CEMITÉRIO JUDAICO DE 150 ANOS É TOMBADO EM PARINTINS, AMAZONAS Reportagem e foto por Hudson Lima
A primeira matzeivá (lápide) de uma sepultura judaica é da senhora Donna Cohen, falecida em 29 de abril de 1886. Em seguida, do judeu Isaac S. Benjo, falecido em 26 de janeiro de 1887, que seria um grande comerciante judeu que ajudou muito a comunidade de conterrâneos.
O
dia 21 de dezembro de 2021 foi mais uma página na história da saga dos judeus na Amazônia. O cemitério judaico de Parintins foi tombado. No Estado do Amazonas existem 5 cemitérios israelitas, contabilizando 455 sepulturas. O cemitério judaico fica localizado ao lado do cemitério São José, atrás da Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Na solenidade de tombamento estiveram o doutor David Israel, Presidente do Comitê Israelita do Amazonas e a doutora Anne Benchimol, Diretora da Confederação Israelita do Brasil. Além deles, o publicitário Leão Azulay e o médico doutor Jacob Cohen.
Cemitério Israelita de Parintins – AM
“Este cemitério acredita-se ter sido fundado em 1850; lá há lápides de judeus que aqui viveram, datadas de 1860. Este cemitério é uma relíquia do judaísmo no Brasil. No dia 21 de dezembro foi colocada uma placa comemorativa ao tombamento”, informa em mensagem, o publicitário Leão Azulay. Sobrenomes de pessoas sepultadas no cemitério judaico de Parintins: