Enxergando novos horizontes Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, o médico Mauro Lúcio Jácome inova no tratamento da obesidade com balão intragástrico em Minas Gerais Nos últimos anos, o uso do balão intragástrico tem se tornado peça fundamental no combate à obesidade. O método tem atingido resultados extremamente satisfatórios, auxiliando no controle do apetite e na reeducação alimentar dos pacientes. E, a partir de 2015, o tratamento ficará ainda mais facilitado. Até o ano passado, os balões só poderiam permanecer no organismo por seis meses e, uma vez inseridos, não poderiam ter seus volumes alterados. Em 2015, chegou ao Brasil um novo balão, capaz de permanecer no estômago por um ano. Além disso, o sistema de válvula foi aprimorado, o que permite insuflar e esvaziar o balão a qualquer tempo, inserindo ou retirando o líquido de acordo com as necessidades do paciente. Um dos pioneiros na utilização do novo balão em Minas Gerais é o médico Mauro Lúcio Jácome. Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia e membro de algumas das entidades médicas mais prestigiadas do mundo, ele participou de todos os treinamentos de capacitação para o uso do balão intragástrico ajustável desenvolvido pelo médico e pesquisador norte-americano Jeffrey Brooks, da Universidade de Columbia, que ministrou treinamento na clínica do Dr. Mauro em Belo Horizonte. “O uso do balão ajustável permitirá um maior controle no processo de perda de peso, principalmente após o sétimo mês, quando os índices começam a cair. Basta aumentar o volume, o que agora é possível com a nova válvula”, explica Jácome“. Nos casos de pacientes que apresentam intolerância ao balão, basta diminuir um pouco o líquido, sem precisar retirá-lo do estômago. As possibilidades são inúmeras, uma vez que os pacientes ganham o dobro do tempo para atingirem suas metas. “É como se fosse uma prova em que, ao invés de seis meses, a pessoa passa a ter um ano para se preparar. O paciente ganha mais tempo para atingir o peso e aprender a mantê-lo”, diz Jácome. “Após um ano, retiramos o balão, mas continuo a acompanhar os pacientes. É, sem dúvida, a parte mais importante do tratamento”, pondera.
ENC172INF_clinicacronos.indd 32
Alexandre Rezende
O médico Mauro Lúcio Jácome é um dos pioneiros no novo método: “O uso do balão ajustável permitirá um maior controle no processo de perda de peso”
A importação do balão ajustável, cujo valor é igual ao de seu antecessor, começou recentemente no Brasil, apesar de já ser empregado no mundo inteiro há vários anos. De lá para cá, Dr. Jácome já realizou cerca de 30 procedimentos, todos com excelentes resultados. O médico acredita que, além das indicações clássicas, um leque de novas indicações surgirá a partir de agora, e o balão intragástrico de um ano será um importante aliado para tratar a obesidade.
CEMAD: Rua Pernambuco, 353- Sala 301 – Funcionários (31) 3285-4803 GASTROINTESTINALMED: Rua Paracatu, 838 – Barro Preto (31) 2514-1010 CRONOS: Rua Joaquim de Figueiredo, 157 – Barreiro (31) 3384-3771 / 3322-4202 / 8881-0499 www.cronosendoscopia.com.br www.maurojacome.com.br cronosdiagnostico maurojacomelucio
02/09/15 22:26