Filosofia e Cosmovisão

Page 22

conduz ao reconhecimento de uma codependência entre critério, valor e verdade. Nesse sentido, o estabelecimento de critérios depende do estabelecimento de bases ontológicas a partir das quais se possa fundar e validar o conhecível. Nesses termos, vemo-nos de novo às voltas com as definições de totalidade: a equivocidade, a univocidade, o criacionismo, o materialismo, o espiritualismo, o pluralismo e, por fim, o monopluralismo advogado por Mário Ferreira dos Santos. Essa interação ocorre justamente porque tais instâncias dedutivas do conhecimento são entendidas como unidades categoriais que, antes de serem da ordem da razão ou da intuição, fundam-se sobre cosmovisões, ou seja, são unidades formais que sintetizam a multiplicidade dos dados da experiência e os circunscrevem aos limites do conceito, possibilitando a atividade racional da própria filosofia. Nesse sentido, a ciência dos critérios (criteriologia) se entrelaça a uma ciência dos valores (axiologia), e ambas determinam o surgimento de uma nova cosmovisão científica e técnica na modernidade. Por isso, no encerramento da primeira parte desta obra, explora-se a emergência das ciências e das técnicas modernas do ponto de vista filosófico de suas condições de possibilidade. O intuito é facultar o acesso a uma visão transobjetiva da dinâmica estabelecida entre os discursos sobre o mundo, ou seja, uma dialética das cosmovisões entre si, incluída a filosofia.

A visão de mundo A segunda parte da obra é marcada pela ênfase dada ao estatuto cosmovisional das ciências naturais modernas. E é admirável o grau de apreço e familiaridade que Mário Ferreira dos Santos manifesta com essas teorias científicas. Mas qual seria a relação das ciências naturais com o teor dedutivo dos mitos e das primeiras formulações filosóficas? Qual o estatuto da metafísica no interior desse debate epistemológico das hard sciences como as concebemos hoje? Todos esses seriam modos de intuir a essência de uma protocoisa, ou seja, atingir formas descritivas da totalidade do real, sem circunscrever essa totalidade em uma cadeia fechada de seres nem em uma cadeia fechada de conceitos. Rigorosamente, é nesses termos que Mário Ferreira dos Santos

20 | Filosofia e Cosmovisão

Miolo Filosofia e Cosmovisao.indd 20

22/12/14 18:58


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.