Estudar história
9 ano o
»capítulo 1:
UCAÇÃ ED
PLURA
O
PARA O NSUMO CO
BIENT AM
E
ADE C LID
TURAL UL
ÉTICA
CIDADA A NI
E
MEIO
O Imperialismo na Ásia e na África
Conteúdo A Segunda Revolução Industrial. A era dos oligopólios. A expansão imperialista. • O “fardo do homem branco”. Explorando o interior da África. A Conferência de Berlim. A dominação britânica na África. • A Guerra dos Bôeres. O imperialismo português. África: movimentos de resistência. • Revolta Maji-Maji (1905-1907). • Rebelião Ashanti (1890-1900). A presença europeia na China. • A dominação britânica na China. • A resistência chinesa. O império Britânico na Índia. Enquanto isso...: A Londres vitoriana. Os franceses na Ásia. • A colonização francesa na Indochina.
Objetivos 1. Compreender o processo de expansão e dominação imperialista europeu no século XIX como um novo colonialismo, motivado por interesses econômicos, sociais, políticos e culturais. 2. Perceber a diversidade cultural, histórica e social que caracterizava os diferentes povos que habitavam a África e a Ásia no século XIX. 3. Reconhecer os resultados econômicos, políticos, sociais e culturais da dominação imperialista para os países europeus e para as áreas dominadas.
Recursos oferecidos Conhecimentos prévios:
Leitura de textos e imagens: -- Jogadores da seleção francesa de futebol, em 2011 (p. 10). -- Memorial Vitória, na cidade de Calcutá, Índia (p. 11). -- Religiosos europeus carregados em liteiras por nativos, na região do Congo Francês, em 1912 (p. 11). -- Grupo de guerrilheiros zulus, na África do Sul, em 1888 (p. 11).
Biografia:
-- David Livingstone (p. 16).
Vale a pena assistir:
-- "O último samurai" (p. 27).
Conteúdo multimídia:
-- A partilha da China.
Suplemento para o professor:
Texto complementar para o professor: -- A origem do prêmio Nobel (p. 32).
O Japão da era Meiji.
avaliação Conexões entre povos e culturas: Enquanto isso...: -- A Londres vitoriana (p. 25).
Atividades (p. 28):
-- Compreender os conteúdos: 1 a 5. -- Ampliar o aprendizado: 6. -- História feita com arte: 7.
Suplemento para o professor: Sugestão de atividade: -- Criar uma charge (p. 32).
Orientações Pedagógicas Explore as fotos da página 11. Aprofunde o tema da dominação britânica na Índia, ressaltando sua presença até hoje na língua e no sistema de trens, por exemplo. Ressalte a questão do imperialismo das potências europeias e dos Estados Unidos. Estabeleça um paralelo da expansão imperialista que buscava matérias ‑primas e mercados com os dias de hoje, marcados pela globalização e pelo consumo. Aborde o caso das grandes corporações multinacionais. As inovações que marcaram a Segunda Revolução Industrial, descritas na página 12, resultaram no crescimento da produção. Discuta com os alunos sobre os impactos da industrialização no meio ambiente.
conceito de civilizado/bárbaro, comparando com os discursos dos europeus na época da conquista da América. Aborde a partilha da África estabelecida na Conferência de Berlim, na página 17, explorando os conceitos de protetorado, domínio e colônia, apresentados na página 18. Analise o mapa da página 20, que mostra a dominação estrangeira na África. Chame a atenção dos alunos para a presença portuguesa desde o século XV. Estabeleça uma conexão com a atualidade, questionando os alunos sobre quais países utilizam a língua portuguesa no continente. Trabalhe a atividade Enquanto isso... “A Londres vitoriana”, da página 25.
Proponha aos alunos o exercício de imaginar a vida no planeta nos próximos dez ou vinte anos, considerando o ritmo de consumo das sociedades atuais.
Realize a atividade “Criar uma charge”, de acordo com as indicações da página 32 do Suplemento para o professor.
Aborde o discurso ideológico imperialista a partir da ideia do “fardo do homem branco” para justificar a dominação colonial na África e na Ásia.
Durante a realização das atividades finais, aborde o conteúdo multimídia “A partilha da China”, que analisa a charge de Henry Meyer e debate sobre as potências chinesas.
Discuta com os alunos, a partir do texto de Victor Hugo, da página 15, o
planejamento interativo
53