Neurose e Não Neurose

Page 13

132

neurose e não neurose: psicogênese

Na clínica, bem como na teoria, cada ponto de vista remete ao outro. A posição subjetiva de um analisando – como ele percebe o mundo e a si mesmo – aponta para um funcionamento psíquico típico de certo momento do desenvolvimento mental.

A constituição do aparelho psíquico: eixo narcísico e eixo objetal Introduzo o tema apontando diretamente a importância da psicogênese para caracterizar, do ponto de vista metapsicológico, as formas de subjetividade neurótica e não neurótica. O leitor encontrará, no fim do livro (Figura 3), uma sinopse em que as comparo, em uma visão de conjunto do que foi visto em detalhes no capítulo anterior.

Neurose O aparelho psíquico cujo desenvolvimento ao longo do eixo narcísico chegou relativamente a bom termo indica uma estrutura psicopatológica normoneurótica. Diz-se que uma forma de subjetividade é normoneurótica quando conta com um Eu relativamente bem estruturado. O narcisismo primário está bem constituído, o que significa que o Eu não se sente constantemente ameaçado em sua integridade, embora possa haver problemas mais ou menos graves com relação ao narcisismo secundário – aquele que depende das identificações obtidas a partir da travessia do Édipo. As principais dificuldades do neurótico podem ser localizadas ao longo do desenvolvimento do eixo objetal. As vicissitudes na constituição do objeto do desejo acabam por lhe impor limitações – maiores ou menores – com relação à possibilidade de obter prazer

Miolo Minerbo Neurose.indd 132

15/05/19 21:11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.