Península de Yucatã
Tula Tenochtitlán
Lago Texcoco
Tikal
MAR DAS ANTILHAS
OCEANO PACÍFICO Império Asteca em 1519
195 km
Fonte: Arqueologia mexicana. Edição Especial: Tiempo Mesoamericano (2500 a.C.-1521 d.C.). México: Editorial Raíces, 2002. p. 65.
No Vale do México: os astecas Muita coisa havia mudado na Mesoamérica quando, pouco mais de 500 anos atrás, os espanhóis chegaram às terras do Vale de Anahuac (Vale do atual México). Na região, os espanhóis não encontraram grupos coletores nem sociedades com domínio precário da agricultura. Havia ali um grande império, dominado pelos mexicas, antiga denominação dada aos astecas. Em razão disso, chamamos o amplo território que eles dominavam de Império Asteca.
Trechos do Códice Mendoza, feito entre 1541 e 1542. Biblioteca Bodleiana, Universidade de Oxford, Inglaterra. Qual seria a relação existente entre as figuras representadas nas imagens? Que informações sobre a sociedade asteca você consegue obter analisando essas imagens?
• Os códices Uma das principais fontes para o estudo dos astecas e de outros povos que habitavam a região do México são os códices, um conjunto de imagens e símbolos desenhados sobre madeira, peles ou papéis. Por meio dos códices foi possível conhecer aspectos da educação, da vida familiar, da alimentação e dos conhecimentos que esses povos tinham de astronomia e de técnicas de cultivo. Os conquistadores espanhóis provavelmente destruíram muitos códices. Entre os que chegaram até nós, um dos mais importantes é o Códice Mendoza, feito pelos astecas cerca de vinte anos após a conquista espanhola. Conhecemos ainda três códices maias, anteriores ao século XII e escritos em hieróglifos.
Reprodução proibida. Art.184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Chichén Itzá
É provável que os mexicas tenham vindo do norte e chegado à região no século XII. Guerreiros e conquistadores, eles dominaram os vários grupos e etnias indígenas que viviam nas proximidades do Lago Texcoco e ocuparam suas terras. No princípio do século XIV, os mexicas construíram, no local, um templo em honra a Huitzilopochtli, deus da guerra e do Sol, principal divindade asteca. Em torno do templo, cresceu a cidade de Tenochtitlán, futura capital do império.
RePRoDução - bIblIoteCa boDleIana/unIveRSIDaDe De oxFoRD
Golfo do México
FeRnanDo JoSé FeRReIRa
O IMPÉRIO ASTECA EM 1519
188
H7_Cap 10 p182-205.indd 188
7/27/11 10:46 AM