24 Os povos indígenas e sua 15 influência na formação da população brasileira De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), estima-se que, na época da chegada dos colonizadores portugueses, existiam de 1 a 10 milhões de indígenas nas terras que formariam o Brasil. Depois de mais de 500 anos de ocupação das terras, de guerras e doenças, a população indígena foi drasticamente reduzida.
à vista! o i f a s e D
o é resultad o ir e il s a r O povo b ação* de en da miscig m africanos, co indígenas asiáticos que e eé europeus Essa fras . m a r ie v para cá a? verdadeir
Atualmente, vivem no Brasil cerca de 800 mil indígenas, que representam 0,4% da população brasileira. Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Leia o texto.
O trabalho indígena O índio é um sujeito trabalhador. Muitas vezes se diz que o índio é moroso para o trabalho, ou seja, preguiçoso. Essa afirmação é uma injustiça para com os povos indígenas. Na verdade, tal ideia foi posta na cabeça das pessoas pelos colonizadores, que queriam forçar o índio a trabalhar a fim de produzir para eles. Depois que estes perceberam que os índios não estavam acostumados a ser mandados, inventaram essas ideias a respeito deles. Dessa maneira os colonizadores podiam caçar e matar os índios que não se adaptassem ao ritmo do trabalho escravo. Na realidade, o povo indígena consome um enorme número de horas realizando atividades ligadas à sua autossustentação, tradição e cultura. Quando um não índio fala de trabalho, pensa logo em acúmulo de dinheiro e bens; quando é um índio que fala, ele está pensando no seu sustento e no sustento das pessoas que estão sob sua responsabilidade. Portanto, o índio não tem necessidade de acumular bens para ficar mais rico. Ao contrário, o sinal de riqueza numa comunidade indígena é a generosidade: quanto mais generoso for o chefe de família, mais rico ele é considerado na tribo. [...] É importante frisar, ainda, que não existe muita especialização para o trabalho entre os índios. Ou seja, cada índio sabe fazer de tudo, não havendo um que saiba mais do que o outro. Daniel Munduruku. Histórias de índio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 58.
95
080_109-PPG5-U3-LA.indd 95
7/25/12 2:51 PM