4 minute read

A história por detrás da história

Quer conhecer músicas divertidas e brincar a valer? É só abrir o livro Saracuteia! Uma obra ilustrada com cores delicadas que revelam personagens e cenários variados que vão fazer todo mundo entrar na brincadeira! De forma lúdica, oito cantigas são apresentadas às crianças, que brincarão ao som de músicas que exploram a coordenação motora, as partes do corpo, a brincadeira em si e histórias de animais! Quando a criança entra em contato com um livro que tem um personagem com o qual pode se identificar, com cenários em que pode reconhecer um espaço, uma brincadeira, uma forma ou um sentimento, a leitura pode causar uma sensação de pertencimento ainda maior. Essa é a proposta do livro Saracuteia, que traz oito canções para serem lidas e ouvidas na sala de aula ou em casa, com a família. Cada canção chama a atenção das crianças por um motivo especial: tem canção que convida o leitor a explorar o próprio corpo e se movimentar, tem canção que é uma brincadeira, tem outra que apresenta uma história divertida. As ilustrações, muito expressivas, apresentam as características físicas dos personagens dessas histórias/canções, que ora trazem figuras humanas, ora animais bem conhecidos pelas crianças. A paleta de cores delicada também aproximam a criança pequena desse livro, que possui ilustrações fofas em todas as páginas.

O texto, quando lido em voz alta, apresenta uma sonoridade interessante que igualmente prende a atenção do leitor: no livro, todas as cantigas possuem textos curtos e frases rimadas, fáceis de serem decoradas. A professora/o professor poderá lê-las como pequenos textos-poesia e também apresentar a canções em ritmo de música, já que todas elas estão disponíveis no canal do Youtube da editora Bamboozinho, no link: https://w w w.you tube.com/channel/ UCRtdJPeLLix1EGB M4g dt1fA/videos (acesso em 16/06/2021). Os vídeos possuem animações simples que utilizam as mesmas ilustrações das páginas do livro, de modo que as crianças reconhecerão as imagens vistas no livro impresso e criarão referências entre o que foi lido com os vídeos.

Qual é mesmo a história?

Cantar, recitar, brincar. Saracuteia é um livro de cantigas e brincadeiras da cultura brasileira feito especialmente para a criança pequena, estimulando os vínculos e tornando o dia a dia na sala de aula e entre a família mais amoroso e divertido. Livro acompanhado pelas canções originais, lindamente tocadas pelo grupo musical Cia Cantos e Contos, com acesso gratuito no canal do Youtube da

Bamboozinho, convidando os leitores a lerem o livro, apreciarem as ilustrações e se divertirem dançando e cantando.

Quem? Quando? Onde?

Cada canção apresenta personagens diferentes, ora humanos, ora animais que se mostram em situações divertidas. Ainda que algumas canções não foquem em personagens e sim em ações (como o caso da cantiga A bater o pé), as ilustrações apresentam crianças brincantes que se divertem ao som das palavras e do ritmo que cada canção evoca. Tem música que fala de relações e encontros, como em Pom pom pom, em que dona Mariquinha bate à porta; tem canção em que o Passarinho mostra como voa; tem a música da Pipoquinha que pula e também põe todo mundo para pular! Cada cantiga convida a uma exploração diferente: o conhecimento de uma parte do corpo, um ritmo, um personagem, uma história.

A cantiga de roda e a brincadeira são elementos atemporais, que fazem parte da infância por gerações e gerações. Nessa obra, as crianças são convidadas a ver o livro, ler o texto e cantar as cantigas na escola e também em casa, envolvendo os familiares que certamente se lembrarão também de seus tempos de criança. As atividades podem ser realizadas em ambiente escolar, com a professora e os amigos; com os responsáveis em casa, em um parque ou em qualquer lugar; e as crianças também poderão aproveitar a brincadeira que envolve esse livro em um momento individual, seja folheando o livro, observando as ilustrações e relembrando o texto já lido para ela anteriormente, seja vendo os vídeos animados das músicas no canal do YouTube da editora.

Virando a página

A estrutura do livro foi planejada de modo que o próprio projeto gráfico fornecesse pistas que favorecessem a construção inicial de importantes procedimentos de leitura, como a antecipação e a localização – além das múltiplas inferências e extrapolações que podem ser elaboradas a partir da leitura da obra. O leitor sempre encontrará quatro páginas destinadas a cada canção. Na primeira dupla de páginas, haverá uma ilustração pertinente canção que virá a seguir, o título da música e uma breve apresen tação que contextualiza o texto da música. Já na segunda dupla de páginas, também ilustrada, o leitor encontrará a letra da canção, redigida em letra bastão e em tinta preta. No livro para infância, é sempre importante apresentar marcas gráficas ou estruturais que favoreçam a apropriação não apenas dos gestos da leitura como também do seu conteúdo escrito. Para o leitor que ainda não domina o sistema de escrita plenamente, essas referências são um apoio fundamental para que ganhe confiança e autonomia para “ler” mesmo quando ainda não sabe ler convencionalmente, estreitando seus vínculos com o objeto livro e com o ato de ler.

Muitas canções apresentadas possuem frases que se repetem, e essa repetição do texto não é algo aleatório: sabemos que os elementos repetitivos em uma narrativa para a primeira infância servem como elementos conectivos entre as várias partes do texto, além de permitirem também uma apropriação oral (e por que não da escrita também) do texto. Servem como apoio para o avanço da leitura e conferem ainda uma maior graça à leitura e às músicas.

A narrativa textual das canções, toda ela registrada em letra bastão para garantir uma padronização do desenho das letras do alfabeto, recebeu uma tipologia preta e linear, que é coerente com a opção gráfica das ilustrações: o traço preciso e as cores delicadas das imagens contrastam com as letras. Texto e imagem estão claramente dispostos em um fundo sempre claro, no qual cada qual ganha o seu espaço, tornando ainda mais evidente para a criança o que é escrita e o que é desenho.

Destaque

Esse livro foi feito com muito carinho para que a criança pequena possa aprender a cantar, dançar e brincar a partir de um conjunto de músicas muito especial, cuidadosamente selecionado do nosso folclore e do repertório original das autoras. Ele também foi feito para estimular a leitura, ajudando a formar o jovem leitor desde a primeira infância. Mas, principalmente, trata-se de um livro que aproxima os adultos da criança pequena, estreitando os vínculos afetivos tão importantes nessa etapa do desenvolvimento.