A proteção civil e as mudanças climáticas
225
Figura 9.1 – Ondas expansivas concêntricas de desenvolvimento: ocupação urbana, infraestrutura e segurança global da população. Fonte: Adaptado de Pinheiro, 2011.
Esta figura apresenta, graficamente, essa forma de raciocinar, permitindo, ao menos, interpretá-la de duas formas, convencionando-se: a) Do centro para os limites da expansão:
O centro do gráfico significa o ponto de origem da cidade. A área correspondente ao núcleo, os bairros ou regiões dotadas de maior infraestrutura e segurança global. Em coloração mais escurecida a periferia, o subúrbio das cidades ou as manchas que se referem às áreas degradadas. Entre o núcleo e a área escura um setor em transição, intermediário.
b) Dos limites da expansão para o centro:
A linha externa representa o avanço do vetor expansivo da ocupação urbana. A região mais escura, as áreas entre as quais predominam os riscos e vulnerabilidades existentes e não analisados, não conhecidos e, se conhecidos não propagados, difundidos.
A segunda linha representa a expansão da infraestrutura que, é motivada pela administração pública, que atua sob a demanda da população, a qual ocupou as áreas marginais e, agora, precisa de transporte, saneamento, educação e saúde.
A camada intermediária corresponde aos setores que receberam tal aporte, porém, permanece sem a presença maciça das ações de segurança na dimensão
mudancas_climaticas 09.indd 225
11/11/13 10:58