Projeto Presente - 5º ano

Page 281

24 Os povos africanos e sua influência na 16 formação da população brasileira Muitos povos africanos foram trazidos para as terras que depois se chamariam Brasil e para outras colônias do continente americano. Eles tinham hábitos, culturas e características físicas diferentes entre si. Foram capturados e presos em diferentes regiões da África e viajaram em porões de navios negreiros. Isso caracterizou um tipo de migração forçada. Os principais povos africanos trazidos como escravos para o Brasil foram os bantos e os sudaneses.

Cartografando Leia o mapa. Áreas de origem dos africanos escravizados e portos de desembarque no Brasil (séculos XVI ao XIX) Principais povos africanos escravizados COSTA DOS ESCRAVOS COSTA COSTA DO DO OURO MARFIM

EQUADOR

Rio de Janeiro

ÁREA ORIENTAL UE Q ANGOLA

OCEANO ÍNDICO

MB I

Salvador

OCEANO PACÍFICO

ÁREA ISLAMIZADA

ÁREA DO CONGO

São Luís Recife

TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

Bantos Sudaneses Fronteira atual do Brasil

ÁSIA

ÁFRICA

M OÇ A

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Estimativas indicam que, do século XVI ao XIX, entraram no Brasil mais de 4 milhões de africanos. De acordo com o IBGE, em 2010, a população negra, aquela composta de pessoas que se declaram pretas e pardas, era de aproximadamente 97 milhões de pessoas, ou seja, 51% da população total do país. Esse índice demonstra a importância do negro na formação do povo brasileiro e sua grande contribuição cultural.

OCEANO ATLÂNTICO 0

1.530 km

Fonte: Francisco M. Salzano; Newton Freire-Maia. Populações brasileiras: aspectos demográficos, genéticos e antropológicos. Em: Melhem Adas. Panorama geográfico do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1998.

1 De acordo com o mapa, quais povos africanos foram trazidos para o Brasil?

2 No período do tráfico de escravos, onde os africanos desembarcavam em terras brasileiras?

99

080_109-PPG5-U3-LA.indd 99

7/25/12 2:51 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.