Matérias-Primas dos Alimentos

Page 20

Parte I – Origem Vegetal

GENERALIDADES SOBRE INDÚSTRIAS

17

2.2 INSTALAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA AGROZOOTÉCNICA Ao elaborar um projeto de indústria deve ser levado em consideração que seu desempenho depende de vários fatores: instalação, equipamento, mão de obra, controle das operações, da qualidade dos produtos e da existência de mercado para eles. Para sua instalação é fundamental considerar a localização da fábrica, sua capacidade econômica, dependências e dimensões da construção, disposição da maquinaria em cada dependência e tipo de construção.

2.2.1 LOCALIZAÇÃO

O local para a montagem de uma indústria agrozootécnica deve obedecer aos seguintes requisitos: possuir água de boa qualidade e em abundância, ser plano, permitir expansão, estar próximo da matéria-prima, dos grandes centros consumidores, de energia elétrica e de boas estradas e meios de comunicação.

2.2.2 MATÉRIA-PRIMA

Basicamente, a existência de uma indústria depende da ocorrência ou da produção de matéria-prima, e de seu fornecimento de forma constante e uniforme em quantidade suficiente, com alta qualidade e com custos competitivos, para o sucesso do empreendimento. O abastecimento da matéria-prima deve ser, tanto quanto possível, mantido ao longo de todo o ano sem falhas na continuidade. Todavia, há indústrias que empregam grande quantidade de matérias-prima estacional produzida em período limitado, e nesse caso a indústria é projetada para a manipulação de grandes massas em curto espaço de tempo, como as usinas de açúcar. Em outros casos a indústria usa o mesmo equipamento para várias matérias-primas de caráter estacional para a obtenção de produtos diferentes ao longo do ano, como as fábricas de doces e conservas vegetais.

2.2.3 ÁGUA

A água é um elemento fundamental em qualquer indústria agrozootécnica, para limpeza, diluição, adição, alimentação de caldeiras e outras operações. É necessário que seu fornecimento seja suficiente em qualquer época do ano e capaz de atender às possíveis expansões. A água utilizada pode ser de subsolo, superficial ou combinação de ambas. As primeiras são de poços e as demais de ribeirões, rios, lagos, açudes e outros. Nas indústrias situadas em centros urbanos, ela provém da rede de abastecimento, cuja origem se enquadra em qualquer dos casos citados. Deve ser a melhor possível, para evitar ou reduzir gastos com tratamentos.

02_Parte I _ Cap02_gráfica.indd 17

17/05/2010 14:48:03


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.