• Conhecer outras formas de brincar, valorizando a interação com a natureza e com o corpo. • Valorizar a diversidade cultural por meio das formas de brincar das crianças indígenas. • Antes de iniciar o estudo do tema, pergunte: Como vocês imaginam que são os brinquedos e as brincadeiras das crianças indígenas? Vocês conhecem um brinquedo ou brincadeira de algum povo indígena? Estimule-os a se expressar oralmente.
Outras formas de brincar
Brinquedos e brincadeiras indígenas As crianças indígenas brasileiras costumam construir os próprios brinquedos. Construir o brinquedo faz parte da brincadeira. Piões feitos com sementes da palmeira de tucumã. Eles foram produzidos por indígenas Galibi que vivem no município de Oiapoque, no estado do Amapá.
O pião É construído com uma vareta de bambu fincada em uma fruta. Como o pião de madeira, produz um barulho ao ser lançado.
A peteca É feita com palha de milho e penas de aves. É preciso muita habilidade e paciência para construir a peteca. As crianças passam um bom tempo montando e refazendo o brinquedo, até que ele fique bem-acabado.
• Solicite-lhes que reflitam sobre as diferenças entre brincar ao ar livre em um parque, por exemplo, e brincar dentro de casa.
Peteca feita por indígenas Guarani que vivem no município de São Paulo, no estado de São Paulo.
O jogo da onça É preciso haver dois jogadores. As crianças indígenas riscam as linhas do tabuleiro no chão e começam o jogo: 14 cachorros devem cercar uma onça, que precisa comer todos os cachorros.
Tabuleiro do jogo da onça desenhado no chão. Foto tirada em uma comunidade ribeirinha na região do município de Tefé, no estado do Amazonas.
160
Para você ler • Crianças indígenas: ensaios antropológicos, de Aracy Lopes da Silva;
Ângela Nunes; Ana Vera Lopes da Silva Macedo (Orgs.). São Paulo: Global, 2002. O livro aborda, entre outros assuntos, as brincadeiras do povo indígena Xavante. Ao descrevê-las, o texto demonstra que as crianças, quando brincam, contextualizam e elaboram o espaço social em que vivem. Além disso, o livro parte das brincadeiras para evidenciar as dimensões da cultura e da vida social Xavante, como tempo e espaço.
160
PDF_154-167-U3-BH2-GUIA-M-AMOSTRA.indd 160
10/08/13 16:05
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Objetivos
3
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Unidade 3