Estudar História

Page 90

Foco realista Preocupados em abandonar a ficção e retratar as dificuldades da realidade, muitos pintores realistas voltaram os seus olhares para o cotidiano dos mais pobres.

A realidade social expressa nas artes A arte romântica, no início do século XIX, rompeu com o rigor formal e os temas da arte neoclássica. A pintura A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, por exemplo, expressava a nova temática definida pelos românticos: no lugar dos temas históricos e míticos, o objeto eram os acontecimentos contemporâneos. Na segunda metade do século XIX, muitos artistas europeus deram continuidade a essas tendências; mas, por outro lado, retomaram a objetividade da arte neoclássica. Os pintores procuravam retratar as cenas com detalhes e realismo. Os escritores enfatizavam a narrativa simples e direta, valorizando a descrição objetiva das cenas e dos personagens. Na arte, a busca por essa representação fiel da realidade ficou conhecida como realismo.

• A pintura realista

Reprodução - Gemäldegalerie Neue Meister, Dresden

Os quebradores de pedra, pintura de Gustave Courbet, 1849. Galeria de Pintura Novos Mestres, Alemanha. Como um observador atento da realidade, Courbet procurou registrar os eventos cotidianos que testemunhou.

A pintura realista inspirava-se em temas sociais, retratando cenas do cotidiano, principalmente dos trabalhadores do campo e das cidades. Buscava também registrar as impressões do mundo de modo objetivo, como um instante retratado em uma fotografia, por isso evitavam manifestar as emoções ou a subjetividade do artista. O precursor do realismo na pintura foi Gustave Courbet (1819-1877). Em sua tela Os quebradores de pedra, Courbet não representa grandes acontecimentos históricos nem narrativas míticas, e seus personagens não são heróis nem personagens notáveis. Sem idealizar nem romantizar, Courbet retrata, pura e simplesmente, dois homens quebrando pedras. Representar o trabalho desses homens foi sua única preocupação nessa tela.

Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Saiba mais

212

H8_Cap12 p198_215.indd 212

11/4/11 4:27 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.