Singular & Plural

Page 318

Estudos de língua e linguagem

b) Leia a definição de vogal e consoante de ligação que aparece no boxe ao lado. • Agora, identifique o radical de cada palavra e, quando for o caso, indique as vogais e consoantes que foram usadas para “ligar” o radical ao sufixo. c) Considerando o que você observou nos itens anteriores, Calvin poderia ter criado um adjetivo de sobremesa com que outra terminação no lugar de -iano? d) Considerando a palavra primitiva da qual se derivou a palavra sobremesariano, podemos dizer que ela foi formada por dois processos de derivação. Quais?

Muitas vezes, para acrescentar um sufixo à palavra, usamos uma vogal ou uma consoante para “ligar” o sufixo a ela. Elas são chamadas de vogal e consoante de ligação. veja: raticida — rat+i+cida gasômetro — gas+ô+metro cafezal — café+z+al sonolento — sono+l+ento

Texto 3

Meu avô, nesses dias, me levava rio abaixo, enfilado em seu pequeno concho. Ele remava, devagaroso, somente raspando o remo na correnteza. O barquito cabecinhava, onda cá, onda lá, parecendo ir mais sozinho que um tronco desabandonado. — Mas vocês vão aonde? Era a aflição de minha mãe. O velho sorria. Os dentes, nele, eram um artigo indefinido. Vovô era dos que se calam por saber e conversam mesmo sem nada falarem. — Voltamos antes de um agorinha, respondia. Nem eu sabia o que ele perseguia. Peixe não era. Porque a rede ficava amolecendo o assento. Garantido era que, chegada a incerta hora, o dia já crepusculando, ele me segurava a mão e me puxava para a margem. A maneira como me apertava era a de um cego desbengalado. No entanto, era ele quem me conduzia, um passo à frente de mim. Eu me admirava da sua magreza direita, todo ele musculíneo. O avô era um homem em flagrante infância, sempre arrebatado pela novidade de viver. [...] COUTO, Mia. Histórias abensonhadas. Portugal: Editorial Caminho, 1996. p. 9-10.

1.

O trecho inicial desse conto de Mia Couto é exemplar do trabalho que o escritor faz com a linguagem, recorrendo à abundância de novas palavras criadas por diferentes processos de formação. a) Copie em seu caderno as palavras destacadas no texto e identifique a palavra primitiva da qual cada uma derivou. b) Analise essas palavras criadas pelo autor e identifique qual dos processos foi usado em cada caso, destacando as partículas que foram acrescidas a cada uma das palavras derivadas.

Converse com a turma 1. Quem parece ser a personagem de destaque do conto? Comente. 2. Já neste trecho inicial, podemos perceber a construção de um discurso literário com rico uso da linguagem figurada. Converse sobre o que você entendeu destes trechos: a) “Os dentes, nele, eram um artigo indefinido.” b) “A maneira como me apertava era a de um cego desbengalado.” c) “O avô era um homem em flagrante infância, sempre arrebatado pela novidade de viver.”

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Nas águas do tempo

3. O que o narrador personagem parece sentir pelo seu avô? Explique.

192

(178-201)-SPP9-Cad3-U1-Cap1.indd 192

21/06/12 14:58


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Singular & Plural by Editora Moderna - Issuu