21 BEBIDAS RETIFICADAS: VODKA E GIN ANDRÉ RICARDO ALCARDE
1.
INTRODUÇÃO A matéria-prima básica das bebidas destilo-retificadas é o etanol de alta pureza, denominado álcool etílico potável de origem agrícola; um líquido retificado, contendo no mínimo 96% (v/v) de concentração alcoólica. Vodca é normalmente produzida mediante simples diluição com água deste álcool etílico potável. Gin é o álcool etílico potável odorizado com zimbro. Genebra e steinhager são bebidas destilo-retificadas também odorizadas com zimbro. Outras bebidas dessa classe são: aquavit, odorizada com alcarávia (Carun carvi), e anis, pastis e ouzo, odorizadas com anis. A graduação alcoólica dessas bebidas é, normalmente, de 35 a 40% (v/v). Essas bebidas são normalmente incolores e não passam por envelhecimento. Vodca é o álcool etílico potável, obtido de matérias-primas agrícolas, filtrado através de carvão ativado. A vodca é originária da Polônia e da Rússia, tendo sido desenvolvida, provavelmente, no século XIV. Finlândia e Suécia são também grandes produtores. No século XVII, espalhou-se por toda a Europa oriental, com mais intensidade nos países nórdicos. No século XVIII foi desenvolvido um método de purificação do álcool utilizando carvão de lenha. Em 1894, um decreto estabeleceu a vodca como um monopólio do estado Russo, reconhecendo essa bebida de forma oficial no país. Todas as destilarias adotaram uma técnica de produção padronizada, resultando em vodca de qualidade uniforme. A popularidade da vodca nos países ocidentais aumentou consideravelmente a partir da segunda metade do século XX.
21 Cap. 21_bebidas alcoolicas_vol1.indd 413
Atualmente, é produzida em diversos países do mundo, porém as marcas mais famosas são produzidas na Europa oriental: Stolichnkaya, Moscouskaya, Sibirskaya e Rouskaya (Rússia), Absolut (Suécia), Finlândia (Finlândia) e Smirnoff (Estados Unidos). É a bebida destilo-retificada mais consumida no mundo. Gin é elaborado mediante a odorização do álcool etílico potável com aromatizantes vegetais, tais como zimbro, coriandro e angélica. O gin destilado é produzido pela destilação do álcool etílico potável na presença de aromatizantes vegetais. O gin é originário da Holanda e foi levado à Inglaterra no final do século XVI pelos soldados que retornavam da guerra nos países baixos. O nome gin vem da palavra genievre, que significa zimbro em francês. O gin logo começou a competir com os outros dois destilados da Inglaterra àquela época, o rum proveniente das Índias Ocidentais e o cognac proveniente da França. Em 1688, o rei da Inglaterra William de Orange proibiu a importação desses destilados como uma forma de incentivar a produção doméstica de gin.
2.
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA BEBIDAS ALCOÓLIAS RETIFICADAS O Decreto n. 6.871 (BRASIL, 2009) de 4 de junho de 2009 regulamenta a Lei n. 8.919 de 14 de julho de 1994, a qual dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Tal Decreto apresenta o Capítulo V sobre bebidas alcoólicas retificadas:
10/12/2009 14:18:06