Concreto Armado Eu Te Amo

Page 22

80

4 — DIMENSIONAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO

NOTA 1 As tabelas que se seguirão têm os coeficientes de segurança embutidos, ou seja, entramos com as condições de serviço (as que, teoricamente, podem numericamente ocorrer) e as tabelas já dão os resultados do dimensionamento.

Lembrando: c = fator de minoração da resistência do concreto = 1,4; s = fator de minoração da resistência do aço = 1,15; f = fator de majoração das ações = 1,4. As unidades da tabela são bw (largura da viga ou da faixa de laje), d (altura útil da viga ou da laje) tudo em cm. A unidade do momento fletor é tcm. Em casos de precárias condições de execução da obra, deve-se multiplicar o momento fletor Mk por 1,1 (acréscimo de 10%) (item 12.4.1 da norma - pg. 71). NOTA 2 Utilizar nas tabelas de lajes e vigas o coeficiente k6 acima do indicado significa que você está jogando dinheiro fora. Não use também k6 inferiores aos mostrados.

NOTA 3 – PERGUNTA DE UM LEITOR “Qual a diferença entre fck e fcd do concreto?” Resposta: fck é a resistência que o concreto deve ter pronto e após 28 dias da concretagem. Depois de 28 dias a resistência fck aumenta, mas não é considerada. Quando dimensionamos a estrutura definimos o fck que a estrutura deverá ter. E no dimensionamento dividimos por segurança o fck pelo coeficiente de ponderação γm, que é sempre maior que 1. Da divisão resulta o fcd: fcd = fck/γm. Ver também o item 12.3.1, pgs. 70 e 71 da NBR 6118/2014.

Passemos agora às tabelas de k6, k3 e kx, coeficientes esses nossos muito conhecidos, desde o Volume 1 dessa coleção.

concreto 04.indd 80

06/01/15 17:47


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.