Vereda Digital Gramática

Page 54

Gramática em textos

A oração desenvolvida apresenta o verbo flexionado no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo; é introduzida por conjunção ou outro tipo de conectivo (pronome relativo, preposição, advérbio). A oração reduzida apresenta o verbo em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e não é introduzida por conjunção ou outro tipo de conectivo.

Em contexto

Observe como se transformam as orações reduzidas analisadas nas orações subordinadas desenvolvidas correspondentes: • “Mas você precisa dele para continuar vivo, mesmo estando de dieta.” 1a oração (principal)

2a oração (subordinada) reduzida de infinitivo

locução conjuntiva

3a oração (subordinada) reduzida de gerúndio

locução conjuntiva

• Mas você precisa dele para que continue vivo, mesmo que esteja de dieta. oração principal

oração subordinada desenvolvida

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Capítulo 19

1. Segundo o texto, de que forma combinam regime e carboidratos? 2. Releia este período que se encontra no subtítulo do texto: “Mas você precisa dele para continuar vivo, mesmo estando de dieta”. a) Nesse período há três orações, sendo duas delas não iniciadas por conjunção e com o verbo em forma nominal. Separe cada uma das orações, sublinhando o verbo. b) Destaque as formas nominais da segunda e da terceira oração e dê o nome de cada uma. c) As duas orações não iniciadas por conjunção e com o verbo em uma das formas nominais (infinitivo e gerúndio) são chamadas de orações reduzidas. Transcreva as outras duas orações reduzidas de gerúndio que aparecem no texto. d) A primeira oração (Mas você precisa dele) tem o verbo no presente do indicativo e é introduzida por conjunção. Quando traz o verbo flexionado em uma forma do indicativo, subjuntivo ou imperativo, a oração é considerada desenvolvida. Transcreva do último período do texto as orações consideradas desenvolvidas.

oração subordinada desenvolvida

Para desenvolver uma oração reduzida, flexione a forma verbal (infinitivo, gerúndio ou particípio) considerando o tempo do verbo da oração principal (no caso apresentado, o verbo está no presente). Observe o sentido do período, lendo-o desde o início, e coloque a conjunção, a locução conjuntiva, o pronome relativo ou outro elemento de coesão adequado para introduzir a oração desenvolvida. Em geral, as orações reduzidas podem ser desenvolvidas em orações subordinadas (substantivas, adjetivas ou adverbiais) e, raramente, em orações coordenadas. Veja um outro exemplo de transformação de reduzidas em desenvolvidas: • É possível / você emagrecer, / eliminando por completo os carboidratos de sua alimentação, / mas você também corre o risco / de essa atitude comprometer sua saúde. • É possível / que você emagreça, / desde que elimine por completo os carboidratos de sua alimentação, / mas você também corre o risco / de que essa atitude comprometa sua saúde. Há orações subordinadas reduzidas substantivas, adjetivas e adverbiais, e elas apresentam as mesmas funções das subordinadas desenvolvidas. Neste capítulo, vamos ver as orações subordinadas substantivas reduzidas.

406

PORT-GRA-P4-C19-(397-414)_final.indd 406

10/Feb/12 4:46 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Vereda Digital Gramática by Editora Moderna - Issuu