Tensoativos

Page 16

5 Capilaridade e umectação Capilaridade é o movimento de um sistema fluido em virtude de influências de tensões superficiais ou de forças internas (MYERS, 1999). Este movimento, como qualquer movimento hidráulico, é obtido a partir de diferenças de pressão entre duas regiões conectadas hidraulicamente. A capilaridade é muito importante em diversos efeitos ligados ao estudo das superfícies. Por exemplo, é a capilaridade que faz com que duas gotas de líquido em uma emulsão coalesçam quando em contato, formando uma grande gota. A capilaridade é a principal responsável pela molhabilidade (absorção de água) em materiais têxteis. Umectação é a capacidade de um líquido se espalhar sobre uma superfície, formando uma camada de líquido (HOLMBERG, 2002). Esse espalhamento acontece por causa da aceleração da gravidade, mas é contrário à tensão superficial do líquido. Líquidos de alta tensão superficial apresentam baixa umectação. A tensão superficial é a principal responsável pelo acontecimento do fenômeno da capilaridade (quanto maior a tensão superficial, maior a capilaridade) e também a principal responsável pela redução do fenômeno da umectação (quanto maior a tensão superficial, menor a umectação).

5.1 ÂNGULO DE CONTATO Tanto a capilaridade como a umectação envolvem um sistema de três fases: gasoso, líquido e sólido. Se uma gota de líquido é colocada sobre uma superfície sólida, o ângulo de contato inicial da superfície da gota em relação à superfície do sólido é de 180° (Figura 5.1a). Quando as forças que atuam sobre essa gota (força peso espalhando a gota e tensão superficial reduzindo a gota) entram em equilíbrio (Figura 5.1b e c), esta se deforma gerando ângulos de contato diferentes para diferentes dimensões das forças envolvidas no sistema.

Tensoatitivos.indd 137

17/04/2011 19:23:29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.