Linguagem e variações linguísticas
Capítulo 2
2. Leia, agora, o início de uma matéria publicada em uma revista portuguesa da atualidade sobre reformas no aeroporto de Lisboa.
Aterrar nas lojas antes de levantar voo A nova zona comercial do aeroporto de Lisboa está maior e mais bonita. Ana Garcia Martins não foi de viagem mas foi visitá-la. Ir de viagem e não comprar perfumes e chocolates no aeroporto é mais ou menos a mesma coisa do que ir a Roma e não ver o Papa: obrigações incontornáveis [...]
Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Disponível em: <http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=2560>. Acesso em: 10 mar. 2011. (Fragmento).
Glossário
Aterrar: aterrissar.
a) Algumas regiões rurais do Brasil preservam certos modos de falar típicos do português lusitano. Localize na letra da canção “Quixabeira” uma expressão que também aparece nesse trecho da matéria. b) Na maior parte do Brasil, qual expressão se usa geralmente no lugar dessa? 3. Em algumas partes do Brasil, é comum a permanência de palavras do português antigo, que hoje já não são mais usadas nem em Portugal nem nas demais áreas do nosso país. um exemplo é o verbo avoar, presente neste verso da canção “Quixabeira”: “Que fez um ninho e avoou”. a) Procure em um dicionário a palavra avoar e comente com os colegas o que encontrou. b) Enquanto os moradores de certas áreas do país permaneceram falando avoar, em outras partes passou-se a falar voar. Você conhece outros verbos que também são pronunciados com um a inicial por certos grupos de pessoas? 4. Em certas comunidades, é comum chamar alguém por seu primeiro nome acrescido do nome de seu pai ou de sua mãe. Exemplo: Severino de Maria (Severino, filho de Maria). Identifique na letra da canção “Quixabeira” uma construção semelhante a essa e dê seu provável significado. 5. releia este verso: “Mané me deu uma carreira”. Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa (rio de Janeiro: Objetiva, 2003), dar uma carreira pode significar “sair correndo” ou “expulsar energicamente; escorraçar”. a) Qual desses significados aplica-se à expressão no contexto? Por quê? b) Você conhecia essa expressão? Troque ideias com os colegas. 6. releia estes versos: “Tu não faz como um passarinho Que fez um ninho e avoou Mas eu fiquei sozinho Sem teu carinho Sem teu amor”
a) O eu lírico faz aqui uma comparação, recurso comum em poesia. No caso, o que ele compara? b) Nessa canção, o eu lírico dirige-se à pessoa amada pelo pronome tu. Na região onde você mora, qual forma de tratamento é mais comum: tu ou você? Há diferença no uso das duas formas quanto ao nível de intimidade entre as pessoas? c) De acordo com a gramática normativa, qual deve ser a concordância em “Tu não faz”? d) Na região onde você mora (caso se use o pronome tu), qual concordância é mais comum: a estabelecida pela gramática normativa, ou a que aparece na canção?
47
PORT-GRA-P1-C02-(35-64)_final.indd 47
10/Feb/12 3:34 PM