Piscicultura | Formação para o Trabalho

Page 20

Lição 6

Diferentes sistemas de cultivo O que é sistema extensivo? Onde pode ser desenvolvido o sistema intensivo? Quais as densidades de estocagem para cada espécie de peixe?

Os principais sistemas de cultivo de peixe são:

Sistema extensivo Sistema extensivo é a criação em ambientes amplos, tais como açudes, lagos e lagoas, sem que haja possibilidade de controle da água e de realização do manejo adequado, apresentando baixa produtividade. As espécies mais indicadas para esse sistema de cultivo são: curimatã comum, curimatã-pacu, piau, sardinha, tambaqui, pirapitinga, tilápia do Nilo e carpa comum. A densidade de estocagem poderá atingir até 1.000 peixes por hectare.

Sistema semi-intensivo (cultivo em viveiro)

Piscicultura intensiva com aeração artificial (aerador de palheta)

20

O sistema semi-intensivo é a criação de peixes em viveiros de barragem ou de escavação, utilizando-se baixa densidade de estocagem (5.000 peixes por hectare) e sem fornecimento de ração balanceada, sendo indicadas as seguintes espécies: tilápia do Nilo (macho), tilápia vermelha (macho), tambaqui, pirapitinga e pacu caranha. Nesse sistema, as espécies podem ser criadas, individualmente ou em conjunto, ou seja em monocultivo e policultivo, respectivamente e, ainda, consorciadas com outros animais. Exemplos de criação consorciada: ■■Peixe e pato (300 a 600 patos por hectare); ■■Peixe e galinha (300 a 600 galinhas por hectare); ■■Peixe e porco (60 a 100 porcos por hectare).

Formação para o trabalho piscicultura

Sistema intensivo O sistema intensivo é desenvolvido em viveiros escavados, segue regras técnicas rigorosas, não sendo adaptado a pequenos açudes, salvo em condições muito particulares, utiliza rações balanceadas e alcança produções de 10 a 30 toneladas/hectare. Sem aeração artificial, indicamse as espécies: tilápia do Nilo (macho), até 20.000 peixes por hectare; tilápia vermelha (macho), até 20.000 peixes por hectare; e tambaqui, até 10.000 peixes por hectare. Com aeração artificial, indica-se a espécie tilápia do Nilo (macho), com densidade de estocagem de até 60.000 peixes por hectare.

Sistema superintensivo O sistema superintensivo é a criação de peixes em gaiolas ou em tanques-rede, sendo indicada a espécie tilápia do Nilo, de preferência o macho, com densidade de até 300 peixes por metro cúbico de gaiola ou tanque-rede flutuantes. Outras espécies, tais como pacu caranha, tambaqui e tilápia vermelha, poderão vir a ser indicadas no futuro.

Resumo da lição • Os principais sistemas de cultivo em piscicultura são: extensivo, semi-intensivo, intensivo e superintensivo. • As espécies indicadas para piscicultura são: curimatã, piau, sardinha, tambaqui, tilápia do Nilo, carpa comum e pirapitinga.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.