HISTÓRIA
Conteúdo multimídia:
DVD do aluno
BIBLIOTECA DO ESTUDANTE • Leitura complementar UNIDADE 7 Capítulo 37
A crise do modelo liberal A Segunda Guerra Mundial
BIBLIOTECA DO ESTUDANTE 37.3
Animações, mapas animados e trechos de vídeos que facilitam a fixação de conteúdos e enriquecem o estudo de alguns temas dos capítulos.
1
US AIR FORCE/SPL/LATINSTOCK
DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO Patrícia Ramos Braick Myriam Becho Mota
Leitura complementar
A bomba atômica
• Animações
O projeto de criação desse armamento que assombrou o planeta foi levado à frente pelos Estados Unidos ao longo da Segunda Guerra Mundial. O texto a seguir, de Flavio Fiorani, descreve a criação da bomba atômica, desde a sua ideia inicial até os testes bem-sucedidos no deserto norte-americano, cerca de um mês antes do bombardeio às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Explosão da bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em 6 de agosto de 1945. Essa foi a primeira vez na história que uma arma com tamanho poder de destruição foi usada em uma guerra, matando milhares de pessoas.
O Projeto Manhattan: a criação da bomba atômica
“
No dia 2 de agosto de 1939 o físico alemão Albert Einstein, que emigrara para os Estados Unidos, envia uma carta ao presidente Roosevelt informando-o sobre a possibilidade de que a Alemanha nazista chegue em breve a construir uma arma mortal, explorando o processo de fissão atômica. Einstein incita o presidente a iniciar um programa de pesquisa que assegure a primazia ao Ocidente. Só no verão de 1942 o governo americano lança o grandioso Projeto Manhattan, que será dirigido pelo general Leslie Groves, auxiliado pelo físico J. Robert Oppenheimer. Em 2 de dezembro de 1942 um grupo de pesquisadores dirigido pelo italiano Enrico Fermi experimenta a reação nuclear em cadeia. Uma cidade-laboratório que abrigará 65.000 pessoas é construída em Los Alamos, no Novo México. No mais estrito segredo, no início de 1943 começa o estudo de como construir a bomba, que ficará pronta no começo de 1945, quando é praticamente certo que os alemães estão bem longe de semelhante resultado. O primeiro exemplar experimental da bomba de plutônio é feito no deserto de Alamogordo em 16 de julho de 1945, com a capitulação alemã já ocorrida. ‘Os bebês nasceram bem’: esta mensagem em código informou Truman na Conferência de Potsdam de que a experiência teve pleno êxito.
”
FIORANI, Flavio. História ilustrada da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Larousse Cultural, 2009. p. 268.
Biblioteca do estudante • Leituras complementares. Textos extraídos de livros, jornais e revistas que trazem diferentes pontos de vista relacionados a temas tratados nos capítulos do livro impresso.
• Mapas animados
• Ferramentas digitais: como usar. Orientações para uso das principais ferramentas do mundo digital, que podem contribuir para os estudos em sala de aula ou para a realização de pesquisas escolares. • Sugestões de sites, vídeos e livros. O material indicado visa ao aprofundamento do estudo dos temas tratados nos capítulos.
História
das cavernas ao terceiro milênio Patrícia ramos Braick myriam Becho mota
dvd do aluno
lista de exercícios UNIDADE 6 a transição para o século xx
1
lista de exercícios Unidade 6
capítulo 30
a transição para o século xx
o governo de d. Pedro i e o período regencial
1. (Vunesp)
“
Brasileiros! Salta aos olhos a […] perfídia, são patentes os reiterados perjuros do imperador, e está conhecida a nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem e mais defeituoso ainda em suas partes componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são feitas para os povos e não os povos para elas. Eis, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos […], desprezemos as instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa.
”
Manifesto dos Revolucionários da Confederação do Equador, 1824.
Com base no texto, indique: a) o tipo de governo qualificado como defeituoso. b) o sistema de governo proposto pelos revoltosos.
2. (Ufes)
“O banco que financiou a independência
O Rothschild é o mais antigo banco de investimentos do mundo […]. Foram os Rothschild que deram o primeiro financiamento ao Brasil independente, em 1825.
”
O Globo. Rio de Janeiro, 21 set. 1998.
c) acordo sobre compensações, que previa o pagamento a Portugal de uma indenização em libras esterlinas em troca do reconhecimento da independência do Brasil. d) rompimento de relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos, que não concordaram com as taxas alfandegárias, medida que resultou na diminuição da receita tributária do país. e) aumento do déficit público causado pelas despesas com a defesa das fronteiras brasileiras, devido às rivalidades políticas com a França.
• Trechos de filmes
3. (Mackenzie-SP) Do ponto de vista político, podemos considerar o período regencial como: a) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país. b) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas. c) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840. d) uma fase extremamente agitada, com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares. e) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência.
4. (Mackenzie-SP) Assinale a afirmativa que completa corretamente o texto.
O texto refere-se à dívida externa do Brasil no Primeiro Reinado, contraída com banqueiros ingleses, quase sempre com a casa Rothschild. O Brasil começava sua história como país independente acumulando dívidas com banqueiros internacionais, situação ligada, entre outras, à/ao: a) legislação que visava à contenção das importações de supérfluos, o que causava prejuízos aos comerciantes. b) redução do tráfico de escravos no Brasil, especialmente para o Nordeste, em troca do direito de os comerciantes brasileiros abastecerem com exclusividade algumas colônias inglesas, fato que endividava o país.
“
As causas da eram anunciadas por Bento Gonçalves no manifesto de 29 de agosto de 1838, denunciando as altas tarifas sobre os produtos regionais: ouro, sebo, charque e graxa, política esta responsável pela separação da província de São Pedro do Rio Grande do Sul da Comunidade Brasileira.
”
a) Cabanagem. b) Sabinada. c) Balaiada. d) Confederação do Equador. e) Farroupilha.
Lista de exercícios Questões adicionais do Enem e dos principais vestibulares nacionais, organizadas por unidades.
002-007-HCVU-Apresentacao.indd 7
8/30/12 9:06 AM