Revista Encontro 163

Page 74

DEZ PERGUNTAS PARA | CHRISTIAN GEBARA

Diretor da operadora de celular fala sobre projetos para Minas e diz que, com a compra da GVT, empresa entra na briga pelo cobiçado mercado de TV por assinatura, internet e telefonia fixa PAULA TAKAHASHI

Líder no mercado mineiro, com mais de 8,4 milhões de clientes, a telefônica Vivo está à frente do programa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) para expansão do serviço de internet para áreas rurais. Até março de 2016, levará 3G para 692 distritos. Também está mexendo com as concorrentes ao anunciar mudanças pioneiras no modelo de negócio do setor, como cobrar internet acima do limite da franquia contratada e o lançamento de planos simplificados para clientes de todo o Brasil. Protagonista da última aquisição no setor – a gigante da telefonia móvel comprou a GVT –, a Vivo deixa claro seu interesse em entrar na disputa por uma fatia do mercado de combos, com a oferta integrada de telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e banda larga. Em Belo Horizonte para participar do Vivo Open Air, o diretor executivo de marketing e vendas da empresa, Christian Gebara, falou com Encontro sobre os planos de expansão da internet 3G e 4G, do foco na qualidade do serviço e sobre a importância de Minas para os negócios. 1 | ENCONTRO - A Vivo é a responsável por executar o Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais, o Minas Comunica II, que deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas. Como está o andamento desse programa?

74 |Encontro

ENC163DEZ_vivo.indd 74

A Vivo parte pra briga CHRISTIAN GEBARA - O objetivo é levar internet 3G para 692 distritos de 359 municípios mineiros. Há áreas rurais com cerca de 300 habitantes onde as pessoas não tinham nenhum acesso ao serviço. Seguindo esse plano, já chegamos a 183 distritos e, até o final do ano, serão 340. A meta é atingir os 692 até março de 2016. Com isso, cobriremos praticamente o estado inteiro. É um serviço acessível com oferta de entrada de R$ 6,90 por semana e direito a 100 minutos de voz, SMS ilimitado dentro da rede Vivo e 75 MB de internet por semana. Com isso, temos consciência de que vamos mudar a estrutura da comunidade à qual estamos chegando. 2 | A operadora também tem planos para conexão dentro das escolas. Como está o projeto?

Minas Gerais será o segundo estado contemplado com essa iniciativa. Parte dela faz parte da obrigação prevista na implantação do 4G, mas vamos além. A intenção é não só conectar 4 mil escolas rurais à internet até 2016, como também disponibilizar equipamentos como tablets para os professores. Também vamos desenvolver treinamentos para que eles apliquem a tecnologia no dia a dia da escola. O projeto está em andamento e já temos piloto em seis cidades do vale do Jequitinhonha. 3 | Ainda falando sobre conexão, a empresa está investindo forte no 4G, inclusive, com campanhas publicitárias. Qual o planejamento de expansão dessa tecnologia?

Cláudio Cunha

DEZEMBRO DE 2014

01/12/14 11:41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.