Algumas das principais ordens de mamíferos placentários
No grupo dos mamíferos placentários existem muitas ordens. Destacamos, a seguir, algumas delas. PROBOSCÍDEOS
XENARTROS
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
1,2 m
Animais sem dentes ou com dentição incompleta. Geralmente têm garras e movimentos lentos. Exemplos: preguiça e tatu. Na foto, o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla)
ROEDORES
2,3 m 4m
Animais que apresentam tromba flexível que auxilia na alimentação, apanhando o alimento e levando-o à boca. Na foto, o elefante-africano (Loxodonta fricana).
São mamíferos aquáticos e seus membros são adaptados para a natação. Como todos os mamíferos, possuem respiração pulmonar e, portanto, necessitam ir periodicamente à superfície para respirar. Exemplos: baleia, boto e golfinho. Na foto, boto (Inia geoffrensis).
PRIMATAS
QUIRÓPTEROS
40 cm
Os dentes incisivos são maiores, especializados para roer. A maioria das espécies é onívora. Exemplos: rato, esquilo, castor e paca. Na foto, o esquilo caxinguelê (Sciurus ingrami).
CARNÍVOROS
CETÁCEOS
10 cm
60 cm
Os primatas apresentam cinco dedos em cada mão e cada pé. Exemplos: mico, chimpanzé, gorila e ser humano. Na foto, o macaco bugio (Alouatta guariba).
São os mamíferos voadores. Seus membros anteriores são adaptados para o voo. Têm hábitos noturnos e se alimentam de frutos, insetos ou sangue de outros mamíferos. Na foto, o morcego (Artibeus sp.)
ARTIODÁCTILOS
SIRÊNIOS
4m 2m
Animais tipicamente predadores. Têm dentes fortes que servem para rasgar e cortar a carne das presas. Exemplos: gato, cachorro, lobo, raposa, urso e onça-pintada. Na foto, a onça-
-pintada (Panthera onca).
1m
Animais com dedos transformados em cascos. Apresentam um número par de dedos. Exemplos: boi, veado e porco. Na foto, o queixada (Tayassu pecari).
São aquáticos e herbívoros. Podem viver na água doce ou na salgada. Como os cetáceos, seus membros são adaptados para a natação. Esses animais precisam ir periodicamente à superfície para respirar. Exemplos: peixe-boi e manati. Na foto, o peixe-boi (Trichechus manatus).
213