5 minute read

SUGESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Apresentamos na sequência um conjunto de atividades que podem ser realizadas antes, durante ou após a leitura do livro, de forma pontual ou em contextos mais amplos, como projetos maiores que envolvam também os familiares. São atividades lúdicas, relacionadas aos campos de experiência da BNCC, e que visam potencializar as aprendizagens das crianças e seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional por meio da leitura do livro Saracuteia. Em todas elas as crianças são convidadas a produzir pequenos textos, a organizar as suas ideias para falar publicamente, a se expressar através da arte e do movimento. As famílias também podem ser envolvidas e, assim, perceber como a leitura de um livro infantil pode gerar conhecimentos e vivências ricas e plenas de significado para todos, adultos e crianças.

Criar instrumentos, brincar com os sons

Estimular a criança pequena a produzir brinquedos e artefatos é sempre muito divertido. Como Saracuteia é um livro que explora a musicalização, agora, sugerimos a construção de dois instrumentos musicais simples, mas que certamente as crianças aproveitarão muito! Vamos fazer um tambor e alguns reco-recos, de diferentes tamanhos, para que as crianças tenham mais consciência sonora em diferentes timbres. Para fazê-los, vamos precisar de:

Reco-reco

• Garrafas pet vazias e limpas de diferentes tamanhos (garrafas de água, de variados produtos de limpeza etc). É importante que as garrafas possuam ondulações ou “ranhuras” para que o som seja produzido;

• Lápis ou vareta sem ponta.

A garrafa é o próprio instrumento. Para emitir sons, as crianças deverão raspar o lápis ou a vareta rapidamente na garrafa, especialmente na parte ondulada do plástico. Uma experiência interessante é permitir que as crianças façam esse exercício em várias garrafas de diferentes tamanhos, pois perceberão que os sons entre uma e outra sairão diferentes. Da mesma forma, também é interessante mostrar que o som da garrafa destampada é diferente de quando a garrafa está com a tampa. Permita que as crianças explorem a atividade fazendo muito barulho! Elas também poderão decorar as garrafas com diferentes adereços, como fitas, adesivos ou mesmo pintando com tinta guache. O reco-reco também poderá se tornar um chocalho. Para tal, as garrafas menores deverão ser preenchidas com sementes, grãos ou miçangas, mas nesse caso, todas as garrafas devem ser tampadas e vedadas com bastante fita adesiva. Pronto, hora de tocar e se divertir!

Tambor de lata

Para esse instrumento, vamos precisar de:

• Uma lata metálica (pode ser qualquer produto alimentício, como leite em pó, chocolate em pó ou outros enlatados);

• Elástico de borracha;

• Bexiga;

• Tesoura sem ponta e

• Lápis.

Esse também é um instrumento simples de ser feito. Com a tesoura sem ponta, corte a ponta da bexiga e a utilize para cobrir toda a boca da lata, que deverá estar sem tampa. A bexiga deverá ficar completamente esticada. Use o elástico para fixar melhor a bexiga na lata, de modo que ela não escape, e o tambor está pronto! O lápis servirá de baqueta para esse tambor improvisado e fácil de fazer. Da mesma forma que o reco-reco, as crianças poderão decorar os seus instrumentos, utilizado de sua criatividade.

Essa atividade explora muitos conceitos interessantes: musicalização, coordenação motora, concentração, criatividade e também poderá ser utilizada para falar de reciclagem e consumo consciente com as crianças, sempre de modo lúdico e acessível. Os responsáveis pelas crianças poderão participar ativamente dessa atividade, enviando os materiais recicláveis para a escola (os educadores poderão lhes informar previamente sobre a atividade e pedir que guardem os materiais), e as crianças poderão levar seus instrumentos para casa, mostrando o resultado dessa grande brincadeira e convidando a família a também fazer música!

Brincando de mímica

Saracuteia é um livro que estimula o canto, a leitura e a dança, assim como toda a expressão e desenvolvimento corporal. Depois de já terem lido e cantado todas as músicas do livro, agora, sugerimos outra forma de trabalho com o que foi visto: vamos brincar de mímica?

As crianças podem se sentar em uma roda e a professora ou o professor fica no centro, para que todas elas possam ver seus movimentos. A educadora/o educador fará mímicas que correspondem a uma música do livro, por exemplo: imitar um ratinho e mostrar o número três com os dedos, para representar a música Três ratinhas ; fingir que está tocando uma campainha e batendo em uma porta, representando a música Pom pom pom ; apertar as suas próprias bochechas, simulando a canção Bochechas .

As crianças podem ser estimuladas a apenas responder o nome da música ou a cantar trechos que se recordem. A brincadeira também pode ser feita em rodadas, sendo o educador/ a educadora realizando o primeiro desafio para que as crianças entendam a proposta e depois elas também podem fazer mímicas umas para as outras.

Essa atividade tem como objetivo explorar a memória, a concentração, a criatividade e a coordenação motora, além, é claro, de ser uma brincadeira divertida.

Criando uma canção

O livro Saracuteia possui oito canções. Que tal a sala, agora, pensar em uma décima canção? O tema dessa música poderá ser algo que esteja sendo trabalhado no currículo de atividades da escola ou escolhido livremente pelos alunos. É interessante comentar sobre o conceito da rima e explicar ludicamente para as crianças sobre a sonoridade das palavras. Por exemplo: no caso de uma canção sobre alimentos, é possível comentar que pão rima com macarrão e feijão. Se for sobre brinquedos, o pião rima com bolinha de sabão. Vai ser uma experiên cia divertida encontrar palavras para compor essa canção! O professor/ a professora poderá ser o escriba da sala, redigindo as ideias até que a música seja integralmente criada. Será que as crianças vão gostar de criar a melodia com os instrumentos de sucata que sugerimos? Vale a brincadeira! A música poderá ser enviada para os pais e também é interessante fazer um vídeo da sala cantando a composição autoral, para que os responsáveis possam conhecer esse trabalho feito na escola.

Relembrando cantigas

Essa é uma atividade que envolverá os responsáveis. Sugerimos que a professora/o professor grave um vídeo comentando com os responsáveis que o livro Saracuteia está sendo trabalhado em sala de aula e que ele é composto por canções, que estão sendo exploradas pelas crianças de diversas formas. A professora/ o professor poderá comentar sobre uma cantiga que cantava quando era criança, resgatando a sua memória de infância e convidando os responsáveis a fazerem o mesmo. Eles deverão comentar com a criança em casa sobre uma cantiga que gostava e que se lembra, cantando para ela ou mostrando um vídeo da canção. A criança, então, poderá fazer um desenho para registrar algum elemento dessa canção. Com esse material em mãos, podemos fazer um novo livro de cantigas, um livro da sala! Os desenhos das crianças serão as ilustrações do livro. A professora/ o professor poderá compartilhar com as crianças sobre as cantigas citadas pelos responsáveis, de modo que todas as crianças da classe poderão conhecer essas outras canções, e brincarem todas juntas. Com essa atividade, temos o envolvimento dos responsáveis em uma atividade escolar, o resgate da memória deles e o compartilhamento dessas memórias com as crianças e um registro interessante da atividade em forma de livro. As crianças também poderão comentar sobre a canção do livro que mais gostaram e outras que já conheciam previamente, sentindo-se à vontade para falar de seus gostos pessoais, com seus familiares, professores e colegas de turma.