Outros processos Onomatopeias nos próximos dois textos você irá observar o uso de onomatopeias. leia-os e discuta as questões.
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
arte&c/reProDUÇÃo
Texto 1: Anúncio publicitário
novo KiA Soul com sensor de estacionamento. Além de lindo, não deixa você bater.
1. Que qualidades do automóvel estão sendo abordadas no anúncio publicitário? 2. Qual dessas qualidades recebe maior destaque? Por quê? 3. O anunciante usou uma onomatopeia para chamar a atenção do público consumidor para a qualidade de maior destaque do produto anunciado. a) Que palavra é essa? b) Como ela aparece no anúncio e como ajuda na construção do sentido pretendido? c) A ausência dessa palavra mudaria algo na propaganda? d) Haveria outras onomatopeias que poderiam ser usadas no lugar desta? Explique. e) Levando em conta o que foi discutido nos itens anteriores, como você definiria, neste momento, esse processo de formação de palavras denominado onomatopeia? 4. Considerando o produto e as informações sobre suas características em destaque, no anúncio, qual seria o perfil de público a que se destina?
A representação imitativa de qualquer repetição Assim como o exemplo que você observou no anúncio, há outras onomatopeias que imitam um som repetitivo. Por exemplo: o reco-reco (instrumento musical), o tique-taque do relógio, o tim-tim das taças, o zum-zum-zum da turma. note que, embora se refiram a um som que se repete diversas vezes, essas formas apresentam esse som apenas uma vez (como em tique-taque), duas (tim-tim) ou no máximo três (como em zum-zum-zum): isso é o bastante para dar a ideia de repetição.
195
(178-201)-SPP9-Cad3-U1-Cap1.indd 195
21/06/12 14:58