O que revela o espaço escolar?

Page 198

O papel da escola na conscientização A escola pode desempenhar papel crucial no despertar dos cidadãos para a discussão do tema. Alunos, professores, funcionários, familiares, comunidade — todos podem ser estimulados a pensar melhor sobre seu lixo e formas de acondicioná-lo, e até considerar possibilidades de reaproveitamento, reutilização e reciclagem. Mesmo que em sua escola o lixo não apareça como um grande problema, essa discussão contribuirá para a formação global dos alunos. Durante muito tempo, a temática do lixo, ou dos resíduos sólidos, esteve associada ao ensino de Ciências e Geografia, e era abordada de modo pontual e limitado. No contexto social e econômico atual, com o aumento do potencial de consumo de bens pelos brasileiros, a escola deverá incorporar a discussão, de modo a favorecer a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis por seus atos cotidianos. Uma escola preocupada com a questão ambiental deve criar situações de análise da produção do lixo, discutir formas de armazenagem e possibilidades de reaproveitamento não somente dentro das salas de aula, mas nas situações e nos hábitos cotidianos vividos dentro e fora da instituição.

197 cuidados com os espaços

Introdução

Lixo! Diante de tantas questões e discussões a respeito de propostas pedagógicas, formação docente, avaliação e outros temas presentes atualmente nas escolas, você pode estar pensando: “Por que devo me preocupar com o lixo? Afinal, lixo é tudo o que já foi utilizado e já não nos serve mais. Lixo é lixo!”. A verdade é que o lixo encontra-se entre as principais pautas de discussão do século 21, porque o destino dado a ele é um problema que afeta tanto indivíduos como sociedade. Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil — 2010, estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a cada dia que passa aumenta a produção de lixo, em um ritmo maior do que o crescimento urbano. Segundo esse estudo, no ano de 2010 foram produzidas no Brasil 61 milhões de toneladas de lixo. Desse total, 89% foram recolhidos pelos serviços de co­leta domiciliar e os 11% restantes foram parar nas ruas, em terrenos baldios e em córregos. Em média, cada brasileiro produz um quilo de lixo por dia e essa produção está diretamente ligada à renda e à capacidade de consumo dos brasileiros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.