toque na parte frontal do papel e leve a tira até a parede desejada. - Comece a colar a tira de papel, sempre de cima para baixo. Com a ajuda de um prumo, verifique se a primeira tira está bem alinhada. Com uma escova ou espátula de plástico, deslize sobre a tira na parede, para retirar os excessos de cola. - Com a tira já bem colocada, com uma espátula metálica e um estilete, corte as sobras do papel, no teto e no rodapé. - Agora realize o mesmo procedimento com o restante das tiras. Ao colocar a segunda tira e as seguintes, verificar se os desenhos estão igualados de acordo com a primeira tira. - Última tira, ela é colocada da mesma forma que as outras, a única diferença é o corte lateral do papel que sobra, com o mesmo procedimento com espátula metálica e estilete. Acabado de cortar o papel, temos uma parede decorada.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

121


Papéis de parede

Banheiro

Hoje em dia, os banheiros saem do branco total e ganham cores ousadas. O ambiente claro que passa a sensação de limpeza, não é mais uma exigência. Agora o vermelho, verde, azul, preto, amarelo e rosa, está sendo muito usado também. Não tenha medo de ousar com as cores do seu papel de parede.

Sala

Normalmente, a sala é o primeiro cômodo a ser visto na casa. E na grande maioria das vezes, o lugar onde passamos a maior parte do tempo, reunido a pessoas queridas, transmite também muito calor. Por isso, cores quentes e aconchegantes são as melhores opções.

Cozinha

Tons estimulam o apetite, puros e intensos de vermelho e amarelo. Na verdade, as duas cores estimulam nossos sentidos, pois ambas as cores são vibrantes.

Quarto

Se for quarto de um adulto ou jovem adulto, cores mais aconchegante e calma, por ser um ambiente de descanso. Tons de marrom, bege, branco, azul. Se for quarto infantil, é permitido ousar nas cores, já que é um ambiente onde as crianças absorvem informações. Por isso, faça um ambiente colorido, como laranja, verde, rosa, amarelo...

122 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

123


Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Rafael GAP

CASA COR SÃO PAULO

Adega Gourmet, um espaço de convivência Democratizar o vinho e utilizar o espaço para reuniões com amigos e família é uma das ideias da Adega Gourmet. Com 40 metros quadrados e composto por uma mesa de jantar redonda e um lounge, o espaço de convívio e bem estar é garantido por elementos aconchegantes. A proposta do arquiteto Bruno GAP, é proporcionar a maior interatividade possível, criando um recinto acolhedor. O local é perfeito para reunir os amigos e família, apreciar um prato diferenciado, curtir longas conversas ao lado da lareira, apreciar e entender melhor as propriedades de um bom vinho.

Moderno e prático O mármore Calacata traz um toque especial e muito natural para a Adega. Os veios da pedra oferecem um efeito escultural, transformando-se em uma obra de arte que merece esse grande destaque. As geladeiras de vinho têm o tamanho perfeito para armazenagem da bebida, sem ocupar um grande espaço, ideal para colocar sob bancadas.

Vinhos em evidência A parede principal do espaço é tomada pelas garrafas de vinho, dispostas através do sistema B Block, possibilitando que as rolhas sejam umedecidas pelo vinho e sua borra seja depositada no fundo da garrafa, uma solução fantástica para os apreciadores da bebida.

Iluminação suave A iluminação invade a Adega sutilmente, desvendando cada detalhe e favorece a valorização das cores e texturas. O lustre, peça central do espaço, com desenho contemporâneo, ilumina todo o ambiente e intriga pelo seu design simples, mas que tem grande voz, já que unifica a palheta de cores do piso, madeira, garrafas de vinho e veios do mármore Calacata.

124 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Design atemporal Para o mobiliário, o arquiteto selecionou uma mesa de jantar, cadeiras, poltronas, mesinhas de apoio, cadeira em couro marrom e banqueta, peças de extrema qualidade e design cuidadoso e atemporal. Outro destaque, é a mesa de centro em madeira freijó, para o lounge. Esta peça foi escolhida para apoiar baldes de gelo para resfriar as bebidas escolhidas, um local para conversar e passar momentos descontraídos.

Rústico de alto padrão O piso em porcelanato remete à pedra natural escura, com nuances de marrom. Sua textura acentuada permite ao visitante incorporar a rusticidade luxuosa do espaço. O papel de parede possui uma textura natural e cor suave que envolve todo o espaço e o unifica.

Contato com a natureza Ripas sobre papel de parede e prateleiras abrigam objetos decorativos e estocam as garrafas especiais de vinho. As fotografias são valorizadas pelas molduras que preenchem as paredes e adicionam pontos de cor através da natureza animal e vegetal. Os espelhos refletem os quadros, lustre, forro e todo o movimento do espaço. Seu brilho complementa a superfície fosca das madeiras e piso.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

125


CASA COR SÃO PAULO

BRUNO gap

Cenário charmoso

Bruno GAP 55 (11) 3476

6560 / 99608 6150

arquiteto

bruno@brunogap.com São Paulo/SP • Brasil

126 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Da palheta de cores às texturas, tudo foi escolhido para criar uma atmosfera intimista, que é complementada pela iluminação suave, ora indireta ora focada. Um dos destaques deste projeto é o acabamento do forro, em tábuas de Pinus, madeira comum, porém de textura seca e veios bem marcados que aquece o ambiente visualmente e proporciona um toque natural luxuoso.

Lareira funcional A lareira Girolar 360° Flex da Largrill traz charme para esse espaço que pede um pouco de calor. Seu desenho moderno funciona como uma escultura, que preenche o ambiente e complementa a sala de jantar.



Projeto... por Vinícius Lopes, Jornalista

CASA COR SÃO PAULO

Apartamento inspirado em Tatá Werneck Arrojado e contemporâneo com a personalidade de Tatá Werneck. Este foi o ponto de partida para a criação do Apartamento da Jovem Artista, projetado pela designer de interiores, Patrícia Hagobian. Seguindo o gosto e estilo da homenageada, a concepção traz a praticidade de um espaço focado no morar. A cor azul, preferida da atriz, foi escolhida para o ambiente, ganhando evidência na mescla com os tons de cinza, tanto nas paredes da sala de estar, com o papel de parede em padrão geométrico da coleção Amano da Wallquest.

Todo em azul O estilo de vida de Tatá também está presente na escolha dos materiais e no mobiliário. O espaço é todo automatizado com tecnologia de ponta e as peças selecionadas remetem a comodidade de um lar, como o sofá azul jeans com design inovador nas divisões, desenhado pela profissional. O cômodo ainda conta com uma escultura exclusiva, feita de fibra de vidro e resina, do artista Jadir Battaglia, que agrega leveza e design. Destaque para o projeto de iluminação, que conta com rasgos em LED percorrendo todo o apartamento.

128 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Leveza No Banheiro, a disposição do piso em branco e turquesa, importado da Espanha, com prata em sua composição, traz requinte e sofisticação ao ambiente.

Integração Por ter uma rotina agitada, ela precisa de praticidade e conforto nos momentos em casa. O toque de bem estar fica por conta da parede verde em cima da banheira e a cabeceira vazada formando um rendado que integra o banheiro e o quarto de uma forma divertida. Um magnífico lustre Baccarat de cristal francês, do século XIX, é o destaque do ambiente.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

129


CASA COR SÃO PAULO

Patrícia Hagobian

Patrícia Hagobian 55 (11) 2626

8004 / 7895 0177

arquitetura e interiores

Alameda dos Jurupis, 452 – conj. 154 B Moema • São Paulo/SP • Brasil

130 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Irreverente Para brincar com a infância de Tatá e suas coleções, bonecos de super-heróis, quadros do personagem Chaves e vasos de vidro com sal grosso e pedras energizadas dão vida a decoração do ambiente.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Rafael Renzo

CASA COR SÃO PAULO

Chalé do Jogador de Golfe Com uma aconchegante proposta de casa de campo, o Chalé do Jogador de Golfe traz uma estética vintage, com ares da montanha e uma cena contemporânea. Os arquitetos, Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes, homenageiam Dona Yolanda Figueiredo, primeira proprietária da Casa Cor e exímia praticante do esporte. A inspiração da dupla foi de mesclar o melhor do design brasileiro com o mood dos chalés europeus, originalmente usados como abrigos dos pastores na órbita de seus rebanhos nos Alpes, que depois se transformariam em casas de fim de semana para os jet-setters, seja lá na Suíça, seja aqui em Gramado ou Monte Verde.

Serenidade

Acessórios retrô

Os profissionais apostaram na mistura do verde com o azul em efeito aconchegante, intimista e bastante orgânico – já que a combinação remete à serenidade dos campos e à tranquilidade do céu. Uma conexão entre design e natureza que é a cara da neo-arquitetura nesses tempos de retomada de raízes.

Para caracterizar o ambiente, os arquitetos reuniram peças representativas de seu acervo particular – uma coleção de tacos de golfe, obras de arte e memórias afetivas de família, dando um ar retrô.

132 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Levemente industrial Com pé direito alto, piso de madeira de demolição, grandes efeitos de iluminação e sem muitas paredes, tal e qual um loft, a morada se organiza em Cozinha, Sala e Dormitório, mantendo uma atmosfera levemente industrial, elegante, vibrante, descontraída e que valoriza nossos designers e artistas ao lado de clássicos globais.

Inspiração americana Inspirada nos novos espaços urbanos (práticos, funcionais, diretos e essenciais), a cozinha robusta de madeira com acabamento de laca verde remete às american kitchens dos anos 1960 e acentua a atmosfera industrial – e muito chique – que os profissionais imprimiram em cada metro quadrado do chalé. Enquanto isso, a mesa de ferro industrial americana e as cadeiras, compõem um banquete visual que convida às refeições.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

133


CASA COR SÃO PAULO

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Otimizando espaços

Antônio Ferreira Jr. & Mário Celso Bernardes 55 (11) 3289

5066

arquitetoS

Av. Prof. Frederico Herman Jr, 100 São Paulo/SP • Brasil

134 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Separado por uma estante de laca cinza, o dormitório abraça uma cama estilo Chipandelle sobre o tapete xadrez com a mesma padronagem das cortinas da designer britânica Tricia Guild. Outro high-light é o par de nichos “cavados” na estante, que fazem as vezes de criado mudo, solução inteligente e de grande impacto para otimizar espaços.



Projeto... por Vinícius Lopes, Jornalista

CASA COR SÃO PAULO

Cozinha com ares retrô Luz cênica, cores extravagantes, obras de arte e muita delicadeza no ar. O espaço de 60 metros quadrados, projetada pelos arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama, ganhou vida com elementos repletos de personalidade. Versátil, o espaço também apresenta soluções em tecnologia, com eletrodomésticos de última geração, para facilitar o dia a dia na utilização da cozinha gourmet – cada vez mais reservada ao convívio. A combinação ousada dos tons e revestimentos resultou em um projeto singular, chique e, sobretudo, que não se desgasta com o tempo – reunindo diversas tendências vistas no último Salão Internacional do Móvel de Milão.

136 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Cores vibrantes O papel de parede que imita capitonê e o par de pendentes em um tom de amarelo, salta aos olhos e resultou em um espaço especial, tanto para quem aprecia cozinhar como receber. Os arquitetos procuraram aliar praticidade à beleza, já que a cozinha tem sido vista como a nova área social da casa. Por considerar este canto tão importante quanto a sala, os profissionais investiram na criatividade.

Ana Lúcia Salama 55 (11) 5052

3826 / 5052 4426

Av. Macuco, 726 - Cj. 1702 Moema • São Paulo/SP • Brasil

Gerson Dutra de Sá 55 (11) 5044

2830 / 99982 2028

arquitetura e interiores

arquitetura e interiores

Av. Pavão, 955 - Cj.13 Moema • São Paulo/SP • Brasil

Nostálgico e moderno Mesmo lançando mão da modernidade, a dupla apostou em uma ambientação aconchegante, representada por uma decoração quase nostálgica, com atmosfera que remete ao romantismo, com leve toque retrô. Os armários laqueados na tonalidade azul petróleo – desenvolvidos exclusivamente para este projeto – destacam-se no ambiente. O revestimento branco está em relevo acentuado e uma das paredes em pastilhas de vidro turquesa.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

137




Projeto... por Vinícius Lopes, Jornalista

CASA COR SÃO PAULO

Dormitório do bebê O dormitório do bebê tem como conceito e objetivo principal proporcionar aconchego, bem estar e comodidade tanto ao bebê quanto à sua mamãe. O ambiente possui cerca de 46 metros quadrados e auxilia ás atividades do bebê, sejam estas dormir, comer, brincar e/ou tomar banho. Um dos intuitos deste espaço, é criar uma ambientação sofisticada e contemporânea, que não remeta ao convencional dos dormitórios de bebê (como papel de parede com bichinhos e molduras).

Iluminação agradável As persianas se transforma em fator regulador da iluminação natural para adequá-la às necessidades do usuário. A iluminação cênica como os rebaixos de gesso, as fitas em LED e o uso de fibra ótica desvencilham o ambiente do paradigma usual dos dormitórios de bebê.

140 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Conforto

Leveza

O mobiliário, como o berço, a cama, a cômoda e a mesa feijão, além do enxoval destacam o conceito geral do ambiente, e propõem o conforto e design necessário aos usuários deste dormitório.

Para o armazenamento das roupas e dos brinquedos, foram projetados nichos com diferentes texturas, uma prateleira de livros e um armário com cores neutras e traços leves que remetem ao design e texturas já empregados tanto no piso quanto na Poltrona Elliot.

Elementos harmônicos Tratando o berço como elemento centralizador do espaço destinado ao bebê, têm-se um tapete circular texturizado, além das almofadas que trazem conforto e ergonomia por se adequarem ao que estiver em contato.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

141


CASA COR SÃO PAULO

raquel kabbani

Raquel Kabbani 55 (11) 3259

1684 / 31514640

arquitetura e engenharia

Edifício Montblanc Av. Angélica, 2632 • ( altura Av. Paulista) São Paulo/SP • Brasil

142 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Setorizando o ambiente Por este motivo, foram utilizados materiais sem o caráter exclusivamente infantil, tais como: o piso vinílico que remete ao conforto da madeira. Nas paredes, foram utilizados papel de parede, pastilhas e painéis texturizados em MDF. Estes revestimentos de parede setorizam o dormitório para a utilização de cada função presente no ambiente.

Banho lúdico No banho do bebê, é utilizado um painel de bolhas com iluminação em LED que remete ao banho como um elemento lúdico e divisor de espacialidades. O espaço também conta com uma banheira vitoriana com linhas arredondadas e uma Minilavadora.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Rafel Renzo

CASA COR SÃO PAULO

Estúdio de rádio altamente tecnológico Um espaço futurista, onde a tecnologia e a inovação estão presentes em todos os elementos. Assim, é o Estúdio de Rádio criando por Paulinho Peres. Com cerca de 330 metros quadrados, a automação cria infinitos cenários e sintetiza as ações do dia a dia apenas com um toque no iPad fixo na parede ou através do próprio iPhone.

Amplitude Os painéis d’água, posicionados em 45º, ultrapassam o elemento decorativo transformando-se em um novo estilo para fechamento de aberturas, trazendo amplitude ao espaço e integração com a área externa.

144 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Design automotivo O design inusitado dos móveis em pintura automotiva e espelhados, são características marcantes do profissional. A porta principal foi desenvolvida especialmente para a mostra e as obras de arte, de renomados e conceituados artistas, presentes em todo o espaço de forma exclusiva.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

145


CASA COR SÃO PAULO

paulinho peres

Inovação O uso de materiais como a estrutura metálica, que reduz a quantidade de resíduos sólidos de uma obra para próximo de zero e torna possível a execução de ampliações e reformas com possibilidade de montagem e desmontagem. Os painéis d’água permitem a inserção da luminosidade natural para o interior do espaço, o gerador de energia eólica e as placas solares – possíveis de serem instalados no próprio quintal.

Glamour do LED

Paulinho Peres 55 (51) 3037

7071 / (11) 97434 2300

design de interiores

Av. Wilhelm Rotermund, 486 Morro do Espelho • São Leopoldo/RS • Brasil

146 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

A iluminação em LED, dá um efeito bastante charmoso e um certo ar de glamour no espaço, além de reduzir o consumo de energia em 70%, sendo um exemplo simples para uma maior responsabilidade e consciência sustentável.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Rafael Renzo

CASA COR SÃO PAULO

Lounge Gourmet Mais do que um lugar onde são preparados saborosos pratos, a cozinha para os arquitetos Rodrigo Costa e Alessandra Marques é um ambiente de encontro. Com essa inspiração, eles criaram o Lounge Gourmet. O dia a dia das pessoas e o jeito de a família interagir e conviver nortearam o projeto. Com 160 metros quadrados, o espaço integra as pessoas com praticidade e conforto, trazendo as salas de estar e de jantar para a cozinha.

Harmonia visual O Lounge Gourmet reúne num único lugar duas cozinhas. A ambientação com móveis de design e as cores em harmonia, com pufes amarelos, poltronas bordô e laranja, quadros e fotos, são fundamentais para o equilíbrio visual do espaço.

148 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Para todos os temperos Acabamentos texturizados e lisos revelam a sintonia entre as duas bancadas: uma delas é de granito preto são-gabriel polido e outra de granito Vulcano, com aspecto natural. Para os gourmets que gostam de usar temperos cultivados em casa, é possível encontrá-los em uma das bancadas.

Jovialidade Diferentes revestimentos, como as cerâmicas com aparência de tijolo de demolição que revestem pilares e o balcão da cozinha funcional e os mosaicos de madeira com tons de cinza, laranja e preto, resultam numa decoração jovem e contemporânea.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

149


CASA COR SÃO PAULO

Rodrigo Costa e Alessandra Marques

Piso Reciclável Na área ao ar livre, a natureza está presente no grande jardim vertical. O piso com deck de material reciclado, resistente e de fácil limpeza, traz charme ao espaço.

Espaço temático

Rodrigo Costa & Alessandra Marques 55 (11) 3078

7620 / 99847 8061

arquitetura e urbanismo

Rua Americo Brasiliense, 1479, conj 93 Chácara Santo Antonio São Paulo/SP • Brasil

150 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

Um generoso banco para as pessoas relaxarem, móveis de corda náutica, um painel de PVC com grafismo que recebeu um colorido grafite compõem esse espaço lúdico. Destaque para os dois balanços Bodocongó, feitos pelo designer Sérgio Matos com colheres de pau. Eles pertencem a um projeto do BoomSPDesign em parceria com o Museu da Casa Brasileira.



Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Rafael Renzo

CASA COR SÃO PAULO

Sala de banho e o banheiro público Transformados em templos do bem-estar, a sala de banho e o banheiro público possibilitam a limpeza do corpo e a purificação da alma. Aliando praticidade e funcionalidade, os arquitetos Claudia Alionis e Eduardo Bessa, apostam na mistura de materiais contrastantes para compor o clima de aconchego, relaxamento e descontração. Entre os elementos usualmente aplicados nos ambientes externos a espaços internos, estão o concreto, painel de madeira de demolição e um jardim vertical. Alguns dos destaques deste projeto de 70 metros quadrados, são os recursos tecnológicos, como a ducha de teto, o áudio visual, a luminotécnica e a lareira ecológica, com a automação de alguns desses elementos.

Leveza Aplicado em paredes, teto, nas bordas do boxe e do SPA, o revestimento cimentício Tecnocimento é o principal elemento dos dois ambientes. Moderno, resistente e simples de limpar, esse material dispensa a necessidade de juntas de dilatação, garantindo um visual leve e trazendo a sensação de amplitude para os espaços.

152 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Arte nas paredes Ainda no banheiro, as paredes laterais das cabines, forradas de lambe-lambe, reforçam o apreço dos arquitetos pelo inusitado.

Espaço aconchegante Essas mesmas pedras, teladas e usadas como revestimentos, forram a parede principal e ressaltam o banco de tora de madeira, criação da artista Mônica Cintra, que não servirá apenas como assento, mas terá uma gostosa lareira de etanol para deixar o espaço quentinho e aconchegante.

Contraste dos seixos Para quem esperava lavar as mãos num lugar tradicional é surpreendido por uma bancada em forma de aquário. Um caixote de madeira de demolição com frente de vidro foi preenchido internamente com seixos rolados que recebem as cubas de apoio, levemente encaixadas.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

153


CASA COR SÃO PAULO

Claudia Alionis e Eduardo Bessa

Espaço multifuncional No mesmo ambiente, uma área de estar com poltronas e móveis de madeira completa o recanto das águas, criando um novo espaço para o lazer.

154 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

155


CASA COR SÃO PAULO

Claudia Alionis e Eduardo Bessa

Claudia Alionis & Eduardo Bessa CACTUS ARQUITETURA E URBANISMO 55 (11) 3080

2231

ARQUITETOS

Rua Mario Lopez Leão, 1500 Novamerica Office Park - Village 25 Santo Amaro • São Paulo/SP • Brasil

Solo charmoso No piso de cimento do banheiro, um desenho colorido emborrachado executado pela artista plástica Beatriz Assumpção com uma resina especial, dá um charme extra a área das cabines.

Cores em equilíbrio Ducha para refrescar ou efeito cascata para massagear são as opções oferecidas pelo mesmo chuveiro na sala de banho. Ao lado, está a banheira de hidromassagem sempre a postos para quem gosta da imersão na água quentinha e borbulhante. Ela foi revestida de pastilhas de porcelana em tons de verde, branco e azul, paleta tranquila que emana boas energias e traz equilíbrio.

156 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Projeto... por Vinícius Lopes, Jornalista

CASA COR SÃO PAULO

Lounge de saída Acostumado em projetar ambientes temáticos, o arquiteto Luis Pedro Scalise, mais uma vez inova em sua arquitetura, criando o Lounge de saída. O espaço de 63 metros quadrados é uma releitura das baias dos cavalos. Dentro do espaço, cinco cavalos em tamanho real vindos da Tailândia feitos em madeira Teca, material que pode ficar ao ar livre sem danificar, dão um exótico ao local. Os elementos decorativos transformam o espaço em um ambiente descontraído e ao mesmo tempo sofisticado, onde o usuário pode relaxar e receber amigos.

Movimento A casa foi feita com um sistema de envidraçamento em formato de ‘U’, fornecido pelo NSG Group, chamado Pilkington Profilit, placas de vidros que vão se entrelaçando dando um efeito incrível e de movimento, feito na Argentina. O produto foi lançado com exclusividade na Casa Cor.

158 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Pedras preciosas O destaque fica por conta dos colares que cada cavalo usa. Desenvolvidas pelo joalheiro Frabrizio Giannone, as cinco peças são feitas com correntes de ouro, com base de couro de peixe de pirarucú, sendo três modelos em dourado e dois em prateado. As pedras utilizadas são as drusas metalizadas nas cores dourada, platina, verde e azul.

Em madeira O piso é um deck de madeira Ipê Champagne e apresenta uma tecnologia inovadora na sua aplicação, com uma base plástica que evita que a madeira tenha contato com a água, e um sistema vazado para escoamento de água e vazão de sujeira.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

159


CASA COR SÃO PAULO

Luis Pedro Scalise

Identidade Uma tela de 2,70 por 1,80 pintado a tinta a óleo pelo arquiteto dá um toque ainda mais autoral para o espaço.

Mobiliário rústico O uso do vidro se estende também para alguns mobiliários desenhados por Scalise, feitos com chapas metálicas e profilit, quatro móveis e duas mesas de centro. Para dar um ar rústico ao ambiente o arquiteto também mistura madeira com quatro poltronas da Tailândia.

160 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Praticidade

Animal print

Combinações

Para quebrar um pouco da claridade em uma das paredes de vidro foram usadas as cortinas rolôs, em tecido Jinju, exclusivíssimos da Coulisse no Brasil. O tecido é feito de Juta e compostos Sintéticos, trazendo além da beleza, sofisticação, maior durabilidade e praticidade na manutenção. Foram instaladas um total de 10 peças rolôs, todas com bandô de acabamento.

E para compor a decoração, tapetes com estampas de pele de cobra preta e branca, também desenvolvidas por Scalise para a Quaker Decor, dão charme e aconchego ao ambiente. A curiosidade se dá pelo processo de confecção destes tapetes que são feitos de tecidos que foram impermeabilizados para dar a textura de um tapete convencional.

A mesma estampa do tapete é usada nos pufes e almofadas que decoram o sofá. Os tecidos dos futons e almofadas é o Od Surfside, um veludo especial para ser utilizado em áreas externas, com repelência a líquidos e tratamento para resistir o desbotamento causado pelos raios UV do sol.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

161


CASA COR SÃO PAULO

Luis Pedro Scalise

Paisagismo natural Para dar vida ao ambiente foi feito um paisagismo com plantas naturais onde os cavalos estão posicionados e vasos foram espalhados pelo lobby.

Iluminação luxuosa

Luis Pedro Scalise 55 (67) 3028

4977

arquiteto

Rua Bahia, 10 - Itanhangá Park Campo Grande/MS • Brasil

162 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

E para conferir o requinte presente em todos os projetos de Scalise, seis lustres de cristais e bronze, sendo quatro pequenos e dois grandes, fazem a iluminação do ambiente.



Opinião... por Flávio Borges

CASA COR SÃO PAULO

79 tons de cinza, na arquitetura e decoração! O trocadilho vai de encontro com o que foi visto na Casa Cor São Paulo; a mostra trouxe tons e mais tons de cinza em paredes, móveis e objetos.

N

este período o Jockey Clube abre suas portas, ou portões para quem usa o estacionamento do local - para mostrar grandes nomes da arquitetura, decoração e paisagismo no Brasil. A 28ª edição da mostra Casa Cor São Paulo exibe 79 ambientes com soluções para casas, apartamentos, lofts e estúdios exclusivamente criados para a ocasião. Além de soluções, o evento dita moda, compartilha nomes fortes e divulga iniciantes no mundo da criatividade. Tudo bem que há criações, aproximações, combinações, ideias e “viagens” que realmente não se usa em nossas residências. Inimigos mortais como água e madeira aparecem de mãos dadas em um mesmo ambiente; espelhos e calor de fogão, que jamais foram amigos andaram se curtindo, e o papel de parede em áreas úmidas aparece naturalmente, como ir a uma festa de campo de camisa branca. A cor cinza e suas variações acinzentadas estavam na grande maioria dos ambientes, alguns monocromáticos e belíssimos, outros um tanto tristes de tanta sobriedade. A aposta dessa cor vem forte, (com força) para ambientes residenciais, quartos, suítes, salas, homes e, até mesmo, clínicas e ambientes comerciais. Também foi vedete do evento a reutilização, quase tratada como reinvenção, da antiga e prática fórmica, que enfeitou e revestiu móveis e sonatas de décadas e décadas. Prática na utilização por ser encontrada em grandes tamanhos e formatos, variedades infinitas de cores e traços, a fórmica permite a um ambiente abusado ou clássico ter igualmente seu charme. A conhecida e excêntrica arquiteta Brunete Faccaroli, que participou desta edição da Casa Cor, utilizou da fórmica com grande poder e deixou incrível o seu ambiente, batizado de “Meu mundo em chocolate”. O que faltou no ambiente da famosa

Meu mundo em chocolate A arquiteta Brunete Faccaroli utilizou da fórmica como grande poder e deixou seu ambiente incrível. O espaço é todo trabalhado em tons de cinza. O que faltou foi a atenção e cuidado do instalador ou marceneiro da fórmica, que as deixou desencontrada.

164 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

foi a atenção e cuidado do instalador ou marceneiro da fórmica, que as deixou desencontradas – a fórmica tem traços, nervuras e desenhos que precisam se comunicar na hora da aplicação mostrando que o acabamento tem que ter a mesma atenção que o processo criativo. Nesse mundo de construção e arquitetura, fornecedores e colaboradores são aliados ou inimigos da arte. Ainda sobre o evento Casa Cor a dica para um passeio longo e cheio de novidades é ir com tempo, desmarcar os demais compromissos do dia, contemplar ambientes criativos, ter pausas em cafés charmosos para uma selfie com as amigas e uma postagem no instagram. Se falamos que o cinza e a fórmica estão em alta, não podemos deixar de lembrar e apostar também em colocar suas obras de artes, telas e quadros totalmente desalinhados na parede ou descansando em prateleiras, móveis, aparadores e criados de quartos. Para fechar os detalhes de uma decoração, abuse de papéis de parede que estão também em alta e tem variedades infinitas no mercado e, ao cansar do ambiente, mude rapidamente e dê um novo aspecto a sua moradia ou trabalho. Viver bem é mais que moda, é uma necessidade!





Projeto...

por Vinícius Lopes, Jornalista | Fotos: Mariana Boro

Paisagismo

Condomínio residencial se destaca em meio a área de preservação permanente em Florianópolis

Com uma área de aproximadamente 2.750 metros quadrados, o projeto de paisagismo da arquiteta Ana Trevisan, resgatou áreas verdes em meio a paisagem urbana, valorizando o empreendimento e também integrando o jardim em meio a edificação, visto que o condomínio possui uma área verde de proteção permanente. Entre as espécies utilizadas, estão a liriopes, fórmio verde e rubro, aspargo-vela, agapantos azul e branco, ixoras, jasmim manga, palmeira carpentaria, palmeira areca-de-locuba, dentre outras.

Paisagem geométrica Para integrar e valorizar a arquitetura da edificação, buscouse uma composição paisagística geométrica e marcada por linhas retas, onde as floreiras elevadas criam e delimitam espaços de convivência.

168 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

169


Paisagismo Ana Trevisan

170 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15


Valorização do verde Quanto a escolha de vegetação para a composição paisagística do jardim, explorou-se os contrastes oferecidos pelas espécies perenes com tons de verde diferenciados, texturas e coloração rubra.

Espécies perenes Nas floreiras em volta das fontes, utilizou-se ixoras vermelhas e aspargos velas, ambas espécies perenes. O contraste entre o verde da área de preservação permanente com as flores ixoras conferem beleza e harmonia em toda a paisagem.

REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

171


Paisagismo Ana Trevisan

Floreiras coloridas

O playground foi projetado entre os prédios, com equipamentos que pudessem ser usados com segurança pelas crianças. Logo ao lado, um lounge para que os pais e moradores possam curtir e relaxar. Os agapantos, camélias, formios rubros e liriopes deram textura nas floreiras.

Integração da paisagem A composição da praça central buscou criar uma perspectiva de integração com a paisagem. Os espaços para convívios são circundados por floreiras elevadas, onde a vegetação especificada é composta por espécies com tons de verde diferenciados e floríferas.

Espelho d’água A paginação de piso ficou marcada pelo deck de cerâmica que imita madeira, contrabalanceando com as formas geométricas dos espelhos d’água. O mobiliário da área externa também foi desenhado pelo escritório.

Ana Trevisan 55 (48) 3371

0104 / 9961 7198

arquitetura e paisagismo

Rua Dom Jaime Câmara, 179 sala 202 Florianópolis/SC • Brasil

172 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Combinações de cores... por Mariana Sversuth

Paleta de cores

Escolhendo a paleta de cores para a decoração 1

2 2

Independentemente do estilo do ambiente, existe a dúvida de onde e em que esquema de cores basear o espaço. Saiba como funciona a paleta de cores na arquitetura e decoração.

E

scolher a paleta de cores, é o primeiro passo ao se pensar em decorar um espaço. Ela guia o profissional da arquitetura e decoração a escolha das cores das paredes, do mobiliário e dos objetos decorativos. O profissional, ao desenvolver sua paleta de cores para o ambiente, segue além de suas preferências pessoais e do cliente, as limitações espaciais. E como se sabe, as cores possuem características que influenciam diretamente no nosso humor e comportamento. Sendo bem simplista, podemos generalizar dizendo que cores frias tendem ao relaxamento enquanto cores quentes tendem a excitação. Por exemplo, é menos eficiente criar um ambiente romântico sem ao menos um toque de vermelho. Dessa forma, o arquiteto ou decorador sempre observara cada atmosfera desejada, e verá as limitações e opção de cores, e quais cores favorecerão determinado clima e ambiente. Sempre houve a preocupação e insegurança na hora de escolher os tons e suas combinações para o mesmo ambiente. Normalmente, é escolhida primeiro uma cor preferencial, e uma segunda cor em ordem de importância para contrastar ou compor com a primeira e assim por diante. A paleta de cores é extremamente importante para que não seja feito um ambiente monocromático, onde é utilizada a mesma cor dominante em toda parte. É fundamental gerar contraste e tornar o ambiente dinâmico. Ao utilizar uma cor que contrasta bem com a cor dominante, você estará criando um “ponto focal” na percepção do espaço, gerando interesse e quebrando a monotonia. Pessoas que nasceram por volta da década de 80, provavelmente viveram e cresceram em um ambiente de cores sólidas e previsíveis. Quando não havia o seguro branco, era escolhido um cinza, bege ou qualquer outra cor do gênero predominante da época. Hoje, tudo mudou, e a cada dia mergulhamos com mais intensidade na ousadia das cores e dos tons. Cores fortes têm o poder de transcender a monotonia e realçar elementos arquitetônicos que vão muito além das paredes. Por isso, arquitetos e decoradores não se acanham na hora de ousar. A inspiração pode vir de qualquer lugar, mas deve sempre agradar e estabelecer uma conexão direta com os frequentadores do ambiente. A variação dos tons escolhidos para a paleta de cores só irá ajudar em uma boa organização e harmonização para as cores do ambiente como um todo, incluindo paredes, objetos decorativos e o mobiliário.

1• Poucas cores

No momento de escolher as cores, crie uma paleta com poucas cores, mas que combinem entre si para poder usar em todos os itens, seja em paredes, pisos, móveis, cortinas, tapetes, entre outros.

2• Vibrante e neutro

A arquiteta Inês Amorim projetou a Cozinha do Casal Francês por meio de uma paleta base de cores com tons vermelho e cinza, cores vibrante e neutro, respectivamente, combinados de forma harmônica. Feito de cápsulas da máquina de café, o painel na parede se transforma num quadro decorativo.

174 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Dica... por Vinicius Lopes

limpeza

Produtos especializados garantem praticidade e rapidez durante a aplicação e limpeza no acabamento de uma construção A obra acabou, e agora? Engenheiros, pedreiros e arquitetos saem de cena, e o clima de obra persiste por conta da sujeira. Contudo, livrar-se dos resíduos do processo construtivo é mais complexo do que uma faxina usual, já que revestimentos como pedras, pisos, porcelanatos e o mármore são mais difíceis de limpar, fazendo com que seja necessário tomar alguns cuidados. É preciso pensar também durante a obra, já que com o corre-corre dos pedreiros e manuseio dos seus equipamentos ocasionam manchas, pequenos danos, marcas nas superfícies e encardimentos de rejuntes. O surgimento de outra mancha bastante comum durante o processo construtivo é a ferrugem. Seja em mármores, louças, ferros ou roupas, essas marcas deixam

1•

o ambiente feio e desconfortável. Com a aplicação do produto certo, estes problemas são facilmente removidos. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, durante o processo de acabamento da obra ou reforma, os profissionais da construção civil podem utilizar produtos eficazes na remoção de rejuntes cimentados, evitando danos e gastos extras para o proprietário. Há no mercado produtos com estas características, tanto para uso doméstico como profissional. A Marmoraria Palácio das Pedras é distribuidora da Pisoclean, empresa de conceito internacional que fabrica aqui no Brasil produtos altamente eficientes. Veja abaixo os principais, dentre outras dezenas destinadas à cada tipo de problemas enfrentados na obra:

1• Limpeza Diária Você pode até procurar, mas nenhum supermercado tem produtos para a correta manutenção dos porcelanatos. Alguns podem ser prejudiciais para seu revestimento. O Limpeza Diária LP é um detergente neutro altamente concentrado que age exclusivamente na sujeira, não oferecendo danos a nenhum tipo de material. O produto é ideal para limpar mármores, granitos, cerâmicas, porcelanatos, laminados, entre outros. O produto perfumado tem propriedades biodegradáveis e pode ser usado sobre pisos tratados ou sem tratamentos.

2•

2• Limpeza Pesada

3•

Especializado em limpeza pesada sem danificar os revestimentos, o Limpeza Pesada LP é indicado para locais engordurados, cozinhas e garagens. O produto limpa profundamente mármores sensíveis e delicados, granitos, outras rochas, cimentícios, cerâmicas, porcelanatos, e qualquer tipo de superfície lavável.

4•

3• Removedor de Ferrugens O Pek Rustout Gel remove ferrugens de qualquer material, seja roupas, mármores, louças, ferro e, inclusive, pingos de solda. O produto age sem danificar as superfícies, mesmo as mais sensíveis.

4• Limpeza Máxima Para remover manchas superficiais de qualquer superfície lisa, marcas de martelo ou de pneus, película de porcelanatos novos e corrigir leves danos causados por produtos químicos em cerâmicas, o Refine LP é a solução. O creme consegue abrilhantar até as superfícies mais duras, agindo no foco da sujeira. Todos esses produtos estão à disposição dos consumidores no Palácio das Pedras, onde além de ótimo preço e condições de pagamentos, possui uma equipe especializada pronta para atende-lo!

176 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15



Artigo por Paula C. Cardozo

Direitos Autorais em face da Arquitetura e Urbanismo e na Construção Civil O Direito Autoral é uma forma de proteção de obras intelectuais, estimulando o desenvolvimento cultural, protegendo a reprodução e criação dessas obras de acordo com prerrogativas legais.

Paula C. Cardozo Advogada • OAB/SP 351280

No que diz respeito à legislação, a Lei 9.610/98 traz a tutela entre criador e aquele que venha a utilizar sua criação (seja ela artística, literária ou mesmo arquitetônica). Na era da Lei da década de 1990, não se sabia qual o alcance do protecionismo destinado aos arquitetos e engenheiros, se seria um alcance apenas técnico ou artístico e se era necessário o registro dos projetos. A Lei 12.378/10, já no século XXI, trouxe indícios da obrigatoriedade para os profissionais do ramo da construção civil em efetuar o registro de obras, projetos e trabalhos técnicos. A Resolução nº 67 de 05/12/13, assinada por Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) trouxe a solução de diversas controvérsias a respeito de normas e condições para registro de obras intelectuais e também disposições sobre os direitos autorais na arquitetura. Os Direitos Autorais de dividem em morais e patrimoniais. O Direito Autoral Moral é intransferível, irrenunciável, ou seja, ele tem caráter personalíssimo, em que se define a paternidade da obra, o criador da mesma, sendo esta protegida legalmente, conforme artigo 24 da Lei 9.610/98. Já o Direito Autoral Patrimonial pode ser transmissível e prescritível, se referindo ao seu uso comercial, em que há a cessão, seja parcial ou totalmente em virtude da retribuição econômica. Portanto, é um

178 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

direito que o autor pode negociar (ceder ou licenciar) o uso, a fruição ou mesmo disposição de sua obra intelectual (de acordo com artigo 3º da Resolução). O registro do trabalho no CAU da área em que o profissional reside é faculdade deste, mas, independentemente de sua decisão, um cadastro ativo no CAU é essencial, caso contrário o registro ao ser efetuado se tornaria impróprio. Ao enviar o requerimento ao órgão examinador, o arquiteto se torna inteiramente responsável pelo projeto que está enviando. Por fim, salvo prova em contrário, caso exista divergência sobre o verdadeiro autor do projeto arquitetônico, é considerado autor aquele que registrou o seu trabalho. Outro aspecto relevante são as multas e indenizações frente a práticas ilícitas, como: plágio, cópia, alterações sem consentimento do autor e repetições indevidas. As indenizações são requeridas pelo autor junto ao Poder Judiciário e possuem um caráter recomendatório. Os artigos 5º e 26 da Resolução retratam a repetição de um projeto com a anuência de seu criador, contudo, aquele que desrespeitar tal assertiva pagará indenização, seja para danos morais ou danos patrimoniais, conforme o caso. A cópia dos projetos ou trabalhos técnicos ou o seu plágio (artigos 28 da Resolução) também estão sujeitos a indenização se descumpridos, sendo o plágio a reprodução de pelos menos dois atributos

dos três provenientes do artigo 21 desta Resolução, mesmo que materiais, texturas e cores forem diferentes do modelo original. Deste modo, o plágio estrutura tanto o Direito Autoral Moral quanto Direito Autoral Patrimonial. O uso indevido do nome do autor gera multa a partir do momento em que ocorre uma violação moral do autor que influencie negativamente seu nome, pseudônimo ou sinal convencional, seja no uso de sua obra ou em anúncios de publicidade. Essa multa enseja o pagamento em cerca de 5 % a 10 % do valor dos honorários profissionais relativos à elaboração da obra. Já a omissão de algum aspecto que individualize a obra só é válido se o autor consentir, se assim não for convencionado o infrator pagará 20 % no mínimo do valor destinado à obra. As alterações sem a autorização por escrito do autor ou dos coautores originais leva também a indenização. Isto posto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XXVII, nº 02, preceitua que toda pessoa (física ou jurídica) deve respeitar os interesses morais e materiais oriundos de qualquer produção científica, literária ou artística, e, inclusive, de qualquer autor, ao passo que o surgimento de eventuais denúncias ou representações perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo que envolvam violação de direitos autorais não podem interromper a prescrição de uma possível ação judicial.



Onde encontrar A

A PREDILETA (18) 3623.7882 • Araçatuba/SP • Pag. 131 ART PLACAS (17) 3623.0537 • São José do Rio Preto/SP • Pag. 6 ARTE PAISAGEM (18) 3623.4702 • (18) 3301.6380 • (18) 99839.3685 • Araçatuba/SP • Pag. 173 ARTE PRÓPRIA (18) 3304.2783 • Araçatuba/SP• Pag. 117 ATAGRILL (18) 3301.1329 • Araçatuba/SP • Pag. 181 ATALUMÍNIO (18) 3625.5010 • Araçatuba/SP • Pag. 28 ATUAL MÓVEIS E DECORAÇÕES (18) 3303.0351 • Araçatuba/SP • (18) 3021.3587 • Birigui/SP • Pag. 83 B

JUNIOR BRACALE (18) 3305.8113 • (18) 99726.3770 • Araçatuba/SP • Pag. 138 L

LALUCE MATÉRIAIS DE CONSTRUÇÃO (18) 3631.0011 • Araçatuba/SP • Pag. 37 LAMBISGOIA PRESENTES (18) 3301.6144 • Araçatuba/SP • Pag. 165 M

METAL DOMADO (18) 3909.6333 • Presidente Prudente/SP • Pag. 23 MOBILIA NOBRE (18) 3301.9794 • Araçatuba/SP • Pag. 97 MÓVEIS BERTÁGLIA araçatuba (18) 3621.0030 • Araçatuba/SP • Pag. 57 MÓVEIS BERTÁGLIA BIRIGUI (18) 3642.3400 • Birigui/SP • Pag. 4 N

BIG LIMP (18) 3623.8044 • (18) 99726.3663 • Araçatuba/SP • Pag. 175

NASSUR CLEAN (18) 3301.9290 • Araçatuba/SP • Pag. 103

BIRITOLDOS (18) 3642.1052 • Birigui/SP • Pag. 99

NEWARTS (18) 3622.5066 • Araçatuba/SP • Pag. 62

C

CASA ATUAL COIFAS (18) 3301.9906 • Araçatuba/SP • Pag. 151 CASA AZUL PISCINA (18) 3908.7442 • (18) 99105.6553 • Presidente Prudente/SP • Pag. 45 CLAUDIA FERRO (18) 3221.6657 • Presidente Prudente/SP • Pag. 115 D

DECORAÇÕES BIRIGUI (18) 3642.6374 • Birigui/SP • Pag. 147 DEPÓSITO IPANEMA (18) 3624.4443 • Araçatuba/SP • Pag. 13 DIVIFOR DIVISORIAS E FORROS (18) 3622.8831 • Araçatuba/SP • Pag. 53 E

ELEGÂNCIA RÚSTICA (18) 3304.0596 • (18) 3624.0136 • Araçatuba/SP • Pag. 2 F

FENIX PLANTAS (18) 3641.4418 • Araçatuba/SP • Pag. 179 G

GR MOVEIS PLANEJADOS (18) 3631.1006 • Araçatuba/SP • Pag. 105 GRAZA COZINHAS (18) 3624.2003 • Araçatuba/SP • Pag. 61 GROSSI E PASCOAL (18) 3117.5057 • Araçatuba/SP • Pag. 21

NR ILUMINAÇÃO (17) 3233.6458 • São José do Rio Preto/SP • Pag. 17 O

ORIENTE MÓVEIS (18) 3631.4705 • Araçatuba/SP • Pag. 11 P

PALÁCIO DAS PEDRAS (18) 3622.7597 • Araçatuba/SP • (18) 3644.2554 • Birigui/SP • (18) 3606.4130 • Guararapes/SP • Pag. 177

S

SANTA CERÂMICA (18) 3305.5771 • Araçatuba/SP • Pag. 71

DENIZE BARSTED Designer Ambiental | (18) 99630.1671 • Araçatuba/SP

SORRISO TINTAS (18) 3621.2401 • (18) 3301.4473 • Araçatuba/SP • Pag. 135

EDUARDO BESSA Arquiteto | (11) 3080.2231 • São Paulo/SP

STÚDIO URBANO (18) 3304.4900 • Araçatuba/SP • Pag. 95 SUPREMA LAR & CONSTRUÇÃO (67) 3521.2484 • Três Lagoas/MS • Pag. 51 T

TAPEÇARIA CONCEITO (18) 3441.0793 • (18) 99743.4691 • Araçatuba/SP • Pag. 163 TAPEÇARIA E DESIGN BAHIA (18) 3642.2631 • Birigui/SP • Pag. 127 TECNOBENS (18) 3117.5500 • Araçatuba/SP • Pag. 8 TELAS ESGALHA (18) 3608.8500 • Araçatuba/SP • (17) 3218.3100 • São José do Rio Preto/SP • Pag. 182 TREVIZAN CENTER (18) 3622.4017 • Araçatuba/SP • Pag. 69 V

VEGETAL PAISAGISMO (18) 3622.4425 • Araçatuba/SP • Pag. 42 VIDRAÇARIA REAL (18) 3623.2014 • (18) 3622.7094 • Araçatuba/SP • Pag. 73 VIDROBENS (17) 3334.6300 • São José do Rio Preto/SP • Pag. 41 VIENA MÓVEIS (18) 3622.2346 • (18) 3301.3969 • Araçatuba/SP • Pag. 14

Q

QUATRO PAUS (18) 3622.9929 • Araçatuba/SP • Pag. 55 R

RANCHOS GRILL (18) 3609.1335 • Araçatuba/SP • (18) 3641.1821 • Birigui/SP • (67) 3524.2410 • Três Lagoas/SP • Pag. 101 RC3 PLANEJADOS (18) 3301.0129 • (18) 3301.0017 • (18) 99722.7767 • Araçatuba/SP • Pag. 109 REFINATO MOVEIS E DECORAÇÃO (18) 3634.2865 • Araçatuba/SP • Pag. 106 REGÊNCIA MÓVEIS (18) 3623.2557 • Araçatuba/SP • Pag. 143 REI DOS COLCHÕES (18) 3301.5810 • Araçatuba/SP • Pag. 25

profissionais ALESSANDRA MARQUES Arquitetura e Urbanismo | (11) 3078.7620 • (11) 99847.8061 • São Paulo/SP ANA LÚCIA SALAMA Arquitetura e Interiores | (11) 5052.3826 • (11) 5052.4426 • São Paulo/SP ANA TREVIZAN Arquiteta e Paisagista | (48) 3371.0104 • (48) 9961.7198 • Florianópolis/SC ANDRÉ DEMARQUI Arquiteto e Urbanista | (18) 3642.1455 • (18) 99786.0155 • Birigui/SP ANTÔNIO FERREIRA JR Arquiteto | (11) 3289.5066 • São Paulo/SP Antonio Luceni aluceni@hotmail.com | (18) 3623.9922 • Araçatuba/SP BRUNO GAP Arquiteto | (11) 3476.6560 • (11) 99608.6150 • São Paulo/SP

I

REQUENA DECORAÇÕES (18) 3623.4708 • Araçatuba/SP • Pag. 84

J

JAMAR MÓVEIS (18) 3623.0815 • Araçatuba/SP • Pag. 123

RESTAURE PISOS E PEDRAS (18) 99789.0129 • Araçatuba/SP • Pag. 59

CLAUDIA FERRO Arquiteta | (18) 3221.6657 • Presidente Prudente/SP

JC VIDROS E ALUMINIO (67) 3524.3837 • (67) 98135.9513 • (67) 99139.8984 • Três Lagoas/MS • Pag. 166

RIOLAX HIDROMASSAGEM (18) 3301.3664 • Araçatuba/SP • Pag. 157

DANIELE ANTIGO Design de Interiores | (18) 3622.8834 • Araçatuba/SP

IMPERIAL PORTAS (18) 3642.2030 • Birigui/SP • Pag. 18

180 REVISTA DHECORE - 10º EDIÇÃO 2014/15

CLÁUDIA ALIONIS Arquiteta | (11) 3080.2231 • São Paulo/SP

ELIANE MESQUITA Arquiteta | (11) 94120.5322 • São Paulo/SP GERSON DUTRA DE SÁ Arquitetura e Interiores | (11) 5044.2830 • (11) 99982.2028 • São Paulo/SP GLAUCIA MOSANER Design de Interiores | (18) 3301.7707 • Araçatuba/SP ISABELA ARANTES Arquiteta e Urbanista | (67) 3522.9947 • Três Lagoas/MS JOSÉ CARLOS RIEL Téc. em Paisagismo e Designer de Interiores | (18) 99759.9424 • Araçatuba/SP JOSÉ CELSO SOZA Eng. Agrônomo Paisagista | (18) 3622.4425 • (18) 99722.6966 • Araçatuba/SP JULIANA LEÃO SOZA Arquitetura, Urbanismo e Interiores | (18) 98155.7574 • Araçatuba/SP JULIANO RUFATO Engenheiro Civil | (67) 3522.9947 • Três Lagoas/MS KARIM RASHID Design | (212) 929.8657 • (212) 929.0247 • Nova York/EUA LARISSA OLSEN Design de Interiores | (18) 98172.5171 • Araçatuba/SP LETÍCIA PIPERNO Design de Interiores | (18) 98125.2519 • Araçatuba/SP LÍGIA VALENÇA Arquiteta, Urbanista e Lighting Designer | (67) 3522.9947 • Três Lagoas/MS LUCIANA ALVES Arquiteta e Design de Interiores | (21) 7845.6995 • Rio de Janeiro/RJ LUIS PEDRO SCALISE Arquiteto | (67) 3028.4977 • Campo Grande/MS Luis Neves Design de Interiores | (3642.6374 / 98126.4950 • Birigui/SP MÁRIO CELSO BERNARDES Arquiteto | (11) 3289.5066 • São Paulo/SP PATRÍCIA HAGOBIAN Arquitetura e Interiores | (11) 2626.8004 • (11) 7895.0177 • São Paulo/SP PAULA C. CARDOZO Advogada | paulacunhacardoso@ gmail.com • Jaborandi/SP PAULINHO PERES Design de Interiores | (51) 3037.7071 • (51) 97434.2300 • São Leopoldo/RS RAQUEL KABBANI Arquitetura e Engenharia | (11) 3259.1684 • São Paulo/SP RODRIGO COSTA Arquitetura e Urbanismo | (11) 3078.7620 • (11) 99847.8061 • São Paulo/SP Rone Marthins Designer de Interiores | (18) 3304.4900 / 98181.0082 • Araçatuba/SP






Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.