O que revela o espaço escolar?

Page 175

Um bom começo para encaminhamento do assunto pode ser abordar a energia e suas fontes (o que é energia, quais foram as primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem, como o desenvolvimento científico e tecnológico contribuiu para melhorar a vida das pessoas, quais são as principais fontes de energia, quais fontes de energia utilizamos na escola). Apresente as energias alternativas: como a produção de energia eólica e solar para a produção de eletricidade e a produção de bicombustíveis para diminuir o uso do petróleo.

D IR E TO R + CO OR D E N A D O R + PRO F E SSO RE S

5ª E TAPA Apoiar o professor como interface com o projeto Tendo compartilhado o projeto com todos, é hora de ajudar os professores na organização e planejamento das atividades que podem ser realizadas com os alunos em sala de aula. Planeje com o coordenador algumas reuniões com os professores das diferentes turmas para que reflitam sobre os passos que o projeto deve percorrer em cada ano escolar. A condução das reuniões deverá ser sempre propositiva, não impositiva.

D IR E TO R + CO MU N IDA DE

6ª E TAPA Lançar o projeto junto à comunidade Depois do ínicio do desenvolvimento do projeto na escola, é o momento de planejar uma reunião para compartilhá-lo com os pais e a comunidade do entorno que tenham alguma relação com a escola e/ou sejam colaboradores. Organize o local de reunião, deixando-o acolhedor, e preocupe-se com materiais de apoio, como papel para anotação, água e um lanche. A direção deve preparar uma pauta e uma explicação simples, porém abrangente, para que todos se sintam confortáveis e prontos para tirar dúvidas e contribuir com a discussão — ou seja, participando de fato. Chame um palestrante que se envolva com as discussões ambientais no município para apresentar a questão. Depois podem ser abordadas as razões que motivaram a reunião e os objetivos do projeto. Pode ser interessante explicar o que é a Agenda 21, apresentar o diagnóstico realizado e um relato do que já foi discutido e feito internamente.

D IR E TO R + E Q U I PE

7ª E TAPA Avaliar e divulgar o projeto permanentemente Ao longo do projeto, o diretor deverá seguir um cronograma de acompanhamento das ações de modo a avaliar a participação dos alunos, as atividades de sala de aula relacionadas a esse projeto e o envolvimento da equipe. Uma iniciativa como essa requer que a divulgação das ações seja permanente. Pode-se organizar um cronograma de reuniões com todos os envolvidos, de modo a ouvir comentários, sugestões e novos encaminhamentos para sua continuidade. A etapa de avaliação deve permanecer em todos os momentos de execução.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.