Singular & Plural

Page 34

Leitura e produção

Produzindo o texto: diário ficcional Condições de produção O quê? Você vai produzir um diário ficcional escrito por um garoto ou uma garota que acaba de entrar no 6o ano.

Para quem?

Como fazer? 1. Criando o narrador-personagem Para construir uma personagem, antes de começar a escrever, é preciso que você já tenha em mente algumas das suas principais características, não só físicas, mas principalmente seu “modo de ser” (medroso, estabanado, azarado, esperto, idiota, malvado, etc.). Essas características o ajudarão também a pensar nos acontecimentos que serão narrados e nas reações dessa personagem. a) Em uma folha avulsa, copie a lista abaixo e indique algumas das características do seu narrador-personagem. Se quiser, desenhe um retrato dele.

 Nome  Medos  Gostos  Esporte ou passatempo predileto  Jeito de ser  Tem irmãos ou não

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Vocês poderão encadernar todos os diários num volume que vai para a biblioteca da escola. Alguns textos poderão ser lidos numa roda de leitura para alunos do 5o ano, a fim de já prepará-los para as mudanças que lhes ocorrerão no próximo ano. Se sua classe ou você tiver um blog, os diários também poderão ser publicados lá para todo mundo ler.

 Como se relaciona com os    

colegas da classe Quem são seus amigos Seu maior defeito Sua maior qualidade Seu maior sonho

 Como se relaciona com

a família

32

(012-035)-SPP6-Cad1-U1-Cap1-c.indd 32

21/07/2011 10:24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.