2
O
s peixes estão entre os vertebrados mais antigos e são classificados em dois grupos principais.
70 cm
Piramboia (Lepidosiren paradoxa), uma espécie de peixe pulmonado existente na Amazônia e no Pantanal.
Os peixes Características gerais dos peixes Os peixes estão entre os mais antigos grupos de vertebrados. Apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. São aquáticos; habitam tanto a água doce quanto a salgada. Algumas das principais características dos peixes estão citadas abaixo. • Pele recoberta por escamas, que protegem o corpo. A pele dos peixes secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água. • A respiração da maioria dos peixes ocorre por meio de brânquias, estruturas ricas em vasos sanguíneos. A água entra pela boca, é direcionada para as brânquias e depois sai pela abertura branquial. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa para o sangue nos vasos sanguíneos e é levado ao coração, e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água que sai pela abertura branquial. Há um grupo de peixes que, além de ter brânquias, apresenta pulmões. São os peixes pulmonados ou dipnoicos.
PASSAGEM DE ÁGUA PELAS BRÂNQUIAS DOS PEIXES
Brânquias Fluxo da água
Fluxo da água
até 80 cm Nos peixes, a água que entra pela boca é encaminhada para as brânquias, onde ocorrem as trocas gasosas. Na foto, a garoupa-de-São Tomé (Epinephelus morio) que pode ser encontrada no litoral brasileiro.
Boca
Vista lateral da cabeça
Cavidade bucal
Brânquias
Opérculo
(Esquemas sem escala; cores fantasiosas.) Fonte: POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
196
Corte horizontal ao longo da cabeça
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
Tema