12
Capítulo 1 — O Sistema Predial de Água Fria
1.3 COMPONENTES E CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA FRIA A instalação predial de água fria compreende o conjunto de tubulações, reservatórios, equipamentos e demais elementos necessários ao abastecimento de água numa edificação, em quantidade e qualidade suficientes. Esta instalação inicia-se a partir da tomada inicial de água, geralmente o ramal predial, estendendo-se até as peças de utilização de água fria. Nos desenhos a seguir podem ser vistas instalações em seu conjunto, com a indicação dos seus trechos.
1.3.1 Ramal predial ou Ramal de entrada Predial (ramal externo) É o trecho executado pela concessionária pública ou privada, ligando a rede até o cavalete, mediante requerimento do proprietário da edificação. Quando do início da obra, solicita-se a ligação provisória, a qual, se já estiver definitivamente locada, poderá ser a ligação definitiva.
Ramal predial ou Ramal de entrada Predial (ramal externo)
Alimentador predial ou ramal interno
Máximo 1,50m
Muro Registro de derivação Caixa de passeio ou de fecho
Hidrômetro
Tampa met. removível
Cavalete
Registro
Passeio
Rua
Polietileno (PE)
Tubulação (PVC)
Registro de fecho ou passeio (eventual) Rede pública/privada
FIGURA 15 Ramal externo e ramal interno com seus componentes. 1.3.1.1 Cavalete/Hidrômetro A NBR 10925/89 - Cavalete de PVC DN 20 para Ramais Prediais define cavalete como: Conjunto de tubo, conexões e registros do ramal predial, destinado a instalação do hidrômetro e respectivos tubetes, ou limitador de consumo, em posição afastada do piso.
Inst.hidr.01 12
14.12.06 19:09:26