Projeto Araribá Ciências

Page 130

Compreender um texto Quando a cegonha não vem A ciência pode ajudar casais que não conseguem ter filhos.

Os especialistas em reprodução assistida costumam ser pouco pacientes com o tempo de tentativas frustradas na hora de indicar a investigação de um casal. ‘Um ano de tentativas frustradas indica que o casal pode ter algum problema. Se a mulher tiver mais de 30 anos, aconselho a buscar ajuda depois de oito meses de tentativas sem sucesso’, diz Vicente Mário Izzo, do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas. Segundo ele, o processo que investiga as causas pode durar até um ano e é melhor que a mulher fertilização in vitro

conte com um tempo para conseguir conceber sem a pressão da idade. ‘Os casais estão adiando a chegada dos filhos e, infelizmente, o organismo feminino não respeita o mesmo relógio. Depois dos 35 anos, mesmo com a ajuda da fertilização, é mais difícil uma mulher engravidar’, afirma Izzo. [...] Homens e mulheres empatam no ranking de problemas de fertilidade, que atingem os casais, ambos com 30% dos casos. [...] A investigação inclui um espermograma do marido [...], avaliações do útero, ovários, trompas e um perfil hormonal da mulher [...]. De posse do diagnóstico, o médico define o tratamento. [...] Sempre que possível, os médicos recorrem aos métodos de fertilização in vivo, que têm custo mais baixo e são menos agressivos para a mulher. [...] Quando a mulher tem as trompas inutilizadas ou quando o sêmen do marido é de baixa qualidade (número de espermatozoides muito baixo), entra em cena a fertilização in vitro. [...]

1 A mulher é submetida a um tratamento hormonal que estimula a ovulação.

Assim, produz maior quantidade de ovócitos maduros para serem usados no tratamento. Esses ovócitos são retirados dos ovários por procedimento médico.

2 Os esperma­tozoides do pai são recolhidos.

Os embriões são implantados no útero da mulher com auxílio de equipamentos médicos. Normalmente, são implantados 3 embriões. Por isso, na fertilização in vitro, é muito 6 frequente o nascimento de gêmeos.

3

(Esquema sem escala; cores fantasiosas.)

5 Os embriões restantes são congelados, para tentativas posteriores de implantação.

66

4 Examinam-se os embriões ao microscópio, para que os mais bem formados sejam escolhidos.

A fecundação pode ser realizada de duas maneiras. Se a quantidade e a qualidade dos espermatozoides forem adequadas, colocam-se os espermatozoides e os ovócitos em contato para que o espermatozoide penetre num ovócito da mesma forma que acontece na natureza. Se existirem poucos espermatozoides, utiliza-se a técnica de injeção, na qual o espermatozoide é injetado dentro do ovócito por meio de uma microagulha específica (veja foto à esquerda). Forma-se assim o embrião.

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

“A incidência de problemas de saúde que comprometem a fertilidade de um casal varia de acordo com a idade. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 1 em cada 15 mulheres com idade entre 20 e 30 anos tem dificuldade de engravidar. Nos casais em que a mulher tem entre 30 e 40 anos, sobe para 1 em cada 8 mulheres. Depois dos 40, 1 entre 4 casais não consegue ter filhos sem a ajuda de tratamentos ou métodos de fertilização.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.