Compostagem e Minhocultura | Formação para o Trabalho

Page 31

Dentre todos os agentes que contribuem para a aeração e o afofamento do solo, as minhocas são, sem dúvida, os mais eficientes. Os canais construídos por elas possuem um tipo de cola que evita a compactação e a erosão do solo, o que não acontece quando se utilizam os tratores. O solo que foi arado não permanece solto e leve por muito tempo pois, com as primeiras chuvas, a terra volta a unir-se, retornando às condições iniciais. Os principais tipos de solos agricultáveis constituem-se de partículas finas. A menos que sejam modificadas por agentes secundários, estas partículas tendem a se aglomerar, tornando-se impermeáveis, fazendo as águas da chuva escorrerem pela superfície, impedindo-as de se infiltrarem no solo. As plantas cultivadas nos solos em tais condições, ainda que localizados em regiões de precipitações normais, sofrerão todos os efeitos da seca. A absorção da água por solos de textura fina está na dependência da existência de uma rede de canalização diminuta; as minhocas são altamente eficientes na elaboração destes canais subterrâneos.

Absorção de água Independente da textura, no solo sem minhocas a taxa de absorção é de 5 mm por minuto; enquanto no mesmo tipo de solo, trabalhado pelas minhocas durante um mês, essa taxa eleva-se para 22 mm/min. Há íntima associação entre a taxa de infiltração de água e a quantidade de minhocas existente no solo. Segundo Knäpper (1996), o solo funciona como um ser vivo, possuindo metabolismo próprio. Os seres vivos presentes no solo fazem parte dele, havendo modificação e influência mútua; isto é, o solo determina a vida e a vida determina o solo, existindo uma ação cíclica.

As galerias construídas pelos animais, tais como, larvas de insetos, insetos, aranhas, minhocas e outros, são utilizadas para a penetração das raízes, infiltração da água e circulação do ar. Contudo, são as minhocas as mais efetivas melhoristas do solo, pois revolvem as camadas mais profundas do solo, onde a enxada e o arado não conseguem alcançar, sendo, por isso, chamadas de “arados da natureza”.

Textura do solo A textura da terra tem influência sobre a população de minhocas: os solos arenosos contêm menor quantidade de minhocas do que os solos argilosos. Esse fato é vantajoso, pois os solos arenosos, normalmente, têm boa estrutura natural. Já os solos argilosos tendem a se compactar, tornando-se extremamente duros e impossibilitando o desenvolvimento das plantas, requerendo que programas de melhoramento do solo sejam introduzidos. Isso inclui agentes, tais como a minhoca, que ajuda a manter a terra fofa e arejada. Num solo muito compactado a planta não consegue respirar. Consciente de que as minhocas fertilizam o solo, Almeida (1994) refere-se a esses seres como verdadeiras usinas biológicas, pois agregam até 2 bilhões de bactérias a cada grama de húmus produzido. Não existe produto químico ou equipamento capaz de fazer o que as minhocas fazem pela terra; por isso, as pessoas que trabalham com plantas respeitam-nas, pois conhecem a sua importância. A natureza necessita de 2 a 5 anos para formar 1 cm³ de húmus; as minhocas executam a mesma tarefa em, apenas, 2 a 3 dias.

Textura: aspecto microscópico do solo, no qual se inclui a forma dos cristais e o modo como se acham unidos.

Explique a importância das minhocas na absorção de água pelo solo.

Fundação Demócrito Rocha 31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.