NAVEGUE Conheça um site inteiramente dedicado à poesia concreta: <http:// www.poesiaconcreta. com.br/>.
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Material complementar • Atividade: “Verde”, Ferreira Gullar
augusto de camPos
Os concretistas procuraram trabalhar, de maneira integrada, o som, a visualidade e o sentido das palavras, criando aquilo que o escritor irlandês James Joyce chamou de arte verbivocovisual. Embora muitas pessoas ainda relutem em considerar poesia o que os concretistas publicaram, é inegável a importância desse movimento para a arte brasileira. A poesia visual — que extrapola o âmbito literário — proposta pelos artistas concretistas teve desdobramentos e se espalhou pelos mais variados suportes: internet, livros, revistas, jornais, cartazes, objetos, iPods, CDs, videotextos, holografias, vídeos, etc. Os poetas concretos romperam os limites entre a palavra, a música e as artes visuais. O poema “Psiu!”, a seguir, é de Augusto de Campos e data de 1965. Leia-o atentando para as várias colagens que o compõem:
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/ augustodecampos/04_03.htm>. Acesso em: 19 abr. 2013.
Material complementar • Amplie seus conhecimentos: Os desdobramentos do Concretismo
Responda às questões oralmente.
Retome seus estudos sobre o Dadaísmo e responda: que relação podemos estabelecer entre a postura ready-made adotada por esses artistas de vanguarda e o poema “Psiu!”?
Atente para as cores presentes em “Psiu!”. Que relação há entre as cores utilizadas para compor o trabalho e o conteúdo expresso no poema?
ProvocAÇÃO Se levarmos em conta a hipótese de que há um tom crítico no poema de Augusto de Campos, que crítica (implícita) seria essa? Você concorda com o ponto de vista do poeta?
NAVEGUE Assista a apresentações em que são misturadas a música, a poesia e as artes plásticas em: <http://www. poesiaconcreta.com/ imagem.php>.
28
ConPLIT_CAP33_prova2.indd 28
14/08/13 09:47