Observatório de Ciências

Page 116

1

Apresentação

Eletricidade

A eletricidade é o nome dado a diversos fenômenos que direta ou indiretamente estão relacionados a quase tudo o que está à nossa volta – desde os relâmpagos nos céus até as ligações que formam as moléculas. Desde tempos remotos a eletricidade tem sido um tema de grande interesse para a humanidade. Seu estudo teve início na Antiguidade, quando Tales de Mileto (640 a.C.-550 a.C.) observou o comportamento de uma resina vegetal chamada âmbar. O filósofo percebeu que ao atritar a resina com tecido e/ou lã ela era capaz de atrair pequenos pedaços de palha. Vocábulos como elétron ou eletricidade surgiram da palavra elektron, que em grego significa âmbar.

Nêutron

Próton

Núcleo

Elétron

GIPhotoStock/ Photoresearchers/Latinstock

Modelo atômico de Rutherford. (Imagem sem escala; cores-fantasia.)

A carga elétrica é uma propriedade fundamental da matéria. Ela está associada às partículas que compõem o átomo: o elétron e o próton. No modelo atômico de Rutherford, os elétrons movimentam-se constantemente em torno do núcleo, constituindo a eletrosfera. O núcleo possui a maior parte da massa do átomo e é constituído por prótons e nêutrons. Existem dois tipos de cargas elétricas: positiva (+) e negativa (−). Os prótons têm carga positiva e os elétrons, carga negativa. Os nêutrons não possuem carga elétrica. Diferentes combinações dessas cargas podem gerar forças elétricas atrativas ou repulsivas. No Sistema Internacional (SI), a unidade de medida da carga elétrica é o coulomb (C). A eletrização é um processo no qual o número de elétrons é alterado, fazendo com que um corpo adquira carga elétrica. Esse processo permite dois tipos de configuração eletrônica a um corpo:

• Eletrizado positivamente: quando a quantidade de elétrons é menor que a de prótons. • Eletrizado negativamente: quando a quantidade de elétrons é maior que a de prótons. Existe uma interação entre os corpos carregados. Corpos carregados com cargas de mesmo sinal se repelem, enquanto corpos carregados com cargas de sinais opostos se atraem. Corpos sem carga elétrica, também chamados de neutros, não se repelem nem se atraem mas são atraídos por corpos carregados. De acordo com a forma como os corpos são eletrizados, a eletrização pode acontecer por atrito, por contato ou por indução. A eletrização por atrito ocorre quando esfregamos dois objetos feitos de materiais diferentes. Nesse processo, um dos objetos perde elétrons, ficando com carga elétrica negativa, e o outro ganha esses elétrons, ficando carregado positivamente. Podemos observar esse fenômeno esfregando um pente de plástico com um pano de lã e o aproximando de pequenos pedaços de papéis, os quais são atraídos pelo pente.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

A carga elétrica

Os pequenos pedaços de papel são atraídos pelo pente eletrizado.

264

264_277_CAP_16_CIENCIAS_9.indd 264

9/16/11 4:27 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Observatório de Ciências by Editora Moderna - Issuu