A Idade Média até Tomás de Aquino - Vol. 2

Page 16

templos autônomos durante o período dos reinos regionais. Na China, a diferenciação surgiu em cerca de 950 com a dinastia Sung, com o autocultivo pessoal neoconfuciano que surge ao longo do cumprimento de obrigações sociais.7 Apesar de uma feliz desideologização, a Europa Ocidental ainda é amplamente vista sem seus paralelos com os mundos islâmico, hindu e chinês. Neste volume sobre as ideias políticas do início da Alta Idade Média, bem como na sua História das Ideias Políticas como um todo, Voegelin rejeita diretamente a ideologia nacionalista-progressista e, assim, antecipa a direção tomada pela historiografia posterior. Em contrapartida, não se afasta de modo significativo das convenções eurocêntricas da academia de meados do século XX. A seu favor, deve-se acrescentar que no início dos anos 1960, ele desenvolveu um intenso interesse pelas civilizações pré-históricas e não europeias, abandonando assim muitas das suas visões eurocêntricas anteriores e antecipando a disciplina contemporânea emergente – a história mundial.8 Em geral, o material deste volume tem resistido bem ao teste do tempo. O que ainda o torna muito atraente é sua abordagem completamente inovadora, afastando-se de clichês e generalizações convenientes e buscando estabelecer as bases experienciais que caracterizam o período medieval. De fato, há uma série de detalhes factuais que à luz de estudos mais recentes necessitam de correção, e alguns pensadores deixados de fora talvez merecessem inclusão, mas no seu todo o manuscrito merece plenamente esta publicação tardia.

Para uma discussão recente sobre os paralelos entre as três primeiras civili� zações, ver Garth Fowden, Empire to Commonwealth: Consequences of Monotheism in Late Antiquity. Princeton, Princeton University Press, 1993, p. 20. Não tenho conhecimento de bibliografia que estenda o paralelismo para a Índia e China. Sobre sincronismos possíveis entre as civilizações, veja adiante, p. 42. 8 Essa mudança se reflete, por exemplo, em Order and History, vol. IV, The Ecumenic Age. Baton Rouge, Louisiana State University Press, 1974. [Edição brasileira: Ordem e História, vol. IV, A Era Ecumênica. Trad. Edson Bini. São Paulo, Loyola, 2010.] 7

14 | História das Ideias Políticas – Idade Média até Tomás de Aquino


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.