nham a maior concentração de abelhas, a gaiola que abriga a nova rainha, tendo antes o cuidado de remover a cortiça da câmara de açúcar para que as operárias possam abrir espaço e libertar a mestra.
Alguns apicultores afirmam que, simplesmente, melar a abelha de mel e à noite soltá-la entre as abelhas do cortiço orfanado, pode ser um processo eficaz para a introdução de rainha.
Abelha rainha
7º. Registro das condições de cada colmeia: não confie tanto na memória. O melhor é manter sempre à mão um caderno de anotações onde deverão ficar registradas todas as observações levantadas durante as revisões e inspeção ao apiário. Com as anotações atualizadas não se trabalha à s cegas, ganhando, portanto, tempo e evitando cansaço. 8º. Picadas de abelhas: o ferrão ou aguilhão das abelhas da famÃlia dos apÃdeos é utilizado como arma de defesa e não de ataque, pois as abelhas só agridem em defesa da coletividade. No momento em que as abelhas se encontram trabalhando na coleta de seus alimentos, ou quando saem em enxamação natural, tornam-se menos agressivas. As picadas de abelha, quando em grande número, podem provocar febre e até a morte de animais de grande porte, inclusive do pró-
prio homem. Portanto, a aplicação de uma substância alcalina neutraliza grande parte do veneno liberado pelas abelhas (apitoxina) que é ácido, e a utilização de compressas geladas ajudam a desinflamar. O veneno das abelhas é eliminado pelos rins, podendo trazer complicações para estes órgãos. 9º. Colmeias zanganeiras: são colmeias sem rainhas (órfãs), enfraquecidas e onde as abelhas operárias privadas da sua hormona especÃfica que era produzida pela abelha rainha, num último esforço de sobrevivência passam a fazer postura de ovos não fecundados, originando apenas zangões. A prática mais comum para o aproveitamento destas famÃlias pouco numerosas, é fazer a união com outras famÃlias mais fortes. 10º. Consumo de água fresca: as abelhas precisam tanto de alimento quanto de água de boa qualidade, para o bom desenvolvimento
As abelhas mestiças (africanizadas), ao contrário das italianas, são naturalmente mais agressivas, no entanto, mais produtoras de mel.
Por que os rins podem ter complicações com as picadas de abelhas?
Fundação Demócrito Rocha 27